quinta-feira, 25 de julho de 2013

Presos fazem churrasco em cadeia no Pará e publicam fotos em redes sociais


Presos da penitenciária agrícola Silvio Hall de Moura, em Santarém, no oeste do Pará, publicaram no Facebook fotos de um churrasco realizado dentro da cadeia.

Em duas imagens diferentes, um dos detentos aparece exibindo notas de R$ 50 e R$ 100. Em outra imagem, o preso aparece com um colar feito com dinheiro. 

O superintendente do sistema penal do Pará, o tenente coronel André Luiz de Almeida e Cunha, viajou até a cidade para verificar a situação na penitenciária. 

Uma comissão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) realizou uma vistoria no presídio e encontrou uma série de irregularidades no local. 

Ainda de acordo com a comissão, as condições da penitenciária agrícola são precárias. O que não impediu alguns detentos de se divertirem com o churrasco e com posarem para fotos. 


As imagens mostram alguns detentos à vontade dentro do presídio. Eles não parecem intimidados com uma possível punição pelo fato de terem acesso, dentro da penitenciária, a dinheiro e celulares ou outro tipo de equipamento que permita fazer fotos e publicá-las em uma rede social.

Mototaxista é esfaqueado após ser assaltado em Icó

Um mototaxista foi esfaqueado após ser assaltado na madrugada desta quinta-feira, 25, em Icó, a 358 km de Fortaleza. 

De acordo com a Polícia Militar, José Bonifácio Tavares foi abordado após fazer uma corrida, no momento em que entrava no conjunto Alto Manuel Mariano. O acusado do crime, Luís Humberto da Silva, 24 anos, efetuou um golpe de faca nas costas do taxista após roubar sua moto. 

A Polícia conseguiu prender Luís Humberto, que já havia trocado de roupa e retirado a placa da moto roubada. Ele se encontra preso na delegacia do município.

Prefeito Dr. Vilmar busca soluções para resolver a problemática de água em Acopiara

Dr. Vilmar e Paulo Henrique
O prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar se reuniu há poucos instantes em Fortaleza com o presidente do Conpam ( Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente), Paulo Henrique Lustosa.


João Paulo (assessor do deputado), Paulo Henrique e Dr. Vilmar

O objetivo é reunir esforços para solucionar a problemática de água em Acopiara. "A adutora emergencial é a primeira alternativa", disse Dr. Vilmar que sonha mesmo é com a conclusão das obras da adutora do Trussu.
 
Em tempo
 
Paulo Henrique Lustosa assumiu recentemente o mandato de deputado federal e comprometeu-se em ajudar o prefeito e a população acopiarense neste momento difícil. Paulo Henrique vai participar nos próximos dias, na Terra do Lavrador, de um seminário para discutir a questão dos resíduos sólidos do município.

Morre aos 97 anos de idade, Candeeiro, ultimo cangaçeiro de Lampião

Uma lenda viva morreu nesta quarta-feira (24). O último cangaceiro do bando de Lampião, Manoel Dantas Loiola, conhecido como Candeeiro, morreu aos 97 anos no Hospital Memorial de Arcoverde, que fica localizado em Pernambuco de Buíque, a 258 km de Recife. Candeeiro estava internado desde a semana passada, por conta de um derrame.

Em 1937, Manoel trabalhava em uma fazenda de Alagoas, que foi invadida pelo grupo de Lampião. Após a invasão, Candeeiro, como ficou conhecido, acabou sendo ´forçado ´ integrar o grupo de cangaceiros para não acabar sendo morto.

Já no final da vida, Manoel atuava como comerciante aposentado na vila São Domingos, na sua cidade natal. Conhecido como "Seu Né" pelos vizinhos e clientes, ele trazia marcas de bala na perna, quando foi ferido em um combate.

Manoel, que fez parte do bando por dois anos, tinha a função de entregar as cartas escritas por Lampião exigindo quantias em dinheiro para fazendeiros e comerciantes. E, segundo ele, sempre retornava com o pedido atendido.

