sexta-feira, 10 de maio de 2013

Netinho é transferido para Hospital em São Paulo em estado grave



Na madrugada desta sexta-feira, 10, por volta das 3h20, o cantor baiano Netinho foi internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O avião UTI que transportou o cantor chegou a Guarulhos, por volta de 2h40.

estado de Netinho é grave. O cantor passou 16 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança, em Salvador. No Hospital Sírio Libânes, o cantor será acompanhado pela equipe médica de Roberto Kalil.

A equipe do Hospital Sírio Libânes acompanhou todo o traslado do cantor. Familiares e assessores embarcaram para São Paulo na manhã desta sexta-feira, 10.

No domingo, 5, ele deveria receber alta para um quarto na unidade de saúde, mas continuou na UTI por apresentar uma hemorragia no fígado.

Netinho estava internado, em Salvador, desde o dia 24 de abril. O artista apresentou problemas vasculares no abdômen e precisou passar por cirurgia.

Professor é assassinado em assalto na porta de escola no ES


O professor e coordenador Guilherme de Almeida Filho, de 36 anos, foi baleado e morto durante um assalto em frente à EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Rosa da Penha, em Cariacica, no Espírito Santo. O caso aconteceu nesta quarta-feira (8). Ninguém foi preso e a polícia acredita que a hipótese mais provável é de que o professor tenha sido vítima de latrocínio — roubo seguido de morte.

Nesta quinta-feira (9), a polícia divulgou que encontrou o carro do docente em munícipio vizinho a Cariacica. Segundo os agentes, o veículo estava intacto e está sendo periciado por agentes da Polícia Civil.   

Imagens gravadas pela câmera de segurança do colégio mostraram a ação criminosa, que aconteceu por volta das 6h30 da manhã. No vídeo, o professor estaciona o carro e caminha em direção à escola. Um criminoso sai correndo com a arma e vai atrás do docente. A vítima olha para trás, joga a chave do carro no chão e sai correndo pra dentro da escola. O bandido corre atrás e atira contra o professor, que tentou se defender com um balde. Ele fugiu com o carro da vítima.  

A Polícia Civil afirmou que o fato do professor ter sido perseguido chamou a atenção. Guilherme chegou a ser socorrido para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos.

Em seu site, o Sindiupes (Sindicato dos Professores em Educação Pública) publicou nota lamentando a morte e chamando os professores de Cariacica a paralisar as atividades e participar de uma carreata contra a insegurança no Estado. A manifestação deve começar às 9h30 desta sexta-feira (10), no bairro Alto Augusta.

Em um primeiro momento, o sindicato levantou a possibilidade de Almeida Filho ter sido vítima de homofobia. O delegado que investiga o caso, porém, afirmou que essa hipótese está praticamente descartada.


Assista ao vídeo:


Prefeito Dr. Vilmar empossa novos conselheiros municipais em Acopiara



Foi realizada ontem (09) no auditório da Secretaria da Cultura em Acopiara, a solenidade de posse dos novos conselheiros municipais. Várias autoridades participaram do evento, dentre elas, o prefeito Dr. Vilmar, o vereador Ronaldo Morais que representou a presidenta da Câmara, Lara Teixeira, secretários municipais, Dra. Lúcia Gomes, Dr. Moreira Andrade, Emídio Calixto e Helinho Gomes.

A posse foi dada pelo prefeito Dr. Vilmar. Cada membro dos conselhos falou em nome dos demais e se comprometeu em desenvolver da melhor forma possível as suas funções como conselheiro.

Para o prefeito Dr. Vilmar os conselhos tem um papel fundamental na democratização nas tomadas de decisões para os rumos da cidade. "Vamos dar uma atenção especial aos conselhos municipais no sentido de que eles atuem verdadeiramente, orientando, sugerindo e deliberando sobre as iniciativas de nossa administração", disse Vilmar.


A importância dos Conselhos Municipais

O controle social pode ser feito individualmente, por qualquer cidadão, ou por um grupo de pessoas. Os conselhos gestores de políticas públicas são canais efetivos de participação, que permitem estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade. A importância dos conselhos está no seu papel de fortalecimento da participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas.


Os conselhos são espaços públicos de composição plural e paritária entre Estado e sociedade civil, de natureza deliberativa e consultiva, cuja função é formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais. Os conselhos são o principal canal de participação popular encontrada nas três instâncias de governo (federal, estadual e municipal).

Os conselhos devem ser compostos por um número par de conselheiros, sendo que, para cada conselheiro representante do Estado, haverá um representante da sociedade civil (exemplo: se um conselho tiver 14 conselheiros, sete serão representantes do Estado e sete representarão a sociedade civil). 

Conheça a história por trás da foto mais perturbadora da tragédia em Bangladesh



A fotógrafa e ativista bengalesa Taslima Akhter percorria os escombros do prédio em situação irregular que desabou em Savar, nos subúrbios de Daca, capital de Bangladesh, no dia 24 de abril, quando se deparou com o casal da foto acima. Desde então, essa foto a assombra. Não exatamente pelo que a imagem mostra à primeira vista, mas pelo que só é possível sentir quando se sabe o contexto que envolve a tragédia ocorrida em uma fábrica de roupas e cujo número de mortos já se aproxima de mil. 

Em um texto publicado dia 8 no site da revista americana Time, Akhter afirmou que o que a aterroriza nessa imagem é, na verdade, sua capacidade de dizer o que muitas vezes é ignorado em acontecimentos dessa natureza em Bangladesh: o fato de que os operários que trabalham sob as péssimas condições oferecidas pela indústria têxtil do país não são apenas números. São seres humanos cujas vidas valem tanto quanto as de qualquer outra pessoa.  

Não por acaso a Time classificou a foto tirada por Akhter como a "mais perturbadora" da tragédia em Bangladesh, a mais representativa de uma cobertura fotográfica marcada por imagens fortes, como é possível observar na galeria dispónível ao final desse texto. 

Terra entrou em contato com Akhter, que cedeu a imagem do "Abraço Final". Abaixo, a tradução do texto publicado na Time.