terça-feira, 27 de maio de 2014

Vacinação contra gripe vai até esta sexta-feira, 30


A Prefeitura de Acopiara, por meio da Secretaria de Saúde do Município, informa que a campanha de vacinação contra a gripe segue até esta sexta-feira (30).

A vacina encontra-se disponível nas unidades de saúde do município para pessoas dos grupos prioritários que deverão procurar receber a dose da vacina o quanto antes para serem imunizadas. Está chegando a Copa do Mundo aonde milhares de pessoas virão ao Brasil e o risco de introdução de doenças em nosso país é um fator preocupante, principalmente em locais onde essas pessoas não estejam vacinadas.

Fique sabendo
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, um problema de saúde pública com grande impacto na mortalidade, em especial, durante as epidemias sazonais e pelo risco de pandemias. A transmissão dos vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções da vias respiratórias eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou por meio das mãos ou objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).


O Brasil está passando pelo período de maior circulação do vírus e a vacina demora em torno de 15 dias para efetiva proteção. Quanto mais demorar para vacinar, maior o risco do contato com o vírus antes de ter sido vacinado ou de já ter a proteção da vacina. O fato do Ceará receber milhares de pessoas de vários países em razão da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 aumenta ainda mais a necessidade de imunização contra a influenza.


A vacinação é a principal forma de proteção. A vacinação contra influenza tem contribuído na redução da mortalidade em indivíduos portadores de doenças crônicas. A vacinação é importante para todos os grupos prioritários elegíveis para a Campanha Nacional de Vacinação: crianças de seis meses a menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com doenças crônicas, gestantes, mulheres até 45 após o parto, trabalhadores de saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário