sábado, 26 de março de 2011

Prefeito Agenor Neto se reúne com senador Eunício Oliveira e cobra compromissos de campanha


O prefeito de Iguatu Agenor Neto (PMDB) participou ontem da reinauguração do Palácio da Abolição, que volta a ser a sede do Governo Estadual após uma reforma estrutural.

Na oportunidade o prefeito iguatuense tratou com o senador Eunicío Oliveira (PMDB) de ações importantes que visam o engrandecimento, ainda mais, do município de Iguatu, dentre elas, a implantação da Universidade Federal da Região Centro Sul, urbanização da Lagoa da Bastiana e pavimentação asfáltica beneficiando dois trechos da zona rural do município. "Esses benefícios foram assumidos em campanha por nosso senador Eunício Oliveira. Agora é hora de cobrar", lembrou Agenor.

Ainda de acordo com Agenor Neto ficou acertada para o início de abril uma audiência no gabinete do senador Eunício Oliveira para planejar o andamento destas ações.
 
Blog do Lindomar Rodrigues

Nestlé nega parceria com empresa que estaria adulterando seus produtos em Iguatu

 
 
A Nestlé enviou nota à imprensa, nesta sexta-feira (25), afirmando que está atenta ao caso de irregularidades em Iguatu.

Funcionários da distribuidora SB Alimentos estariam adulterando datas de validade dos produtos da empresa. De acordo com a multinacional, a SB não é representante ou distribuidora autorizada dos produtos Nestlé.

O caso de adulteração da validade de alimentos veio à tona na semana passada depois que um ex-funcionário da SB Distribuidora, encarregado pela distribuição dos produtos, fez a denúncia. O caso está sendo investigado pela delegacia de Polícia Civil de Iguatu.

Em tempo

Se a empresa Nestlé não tem nenhuma parceria com a SB, de onde estariam vindo esses produtos? A polícia deve investigar a procedência desses alimentos.

Iguatu Notícias

Falta argumento em Iguatu


Aprendi no caminhar da vida, principalmente em nossa modesta passagem pela vida pública, que o político quando não tem ideias, sugestões, argumentos, resta-o apenas o “grito”.
Em Iguatu, por falta de reconhecimento das urnas em pleitos municipais, alguns poucos há muito estão gritando, fazendo barulho, como se o nosso festejado povo fosse surdo.

E não é! Igualmente, o povo inteligente e sóbrio iguatuense, escuta apenas o que deseja, o que lhe conforta a alma, o que lhe faz crescer do ponto de vista plural.

Nos últimos dias o município de Iguatu foi sacudido pelo escândalo da adulteração de alimentos. Diga-se, alimentos que servem as nossas crianças; feito criminoso que causou nojo e repulsa veemente a comunidade, as autoridades, a imprensa estadual do Ceará.

Porém, parte dos homens públicos de Iguatu, preocupados apenas com política partidária, com o pleito municipal vindouro, resolveu ficar silente, mudo e surdo, face os reclames da sociedade como um todo.

Primeiramente, no singular da palavra dita, para não “se queimar” com os eleitores-povo indignados. Segundo, para não estender a repercussão negativa que se abate por “laços familiares” das partes envolvidas.

Estou em Iguatu, como profissional da advocacia, há 12 (doze) anos.

Vivo intensamente esta cidade, esta simpática gente, aonde aprendi que acreditando nos valores éticos, morais, de juízo e de responsabilidade, tudo pode acontecer. E em Iguatu as coisas acontecem de forma célere e muito fácil de ser observado.

No entanto, Iguatu se surpreende por fatos estranhos, criminosos, que surgem das cinzas, dos galpões escuros, dos malfeitores que travestidos de caça-níqueis, esquecem que água, alimentos, todos são direitos inalienáveis do ser humano. E devem ser tratados pela saúde pública como sinônimo de cidadania.

No caso da SB DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS, em que pese os seus diretores há muito ser algoz do homem público e cidadão, Agenor Neto, chegando inclusive no passado recente a agredi-lo fisicamente, a denúncia não partiu do gestor, mas sim de um “subordinado” da família Sobreira.

