segunda-feira, 26 de julho de 2010

Atualização de cadastro do Bolsa Família vai até 31 de outubro

Os beneficiários do Programa Bolsa Família têm até o dia 31 de outubro para atualizar o cadastro. As famílias que não respeitarem o prazo, podem confirmar os dados em novembro e dezembro, porém com o benefício bloqueado.

“A partir de janeiro de 2011, ele será cancelado para todos os que não foram localizados ou não compareceram [às prefeituras]”, afirmou a secretária nacional de Renda de Cidadania do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Lúcia Modesto.

Segundo Modesto, na parte superior do comprovante de recebimento do benefício consta um aviso da necessidade de atualização. Em entrevista à Rádio Nacional, a secretária explicou que as informações, revisadas a cada dois anos, permitem o acompanhamento da situação da família. Os beneficiários devem informar dados como mudança de endereço, renda mensal ou quantidade de membros da família.

Lúcia Modesto destaca que o atendimento aos beneficiários é organizado de forma diferenciada por cada município, portanto, eles devem procurar as prefeituras. “No Distrito Federal, por exemplo, isso está sendo feito em alguns postos da Sedest [Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal]”, acrescenta a secretária.

Entre janeiro e maio deste ano, 215.585 cadastros foram atualizados, o número que representa 18% do total de famílias que precisam fazer a revisão dos dados. Ainda faltam 936.450 mil. Para garantir o benefício, as famílias também precisam manter os filhos na escola e a agenda de saúde em dia. O programa de transferência de renda repassa R$ 1,2 bilhão para 12,7 milhões de famílias.

Com Neymar e Ganso, Mano convoca a seleção pela primeira vez

Com uma seleção renovada, com apenas quatro jogadores que disputaram a última Copa do Mundo, Mano Menezes iniciou nesta segunda-feira, em um hotel na Zona Sul do Rio de Janeiro, o trabalho com a Seleção Brasileira. O ex-treinador do Corinthians anunciou a primeira lista com os 24 convocados para o amistoso contra os Estados Unidos, dia 10 de agosto, em Nova Jérsei. Nela estão Neymar, Paulo Henrique Ganso e André, do Santos. E algumas surpresas como Ederson, do Lyon, o goleiro Renan, do Avaí, e o lateral Rafael, do Manchester United.

Usando um terno cinza e sentado ao lado do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, Mano Menezes chamou 12 jogadores que atuam no futebol brasileiro e outros 12 que estão no exterior.

Dos jogadores que disputaram a última Copa do Mundo, Mano Menezes chamou quatro jogadores: Daniel Alves, do Barcelona, Ramires, do Benfica, Robinho, do Santos, e Thiago Silva, do Milan.

Mano Menezes teve pouco tempo para montar a primeira lista já que foi convidado pelo presidente da CBF, Ricardo Teixeira, na noite de sexta-feira. Antes, a entidade havia sondado Luiz Felipe Scolari e feito uma proposta oficial a Muricy Ramalho, que preferiu permanecer no Fluminense.

O treinador, acompanhado da mulher, Maria Inês, e da filha, Camilla, chegou ao Rio de Janeiro no início da madrugada. E se reuniu com Ricardo Teixeira antes de anunciar a lista de convocados.

A LISTA DE MANO MENEZES


Goleiros

Renan Avaí

Jefferson Botafogo

Victor Grêmio

Laterais

Rafael Manchester United

Marcelo Real Madrid

André Santos Fenerbahçe

Daniel Alves Barcelona

Zagueiros

David Luiz Benfica

Henrique Racing Santander

Réver Atlético-MG

Thiago Silva Milan

Meias

Ederson Lyon

Carlos Eduardo Hoffenheim

Hernanes São Paulo

Sandro Internacional

Paulo Henrique Ganso Santos

Lucas Liverpool

Jucilei Corinthians

Ramires Benfica

Atacantes

Robinho Santos

Neymar Santos

Alexandre Pato Milan

André Santos

Diego Tardelli Atlético-MG

Censo visitará 58 milhões de domicílios no país até 1º de agosto

Os 190 mil recenseadores contratados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vão iniciar o trabalho de coleta de informações para o Censo 2010 no primeiro dia de agosto, em uma megaoperação orçada em R$ 1,68 bilhão e que visitará 58 milhões de domicílios.

Os primeiros resultados da contagem populacional serão apresentados pelo instituto ao TCU (Tribunal de Contas da União) já no final de novembro, para definição das fatias de destino do Fundo de Participação dos Municípios. Em dezembro, novos dados serão apresentados à imprensa.

