terça-feira, 18 de outubro de 2011

Menino de 1 ano morre atropelado acidentalmente pelo pai no RS

O funcionário de uma garagem de veículos em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, atropelou acidentalmente o próprio filho de 1 ano e 10 meses. A criança chegou a ser levada pelo pai a um hospital da cidade, onde morreu.

Conforme a delegada Elisabete Scopel, o caso ocorreu no início da tarde de segunda-feira (17) e foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) como homicídio culposo (sem intenção de matar).

“O garoto estava brincando no local, que é uma garagem de estacionamento e lavagem de veículos. O pai foi manobrar o carro de um cliente, não percebeu a presença da criança atrás e acabou atropelando-o”, contou a delegada.

“O local não é adequado para a presença de uma criança. Havia pedra brita, tráfego constante de veículos. Estamos apurando o que o menino estava fazendo ali”, disse ela. O pai ficou chocado com o atropelamento e se apresentou espontaneamente na delegacia.

Segundo Elisabete, o local do crime não foi preservado, porque após o atropelamento, as pessoas se preocuparam em socorrer a criança. O proprietário do carro, um Kia Soul, chegou à garagem logo em seguida e acabou saindo com o veículo. O caso foi encaminhado à 1ª Delegacia de Polícia Civil da cidade, que investiga o atropelamento.

Inscrição para o Enem dos presídios segue até sexta-feira

Termina na sexta-feira (21) o prazo de inscrição para os presos e internos de unidades socioeducativas que queiram participar da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano que será aplicada nesses locais. O período terminaria hoje (17), mas foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC).

As inscrições devem ser feitas pelos coordenadores pedagógicos dessas unidades até as 18h de sexta-feira, pela internet http://sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais/. As provas serão aplicadas nos dias 28 e 29 de novembro, nos estabelecimentos prisionais e nas unidades de internação. Em 2010,14 mil internos de cerca de 500 presídios se inscreveram no exame.

O coordenador também ficará responsável por acessar os resultados obtidos pelos participantes e encaminhar os processos seguintes. Com a nota em mãos, o preso pode solicitar à Secretaria de Educação do estado o certificado de conclusão do ensino médio ou participar do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) que seleciona para vagas em instituições públicas de ensino superior a partir do Enem. Mais informações no edital da prova.

Indústria francesa anuncia vacina contra dengue para 2015

O processo de elaboração de uma vacina contra a dengue entrou em sua fase final e poderá estar pronta para ser usada em 2015, o que representaria uma grande evolução para combater a segunda doença tropical mais comum no mundo. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 21, pela indústria farmacêutica francesa Sanofi-Aventis, que trabalha na criação de uma vacina contra a dengue há mais de 15 anos.

Para garantir que o processo de imunização tenha início assim que a vacina começar a ser produzida, a farmacêutica assinou um acordo com o Instituto Internacional de Vacinas (IVI), para também tornar a dengue uma doença que possa ser evitada.

Com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates, que doou US$ 6,9 bilhões, o Instituto criou a Iniciativa para a Vacina contra a Dengue, cujo objetivo é reunir informações para ajudar os governos a implementar as políticas necessárias para a prevenção da doença

IJF funciona no limite da capacidade máxima


Em 79 anos de história, os problemas no Instituto Doutor José Frota (IJF) em Fortaleza são recorrentes. Unidade superlotada, com macas espalhadas pelos corredores e atendimento precário. Para se ter uma ideia, segundo a direção do hospital, 47 pacientes estão nos corredores da unidade.

Desses, 66% são pessoas acima de 65 anos, vítimas de traumas. Dos 405 leitos, 70% são ocupados por pessoas envolvidas em algum tipo de acidente de trânsito e 52% são pacientes provenientes do Interior.

Polícia realiza nova apreensão na Cadeia Pública de Acopiara

Na manhã de ontem, 17, por volta das 10h30, a Polícia Militar foi informada que os detentos da Cadeia Pública de Acopiara se encontravam revoltados e apresentando em mãos parte da grade de ventilação de uma das celas, como também um pedaço de serra.

Os policiais se deslocaram imediatamente até o local do sinistro, e contando com a presença de reforço, adentraram ao pátio interno da Cadeia, esvaziando todas as celas e dando inicio ao processo de uma minuciosa vistoria.No ato, foram apreendidos, 02(dois) celulares, 02(dois) carregador, 04(quatro) cossôcos, todos eles acondicionados em sacos plásticos sobre um fundo falso de material plástico branco dentro do cano de escoamento d’agua dos banheiros.

Durante a revista pessoal dos detentos masculinos foi encontrado no bolso do short do detento Ronaldo da Silva Gaspar, o estilete acima citado, sendo o mesmo encaminhado a Delegacia, onde foram tomadas as devidas providencia, e logo após retornando à Cadeia. O mesmo procedimento ocorreu com os detentos Luiz Cleirton dos Santos Pontes, Daniel de Lima Silva, Cícero Alves da Silva e Nairton Lima Morais.

Todo material foi apreendido entregue na Delegacia de Polícia Civil de Acopiara para as providências cabíveis.

Bancos reabrem nesta terça-feira na maioria das cidades do país

Os bancários retornam nesta terça-feira (18) ao trabalho na maioria das cidades do país. Segundo o Comando Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), a maioria dos sindicatos de bancários aprovou na noite de segunda-feira (17) a proposta apresentada pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), bem como as específicas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

A reve começou no dia 27 de setembro e chegou a paralisar 9.254 agências e vários centros administrativos de bancos públicos e privados em todos os 26 estados e no Distrito Federal.