quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Lançamento da pedra fundamental para a construção do IFCE de Acopiara deve ser em janeiro de 2015


O lançamento da pedra fundamental para a construção do IFCE de Acopiara está previsto para janeiro de 2015. A notícia foi publicada ontem (09) na página do Instituto Federal do Ceará. 

O IFCE também está chegando a Itapipoca e São Gonçalo do Amarante. Com essas duas novas unidades, a instituição passa a contar com um total de 27 campi em diferentes regiões do Estado. 

Outros cinco municípios também serão beneficiados com as edificações: Maranguape, Boa Viagem, Paracuru, Horizonte e Santa Quitéria. 

Ex-prefeito de Acopiara é convocado para prestar esclarecimentos sobre convênio firmado entre a Prefeitura e a FUNASA

O convênio está relacionado a melhoria habitacional para o controle
de doença de Chagas em Acopiara.

A Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) está convocando através de Edital, publicado hoje (10) no Diário Oficial da União, o ex-prefeito de Acopiara, Antônio de Almeida Neto, que segundo a publicação se se encontra em local incerto e não sabido. 

Na condição de ex-gestor ele deve comparecer a sede do órgão na avenida Santos Dumont, 1890 Aldeota - Fortaleza/CE, para atender ao oficio 1291/2014/SECOV/SUEST-CE, datado de 12/11/2014 do Convênio TC/PAC 0676/07 - Processo 25100.044.238/2007-24 celebrado entre esta Fundação e a Prefeitura Municipal de Acopiara. 

Caso ele não compareça no prazo estabelecido de 15 (quinze) dias contados a partir da publicação deste edital, implicará na inscrição de responsabilidade no SIAFI e CADIN, com posterior envio do Processo para julgamento no Tribunal de Contas da União.

O Edital de Convocação foi assinado no último dia 08 de dezembro de 2014 e publicado pela chefe de serviços de Convênios, Maria Lucilene de Araújo.

Nessa hora os Direitos Humanos aparece

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) recebeu, através das redes sociais, um vídeo onde mostra a ação da Polícia Militar na cidade de Penedo expondo em carro aberto um marginal que tinha acabado de ser preso.

O fato aconteceu no dia 27 de novembro, após uma operação que resultou em três prisões e apreensão de duas adolescentes.

As imagens deixaram os membros da comissão revoltados pela humilhação a que o marginal foi submetido. “Independentemente de ser um criminoso, a polícia não tem direito de expor o homem como foi feito.

Ficamos chocados com a cena grotesca. A polícia acha que estamos nos tempos de Lampião e eles são as volantes”, afirmou o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Daniel Nunes.

O vídeo tem 36 segundos e mostra o comboio da Polícia Militar seguindo com o preso de alta periculosidade Leandro Júnior, de 18 anos, conhecido como "Gamimbé", em cima de uma caminhonete, sendo mostrado para a cidade.

Na gravação um morador de Penedo comenta as imagens: “Eita bandido. Pegou bandidão hein?”.

A carreata é acompanhada por sete viaturas. Diante dessa situação, a OAB Alagoas está pedindo que sejam tomadas providências pela Secretaria de Defesa Social, Comando da Polícia Militar, Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg), e o Conselho da Pessoa Humana. “Já encaminhamos oficio pedindo explicações ao Comando da Polícia Militar e vamos pedir apoio aos outros órgãos.

O comando do Batalhão da PM de Penedo, Major J. Júnior. Ele explicou que não havia vaga dentro da viatura para conduzir o detido até à delegacia, e que jamais houve intenção de "Exibí-lo publicamente". "Foram populares que filmaram. Foi apenas o trajeto do local onde ele foi preso até à delegacia. A viatura estava cheia, tinham mais quatro policiais dentro, não ia tirar meu policial de dentro da cabine para colocá-lo. Isso não foi para exibi-lo para a população, foi um procedimento normal", rebateu o Major.

