terça-feira, 4 de agosto de 2015

Justiça suspende concursos para delegado e inspetor da Polícia Civil

O desembargador Francisco Sales Neto Fortaleza, suspendeu as fases dos concursos públicos para os cargos de Delegado de Polícia Civil de 1ª Classe e Inspetor de Polícia Civil de 1ª Classe até que as provas de capacidade física e demais itens sejam ajustados. Segundo os autos, os Editais dos certames não previram a adaptação do Curso de Formação aos candidatos portadores de necessidades especiais.

A decisão do desembargador relator do caso atendeu a uma ação ajuizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará, através dos promotores de Justiça especializados na defesa da pessoa com deficiência e acessibilidade Hugo Porto Frota Magalhães e Paulo Roberto Barreto de Almeida. Eles haviam ingressado uma Ação Civil Pública contra o Estado do Ceará, junto ao juízo da 13ª Vara da Fazenda Pública de Fortaleza.

De acordo com o desembargador, “a demora no deferimento do pleito de suspensão dos concursos pode resultar em dano irreparável ou de difícil reparação, na medida em que os candidatos aprovados nas fases iniciais dos concursos, caso eventualmente venha a se submeter ao exame físico, nas atuais condições impostas pelos Editais alvejados, dificilmente lograrão êxito, resultando, assim, em diversas eliminações injustas e ilegais”.

Dirceu é apontado como criador do esquema da Petrobras e Lula pode ser implicado

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) acreditam ter decifrado a caixa preta do esquema de corrupção criado dentro da Petrobras, ao prender na manhã desta segunda-feira (4) o ex-ministro José Dirceu, que é apontado, como criador e beneficiário do esquema. Segundo os investigadores, Dirceu, na época em que era ministro da Casa Civil, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou Renato Duque para Diretoria de Serviços da estatal, onde foi iniciado o esquema de superfaturamento de contratos da Petrobras. A PF disse que não está descartada a investigação sobre o ex-presidentre Lula.

“É evidente que José Dirceu tem um papel importante na indicação de pessoas para a Petrobras. Creio que chegamos a um dos líderes principais, que instituiu o esquema Petrobras e que, durante o período como ministro, aceitou que o esquema existisse e se beneficiou do esquema também”, disse o procurador federal Carlos Fernando Lima.

Segundo ele, Dirceu recebia pagamentos do esquema desde a época em que foi ministro. “José Dirceu foi beneficiário. Queremos mostrar que ele e Fernando Moura [outro preso hoje] foram os agentes responsáveis pela instituição do esquema Petrobras desde o tempo do governo Lula. Desde aquela época [da Casa Civil], passando pelo mensalão, pela condenação, pelo período em que ele ficou na prisão. Sempre com pagamentos. Esses são os motivos com os quais estão baseadas a prisão”, explicou Fernando Lima.

Cantor é morto com 60 golpes durante "revezamento" de facadas no Amapá


José Gledson Leal, um famoso cantor piauiense, morador do Oiapoque, no Amapá, foi brutalmente morto no último domingo (2) durante um "revezamento" de facadas feito por quatro pessoas. De acordo com a Polícia Militar, foram encontradas 60 perfurações no corpo de Leal. O cantor teria sido vítima de latrocínio. 

O cantor teria conhecido uma jovem de 17 anos em uma casa noturna. Leal teria levado a adolescente para dar um passeio de carro. Entretanto, segundo a polícia, a suspeita premeditava o crime e pediu para usar o banheiro da residência do cantor, que fica no bairro de Nova Esperança. No local, a jovem constatou que havia produtos de valor na casa. Leal vendia relógios, câmeras fotográficas, roupas e outros objetos para mineradores clandestinos na fronteira com a Guiana Francesa. — Os dois voltaram para a festa, onde a jovem comunicou três comparsas sobre os produtos de valor. 

A adolescente convenceu Leal a voltar para casa e os três outros suspeitos teriam seguido o casal em um táxi. Quando os dois entraram na casa, os suspeitos vieram logo atrás, rendendo o cantor e desferindo facadas contra ele. — Foram 60 facadas e o grupo, que estava drogado, revezou o ataque. Os objetos foram roubados e levados para a casa de um dos suspeitos. 

Além dos objetos de valor para vender, Gledson também tinha um bom equipamento de som, que usava para trabalhar como cantor. A polícia conta que a notícia da morte do cantor se espalhou rapidamente por causa da sua fama na cidade.

Mãe tenta matar filho envenenado na Bahia


“Eu coloquei na água para eu beber, só que aí falaram que se eu bebesse primeiro eu iria morrer e ela não. Eu fui e coloquei só um pouco, só que na hora que ela começou a beber eu tomei e liguei para a polícia para falar. Depois eu coloquei ela no táxi e levei para o hospital”. Essa foi a confissão de Daniela Albertina Santos após envenenar a própria filha de 1 ano e 8 meses por causa de um desentendimento com o companheiro.

O caso ocorreu na cidade de Eunápolis, no extremo sul da Bahia. No domingo (2), a mulher deu água com chumbinho para o bebê.

Daniela Albertina contou que se arrependeu logo depois do que fez, e procurou a polícia. Ela está presa na delegacia de Eunápolis. A criança está fora de perigo, mas continua internada no Hospital Regional da cidade e está sob os cuidados do Conselho Tutelar. Não há informações sobre quando ela receberá alta médica.

De acordo com a mãe da criança, ela teria cometido o crime após se desentender com o marido. “Porque o pai dela não queria mais ficar com a gente. Eu me arrependi. Por isso que eu me entreguei e levei ela para o hospital.

Daniela foi presa em flagrante, na segunda-feira (3), no Hospital Regional de Eunápolis. A polícia ainda investiga quem vendeu o chumbinho para ela e quem passou orientações sobre como o veneno deveria ser usado.

Segundo a Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), ela vai ser indiciada por tentativa de homicídio. “O homicídio tem a pena de 12 a 30 anos. Na forma tentada, vai ter a redução de 1/3 a 2/3 [da pena]”, disse Valéria Fonseca Chaves, coordenadora da 23º Coorpin da cidade. O pai da criança não foi localizado.