O sepultamento de Manoel Dantas foi às 16h desta quarta (24), no cemitério da cidade de Buíque, em Pernambuco.

Assassino mata garota de 18 anos a pedradas e diz que matou por prazer na cidade de Horizonte-CE

Um adolescente de 14 anos foi apreendido suspeito de matar uma jovem de 18 anos com cerca de 50 pedradas e facadas. O crime, que teve requintes de crueldade, ocorreu no Município de Horizonte (Região Metropolitana de Fortaleza).

Segundo informações de parentes da vítimas, Francisca Silviane Ferreira da Silva, conhecida como ´Silvinha´, era amiga do adolescente que, inclusive, frequentava a residência da vítima.

Ainda de acordo com os familiares, o jovem seria apaixonado por Silviane, que tinha um relacionamento com outro adolescente. O delegado de Horizonte, Bruno Veras, informou que o suspeito confessou o assassinato e afirmou que matou a vítima sem nenhuma motivação.

"O adolescente confessou que assassinou a garota para satisfazer seu desejo de matar, e ainda afirmou durante o depoimento, que sentiu satisfação ao praticar o homicídio".

O assassino ainda foi até a casa da tia da vítima e pediu uma faca. Ele afirmou que estava sendo seguido por dois homens e precisava da arma branca para se defender. A mulher, sem saber o que estava acontecendo, entregou a faca ao adolescente. O delegado ressaltou que o suspeito cortou os pulsos da jovem, em cima de uma tatuagem com o nome do namorado dela. "Foi uma maneira que ele encontrou de cortar o laço do relacionamento que a moça tinha com o outro rapaz", explica Veras.

O delegado encaminhou à Justiça um pedido de internação do adolescente, que se apresentou à Delegacia com o avô. Veras acredita que o rapaz tem problemas psicológicos.

Bandidos detonam caixas eletrônicos no interior do Ceara

Um grupo de assaltantes explodiram caixas eletrônicos localizados em uma agência bancária da cidade de Senador Sá, 268 km de Fortaleza, na madrugada desta quinta-feira (25). Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), os suspeitos não conseguiram abrir os aparelhos e fugiram sem levar nada.

De acordo com o CPI, o grupo entrou na agência bancária por volta de 1h30. Logo após falharem no arrombamento dos caixas eletrônicos, os suspeitos abriram fogo contra a agência. Em seguida, fugiram em dois carros pela CE-362. Um dos veículos chegou a ser incendiado para tentar atrasar a polícia. Até às 6h30 desta quinta-feira, ninguém havia sido preso.

Governo Federal pode desistir da exigência de dois anos para os estudantes de medicina ficarem no SUS


De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a comissão de especialistas que avalia o programa Mais Médicos propôs que os dois anos nos quais os estudantes de medicina teriam de trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS) – conforme prevê o programa –, sirvam como residência médica e não como parte da graduação.

O pronunciamento feito nesta quarta-feira, 24, altera a atual proposta que coloca os dois anos de residência médica como especialização, não sendo obrigatórios para a conclusão da graduação em medicina (de seis anos). Muda também o que era previsto no programa Mais Médicos, que exigia que a partir de 2015 seriam incorporados dois anos em regime de prestação de serviço em unidades públicas de saúde.

A proposta não foi aprovada pelas Entidades médicas, levando o assunto a constantes debates. “Em vez de serem dois anos adicionais de graduação, a recomendação deles [da comissão] é que fossem dois anos de residência médica”, explicou o ministro que evitou comentar qual é a posição do governo em relação à proposta dos especialistas, mas lembrou que a medida provisória que instituiu o Mais Médicos também prevê a possibilidade de o período extra de dois anos ser vinculado à residência.

