segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Pesquisa diz que 5 mulheres apanham a cada 2 minutos

Pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o Sesc projeta uma chocante estatística: a cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas violentamente no Brasil. E já foi pior: há 10 anos, eram oito as mulheres espancadas no mesmo intervalo.


Realizada em 25 Estados, a pesquisa Mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado ouviu em agosto do ano passado 2.365 mulheres e 1.181 homens com mais de 15 anos. Aborda diversos temas e complementa estudo similar de 2001. Mas a parte que salta aos olhos é, novamente, a da violência doméstica. 


"Os dados mostram que a violência contra a mulher não é um problema privado, de casal. É social e exige políticas públicas", diz Gustavo Venturi, professor da Universidade de São Paulo (USP) e supervisor da pesquisa. 


Para chegar à estimativa de mais de duas mulheres agredidas por minuto, os pesquisadores partiram da amostra para fazer uma projeção nacional. Concluíram que 7,2 milhões de mulheres com mais de 15 anos já sofreram agressões - 1,3 milhão nos 12 meses que antecederam a pesquisa. 


A pequena diminuição do número de mulheres agredidas entre 2001 e 2010 pode ser atribuída, em parte, à Lei Maria da Penha. "A lei é uma expressão da crescente consciência do problema da violência contra as mulheres", afirma Venturi. 


Entre os pesquisados, 85% conhecem a lei e 80% aprovam a nova legislação. Mesmo entre os 11% que a criticam, a principal ressalva é ao fato de que a lei é insuficiente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 

Médicos de todo o país marcam greve para 7 de abril

Médicos de todas as especialidades e em todo o país prometem paralisar o atendimento eletivo a pacientes de planos de saúde no dia 7 de abril, quando se comemora o Dia Internacional da Saúde. O objetivo é convencer as operadoras a negociar reajustes nos honorários médicos e a adequar os contratos. Os serviços de urgência serão mantidos. 


A decisão foi tomada na sexta-feira em reunião na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), onde estavam presentes as principais lideranças médicas do país. Algumas especialidades, como ginecologia e anestesiologia, vêm realizando protestos isolados desde o ano passado, mas é a primeira vez que toda a categoria estará mobilizada. 


Os diretor da Associação Médica Brasileira (AMB), Florisval Meinão, diz que há uma resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinando que os contratos entre médicos e operadoras tenham uma cláusula com os critérios e a periodicidade do reajuste. Mas, segundo ele, a maioria dos contratos não cumpre essa regra. "As empresas resistem em negociar. Por isso, decidimos tomar uma atitude", afirma Meinão. Também foi definido na sexta-feira que as lideranças de cada Estado farão um balanço da situação regional para enviar propostas de reajustes para as operadoras.


O vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Aloísio Tibiriçá, explica que há outra frente de negociação que envolve a ANS e o Ministério Público do Trabalho. "Já fizemos algumas reuniões com a mediação do Ministério Público também para regulamentar a questão dos contratos de trabalho." 

A FenaSaúde, representante dos planos, informou, por meio de nota, que "suas associadas buscam constantemente aperfeiçoar o seu relacionamento com os médicos, apresentando propostas concretas nos fóruns de debates". As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. 

Programa Acopiara Urgente se prepara para voltar com força máxima em emissora de rádio de Iguatu


O programa Acopiara Urgente se prepara para voltar ao ar com força máxima. Com o mesmo formato e os mesmos comunicadores o programa será apresentado aos sábados, a partir de meio dia, em uma grande emissora de rádio de Iguatu. 

Para discutir o assunto os radialistas Pinheirinho e Lindomar Rodrigues reuniram-se na manhã de hoje com o diretor da rádio Liberdade AM, Tércio Júnior para definir detalhes sobre o assunto.

O programa deverá ser produzido e apresentado direto de Acopiara. Outras emissoras da região já demonstram interesse em retransmitir a programação. 

Outra inovação no retorno do programa Acopiara Urgente será a transmissão ao vivo pelos blogs do Lindomar Rodrigues, Acopiara Notícias, blog de Solonópole, blog da Líder FM e Rede Blogs do Cariri.

Irmãs siamesas de Santa Quitéria serão submetidas a cirurgia de separação


As irmãs siamesas Clara e Clarice, de 1 ano, nascidas em Santa Quitéria, região norte do Estado do Ceará, viajam, nesta terça-feira (22) para São Paulo com os pais, onde realizarão a cirurgia de separação no Hospital das Clínicas. As despesas serão pagas pelo Estado, após decisão judicial tomada em janeiro.
Segundo a família, eles decidiram procurar a Justiça para a rápida resolução do caso, devido a atitude de alguns profissionais durante o tempo de tratamento das crianças no Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS). Segundo a mãe das siamesas, a dona de casa Regina Fernandes, de 40 anos, os médicos não teriam passado certeza sobre o procedimento correto a ser feito nas crianças.