Inicialmente, como forma de defesa alegavam que foram traídos por funcionários, que ao roubarem suas empresas, faziam chantagem com a amostragem devida. Não deu certo. Ninguém acreditou. Agora, “eles” alegam que estes funcionários trocavam as latas de alimentos, permanecendo a adulterada, e vendendo as legítimas.

Por derradeiro, informam que são vítimas do momento e da peleja política em Iguatu. Também não convence, pois, o vídeo vale mais que mil palavras. A confissão, porém, se deu na agressão física ao motorista Bandeira, no exercício das próprias razões, pela dupla Sílvio e Júnior Sobreira; Bandeira, cioso do seu dever, apenas cumpria missão pública de bem informar a sociedade do crimes ali referidos.

Ontem, foi à vez do Marcelo Sobreira, ex-deputado estadual da urbe, que brada aos quatro ventos que seu único e verdadeiro interesse, é emporcalhar de vez a honra do prefeito Agenor Neto, na imprensa do Ceará, local e do Brasil.

Ao falar numa rádio do Iguatu, Sobreira não esclareceu, não debateu, não apresentou qualquer argumento de defesa, para satisfazer a exigência da família, que espera dele um gesto certeiro, solidário. Limitou-se a agredir, da forma mais violenta, o vereador-presidente da Câmara de Iguatu, Ednaldo Lavor. Já o fez, semana pretérita, com o nosso vice-prefeito João Alencar.

Os impropérios, os gritos, de Marcelo Sobreira, não ecoaram em Iguatu, já que todos esperavam o discurso do assunto da vez: “SB DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS LTDA”, da família Sobreira”.
Mais adiante, prometeu levar AGENOR NETO para o programa Fantástico da Rede Globo, demonstrando, assim, que as matérias veiculadas na imprensa estadual, contra Agenor Neto, têm o “DNA” de Marcelo Sobreira.

Querem antecipar o debate sucessório de 2012. Agenor Neto, ciente do seu dever institucional, garante que no momento o importante é trabalhar e fazer crescer Iguatu cada vez mais.

Somente!

Finalmente, diante da gravidade levada a efeito, contra o povo, fica o jargão popular: “OS PALADINOS DA MORAL E DOS BONS COSTUMES ESTÃO NÚS”.
Iguatu – Ce, 25 de março de 2011.

Fabrício Moreira da Costa
Advogado.

Projeto que prevê redução de pena para preso que estudar beneficiará 8,9%

Se for sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, o projeto de lei que incentiva a recuperação social dos presos que cumprem pena em regime aberto e semiaberto por meio do estudo beneficiará apenas 8,9% da população carcerária. Dos 445,7 mil presos de todo o país, só 40 mil estudam. O projeto de lei, aprovado pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (23), prevê a redução de um dia de pena para cada 12 horas de estudo em cursos de ensino regular ou profissionalizante.

Os cursos podem ser do ensino fundamental, médio, profissionalizante, superior, de formação ou de requalificação profissional. As aulas poderão ser presenciais ou a distância. Caso o apenado cometa falta grave, ele perderá um terço do benefício já concedido. Em caso de reincidência, a perda será integral.

Segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), hoje 9,5 mil detentos estão sendo alfabetizados no sistema carcerário. Além disso, 22 mil cursam o ensino fundamental; 6,4 mil, o ensino médio; e 265, o ensino superior. Também há 1,6 mil presos cursando o ensino profissionalizante.

De acordo secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, a expectativa é que a aprovação da proposta estimule a formação escolar dos presos. "O benefício é para a sociedade, pois aumenta a perspectiva do condenado quando deixa a prisão. Ele tem mais possibilidades de ser reinserido na sociedade e arranjar um trabalho digno."

O projeto muda a Lei de Execução Penal. Como já havia sido aprovado pelos senadores e agora foi alterado na Câmara, o projeto retorna ao Senado para nova deliberação. "Acredito que a matéria será votada rapidamente. Alguns estados têm iniciativas como essa e, com a lei aprovada, elas vão proliferar", disse o Pereira.

A Lei de Execuções Penais já prevê a redução da pena por tempo de trabalho. O benefício é um dia a menos de prisão a cada três dias trabalhados.

