sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Ex-prefeito de Santana do Acaraú é acusado de improbidade administrativa

O deputado federal e ex-prefeito de Santana do Acaraú João Ananias Vasconcelos Neto e mais 23 servidores do município foram acusados pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPE) de improbidade administrativa. De acordo com o MPE, foi constatada a ocorrência de ascensão funcional por parte de diversos servidores da Prefeitura de Santana do Acaraú sem aprovação em concurso público.

Ao analisar o material enviado pela Prefeitura Municipal, o promotor de Justiça da comarca de Santana do Acaraú, Igor Pinheiro, observou que João Ananias foi um dos ex-gestores que concedeu o benefício ilegal a determinados servidores públicos, causando, ao longo da gestão, um prejuízo ao Município de cerca de R$ 2,6 milhões.

A ação civil pública do MPE requer o retorno dos funcionários aos cargos nos quais foram legitimamente investidos ou, no caso de extinção, serem remanejados para cargos compatíveis com o originário, com remuneração nunca inferior a um salário mínimo. O promotor quer, ainda, a condenação de João Ananias a ressarcir ao município os R$ 2.6 milhões corrigidos e atualizados monetariamente.

Shaolin: em São Paulo, diagnóstico indica ‘traumatismo cranioencefálico grave’

Traumatismo cranioencefálico grave. Esse foi o resultado do último diagnóstico do humorista Shaolin, divulgado hoje pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo. De acordo com a boletim, os médicos indicaram a implantação de um catéter para monitoração da pressão intracraniana pela equipe de neurocirurgia, além de uma nova limpeza cirúrgica da lesão sofrida no braço esquerdo.

Shaolin permanece sedado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital. Ele foi transferido do Hospital Antonio Targino, na Paraíba, ontem à noite, por volta das 21h25m, e deu entrada no HC, em São Paulo, às 3h26m da madrugada. Logo que chegou, foi submetido a tomografias de crânio, da coluna cervical, do tórax, do abômen e do ombro esquerdo. O diagnóstico de Shaolin identificou “traumatismo cranioencefálico grave, extensa lesão de membro superior à esquerda com perda de substância óssea e contusão torácica”.

Garoto é morto durante o velório do amigo

A ousadia de bandidos vitimou mais uma pessoa no bairro Jardim União em Fortaleza. Na tarde desta quinta-feira (21), durante o velório do amigo, Jorge Diego da Silva Costa, de 20 anos, foi morto a tiros. De acordo com a polícia, enquanto o cortejo saía para o cemitério, alguns homens deram início ao tiroteio. Duas pessoas saíram feridas.
O velório era de um menino de 15 anos. Segundo o pai da vítima, Jorge Diego, era viciado em drogas. Para a polícia, os indícios do crime levam a crer que o autor do morte do adolescente foi o mesmo do jovem de 20 anos.

Mais violência

A dona-de-casa Irismar Regina Dias, 37, foi assassinada a pauladas na última quinta-feira (20), em Ipueiras, na Região Norte. Segundo a Polícia, o crime foi cometido por Antônia de Maria Silva Freitas, 42, que foi presa.


Na delegacia, Antônia de Maria Silva Freitas confessou o crime e afirmou que a discussão teve o ciúme como motivo.

Coelce registra 280 raios nos últimos dois dias de chuva no Ceará

280 descargas atmosféricas foram registradas nos últimos dois dias de chuva no Ceará – 19 e 20 de janeiro. A cidade de Tabuleiro do Norte foi a que registrou a maior quantidade de raios: 36. Em seguida, Beberibe, Pedra Branca, Limoeiro do Norte e Cascavel foram os municípios com maior incidência de descargas no estado. A capital cearense contou apenas com 2 raios no período.
Em todo o ano de 2009, a Coelce registrou, aproximadamente, 100.870 descargas atmosféricas no Ceará. Já em 2010, foram registrados cerca de 45 mil raios, sendo as áreas mais atingidas as regiões Norte e Sul do Estado. As cidades que tiveram as maiores ocorrências nesses anos foram Granja (320) e Bela Cruz (253).

As descargas elétricas no Estado são monitoradas pela Coelce, com a finalidade de identificar o local de queda de raio na rede elétrica, prever tempestades e consequentemente minimizar o tempo de atendimento. O sistema da companhia identifica as áreas de maior incidência, otimizando a instalação de equipamentos de proteção contra descargas.