Presidiário acusado de matar e enterrar mulher é encontrado morto em Quixadá


O presidiário Mayrton Alves Ferreira, de 27 anos, vulgo “Motinha”, foragido da cadeia pública de Quixadá, acusado do assassinato da estudante Maria Gleiciane  Araújo da Silva, de 20 anos, foi encontrado morto na noite desta terça-feira, 9, na zona rural deste Município do Sertão Central. O corpo dele estava numa área despovoada, na localidade de Riacho do Meio, com perfurações à bala na cabeça e nas costas e sinais de pedradas na cabeça. Conforme a Polícia, os projéteis são provavelmente de espingarda ou escopeta calibre 12.

Motinha era considerado muito violento. Além de matar estrangulada e enterrar Maria Gleiciante ao lado de uma cisterna, no início deste mês, ele já respondia por um crime de latrocínio, roubo seguido de morte, praticado no início de maio de 2011 no distrito de Tapuiará, na zona rural de Quixadá. Na ocasião ele matou o mototaxista Eduardo Holanda Costa. Mais uma vez, agindo com requintes de crueldade, utilizou uma roçadeira para cortar o pescoço da vítima. Ele estava cumprindo pena por esse crime quando consegui fugir da cadeia de Quixadá no dia 8 de agosto passado.

Nesta terça-feira, 9, equipes da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Comando Tático Rural (Cotar) passaram a realizar uma varredura no municípios de Quixadá e Banabuiú a procura de Motinha. Moradores da zona rural destes dois municípios estavam apreensivos com a possibilidade do presidiário foragido atacar alguma comunidade. Ele acabou sendo encontrado, já sem vida, por volta das 23 horas. Ao lado do corpo de Motinha foram encontradas várias garrafas pet, levando a Polícia a acreditar que ele havia se acomodado naquele local.

Bandidos disparam contra composição policial e explodem caixa eletrônico no interior do Ceará

Um bando fortemente armado atacou o posto policial militar da cidade de Ibicuitinga e explodiu um caixa eletrônico instalado num posto de combustíveis. Segundo a Polícia o ataque à cidade ocorreu por volta das 2h30, madrugada desta quarta-feira, 10. 

Os bandidos utilizara um veículo Fiat Doblô e duas motocicletas. Após o ataque equipes do Comando Tático Rural (Cotar) passaram a realizar buscas a procura dos criminosos. Não foi revelado se os assaltantes conseguiram roubar o dinheiro do caixa eletrônico.

O último ataque ao posto de combustíveis de Ibicuitinga havia ocorrido no dia 5 de maio deste ano, no período da tarde. Além do posto a agência do Correios também foi assaltada. Os roubos ocorrerem num intervalo de pouco mais de 10 minutos. No primeiro dois homens chegaram numa motocicleta e abordaram os frentistas, roubando a importância de R$ 400,00. O valor roubado dos Correios não foi revelado.

Homem reage a assalto e ladrão crava a faca em suas costas no Piauí


Um homem ainda não identificado foi vítima de uma tentativa de assalto no bairro Porto Alegre, na zona Sul de Teresina e, depois de reagir, foi esfaqueado. Com a faca cravada nas costas, ele foi encaminhado ao hospital. 

O caso aconteceu nesta terça-feira (9). Antes de ser atacada, a vítima fazia uma ligação em um telefone público. Quando recebeu voz de assalto, o homem reagiu e acabou sendo ferido com um golpe de faca. 

Socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ele foi encaminhado para um hospital da zona Sul. A Polícia não divulgou o nome da vítima.

Engenheira do FNDE, aprova terrenos para construções de creches em Acopiara


A engenheira Dra. Márcia Máximo, do FNDE, visitou hoje o município de Acopiara acompanhada do prefeito Dr. Vilmar. 

Na oportunidade ela visitou os terrenos onde serão construídas as creches do Bairro Moreira e da Vila Esperança. O objetivo é concluir o relatório para que as obras sejam iniciadas.


Segundo a representante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, os terrenos estão prontos e aptos a receberem os equipamentos. 