A comissão de especialistas que tem o objetivo de “amadurecer” e “aperfeiçoar” a MP é coordenada pelo ex-ministro da Saúde Adib Jatene. A proposta desses especialistas, afirmou Mercadante, atenderia à expectativa de alguns estudantes de medicina, uma vez que nem todos têm acesso à residência. “Nós ofertaríamos todas as residências e eles teriam os dois anos complementares como residência”, disse Mercadante.

Tasso lidera pesquisa para Senado e Governo do Estado

Se as eleições para governador do Estado e Senador fossem hoje, nas duas disputas o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) sairia na frente em todos os cenários. É o que revela a pesquisa realizada entre os dias 13 e 16 de julho, pelo IBOPE Inteligência. Foram ouvidos 812 cearenses e os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 24.

Na pesquisa estimulada, na qual são apresentados nomes de possíveis candidatos aos entrevistados, o percentual de cearenses indecisos é significativamente menor do que na pergunta espontânea.

Em um primeiro cenário, que contempla o nome de cinco pré-candidatos, Tasso Jereissati tem 45% das intenções de voto, ante 20% de Eunício Oliveira, 6% de Mauro Filho, 4% de Leônidas Cristino e 4% de Domingos Filho. Votos brancos e nulos somam 14% e os indecisos 7%.

No segundo cenário, com apenas três candidatos, os resultados são: Tasso Jereissati 49%, Eunício Oliveira 26% e Leônidas Cristino 4%. Votos brancos e nulos totalizam 14% e os que não sabem em quem votar ou não responderam, 7%.

Já na disputa entre Tasso Jereissati, Eunício Oliveira e Mauro Filho, os percentuais de menções de voto são 50%, 25% e 6%, respectivamente. Nesse contexto, votos brancos e nulos chegam a 13% e indecisos somam 7%.
Em um quarto cenário, Tasso Jereissati atinge 51% das menções, enquanto  26% citam Eunício Oliveira e 4% Domingos Filho. Declaram intenção de votar em branco ou anular o voto, 13% dos cearenses e 6% não sabem em quem votar. 

O IBOPE também testou alguns cenários de embate direto entre alguns candidatos. Na primeira simulação, o Senador Eunício Oliveira aparece com 50% das menções e Leônidas Cristino com 10% das intenções de voto. Os que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto somam 26% e os indecisos, 15%. 

No cenário com Eunício Oliveira e Mauro Filho, o senador tem 47% das intenções de voto, enquanto o deputado aparece com 16% das menções. Aqueles que afirmam votar em branco ou anular o voto somam 23% e 13% não sabem ou preferem não responder a pergunta.

No último cenário de embate direto, Eunício Oliveira obtém 50% das intenções de voto, contra 11% do vice-governador Domingos Filho. Os que não sabem ou preferem não responder são 26% e os declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 14%.

Na pesquisa estimulada para senador, o IBOPE testou dois cenários. No primeiro, Tasso Jereissati recebe 43% das intenções de voto, ante Inácio Arruda (19%), Heitor Ferrer (18%) e José Guimarães (5%). Votos brancos e nulos somam 10% e indecisos, 6%. 

No segundo cenário, Tasso Jereissati aparece com 44% menções, Inácio Arruda com 19%, Heitor Ferrer com 18% e Luizianne Lins com 4%. Aqueles que pretendem votar em branco ou anular o voto somam 10%, enquanto 6% não sabem ou preferem não responder a pergunta.

Sobre a pesquisa

O IBOPE Inteligência entrevistou 812 eleitores, com 16 anos ou mais, entre os dias 13 e 16 de julho. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Policial de folga é baleado ao tentar evitar assalto em Fortaleza

Um policial de 26 anos foi baleado na madrugada desta quinta-feira (25) em Fortaleza quando tentava evitar um assalto. O militar está internado no Instituto Dr. José Frota (IJF) e o estado de saúde dele é considerado 'gravíssimo'. 