As divulgações dos dados da pesquisa deverão prosseguir até 2012. O presidente do IBGE, Eduardo Nunes, explicou que os técnicos do instituto dedicaram três anos de preparação para o início dos trabalhos. O Censo anterior foi realizado em 2000 e contabilizou uma população de 169,8 milhões de habitantes. A primeira pesquisa desse tipo havia sido realizada pela instituição em 1872, quando o País somava uma população de 10,1 milhões de pessoas.

Não responder ao Censo é crime previsto em lei e a novidade deste ano é que aqueles que passam muito tempo fora de casa poderão optar pelas respostas na internet. Porém, até para essa opção será necessário um contato com o recenseador, que vai ser responsável pela entrega de um envelope lacrado, com prazo de utilização. Caso o internauta não cumpra a data estipulada, o profissional contratado pelo IBGE vai retornar ao local e insistir na entrevista presencial.

De acordo com a legislação brasileira, a não prestação de informações nos prazos fixados gera multa de até dez vezes o maior salário mínimo vigente no País. Ficará dispensado do pagamento da multa, porém, o infrator primário que prestar informações no prazo fixado no auto de infração.

Nunes disse que a intenção do IBGE não é punir e sim contar com a colaboração da população. Para isso, serão veiculadas, a partir deste semana, propagandas de esclarecimento sobre a operação censitária nos veículos de comunicação do País.

Coleta de dados

O trabalho de coleta de dados vai ser realizado de 1º de agosto a 31 de outubro. Um único morador poderá fornecer as informações por todos os moradores dos domicílios, em questionários que terão de 37 a 108 quesitos. Os recenseadores poderão ser identificados pelo uso de um colete especial, no qual estará fixado um documento de identificação e o logotipo do Censo, além de um boné e o material eletrônico de mão para a realização do questionário.

Em áreas de difícil acesso, como favelas e áreas indígenas, o instituto buscou contratar profissionais que moram nesses locais, para facilitar a coleta de informações. Segundo Nunes, o procedimento adotado para o Censo na área de favelas é o mesmo que vem sendo adotado com sucesso em outras pesquisas domiciliares realizadas pelo instituto.

Há também casos especiais como as 68 cidades afetadas pelas enchentes em Alagoas e Pernambuco. Nunes explica que o instituto está avaliando como fará o recenseamento nesses locais, inclusive identificando as pessoas que trocaram de endereço por causa dos problemas causados pelas chuvas. Em todo o País, o trabalho dos recenseadores poderá se estender pelo horário noturno e finais de semana, dependendo da peculiaridade de regiões e domicílios a serem visitados.

r7

Cabrini é sequestrado por guerrilha colombiana


O jornalista Roberto Cabrini foi sequestrado pela Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) por dois dias. A informação foi divulgada no Twitter do apresentador do Conexão Repórter (SBT).

- Recentemente ficamos dois dias sequestrados pelas Farc, na selva colombiana...Eu, produtor Tiago e nosso cinegrafista Daniel...

O incidente aconteceu há duas semanas durante uma reportagem para o jornalístico.

De acordo com Cabrini, todos foram liberados e estão bem.

- Não revelamos antes para não atrapalhar no desenvolvimento da reportagem. Acabou sendo uma ótima forma de entender melhor muitos aspectos das Farc...

Segundo informações do microblog de Cabrini, tudo que aconteceu na Colômbia será contado em seu programa na TV.
Procurado pelo R7, o SBT confirmou que a reportagem deve ir ao ar em duas semanas. Nesta quinta-feira, o Conexão Repórter trará reportagem sobre rachas criminosos.

Lula diz que dívida do Brasil com negros não pode ser paga em dinheiro

Ao comentar a sanção da lei que cria o Estatuto da Igualdade Racial na semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (26) que a dívida do Brasil com os negros não pode ser paga em dinheiro, mas com solidariedade.

No programa semanal "Café com o Presidente", ele avaliou que a importância da lei está em garantir que, a partir de agora, não exista diferença entre brancos e negros no País. Lula lembrou que o projeto tramitou no Congresso Nacional por vários anos, até a elaboração de uma proposta única.

“Não é tudo o que a gente quer. Ainda faltam coisas pra gente fazer, mas é importante que a gente tenha a clareza de que hoje nós temos o Estatuto da Igualdade Racial, nós temos uma lei que dá mais direitos, que recupera a cidadania do povo negro brasileiro”, disse.

O estatuto prevê garantias e políticas públicas de valorização, além de uma nova ordem de direitos para os brasileiros negros, que somam cerca de 90 milhões de pessoas. O documento é formado por 65 artigos e tem como objetivo, segundo a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, a correção de desigualdades históricas no que se refere às oportunidades e aos direitos dos descendentes de escravos do País.

