quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Deputado quer criar recompensa para denúncia de caso de corrupção


Projeto que cria “recompensa” para cidadãos que denunciarem casos de corrupção contra a administração do Estado teve entrada nesta terça-feira, 15, na Assembleia Legislativa. Segundo o autor da proposta, Capitão Wagner (PR), denúncias que levarem a um processo legal poderão ser recompensadas com até 5% do valor que for recuperado pelo Estado.

O projeto, no entanto, prevê que não terão direito a recompensa pessoas que tenham algum tipo de participação no delito. Além dos casos de corrupção, seriam premiadas também denúncias que resultem em apreensão de drogas ou de armas de fogo.

“Estima-se que, atualmente, apenas 3% (três por cento) dos casos de crime contra a administração pública resultem em ressarcimento ao erário do valor corrompido. O objetivo é de alguma maneira incentivar a população civil, fazendo com que a indignação e se consubstancie em ação”, justifica o deputado.

A medida iniciou tramitação nesta terça, e pode ser votada nas próximas semanas. Como é um projeto de indicação, a medida tem apenas caráter de “sugestão”, podendo ser acatada ou não pelo governador Camilo Santana (PT).

No Ceará, polícia localiza parte das armas roubadas de transportadora

A polícia recuperou 66, das 77 armas roubadas na segunda-feira (14), de uma transportadora no Bairro Messejana, em Fortaleza. Segundo informações da Polícia Civil, além das armas, foi recuperada parte da munição levada, 11 mil projéteis. Os itens roubados estavam enterrados em um sítio na cidade de itaitinga, na Região Metropolitana.

Ainda de acordo com policiais que investigam o caso, no momento do roubo, ninguém fazia o trabalho de segurança na empresa transportadora. O carro utilizado no assalto também havia sido roubado momentos antes da ação na transportadora. Os suspeitos renderam os funcionários, entraram e pegaram as armas que estavam no local desde sexta-feira (11).

Na ocsião do roubo, o Comando da 10ª Região Militar informou, por nota, que a empresa possui a guia de tráfego, documento que autoriza o transporte das armas e munições, mas não tem autorização para armazená-los e, por isso, foi autuada. O material que ainda permanecia na transportadora foi apreendido e levado para uma Organização Militar do Exército Brasileiro, onde vai permanecer durante o processo administrativo que a empresa deve passar.

Taxista é feito refém após tentativa de assalto a casa lotérica em Caridade

Um taxista foi rendido e feito refém após uma tentativa de assalto a uma lotérica, em Caridade, no interior do Ceará, por volta das 15h desta terça-feira (15/09). De acordo com informações da 1ª Cia. do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Canindé, os assaltantes fugiram no táxi levando a vítima.

De acordo com informações preliminares, quatro pessoas teriam participado da ação criminosa na lotérica. Um tiro teria sido disparado contra o vidro blindado de proteção do caixa da agência. Sem êxito no assalto, o grupo levou pertences de clientes que estavam no local.

Na fuga, os assaltantes amordaçaram o taxista e seguiram por uma estrada carroçável entre as localidades de Campos Belos e Umarizeiro, segundo informou a PM de Canindé. Nesta região, os criminosos abandonaram o veículo, libertaram o taxista e fugiram em outro carro que estava a espera do grupo.

De acordo com a Polícia Militar, o taxista não soube informar em qual veículo os assaltantes fugiram. A Polícia Civil investigará o caso.

TSE aprova criação do PN, 33º partido político do País

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na noite dessa terça-feira (15/09), a criação do PN (Partido Novo), que surge como o 33º partido do país. Com a decisão do TSE, a sigla está apta a concorrer às eleições de 2016. O partido surge com Diretórios em 9 Estados e Comissões Provisórias em outras quatro unidades da Federação. O Ceará não tem, nesse primeiro momento, núcleos do PN.