Mulher de Chico Anísio diz que ele está em estado grave como nunca esteve antes

Após apresentar uma ligeira melhora na última quinta-feira (20), o estado de saúde de Chico Anysio piorou muito, segundo a mulher do humorista, Malga Di Paula. "Exausta, ontem não consegui responder. O que acontece é que a última pneumonia está muito mais agressiva... Ele está em estado grave como nunca esteve antes", escreveu a empresária em seu Twitter nesta sexta-feira (21).

Malga pede que os fãs continuem rezando pela recuperação do humorista. "Conto com a forca de todos voces juntos para uma Super Corrente de Luz, iluminando o caminho do Chico... Malga. (Meu amor, esteja com Deus)".

De acordo com o médico Luiz Cesar Cossenza Rodrigues, Chico está respondendo bem a gastrostomia endoscópica (método usado para alimentar o paciente por meio de um tubo colocado no estômago por endoscopia) realizada nesta quinta (20). O humorista está lúcido, interagindo com a família.

O humorista chegou ao hospital Samaritano, em Botafogo, no dia 2 de dezembro com um quadro de falta de ar. Após avaliação inicial, foi detectada obstrução da artéria coronariana, e o doente foi submetido a angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias.

Durante o período pós-operatório o paciente apresentou novo quadro de falta de ar, tendo sido diagnosticado um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio).

Pai é preso após suspeita de matar filho de quatro meses na Bahia

Uma briga entre marido e mulher provocou a morte de uma criança de quatro meses em São Sebastião do Passe (58 km de Salvador), de acordo com informações da delegacia do município.

Na última quarta-feira (19), depois de discutir com a mulher, Rosana Gomes da Silva, o armador de ferragens Ivan Aragão da Silva Filho teria agredido seu filho de quatro meses com socos no rosto e o jogado no banheiro. Em depoimento nesta sexta-feira (21) à delegada Maria da Salete Campos Amaral, Silva Filho negou as acusações.

A delegada disse que Silva Filho foi preso na própria quarta-feira, quando a criança deu entrada em um hospital da cidade. Ontem, devido ao agravamento do problema, o menino, único filho do casal, foi transferido para o Hospital do Subúrbio, em Salvador, onde morreu. "Ele (Silva Filho) foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio, mas, por causa da morte, será indiciado por homicídio", disse a delegada. Maria da Salete acrescentou que vai aguardar apenas o enterro do bebê, previsto para esta tarde, para ouvir Rosana Gomes da Silva. "Ela também foi espancada pelo marido", afirmou.

Quando deu entrada no Hospital do Subúrbio a criança apresentava hematomas no tórax, nos olhos e nas pernas. Em seu depoimento, Silva Filho disse que tinha bebido "algumas cervejas" quando discutiu com sua mulher. No entanto, ele acrescentou que o menino estava em casa, e que a discussão teria acontecido em um bar.

Queda de moto deixa um ferido em Acopiara

Ontem (20) por volta das 05:00 horas aconteceu um acidente de transito  na rua Maria Nilce Marques em Acopiara.

A vítima foi MARLON AYTLON MATOS ALMEIDA, 36 anos, casado, vigilante, filho de Antônio Ribeiro de Almeida e Maria de Lourdes Vieira Matos Almeida, residente no centro desta cidade (Acopiara-CE). O mesmo conduzia a motocicleta HONDA XLE, cor vermelha de placa LWH 5674 na Rua Maria Nilce Marques (ao lado do Prédio do Padre), tomando sentido a Igreja da Matriz, havia perdido o controle vindo logo em seguida a cair, sofrendo uma fratura exposta na perna direita. De pronto, foi solicitada uma ambulância ao local que conduziu a vítima para o hospital Júlia Barreto. No entanto, devido ao sério estado da vítima, a mesma foi transferida para o Hospital Regional de Iguatu-CE para assistência médica. O veículo foi conduzido por familiares da vítima.

Humorista Shaolin é transferido para o HC em São Paulo

O humorista Francisco Jozenilton Veloso, de 39 anos, o "Shaolin", chegou à capital paulista às 2h50 da madrugada de hoje. Foi trazido em um voo fretado de uma empresa de táxi aéreo. 