CGU sorteia municípios para fiscalização

A Controladoria-Geral da União (CGU) sorteia nesta segunda-feira, 26, mais 60 municípios que serão fiscalizados quanto à aplicação de recursos públicos, dentro do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública, iniciado em 2003, que já inspecionou 1.881 prefeituras.

O secretário federal de Controle da CGU, Waldir Agapito Teixeira, afirmou que os municípios alagoanos e pernambucanos onde foi decretada situação de emergência devido às chuvas ficam fora da fiscalização. Segundo o secretário, a CGU vai acompanhar a aplicação de recursos do governo federal nessas cidades.

Os municípios sorteados hoje receberão os técnicos da CGU já na próxima semana. Em geral, eles permanecem no local de cinco a sete dias e, depois desse período, elaboram um relatório que deve ser apresentado ao prefeito – responsável por responder e se manifestar sobre as possíveis irregularidades encontradas. O relatório definitivo é encaminhado a todas as instituições públicas locais, estaduais e de nível federal, inclusive ao Tribunal de Contas da União (TCU). Os casos mais graves, de acordo com a CGU, incluem irregularidades em licitações, notas fiscais frias, atraso no cronograma de obras e pagamentos feitos antecipadamente pelo gestor municipal.

No caso da merenda escolar, custeada pelo governo federal, o secretário alerta que o gestor municipal tem a responsabilidade de manter a regularidade na sua distribuição, mantendo funcionários disponíveis para esse trabalho. A falta de fornecimento da merenda constitui a irregularidade mais grave dessa destinação.

As capitais dos estados contam com fiscalização permanente e não entram em sorteios como o de hoje, o 33º feito pela CGU desde o início do programa de fiscalização há sete anos. A CGU também divulga hoje a lista com o nome de dez municípios sorteados que se inscreveram espontaneamente para participar de um trabalho de capacitação feito pela própria controladoria.

Agencia Brasil

Depois da separação Cláudia Raia e o ator continuam amigos e fazem programações juntos


Separado de Cláudia Raia, o ator Edson Celulari procura uma nova residência. De férias do teatro e da TV, o astro já deixou a casa onde morava com a família, no Itanhangá, zona oeste do Rio de Janeiro, segundo amigos de Cláudia contaram ao R7.

Celulari estaria hospedado em um apart-hotel, mas não teria levado todos os seus pertences. O casal enviou um comunicado à imprensa na manhã desta segunda-feira (26), em que confirma o rompimento da relação de 17 anos.

Na última semana, eles almoçaram juntos com os filhos, Enzo e Sophia, em um restaurante no Leblon, na zona sul do Rio. Carinhosos, Cláudia e Celulari deram um forte abraço e conversaram normalmente sobre as crianças.

Musa da Copa, Larissa Riquelme é assaltada em Ipanema


Os gritos de uma bela mulher de biquíni assustaram quem passava pela Avenida Viera Souto na altura da Rua Farme de Amoedo, no domingo por volta das 13h30. Tratava-se da modelo paraguaia Larissa Riquelme, 25 anos, musa da torcida de seu país durante a Copa do Mundo da África do Sul.

No passeio pela orla de Ipanema com a irmã, o namorado e uma amiga, a beldade foi abordada por dois bandidos que levaram celular, documentos, passaporte e duas câmeras digitais do grupo. Ela pediu socorro a policiais do 23º BPM (Leblon) que estavam em uma viatura próxima. Os bandidos fugiram.

"Chamamos o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas para encaminhá-la à Delegacia Especial de Atendimento ao Turista. Mas ela não quis ir, porque assim perderia seu voo. Ela disse que preferia dar os documentos como perdidos", contou o soldado Márcio, do 23º BPM.

Larissa ficou mundialmente conhecida como a musa da torcida paraguaia depois de prometer posar nua se seleção do Paraguai fosse campeã da Copa. O título não veio, mas, mesmo assim, ela tirou a roupa.

Do Paraguai, parentes de Nino Méndez, agente e namorado de Larissa, confirmaram o assalto. Por telefone, uma jovem que disse ser filha de Nino contou que o grupo está bem e que Larissa foi roubada.

Entre os bens perdidos, estaria o celular fotografado algumas vezes entre os seios da modelo. Na viagem ao Brasil, ela veio divulgar as fotos de seu ensaio sensual para o site Paparazzo.

