quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Nessa hora os Direitos Humanos aparece

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) recebeu, através das redes sociais, um vídeo onde mostra a ação da Polícia Militar na cidade de Penedo expondo em carro aberto um marginal que tinha acabado de ser preso.

O fato aconteceu no dia 27 de novembro, após uma operação que resultou em três prisões e apreensão de duas adolescentes.

As imagens deixaram os membros da comissão revoltados pela humilhação a que o marginal foi submetido. “Independentemente de ser um criminoso, a polícia não tem direito de expor o homem como foi feito.

Ficamos chocados com a cena grotesca. A polícia acha que estamos nos tempos de Lampião e eles são as volantes”, afirmou o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Daniel Nunes.

O vídeo tem 36 segundos e mostra o comboio da Polícia Militar seguindo com o preso de alta periculosidade Leandro Júnior, de 18 anos, conhecido como "Gamimbé", em cima de uma caminhonete, sendo mostrado para a cidade.

Na gravação um morador de Penedo comenta as imagens: “Eita bandido. Pegou bandidão hein?”.

A carreata é acompanhada por sete viaturas. Diante dessa situação, a OAB Alagoas está pedindo que sejam tomadas providências pela Secretaria de Defesa Social, Comando da Polícia Militar, Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg), e o Conselho da Pessoa Humana. “Já encaminhamos oficio pedindo explicações ao Comando da Polícia Militar e vamos pedir apoio aos outros órgãos.

O comando do Batalhão da PM de Penedo, Major J. Júnior. Ele explicou que não havia vaga dentro da viatura para conduzir o detido até à delegacia, e que jamais houve intenção de "Exibí-lo publicamente". "Foram populares que filmaram. Foi apenas o trajeto do local onde ele foi preso até à delegacia. A viatura estava cheia, tinham mais quatro policiais dentro, não ia tirar meu policial de dentro da cabine para colocá-lo. Isso não foi para exibi-lo para a população, foi um procedimento normal", rebateu o Major.

Nenhum comentário:

Postar um comentário