Heyder Fontenele de Souza, 26, é destacado no Ronda do Quarteirão de Pacajus e já atuou no RAIO. Ele guiava sua caminhonete indo para casa, quando se deparou na rua Jorge da Veiga, no Parque Santa Maria, Grande Messejana, com dois indivíduos tentando roubar a motocicleta de uma mulher. Pró-ativo, o soldado Souza, como é conhecido, tentou intervir e acabou atingido por um tiro na cabeça. Na fuga, a dupla de assaltantes deixou para trás uma moto e um revólver calibre 38. 

A polícia se mobilizou e ainda durante a madrugada aprendeu um adolescente suspeito de participar do crime. Ele foi encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) já pela manhã para prestar depoimento.

Preso homem acusado de tentar assassinar esposo da atual prefeita em Tarrafas-CE

Um homem acusado de tentar assassinar o esposo da atual prefeita da cidade de Tarrafas, Lucineide Batista de Oliveira (PSB), popularmente chamada de Lucinha, foi preso no início desta quarta-feira (24) por Policiais da Força Tática (FTA) do 10° Batalhão, de Iguatu.
Abinadal Batista de Souza, de 44 anos, foi detido na residência de seu sogro localizado no Sítio Urucuzinho, zona rural de Tarrafas, a 450 quilômetros de Fortaleza. Contra ele haviam dois mandados de prisão; um por homicídio e o segundo por tentativa.

No interior da casa, os policiais encontraram um revólver calibre 38 e várias munições escondidos dentro do guarda-roupa. Junto à Abinadal, os militares prenderam Júlio Cesar de Moura Rodrigues, 43 anos, acusado de ser o segurança particular de Abinadal. Ambos residiam no Morro da Constância, em Angra dos Reis (Rio de Janeiro).

Em 2006, Abinadal efetuou dois disparos com arma de fogo contra o marido da prefeita, conhecido como José. A vítima sofreu perfurações à bala na garganta e abdômen, entretanto, mediante a procedimento cirúrgico, José escapou com vida e sem sequelas. O crime teria sido motivado após um bate-boca entre os dois.

Prêmio de R$ 14 milhões da Mega-Sena sai para aposta do PR

Uma única aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.514 da Mega-Sena, sorteadas nesta quarta-feira (24), em Caicó (RN). O prêmio, de R$ 14.061.405,08, saiu para a cidade de Toledo, no interior do Paraná. O próximo sorteio, com prêmio estimado em R$ 14 milhões, será realizado no sábado (27).

Veja as dezenas sorteadas: 16 - 17 - 23 - 42 - 59 - 60.

Segundo a CEF, 66 apostas acertaram a Quina, e cada uma vai receber R$ 31.999,66. Outras 6.219 apostas acertaram a Quadra, e vão levar R$ 485,14 cada.

Galo é campeão da Libertadores


O Atlético-MG é campeão da Libertadores. O Atlético-MG é campeão da Libertadores. O Atlético-MG é campeão da Libertadores... Leia, releia, diga, repita, fale no espelho para ver se acredita. Acredita. Acredita sempre!

O Atlético-MG da fé, dos dribles, da raça, da torcida, dos versos de Drummond, da voz de Beth Carvalho. O Atlético-MG dos pênaltis, de uma idolatria sem tamanho, sem fronteiras, que foi à Bolívia, à Argentina, a São Paulo, ao México, ao Paraguai, e terminou no Mineirão com um final feliz, esperado, desejado.

Os campeões do gelo fervem! Derretem os corações de sua Massa apaixonada. Com tudo, absolutamente tudo a que têm direito. Nenhuma palavra vai explicar a vitória por 2 a 0 sobre o Olimpia no tempo normal, o 0 a 0 da prorrogação, os 4 a 3 nos pênaltis.

As lembranças de cada pessoa que foi ao estádio ou viu pela televisão contarão à sua maneira como a bola passava a um fiapo de cabelo dos pés de Bernard, mas não entrava. Como os chutes de Diego Tardelli e Ronaldinho teimavam em encontrar obstáculos.