Polícia aguarda Justiça para promover acareação entre primos de Bruno

Polícia Civil de Minas Gerais espera para esta semana autorização da Vara da Infância e da Juventude de Contagem (região metropolitana de Belo Horizonte) para promover acareação entre os dois primos do goleiro Bruno Fernandes envolvidos no desaparecimento e suposta morte de Eliza Samudio: o adolescente de 17 anos e Sérgio Sales, o Camelo.

O delegado Edson Moreira disse que está fazendo "algumas costuras" para finalizar o inquérito que preside e, nesse sentido, considera importante a acareação entre os primos, os únicos que falaram até agora nos interrogatórios, embora o adolescente tenha se calado no último depoimento prestado na Vara da Infância e da Juventude. "Se o juiz autorizar, vamos fazer a acareação", disse Moreira.

Brasileirão 2010.Corinthians recupera a liderança na despedida de Mano


A seleção brasileira agora conta com o técnico que dirigia o líder do Campeonato Brasileiro. Não se trata de Muricy Ramalho, do Fluminense, que recusou o convite. Neste domingo, o Corinthians venceu o Guarani por 3 a 1 e recuperou a ponta da tabela de classsificação. Foi a última partida de Mano Menezes a serviço do clube paulista.

A despedida com vitória levou o Corinthians aos 24 pontos - um de vantagem para o Fluminense, que empatou com o Botafogo neste final de semana. Já sob o comando de Adilson Batista, o líder fará clássico com o Palmeiras no próximo domingo, também no Pacaembu. O Guarani, com 14 pontos, visitará o lanterna Atlético-GO no sábado, no Serra Dourada.

Mano Menezes, por sua vez, tem compromisso nesta segunda-feira: será apresentado como técnico da seleção brasileira no Rio de Janeiro e anunciará a sua primeira lista de convocados. O ex-cruzeirense Adilson Batista chegará para ocupar o seu lugar no Corinthians na terça-feira.

Resultados da 11ª rodada

24/07/2010 18:30 (Saba) Avaí 0 x 0 Atlético-MG Ressacada


24/07/2010 18:30 (Saba) Grêmio-SP 0 x 0 Vitória-BA Eduardo José Farah

24/07/2010 18:30 (Saba) Vasco 2 x 0 Atlético-GO São Januário

25/07/2010 16:00 (Dom) Goiás 0 x 2 Atlético-PR Serra Dourada

25/07/2010 16:00 (Dom) Internacional-RS 1 x 0 Flamengo Beira Rio

25/07/2010 16:00 (Dom) Cruzeiro 2 x 2 Grêmio Arena do Jacaré

25/07/2010 16:00 (Dom) Santos 1 x 0 São Paulo Vila Belmiro

25/07/2010 18:30 (Dom) Ceará 0 x 0 Palmeiras Castelão

25/07/2010 18:30 (Dom) Corinthians 3 x 1 Guarani Pacaembu

25/07/2010 18:30 (Dom) Botafogo-RJ 1 x 1 Fluminense Engenhão

Lúcio e Cals fazem campanha no Interior

Marcos Cals (PSDB) e Lúcio Alcântara (PR), passaram o fim de semana fazendo campanha no Interior cearense. Lúcio fez promessas de reduzir impostos e Cals criticou a política interiorana de industrialização do governador Cid Gomes (PSB).

Marcos Cals fez uma avaliação destes primeiros dias de campanha eleitoral, reconhecendo que precisa percorrer mais o Estado e fazer com que as pessoas saibam que ele é postulante ao Governo do Estado e não à reeleição para deputado estadual. O tucano falou da estratégia de colar sua imagem a de Tasso Jereissati, senador e candidato à reeleição.

"As pessoas ainda não têm consciência de que o Marcos Cals é candidato ao Governo do Estado, muita gente ainda acha que sou postulante a deputado estadual. Eu preciso me tornar conhecido, tenho andado bastante, a receptividade é a melhor possível, até me surpreende, como as pessoas tem carinho a minha pessoa", ressaltou.

Cals disse que somente na última semana o seu material de campanha foi encaminhado ao Interior do Estado para que os candidatos proporcionais e lideranças de todos os municípios cearenses possam intensificar a campanha tucana. "Desta forma estaremos nos mobilizando ainda mais e a eleição está consolidada para 2º turno, não tenho nenhuma dúvida disso", ressaltou, citando que conta com o "recall" de popularidade do senador Tasso Jereissati (PSDB) para crescer sua aceitação perante o eleitorado.