Com risco de amputação do braço esquerdo e ainda em coma, o artista foi transferido para o Hospital das Clínicas (HC) por uma ambulância particular com UTI. Contratado pela TV Record, o paraibano Shaolin se envolveu em um grave acidente na quarta-feira. Seu carro foi atingido lateralmente por um caminhão na BR-230, na região do Mutirão, em Campina Grande (PB).

Adriano Imperador sofre fratura no úmero e fica ausente um mês

O atacante Adriano se chocou com o argentino Ledesma, do Lazio, foi atendido pelos médicos, voltou ao gramado, saiu para recolocar a proteção e acabou substituído no intervalo. A valentia do Imperador na vitória sobre o Lazio, na última quarta-feira, por 2 a 1, pela Copa da Itália, custou caro: foi confirmada nesta quinta a fratura do úmero direito, osso próximo ao ombro, e o brasileiro será desfalque no Roma por ao menos um mês.

– Infelizmente, Adriano se machucou com gravidade no ombro. Não foi só uma luxação, mas sim um deslocamento. Penso que não volta antes de três semanas – disse o agente do jogador na Itália, Roberto Calenda, antes de o clube emitir um comunicado confirmando a fratura. No entanto, não será necessária a realização de uma operação, e o Imperador iniciará em breve os trabalhos de fisioterapia.

A lesão marca uma temporada difícil para Adriano, que ainda não se firmou na equipe da capital após seis meses. Na véspera do clássico, inclusive, ele havia prometido que iria marcar. Ainda não foi dessa vez, e o jejum já cresceu para sete jogos.

Homem é assassinado na volta do trabalho, em frente a igreja

Eurides Jerônimo de Sousa, 26, foi assassinado na CE-253, conhecida como “Estrada da Bananeira”, em Cascavel, na noite desta quinta-feira (20), em frente a uma igreja. Ele voltava do trabalho e foi alvejado quando descia do ônibus, por dois homens que estavam em uma moto preta e esperavam pela vítima.

Os policiais disseram que o crime tem ligação com cobrança de dívida de drogas, mas um sobrinho de Jerônimo afirma que o homicídio foi por causa de brigas entre gangues de dois bairros da cidade.

Neymar faz golaço, e Seleção sub-20 vence Colômbia com dificuldades

O torcedor que esperava ver novo show de Neymar na madrugada desta sexta-feira teve que esperar até os 41 do segundo tempo: sem a atuação brilhante da estreia (quatro gols contra o Paraguai), o craque do Santos sofreu com a marcação da Colômbia e fez um golaço nos minutos finais para fechar o placar da sofrida vitória do Brasil por 3 a 1, em Tacna, pela segunda rodada do Grupo B do Sul-Americano Sub-20.

O resultado mantém a Seleção de Ney Franco na liderança da chave, agora com seis pontos, e fez o time brasileiro dar um passo importante para a classificação ao hexagonal final, de onde sairão os dois representantes do continente nos Jogos Olímpicos de 2012 e os quatro no Mundial deste ano, na Colômbia. Casemiro e Willian José marcaram os primeiros gols do Brasil, e Cardona, de pênalti, diminuiu para os colombianos, considerados por Ney Franco como um dos favoritos ao título sul-americano.

Nove dias depois da chuva na Região Serrana, mortes passam de 740

Nove dias depois da tragédia que se abateu sobre a Região Serrana do Rio, equipes de busca e salvamento já encontraram mais de 740 corpos nas cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim. De acordo com a Força Nacional de Segurança (FNS), não há mais áreas isoladas e algum tipo de assistência já chegou até nas regiões de difícil acesso.

Pelos últimos levantamentos dos municípios, ao todo são 762 mortos, sendo 365 em Nova Friburgo, 304 em Teresópolis, 64 em Petrópolis, 22 em Sumidouro, 6 em São José do Vale do Rio Preto e 1 em Bom Jardim. Só em Teresópolis, ainda havia 5.058 desabrigados e 6.210 desalojados nesta manhã.

No último balanço da Polícia Civil, atualizado às 11h45 de quinta-feira (20), 748 corpos já foram resgatados na Região Serrana, sendo 300 em Teresópolis, 359 em Friburgo, 63 em Petrópolis, 21 em Sumidouro, 4 São José do Vale do Rio Preto e 1 de Bom Jardim.