terça-feira, 27 de maio de 2014

Vacinação contra gripe vai até esta sexta-feira, 30


A Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria de Saúde do Município, informa que a campanha de vacinação contra a gripe segue até esta sexta-feira (30).

A vacina encontra-se disponível nas unidades de saúde do município para pessoas dos grupos prioritários que deverão procurar receber a dose da vacina o quanto antes para serem imunizadas. Está chegando a Copa do Mundo aonde milhares de pessoas virão ao Brasil e o risco de introdução de doenças em nosso país é um fator preocupante, principalmente em locais onde essas pessoas não estejam vacinadas.

Fique sabendo
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, um problema de saúde pública com grande impacto na mortalidade, em especial, durante as epidemias sazonais e pelo risco de pandemias. A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções da vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou por meio das mãos ou objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).


O Brasil está passando pelo período de maior circulação do vírus e a vacina demora em torno de 15 dias para efetiva proteção. Quanto mais demorar para vacinar, maior o risco do contato com o vírus antes de ter sido vacinado ou de já ter a proteção da vacina. O fato do Ceará receber milhares de pessoas de vários países em razão da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 aumenta ainda mais a necessidade de imunização contra a influenza.


A vacinação é a principal forma de proteção. A vacinação contra influenza tem contribuído na redução da mortalidade em indivíduos portadores de doenças crônicas. A vacinação é importante para todos os grupos prioritários elegíveis para a Campanha Nacional de Vacinação: crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas, gestantes, mulheres até 45 após o parto, trabalhadores de saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Confrontos definem fase de quartas de final da Copa Acopiara de Futebol


A fase quartas de final da Copa Acopiara 2014 teve dois jogos neste final de semana. Em partidas realizadas sábado (24), no Estádio Municipal, a torcida pode acompanhar mais um bom e disputado futebol.

No primeiro jogo da tarde, em uma partida acirrada, o São Paulinho balançou mais a rede do Lagoa, vencendo por 3 X 1. No segundo confronto, o Muquem não tomou conhecimento do Napole e aplicou uma goleada de 5 a 2.

Ainda valendo pelas ‘quartas’ jogam neste sábado (31), as 16h, Brasil X Santo Antonio. Domingo (01/06), tem rodada dupla. As 14h se enfrentam Calabaço X Umari, na sequência, as 16h, jogam Cafundó X Arsenal dos Tipis, partida que será transmitida da Rádio Vale do Quincoê com narração de Lindomar Rodrigues, comentários Joel Ferreira e reportagens de Ozemar Rodrigues. Convide toda galera para assistir ao vivo no estádio e ouvindo pelo rádio.

"Sou do PMDB que quer aliança com o Pros", diz Neto Nunes

O deputado estadual Neto Nunes (PMDB) disse, nesta terça-feira (27/05), que integra a ala do PMDB que quer a manutenção da aliança com o Pros e o grupo do governador Cid Gomes. Neto respondeu a uma pergunta sobre o sentimento no PMDB após o encontro do ex-prefeito de Iguatu, Agenor Neto, com o secretário de Saúde do Estado, Ciro Gomes (Pros). A reunião ganhou destaque, nessa segunda-feira (26), neste Site.

Durante a entrevista, Neto Nunes, ao lado do deputado estadual Tiago Campelo (SD), fez elogios ao modelo político e administrativo de Cid Gomes e acha que o melhor caminho para o PMDB é retomar a aliança com o Pros. O parlamentar ensaiou, em setembro do ano passado, a desfiliação ao PMDB, mas, aconselhado pelo vice-governador Domingos Filho, permaneceu na sigla.

Neto exerce o segundo mandato na Assembleia Legislativa e segue orientação do vice-governador Domingos Filho. Sobre os rumos do PMDB, ele é enfático: sou da parte do PMDB que quer a aliança com o PROS.

Ciro vem conversando com aliados e opositores a administração estadual para fortalecer a base de apoio ao candidato a ser lançado pelo Pros. Agenor tinha adotado uma linha de oposição ao Governo do Estado mesmo quando o PMDB ocupava cargos na administração Cid Gomes.

Após o PMDB sair do Governo, Agenor diminuiu o tom do discurso, conversou com Ciro Gomes e, no último final de semana, durante reunião de prefeitos na cidade de Acaraú, manifestou, ao lado do deputado federal Aníbal Ferreira Gomes (PMDB), simpatia ao nome do presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque – um dos pré-candidatos do PROS à sucessão estadual.

