terça-feira, 18 de junho de 2013

Irmão mata outro a facadas no bairro Moreiras em Acopiara

 
O plantão de polícia registrou há poucos instantes, no bairro Moreira, em Acopiara, um homicídio a faca. A vítima foi Francisco de Assis Dantas, 32 anos.

Ele foi morto pelo próprio irmão identificado como João Batista Dantas. Uma discussão banal culminou com o crime. O rabecão do IML de Iguatu está sendo aguardado para fazer a remoção do corpo.

Cid decreta ponto facultativo em Fortaleza e no Interior durante jogos

Em nome da “paixão pelo esporte”, da “magnitude do evento” e do suposto “interesse público” da população, o Governo do Ceará decidiu decretar ponto facultativo em parte dos órgãos estaduais, amanhã e no próximo dia 27, quando haverá jogos da Copa das Confederações em Fortaleza. A folga vale para a Capital e todo o Interior do Estado. Na decisão publicada ontem no Diário Oficial, o Palácio da Abolição também argumenta que manter o expediente nos dias das partidas seria “contraproducente”.

A iniciativa é prevista na Lei Federal nº 12.633/2012, conhecida como Lei Geral da Copa, que dispõe sobre a Copa das Confederações e o Mundial de 2014. Em Fortaleza, a Prefeitura já havia aprovado feriado municipal nas datas dos jogos, como alternativa para reduzir o fluxo de trânsito na cidade e amenizar o impacto na mobilidade.

No caso do Estado, embora não haja jogos marcados para o Interior, a medida, segundo o Governo, também visa “garantir o conforto e o acesso da população estadual e dos visitantes em geral, além de promover a segurança e a melhor gestão na mobilidade urbana”.

Pela decisão, ficam assegurados o fornecimento de água e dos serviços das polícias Militar e Civil, e dos Bombeiros, além do atendimento médico-hospitalar e de ambulatórios especializados que atendem a pacientes com consultas previamente agendadas.

Também fica mantido o funcionamento do Sistema de Licitações da Procuradoria-Geral do Estado, o da Biblioteca Pública Menezes Pimentel, do Museu do Ceará, do Sobrado Dr. José Lourenço, do Museu Sacro São José do Ribamar, do Theatro José de Alencar e da Central de Atendimento Telefônico da Ouvidoria localizada em Canindé, além da campanha de vacinação contra a febre aftosa.

Prefeito Aderilo Alcântara manda retirar de pauta projeto que cria Regime de Previdência Social Municipal


O projeto de lei 035/2013 que cria o Instituto de Previdência Municipal, responsável pela gestão do Regime Próprio de Previdência Social dos servidores públicos de Iguatu, será retirado de pauta durante a sessão plenária da Câmara Municipal, nesta terça-feira (18). A decisão foi tomada pelo prefeito municipal, Aderilo Alcântara, e anunciada na manhã de hoje, durante uma entrevista na Rádio Liberdade de Iguatu.

De conteúdo polêmico, o projeto deu entrada na Câmara no último dia 13, e na última quinta-feira (13), foi tema de audiência pública, no entanto não houve avanços nas conversações, o que culminou com o pedido de retirada de pauta por parte do gestor municipal. "Neste momento estou mandando retirar o projeto, e em outra ocasião estarei à disposição dos servidores públicos, para que a gente possa continuar a discutir o projeto, sem o aproveitamento político, e juntos possamos ver quais são as vantagens e desvantagens de uma previdência municipal", disse.

Iguatu Notícias.

MEC divulga primeira chamada do Sisu do meio do ano

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta segunda-feira (17) a primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio de ano (veja link ao lado).

Os convocados devem fazer as matrículas entre os dias 21 e 25 de junho. A segunda chamada será divulgada no dia 1º de julho, com matrículas nos dias 5, 8 e 9 de julho.


Esta edição do Sisu atingiu a marca de 738.439 candidatos inscritos até as 18h desta sexta-feira (14), segundo balanço do MEC. O número é superior ao registrado no segundo semestre do ano passado, quando o balanço final fechou em 642.878 inscritos, de acordo com o ministério.

O número de inscrições chegou a 1.428.124. Como cada candidato pode concorrer em até duas opções de curso, o número de inscrições e de estudantes é diferente.

Nesta edição, o sistema oferece 39.724 vagas em cursos de graduação em universidades federais e institutos federais de ensino superior. De acordo com os dados, 54 instituições já aderiram ao sistema com 1.179 cursos.

Lista de espera

Entre os dias 1º a 12 de julho ocorre o prazo para que os candidatos manifestem interesse em participar da lista de espera.

Para ver o resultado Clique aqui

Imprensa internacional destaca manifestações no Brasil

As manifestações de cerca de 250 mil pessoas na segunda-feira (17) nas principais cidades brasileiras foram manchetes nesta terça (18) na imprensa internacional.

“O descontentamento no Brasil provoca o maior protesto em décadas”, estampa o jornal espanhol “El País”, que destaca o aumento do preço dos transportes como motivo.

O francês “Le Monde” fala de “uma maré de manifestantes no Brasil; cenas de caos no Rio”. Segundo o jornal, cerca de 200 mil pessoas protestaram contra o preço dos transportes e os gastos para a Copa do Mundo de 2014.

Leia mais