segunda-feira, 15 de junho de 2015

Delegado cearense é alvejado a bala na Paraíba

O quadro de saúde do delegado cearense Leonardo Machado, baleado no último sábado (13), na cidade paraibana de Uiraúna, ainda é considerado grave, de acordo com informações do Hospital do Trauma de João Pessoa. De acordo com o diretor da unidade de saúde, Edvan Benevides, o delegado perdeu massa cefálica e sofreu uma perfuração no pulmão.

"É um paciente grave, que está entubado, passou por uma tomografia onde foram identificadas duas lesões, uma no crânio e outra no pulmão, passou por cirurgias e só depois do resultado é que poderemos saber se haverá sequelas", disse o médico.

As Polícias Civil e Militar desencadearam uma ação conjunta para prender os responsáveis pelo atentado contra a vida do delegado Leonardo Machado, que é titular da Delegacia de Sousa, mas mora em Uiraúna.

Imagens do circuito de segurança de alguns estabelecimentos comerciais no centro de Uiraúna teriam flagrado o momento em que o delegado discutiu com um comerciante da cidade, antes de ser alvejado. A discussão teria ocorrido por um motivo banal, em uma fila para pagamento no caixa de uma loja. Ao sair do estabelecimento, ele foi alvejado por tiros.

O veículo do tipo Siena de cor prata e placa do Ceará. que teria sido usado pelos acusados, foi encontrado abandonado na cidade de Orós, já no estado do Ceará.

O Crime

O delegado Leonardo Machado foi baleado nesse sábado (13) no centro da cidade de Uiraúna. Leonardo foi atingido com um tiro que perfurou o pulmão e a cabeça. O delegado foi socorrido e conduzido para o Hospital Regional de Cajazeiras e transferido para João Pessoa.

No HRC, os médicos tentaram estabilizar o quadro de Leonardo - que perdeu massa cefálica - para que ele fosse transferido para o Hospital de Trauma de João Pessoa em um helicóptero da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Motorista morre e policiais ficam feridos em acidente de ônibus


Um ônibus que transportava policiais militares tombou na tarde deste domingo, 14, na BR-020, em Campos Sales. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) o ônibus seguia em direção à Parambu. 

O motorista, que teve as pernas decepadas morreu no local, perdeu o controle após tentar desviar de outro veículo. Três policiais que fariam a troca de plantões no posto da Secretaria de Fazenda (Sefaz), ficaram feridos e foram levados para o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte.

De acordo com a Polícia Militar, o homem que dirigia o carro que vinha na direção do ônibus foi preso por dirigir alcoolizado.

Três homens são assassinados em Limoeiro do Norte


Duas chacinas foram registradas na cidade de Limoeiro do Norte, no Interior do Estado, em menos de 30 dias. O caso mais recente foi registrado no último sábado, quando três homens foram executadas a tiros em um bar do bairro Santa Luzia, no Centro do município. As vítimas foram surpreendidas por dois homens armados, que chegaram ao local efetuando disparos de pistola. 

Os três foram atingidos na altura da cabeça. Dois morreram no local e o terceiro chegou a ser levado para um hospital, mas morreu durante o atendimento. Ninguém foi preso até o fechamento desta matéria. 

Esta foi a quinta chacina ocorrida no Estado este ano. Ao todo, 19 pessoas foram mortas. As últimas vítimas foram identificadas como: Geovane Mardênio da Costa Gomes, 31, mototaxista; José Carlos Rocha de Sousa, 42, pedreiro; e Ozenildo José de Lima, 48, comerciante. O autor dos disparos fugiu numa motocicleta com a ajuda de um comparsa. A motivação do crime é desconhecida. O caso será investigado.

Chacinas - No último dia 16 de maio, quatro pessoas foram assassinadas, também em Limoeiro, na localidade de São Raimundo. Quatro homens entraram armados em um bar e efetuaram vários disparos contra as vítimas. Já no dia 13 de abril, em Sobral, seis pessoas foram mortas. No dia 3 de maio, um triplo homicídio ocorreu em Maranguape. No dia seguinte, outras três pessoas foram executadas na mesma cidade. 

Bicampeão mundial pela Seleção e pelo Peixe, Zito morre em Santos


Morreu neste domingo um dos maiores volantes da história do Santos e da seleção brasileira. Aos 82 anos, José Ely de Miranda, conhecido como Zito, faleceu na cidade de Santos, onde vivia. O velório será realizado nesta segunda-feira, das 8h às 13h, no Memorial Necrópole Ecumênico no Marapé, em Santos. Depois, o corpo segue para Roseira, no interior de São Paulo, cidade natal do ex-jogador.

O falecimento foi confirmado pela assessoria de imprensa do Peixe, que declarou luto oficial de sete dias. A causa não foi informada, mas em 2014 ele chegou a ficar 34 dias internado na Santa Casa da Misericórdia por um Acidente Vascular Cerebral (AVC), recebendo alta no mês de agosto. Por isso, recebia cuidados em casa e necessitava de enfermeiros em tempo integral.

Pelo Santos, onde atuou entre 1952 e 1967,  jogou junto de Pelé, Pepe, Coutinho & Cia., sendo bicampeão mundial em 1962 e 1963. Venceu também a Taça Libertadores nos mesmos anos, a Taça Brasil (61, 62, 63, 64 e 65), o Rio-São Paulo (59, 62 e 64) e o Paulistão (55, 56, 58, 60, 61, 62, 64, 65, 67). Ao todo, foram 727 jogos e 57 gols.

MEC divulga nesta segunda resultado do Sisu do meio do ano

O Ministério da Educação vai divulgar, nesta segunda-feira (15), o resultado da segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2015. No total, há 55.571 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior, e pelo menos 1.095.050 candidatos se inscreveram para o processo seletivo.

As inscrições terminaram na quarta (10) e o resultado será aberto para consulta pelo site oficial do Sisu.

Segundo balanço parcial divulgado pelo MEC, até a manhã do último dia de inscrições, medicina era o curso mais procurado no Sisu. Até as 10h37 da quarta, 169.847 candidatos se inscreveram nos cursos de medicina. Na sequência estão direito (116.239), administração (79.723), engenharia civil (69.536) e pedagogia (57.466).

O Sisu é um processo seletivo que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Para participar, é preciso ter feito o Enem em 2014 e obtido nota acima de zero na redação.

A segunda edição do Sisu 2015 selecionará alunos para 55.571 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior. O Ministério da Educação abriu nesta terça-feira (2) a consulta de vagas.