Adolescente desaparecido é encontrado morto em estado de decomposição


Composições das polícias Militar e Civil se diligenciaram até a localidade de Chapadinha, em Iguatu, onde encontraram no número 26 da rua “Quadra B” o cadáver de um jovem de 17 anos já em estado de decomposição por volta das 14h00min.

Familiares da vítima o reconheceram como sendo Antônio Maceilton Mariano Dias, natural de Cariús (CE). Eles informaram que o jovem estava desaparecido havia alguns dias.

Membros do Instituto Médico Legal de Iguatu também estiveram no local periciando o corpo do jovem. De acordo com informações  da polícia, não foi possível perceber nenhum sinal de violência em virtude do já avançado estado de putrefação.

Este achado de cadáver ocorre cinco meses após o crediarista Eugênio Cardoso de Araújo, 32 anos, ter sido encontrado seis dias após sua morte em um matagal no mesmo bairro.

Marido pagou R$ 15 mil pelo assassinato da mulher grávida no RJ


A Divisão de Homicídios de Niterói procura os dois prováveis responsáveis por aplicar as facadas que mataram Suelen Salles, de 26 anos, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio. 

O crime aconteceu em abril e, segundo a polícia, foi realizado a mando de Rodrigo Cuzzuol, marido da vítima, que teria pago R$ 15 mil pelo assassinato. Suelen estava grávida de seis meses quando foi atacada. 

A amante de Cuzzuol, Flávia da Silva Ramos, foi a primeira suspeita a ser presa. Na delegacia, ela acusou Cuzzuol pelo planejamento do crime. O marido da vítima foi preso na última sexta-feira (23). 

O delegado responsável pelas investigações afirmou que ele pode ter amarrado a mulher, antes de sair de casa, para facilitar a ação dos assassinos. Cuzzuol e a amante vão responder por homicídio triplamente qualificado.

Governador anuncia convocação de agentes pelo Facebook


O governador do Estado do Ceará, Cid Gomes,  anunciou nesta segunda-feira, 26, pela sua página pessoal do Facebook, a convocação de novos agentes penitenciários. Segundo ele, serão convocados 232 novos agentes. No último sábado, 24, Cid já havia anunciado a formação de mil novos policiais.

“Nos próximos dias iremos chamar 232 novos Agentes Penitenciários que serão assim distribuídos: 110 para escolta; 96 para portarias das unidades; e 26 (femininas) para operar aparelhos ‘body scan’”, publicou o governador no Facebook.

Na sexta-feira, 23, um internauta questionou se o governador iria contrataria Agentes Penitenciários. “Vou… Estamos implantando várias novas unidades na RMF (Região Metropolitana de Fortaleza) e no Interior. A medida que forem ficando prontas vamos chamando mais agentes”, disse o governador Cid Gomes.

Sem dinheiro para caixão, família vela corpo de idosa em tábua em Quixadá-CE


O corpo de uma mulher idosa foi velado em cima de uma tábua na cidade de Quixadá, a 167 km de Fortaleza, devido a falta de condições financeiras da família para comprar um caixão. Maria do Carmo, de 79 anos, morreu às 18h de domingo (25), vítima de câncer. “A gente não tinha nem como trazer o corpo do hospital. Pensei até em chamar um mototaxi”, conta a filha da vítima, Nilzete Fernandes da Silva.

Nilzete é casada com o servente de pedreiro Antônio Pereira de Souza, o único que trabalha na família. A idosa morava com o casal e duas netas em uma casa alugada, enquanto fazia o tratamento contra o câncer. “Ela passou cinco dias internada [no Hospital Eudásio Barroso] e deram alta para ela voltar para casa no domingo. Mas umas 5h [da tarde] ela passou mal e levamos ela para o hospital. Ela morreu às 6h”, conta.

A filha de Maria do Carmo conta que teve de retirar o corpo do hospital e colocou na rede onde a idosa dormia até que os vizinhos  se mobilizaram e conseguiram uma tábua e um véu. A família disse ainda ter procurado ajuda da Prefeitura de Quixadá, mas não foram atendidos de imediato.

O corpo de Maria do Carmo foi posto em cima da madeira onde foi velado durante toda a madrugada. Na manhã desta segunda-feira (26), a família recebeu um caixão doado pelos secretários da Prefeitura de Quixadá. “Um amigo doou o túmulo, mas ainda não temos condições de pagar a funerária”, afirma Antônio Pereira. 