A vida de um estudante de 14 anos foi interrompida ontem, no cruzamento da Rua Beni de Carvalho com a Avenida Desembargador Moreira, no bairro Dionísio Torres, por um tiro disparado por um soldado do Ronda do Quarteirão. O adolescente Bruce Cristian de Oliveira Sousa estava na garupa da moto de placa NQR-8368-Maracanaú, pilotada pelo pai, o técnico em refrigeração Francisco das Chagas de Oliveira Sousa ,37.

O veículo trafegava na Rua Beni de Carvalho e fez a curva, à esquerda, na Avenida Desembargador Moreira, por volta das 16h40 de ontem. Naquela esquina, estava parada a viatura do Ronda do Quarteirão 1031. "Foi uma abordagem de rotina. Os policiais deram ordem para a moto parar porque havia dois homens em uma moto, usando capacetes, houve suspeita. Ocorreu um único disparo. O tiro, de pistola, foi efetuado pelo soldado Silveira, que estava na viatura", informou o major Valberto Melo, que esteve no local. Segundo ele, "a atuação foi desastrosa e infeliz". O pai de Bruce disse que obedeceu à ordem de parada dos policiais "porque não ouviu".

O ´único´ tiro disparado - e não explicado pela Polícia, ainda - ultrapassou o capacete e entrou na nuca do garoto, saindo no seu olho esquerdo. Bruce morreu na hora. Ambulâncias ainda chegaram ao local, em poucos minutos, mas não havia o que fazer.


A cena comovia a quem passasse pelo local: trânsito parado, o garoto morto no meio de uma imensa poça de sangue, o pai abraçado ao corpo do filho aos prantos, as ferramentas de trabalho do pai espalhadas pelo asfalto, junto com a moto. Tudo isso, na frente da Paróquia São Vicente de Paulo. Bruce era o filho mais de velho - de três - de Francisco das Chagas. Foi preciso que tios do garoto chegassem ao local para consolarem Francisco e convencê-lo a deixar que o rabecão da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) levasse o corpo do adolescente. Depois disso, sentado na calçada ainda em estado de choque, o pai recebeu o apoio de freiras da igreja.

A comoção popular se misturava à revolta. As pessoas que permaneciam ali reclamavam do despreparo dos policiais militares, que deixaram o local sob os gritos de "assassinos".

O comandante do Ronda, coronel Werisleik Matias, também foi ao local. Segundo ele, a equipe da viatura 1031foi para o 2º DP (Aldeota), responsável pela área onde o crime ocorreu para "prestar termos". "O policial que atirou está afastado da atividade funcional até que tudo seja apurado. Por que houve aquele disparo? A ordem é operacionalidade, mas sempre dentro da legalidade. Vamos chamar familiares para acompanhar tudo. Haverá uma sindicância para apurar responsabilidades".

Diário do nordeste

Cartões podem ter tarifa unificada ainda neste ano

Os cartões de crédito são o setor número um em reclamações do consumidor devido à quantidade de tarifas cobradas. A unificação delas é algo de que os consumidores necessitam, na opinião do diretor de fiscalização da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Lencioni Góes. A regulamentação que levará essa mudança adiante pode sair ainda neste ano.

- O setor de cartões tem práticas extremamente abusivas do ponto de vista do código de defesa do consumidor. Há taxas de todo tipo. E o consumidor não tem informação, não sabe o que está pagando. Talvez neste ano já tenhamos algum instrumento que o proteja desses abusos.

Atualmente, há mais de 50 tipos de tarifas no mercado. O número não é exato porque muitas têm a mesma função, mas nomes diferentes de acordo com a bandeira ou o banco emissor do cartão. A Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços) já admite uma redução para algo entre 20 e 30 tarifas.

- A ideia é padronizar as tarifas para que o consumidor possa exercer um direito fundamental, que é a liberdade de escolha, sabendo quais as tarifas cobradas pelas empresas, que devem ser mais transparentes. Isso vai aumentar a competição do mercado, com benefícios para o consumidor.

O BC divulgou no mês passado um estudo sobre o setor, feito em parceria com a SDE (Secretaria de Direito Econômico) do Ministério da Justiça e a SAE (Secretaria de Acompanhamento Econômico) do Ministério da Fazenda. O órgão quer regulamentar o setor, como fez com as tarifas cobradas pelos bancos.

A alteração precisa da aprovação do CMN (Conselho Monetário Nacional). O órgão ligado ao governo se reúne neste mês para debater o assunto.
Dados do fim de 2009 mostram que o país tinha 74,9 milhões de cartões de crédito e 57,7 milhões de cartões de débito em uso. No ano passado, foram feitas 5,1 bilhões de transações, sendo 2,8 bilhões com cartões de crédito e 2,3 bilhões com os de débito.