Encontro Nordestino de Primeiras-Damas

De 29 a 31 de março, acontece, em João Pessoa (PB), o Encontro Nordestino de Mulheres para o Desenvolvimento Socioeconômico e o Encontro Nordestino de Primeiras-Damas. O evento tem como objetivo reunir mulheres das mais diferentes áreas para propor uma discussão sobre a atuação da mulher nos campos social, político, econômico e jurídico do País.

A presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), Célia Costa Lima, é uma das palestrantes e conduzirá a palestra "A importância das associações das primeiras-damas no desenvolvimento social", além de ser a responsável pela mesa-redonda "Entidades de Mulheres para o Desenvolvimento Social e Econômico", que irá apresentar os princípios e orientações para a criação de outras associações de primeiras-damas.

O campo da gestão pública é marcado hoje por uma variedade de temas e abordagens, incluindo desde governança global à gestão local, passando pela reforma do Estado e pela redefinição das relações que as diversas instâncias de governo e os atores sociais mantêm na esfera pública. De caráter interdisciplinar, a gestão pública tem como desafio consolidar as contribuições das diversas áreas em prol do desenvolvimento.

Aplicação da Lei Ficha Limpa é incerta em 2012

Invalidada para a eleição de 2010, a Lei da Ficha Limpa corre o risco de ser esvaziada, como observou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski. Parlamentares federais cearenses divergem sobre o posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF), mas esperam que a ela não fique esquecida para o próximo pleito, em 2012.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), disse que ficou dividido quanto à decisão do STF. Por um lado, como presidente da CCJ, o senador entende que deve respeitar e acatar o entendimento do Supremo.

Por outro lado, Eunício Oliveira revelou que torce para que a Lei da Ficha Limpa não seja esquecida, apostando que isso não deve ocorrer, pois a Lei passou a valer quando foi publicada no Diário Oficial da União, e por isso irá valer em 2012.

Conforme Eunício Oliveira, o posicionamento do STF foi recebido com tranquilidade no Congresso Nacional que de acordo com ele, estava inquieto com as várias interpretações que a Lei ganhou.

Dengue: chega a 19 número de mortos no Estado

Mais quatro mortes por dengue foram confirmados nesta sexta-feira (25) pela Secretaria da Saúde do Estado. O número, que era de 15 óbitos, subiu para 19. Agora são 6.870 casos confirmados da doença em 149 municípios cearenses.
Destaque para Itapipoca, na Região Norte, que registrou 730 vítimas. Outras 19 mortes continuam sendo investigadas.

Com faixa, grupo protesta contra Adriano na porta de CT corintiano

Dez membros de uma torcida organizada do Corinthians se manifestaram de forma pacífica na tarde desta sexta-feira, em frente ao portão do CT Joaquim Grava. O grupo é contra a contratação de Adriano pelo Timão. 

Com uma faixa, eles demonstraram a sua insatisfação de ver o Imperador no Alvinegro: "Adriano, o Corinthians não é clínica de recuperação. Não queremos você aqui! Lugar de urubu é no lixão da Gávea", dizia a faixa, lembrando que o atacante já jogou pelo Flamengo.

Oficialmente, o Corinthians ainda não confirma a contratação de Adriano. No entanto, as partes já estão acertadas e o atacante aceitou os termos do acordo, com validade até o fim de 2012.

Atriz Cibele Dorsa morre após cair do 7º andar, diz Polícia Civil

A atriz e escritora Cibele Dorsa, de 36 anos, morreu na madrugada deste sábado (26), ao cair da janela do sétimo andar do apartamento onde morava, no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, informou a Polícia Civil.

O caso ocorreu por volta de 1h45, no Bairro Real Park. Pouco antes, a atriz postou mensagem no twitter lamentando a morte do noivo, ocorrida no início deste ano. O texto foi publicado com erros de digitação: 

“LMENTO, EU NÃO CONSEGUI SUPORTAE A MORTENOS MEUS BRAÇOS MAS, LUREI...ATE ONDE EU PUDE”.

Até por volta de 4h30, a Polícia Civil mantinha uma equipe no local onde a atriz morreu para colher evidências e informações. Até aquele horário, não estava descartado, segundo a polícia, a hipótese de suicídio.