O PN nasce com ideários definidos por profissionais do setor privado, sem experiência na política e linha liberal. A sigla tem como integrantes administradores, engenheiros, estudantes, advogados, médicos, economistas, empresários, entre outros profissionais.  Segundo o texto de apresentação do PN, o partido surge diante da inexistência de agremiações que representem a liberdade individual e a redução do tamanho do Estado.

Um dos trechos do documento expõe que ‘’analisando os partidos políticos existentes, concluímos que nenhum deles defendia claramente a maior autonomia e liberdade do indivíduo, a redução das áreas de atuação do Estado, a diminuição da carga tributária e a melhoria na qualidade dos serviços essenciais, como saúde, segurança e educação’’.

O pedido de registro do Partido Novo chegou ao TSE antes das novas regras que disciplinam a criação de novos partidos e, por essa razão, não houve dificuldades para aprovação da sigla.  De acordo com a legislação em vigor,  o registro de novos partidos só será aceito apoio de eleitores não filiados a outra sigla. Na legislação anterior, a exigência era apenas das assinaturas.

Brasil pode cortar até 1,6 milhão de vagas com carteira assinada, diz estudo


Os sinais da crise econômica tendem a se ampliar ainda mais e atingir em cheio o mercado de trabalho com ameaça de novas demissões. Os dados do Ministério do Trabalho apontam que, no mês de julho, o País alcançou a marca de 780 mil postos formais extintos em doze meses, a maior eliminação de vagas observada desde 1996. A preocupação aumenta diante do agravamento da crise, que gera diminuição no consumo da população, menos produção e, com isso, mais desemprego.

O cenário não é dos melhores e, segundo estudo da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), o Brasil perderá de 1,2 milhão a 1,6 milhão de postos em 2015.  A perspectiva de recessão acentuada neste ano indica que a destruição de postos de trabalho deve prosseguir acelerada e superar 1 milhão até o final do ano. Até hoje, o pior resultado havia sido em 1998, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, quando o país perdeu quase 580 mil vagas com carteira assinada.

Prefeitos querem CPMF e pedem apoio a parlamentares


O presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Expedito Nascimento, disse, nesta quarta-feira (16/09), que os prefeitos devem se preparar para pagar o 13º salário dentro do prazo estabelecido pela legislação e adiar o salário do mês de dezembro. Expedito afirmou ainda que os prefeitos devem pressionar os deputados federais e senadores a apoiarem a recriação da CPMF (Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira). 

Os prefeitos querem que o percentual tenha, ao invés de 0,20%, seja de 0,38%, sendo 0,20% para o Governo Federal, 0,10% para os Governos Estaduais e 0,8% para os municípios. Em 2016, se alíquota da CPMF for de 0,20%, a União arrecadará, pelo menos, R$ 36 bilhões.

Trabalho de recuperação de estradas vicinais tem continuidade em Acopiara


A Prefeitura Municipal de Acopiara através da Secretaria de Obras e Infraestrutura continua trabalho de recuperação de estradas vicinais em todo o município. 

Várias localidades já foram beneficiadas com os serviços, dentre elas, os distritos de Quincoê, Barra, Ebron Trussu, Isidoro e Santo Antonio. A meta do prefeito Dr. Vilmar é concluir 100% a recuperação das estradas em tempo recorde.

Acidente de trânsito provoca a morte de um homem no distrito de Trussu em Acopiara

Aconteceu na madrugada de hoje (16) um acidente de trânsito (atropelamento) com vitima fatal  no distrito de Trussu, em Acopiara. 

A vítima foi um homem identificado como Francisco Sergivan Soares de Lima, 46 anos, morador da rua Luiz Gonzaga de Mendonça, em Acopiara. Ele estava na localidade de Trussu a trabalho.

Segundo informações o homem transitava a pé quando foi atropelado por um veículo não identificado. O rabecão do IML de Iguatu foi acionado e fez a remoção do corpo para ser necropsiado.