Eunício Oliveira diz que nunca recebeu voto de reciprocidade de Cid Gomes

O senador Eunício Oliveira, pré-candidato do PMDB para o Governo do Estado, falou sobre a relação com o governador Cid Gomes e as articulações para disputar a campanha política de 2014, em entrevista à Rádio Verdes Mares, no domingo, 25. Eunício criticou a falta de apoio de Cid para a sua candidatura e afirmou que a amizade com o ex-presidente Lula “gera ciúmes”.

Em seu discurso no rádio, Eunício falou sobre sua trajetória política e sobre planos para sua campanha que, segundo ele, adotará a cor verde como símbolo “da esperança, do diálogo e da aproximação com as pessoas”. Ele também comentou sobre as últimas articulações políticas que envolvem conversas com Lula e afastamento do PMDB dos aliados do Pros de Cid Gomes.

“Eu sou amigo pessoal do presidente Lula. Tem muita gente que não gosta disso, mas eu sou amigo do presidente Lula, gera ciúmes, fazer o quê?”, disse Eunício. Na terça-feira, 20, o senador se reuniu com Lula e, após a reunião, foi divulgado que Lula teria prometido apoio para Eunício no Ceará, informação negada pelo Instituto Lula. O peemedebista rebateu a negação e pontuou que não teve nenhum contato com o Instituto e a reunião não aconteceu no local.

Mototaxista é morto a tiros em Quixeramobim no Ceará

Um mototaxista de 32 anos foi executado a tiros por dois homens em uma moto nesta segunda-feira, 26, no município de Quixeramobim, localizado a 206,1 km de Fortaleza.

De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), Francisco Evandro Feitosa foi alvo de cinco disparos de arma de fogo na rua Sebastião Félix, no bairro Conjunto Esperança. 

A vítima, segundo testemunhas, havia sido ameaçada de morte na noite anterior ao crime em virtude de dívidas de droga. O mototaxista não tinha antecedentes criminais. Não há pistas sobre a identificação dos suspeitos do crime.

Grupo explode agência bancária de Pacoti

Um grupo formado por entre seis a oito homens atacou, na madrugada desta terça-feira, 27, a agência bancária de Pacoti, 95 km de Fortaleza. Os homens atiraram contra o destacamento e fugiram em dois carros, segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI).

A ação ocorreu por volta das 0h20min. A Polícia Militar de Pacoti realiza buscas na região até esta manhã, com reforço dos destacamentos de Palmácia, Baturité, Maranguape e Canindé. Ninguém ainda foi preso.

Este foi o 28° ataque registrado contra bancos em 2014, com base nos dados do Sindicato dos Bancários do Ceará. Na última semana, foram duas ações registradas somente na sexta-feira, 23:em menos de seis horas, os estabelecimentos bancários de Madalena e São Gonçalo do Amarante foram atacados no Ceará. 

Em Madalena, os homens roubaram a quantia de R$244 mil, conforme o CPI. Levaram também o colete e a arma do vigilante. Em São Gonçalo, dois homens armados tentaram assaltar um posto avançado do Bradesco localizado na praia do Pecém. Eles chegaram a render duas funcionárias, mas a Polícia foi avisada por moradores e frustrou a ação.

Fifa promete compensar preços altos com bom serviço nas arenas e prevê venda de uma cerveja por torcedor na Copa do Mundo


A Fifa entrou em campo nas arenas da Copa do Mundo. E junto ao seu padrão de qualidade vêm os preços salgados nas lanchonetes e até a cobrança do ingresso de um bebê de colo. A entidade promete amplificar a experiência do torcedor para que, mesmo que doa no bolso, a ida a uma partida do Mundial seja inesquecível.

Em visita ao Maracanã promovida nesta segunda-feira pelo Comitê Organizador Local (COL), procedimentos de acesso da torcida e sobre os serviços de entretenimento foram detalhados. A cobrança de ingressos em valor integral para crianças de colo e os preços de produtos das lanchonetes causaram espanto.

A cerveja está de volta. A latinha de Brahma sem álcool custará R$ 6; o copo de 473 ml de Brahma, R$ 10; e o copo de 473 ml de Budweiser, R$ 13. No ano passado, o copo de cerveja Brahma custou R$ 9 na Copa das Confederações. O refrigerante custa R$ 8 e a água, R$ 6. Para comer, o cheeseburger simples vai custar R$ 10 e o duplo, R$ 13. O cachorro quente duplo sai por R$ 10 e pacotes de salgados custam R$ 8. Na parte de fora do estádio, o espetinho de carne custará R$ 15.