O caso seria registrado no 34º DP (Morumbi).

Ele apresentava o programa de variedades “Brasil bites” no canal da TV paga E! Entertainment Television desde agosto de 2010.

Segundo informações das assessorias de imprensa do canal e do apresentador, Scarpa cometeu suicídio.
Na ocasião, a atriz postou a seguinte mensagem em seu perfil no Facebook, sobre a morte do noivo: “Meu noivo se suicidou essa noite, com ele morto eu me sinto morta. Prefiro ir com ele, minha força não faz mais sentido. Quero ir encontrá-lo”.

Mar de Fukushima tem iodo radioativo 1.250 vezes superior ao padrão

Um índice de iodo radioativo 1.250 vezes superior ao padrão foi encontrado no mar próximo à central nuclear de Fukushima, no nordeste do Japão, informou neste sábado a Agência de Segurança Nuclear.
Segundo a agência, os testes foram realizados pela Tokyo Electric Power (Tepco), operadora da central nuclear.
“Se alguém bebe 50 centilitros de água com esta concentração de iodo atingirá de uma só vez o limite anual que pode absorver. É um nível relativamente elevado”, explicou um porta-voz da agência. O mesmo funcionário destacou que a radioatividade registrada na costa “se diluirá com a maré, impedindo que uma concentração muito alta seja absorvida por algas e animais marinhos”.

“A concentração de iodo cai à metade a cada oito dias e quando a população efetivamente tiver acesso a estes produtos do mar, seu volume estará reduzido de maneira significativa”, afirmou o porta-voz.

O índice de iodo 131 já estava 126 vezes acima do padrão na terça-feira (22) passada no litoral próximo à central de Fukushima Daiichi. O governo japonês decretou então um reforço no controle sobre peixes e mariscos procedentes da costa atingida.

Vettel dá show na Austrália, aniquila rivais e marca a primeira pole de 2011

O campeão do ano passado mostrou, no primeiro treino classificatório de 2011, que não perdeu o apetite por poles. Após largar por dez vezes na posição de honra em 2010, Sebastian Vettel começou a nova temporada em grande forma. Com um tempo espetacular, 1m23s529, marcado na metade da superpole (Q3), o alemão da RBR assegurou a primeira posição do grid do GP da Austrália com uma folga de mais de sete décimos sobre Lewis Hamilton, da McLaren, o segundo.

O inglês, aliás, acabou com as chances de dobradinha da RBR, já que Mark Webber era o segundo até os momentos finais da sessão. Hamilton, entretanto, acertou uma bela volta e roubou o lugar do piloto australiano na primeira fila. O piloto local teve de se contentar com o terceiro posto, logo à frente de Jenson Button, companheiro de Lewis, o quarto colocado. A largada está marcada para as 3h (de Brasília) deste domingo, com transmissão ao vivo da Rede Globo. 

Confira como ficou grid de largada para o GP da Austrália de 2011:
1 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m23s529
2 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - 1m24s307
3 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - 1m24s395
4 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - 1m24s779
5 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1m24s974
6 - Vitaly Petrov (RUS/Renault-Lotus) - 1m25s247
7 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1m25s421
8 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1m25s599
9 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - 1m25s626
10 - Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - 1m27s066
 
Eliminados na segunda parte do treino classificatório:
11 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1m25s971
12 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - 1m26s103
13 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) - 1m26s108
14 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) - 1m26s739
15 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Cosworth) - 1m26s768
16 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - 1m31s407
17 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - sem tempo
 
Eliminados na primeira parte do treino classificatório:
18 - Nick Heidfeld (ALE/Renault-Lotus) - 1m27s239
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Renault) - 1m29s254
20 - Jarno Trulli (ITA/Lotus-Renault) - 1m29s342
21 - Timo Glock (ALE/MVR-Cosworth) - 1m29s858
22 - Jerome D'Ambrosio (BEL/MVR-Cosworth) - 1m30s822
 
Não se classificaram (acima dos 107% da pole - 1m31s266):
Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania-Cosworth) - 1m32s878
Narain Karthikeyan (IND/Hispania-Cosworth) - 1m34s293