terça-feira, 13 de outubro de 2015

Médicos ameaçam paralisar plantões em Fortaleza


Médicos que trabalham nos plantões do Hospital da Mulher e nos Frotinhas ameaçam paralisar o atendimento. De acordo com informações, o motivo está no atraso do pagamento dos salários dos profissionais, que já dura três meses.

A informação é da Cooperativa de Trabalho dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Ceará (Coomtoce). A entidade afirma que caso o pagamento não seja regularizado até o dia 26, as atividades serão paralisadas, atingindo, além do Hospital da Mulher, no Jóquei Clube, os três Frotinhas, que ficam nos bairros Parangaba, Messejana e Antônio Bezerra.

Devido ao feriado desta segunda-feira (12), não conseguimos contato com a Secretaria Municipal de Saúde ou com representantes da Coomtoce, para comentar sobre o caso.

Após 5 meses, universidades federais encerram greve a partir desta terça


Professores e funcionários técnico-administrativos das instituições federais em greve começam a voltar às aulas e aos trabalhos a partir desta terça-feira (13) em todo o país. Segundo o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), a greve durou 139 dias e afetou "cerca de 50 instituições federais de ensino", entre universidades e institutos.

Entre outras reivindicações, eles exigiam valorização salarial e melhores condições de trabalho. Durante a paralisação, sindicatos e Ministério da Educação (MEC) trocaram críticas sobre falta de diálogo e intransigência.

Renato Janine Ribeiro, então ministro da Educação, afirmou, em setembro, que "o MEC negocia desde o início da greve" com os sindicatos. "Negociamos e aceitamos o que consideramos justo e viável", afirmou ele, em seu perfil pessoal no Facebook. "Os secretários continuam recebendo [os professores e funcionários grevistas], sempre sob minha orientação e direção."

Em um comunicado divulgado neste domingo (11), o Andes afirmou que reduziu sua reivindicação de reajuste salarial de 27,3% para 19,7%, além de uma reestruturação do plano de carreira docente. O governo ofereceu reajuste de 5,5% para agosto de 2016 e 5% em janeiro de 2017.

Segundo o sindicato, apesar da decisão de encerrar a greve, os docentes e técnicos não aceitaram a proposta, e vão substituir os comandos locais de greve por comandos de mobilização, para seguir reivindicando um aumento salarial mais alto.

Bandidos invadem casa de ex-secretário de segurança


O ex-secretário de Segurança Pública do Estado do Ceará, coronel João Crisóstomo de Sousa, teve sua casa localizada na Prainha, em Aquiraz, invadida, na noite deste domingo (11). De acordo com a Polícia, três assaltantes armados com uma espingarda calibre 12 renderam oito pessoas e levaram celulares, jóias e aparelho de som.

Depois da fuga do trio, o general Sousa entrou em contato com a Polícia Militar (PM) que enviou uma composição da Força Tática de Apoio (FTA) ao local. De lá os policiais se deslocaram até a comunidade conhecida como ‘As Treze’. Em uma residência no local, a equipe encontrou dois suspeitos identificados como Luis Carlos Ribeiro da Silva e Carlos André. Eles estavam com a espingarda utilizada no assalto, bebendo e escutando música com o som roubado na casa do general.

O terceiro envolvido continua sendo procurado pela Polícia. Ninguém ficou ferido durante o assalto e as prisões. Os presos foram levados para a Delegacia Municipal de Eusébio.

Consultoria eleva para 50% probabilidade de impeachment de Dilma

A probabilidade de a presidente Dilma Rousseff sofrer um impeachment subiu para 50%, segundo a consultoria política Arko Advice. “Os acontecimentos da semana passada fortaleceram o movimento em favor do impeachment”, escreveram os analistas da consultoria em relatório enviado a clientes.

Até a semana passada, a Arko Advice atribuía uma probabilidade 45% para o impeachment da presidente. Entre as razões citadas pela consultoria para o aumento das chances de impeachment, estão a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que rejeitou por unanimidade as contas do governo de 2014, e também o julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que votou pela abertura de investigação das contas da campanha eleitoral da chapa Dilma Rousseff e Michel Temer em 2014.

“A rejeição das contas de 2014 pelo TCU expõe deputados e senadores a uma posição difícil: destruir de vez a Lei de Responsabilidade Fiscal ou rejeitar as contas de Dilma, dilema de um Congresso enfraquecido e sem liderança”, afirmaram os analistas Murillo de Aragão, Cristiano Noronha, Carlos Bellini, José Negreiros e Marcos Queiroz, que assinam o relatório da Arko Advice.

De acordo com pesquisa da consultoria na Câmara dos Deputados, 51 deputados de 100 ouvidos no levantamento consideram que o debate do impeachment é provável ou muito provável nos próximos meses. “Nossas fontes informam que existem entre 240 e 290 deputados a favor da abertura do processo”, dizem os analistas da Arko Advice. “O bastante para aprovar sua admissibilidade, mas insuficiente para autorizar a abertura do processo.”

Os analistas da consultoria ressaltam que o aumento da possibilidade de o mandato de Dilma ser interrompido não significa que o governo tenha perdido condições de resistir e recuperar alguns pontos. “No entanto, os sinais captados no Planalto e no Congresso indicam que a qualidade da resistência é ruim”, escreveram os analistas da consultoria.

“Por mais que o País tenha um compromisso com a institucionalidade e não esteja disposto a promover um impeachment ‘à paraguaia’, o risco de sua ocorrência é real. Dilma deverá conviver por algum tempo com o enfrentamento da questão.”

Cunha aconselhado a deixar análise de impeachment para quinta-feira


O entorno de Eduardo Cunha o aconselhou a deixar para quinta-feira a análise do pedido de abertura de processo de impeachment contra Dilma Rousseff.

No calendário da oposição, hoje será feito o aditamento ao pedido apresentado por Hélio Bicudo, incluindo as considerações do procurador do MP junto ao TCU Júlio Marcelo Oliveira, acusando o governo de repetir as pedaladas em 2015.

Na quarta-feira, o aditamento seria analisado pelo corpo técnico da Câmara e, na quinta, Cunha despacharia.