Em conversa com o prefeito Dr. Vilmar, a engenheira Márcia Máximo garantiu que vai agilizar o início dos trabalhos de construções das duas creches.

A bala continua comendo e mais uma pessoa é assassinada na cidade de Icó no Ceará


A série de homicídios por pistolagem em Icó, que tem causado medo e pânico aos moradores, continua.  

Nessa terça-feira(09), às 20h, o mototaxista e pedreiro, conhecido por Miguel Caboclo, sem registro policial e tido como cidadão, foi alvejado por vários disparos de arma de fogo no bairro Josefa Campos, morrendo no local.

O autor e motivo do crime são desconhecidos.

Vídeo flagra momento em que motorista atropela pedestre em Fortaleza

O motorista suspeito de atropelar Lauricelia Maria Cazumba Parente, na tarde do último sábado (6), deverá ser interrogado no 35º Distrito Policial, no bairro Curió, até amanhã. O vídeo do acidente, foi flagrado pela câmera de uma empresa de locação.

De acordo com informações do delegado Alízio Freitas da Justa, o suspeito foi até a delegacia, na segunda-feira (8), para registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) sobre uma tentativa de furto sofrida enquanto dirigia seu Ford Ecosport de cor prata na Rua São Roque, no bairro da Logoa Redonda. "O motorista narrou que enquanto trafegava naquela via uma pessoa pulou na lateral do carro e ele se apavorou e saiu do local. No entanto, ele não falou nada sobre atropelamento", explica.

Ele destacou que o vídeo do atropelamento é uma prova essencial para a resolução do caso, uma vez que a vítima do acidente e o suspeito estão contando versões diferentes do que aconteceu no último dia 6. "O vídeo é uma prova importante que nós já temos aqui", ressalta.

A filha de Lauricelia foi até a delegacia para fazer um B.O sobre o acidente de sua mãe, conforme contou o delegado. Apesar dos fatos narrados por ela, diz ele, serem diferentes do que foi dito pelo motorista, condizem com o que pode ser visto no flagrante feito pela câmera de vigilância.

Agora, Alízio da Justa vai instaurar inquérito policial para identificar o culpado do caso e, em seguida, enviá-lo para a Justiça estadual.

As imagens da câmera mostram duas mulheres caminhando pelo canto da Rua São Roque quando são surpreendidas pelo automóvel Ford Ecosport, de cor prata e em alta velocidade. Aparentemente, o motorista perde o controle do carro e acaba colidindo fortemente contra uma das pedestres, que é arremessada.

A assessoria de comunicação do Instituto Dr. José Frota (IJF) informou que Lauricelia deu entrada no hospital no sábado e foi levada para a emergência, tendo recebido alta depois. Segundo o delegado, a vítima já está em casa e não corre risco de vida.

Veja o vídeo

Padrasto confessa ter matado bebê de 11 meses asfixiado no RJ

Um bebê de apenas 11 meses foi morto sufocado com uma fralda pelo próprio padrasto. Fernando Mariano, de 29 anos, confessou o crime e disse que matou a criança porque se irritou com o choro dela, como mostrou o Bom Dia Rio. A  frieza com que Mariano prestou depoimento assustou os policiais.

A mãe, que também prestou depoimento, disse aos investigadores que precisou sair e deixou o bebê em casa com o padrasto. Quando voltou, a filha tinha desaparecido.

Depois de prestar depoimento à polícia, Fernando fugiu, mas foi encontrado nesta terça-feira (9) em Duque de Caxias e preso em flagrante. De acordo com o delegado, o motivo do crime pode ter sido ciúme.

Os policiais fizeram buscas e encontraram um bebê morto, dentro de uma sacola, em uma estação de transferência de lixo, no Caju. A mãe reconheceu uma chupeta, que era usada pela criança, mas apenas um exame de DNA vai indicar se o corpo é mesmo de Rebeca.

De acordo com a Polícia Civil, ele escondeu o corpo da criança em uma bolsa e a jogou no lixo. O padrasto da menina vai responder por homicídio qualificado e ocultação de cadáver.