Municípios matam cães e gatos para não importunarem turistas


A Assembleia Legislativa (AL) está preocupada com o extermínio de animais em muncípios do interior do Ceará, na véspera do Carnaval. Depois de receber a denúncia sobre a prática, o Deputado Augustinho Moreira (PV) propôs uma Audiência Pública esta semana, para debater o assunto.
A Audiência está marcada para a próxima quarta-feira (23). O evento será realizado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido, às 14h30min, no Complexo de Comissões Técnicas. De acordo com o deputado, “A Comissão está atendendo a uma solicitação da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa). Segundo a ONG, alguns prefeitos, na vontade de atrair visitantes, mandam matar cães e gatos para não importunar os turistas”.

Dilma participa de encontro com governadores do Nordeste em Sergipe


A presidente Dilma Rousseff chegou ao 12º Fórum de Governadores do Nordeste, no município Barra dos Coqueiros, em Sergipe, ao meio-dia desta segunda-feira (21). Sanfoneiros receberam a presidente e tocaram o hino nacional.
Os ministros de Relações Institucionais, Luiz Sérgio, do Planejamento, Miriam Belchior, e das Comunicações, Helena Chagas, acompanham a presidente Dilma no evento.
Antes da chegada da presidente, governadores do Nordeste defenderam a criação de uma nova “CPMF” para financiar a saúde e a aprovação da Emenda 29, que prevê um percentual mínimo de repasses da União para a mesma área.
O governador do Ceará, Cid Gomes, defendeu a aprovação do projeto em tramitação no Congresso que cria a Contribuição Social para a Saúde (CSS), uma alíquota para movimentações financeiras. Os recursos serão destinados para a saúde.

Massa supera Webber e fecha testes em Barcelona como o mais rápido

Enquanto o promotor do GP do Bahrein anunciava oficialmente o cancelamento da abertura da temporada, Felipe Massa corria contra o tempo. Depois de marcar a quinta volta pela manhã, o brasileiro melhorou o desempenho à tarde e terminou como o mais rápido do último dia de testes da Fórmula 1, em Barcelona. O piloto da Ferrari marcou o tempo de 1m22s625 e ficou à frente de Mark Webber, do RBR, com 1m23s442.

Título brasileiro do Flamengo de 1987 é reconhecido pela CBF

Vinte e quatro anos depois, o Flamengo tem finalmente o seu título brasileiro de 1987 reconhecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nesta segunda-feira, a presidente do clube rubro-negro, Patrícia Amorim, se reuniu com o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, e após o encontro foi anunciado que o Flamengo é oficialmente hexacampeão brasileiro.
Até então, o Flamengo só era considerado pentacampeão pela entidade, que reconhecia apenas a conquista do Sport em 1987. Agora, os dois são considerados campeões e Internacional e Guarani são considerados vice-campeões daquele ano.
- Foi assim como no caso Ronaldinho. O clube trabalhou em silêncio e mais uma vez tivemos êxito. Os campeões de 1987 podem bater no peito e gritar que são campeões de 1987. Já eramos de fato e agora somos de direito - afirmou Patrícia Amorim.
A presidente do Flamengo disse que o clube vinha trabalhando pelo reconhecimento do título desde que a CBF reconheceu como campeões brasileiros os campeões da Taça Brasil, disputada entre 1959 e 1968, e o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, disputado entre 1967 e 1970. Teixeira explicou que a argumentação do time rubro-negro foi considerada bem fundamentada por dois juristas consultados pela CBF, o diretor-jurídico da entidade, Carlos Eugênio Lopes, e o jurista Álvaro Santos.
- Houve o parecer de dois juristas e o que se passou no final do ano passado, quando reconhecemos vários títulos, incluindo os casos de dois campeões no mesmo ano. Estamos passando a limpo o futebol brasileiro. Acho que foi merecido e juridicamente válido - disse Teixeira.

Oito policiais vão a júri por ação desastrosa do caso Hilux

A Justiça vai mandar a julgamento oito policiais militares, acusados de participar da ação desastrosa em setembro de 2007, em Fortaleza, quando uma caminhonete Hilux foi alvejada com vários tiros, porque a polícia teria confundido o veículo com o carro utilizado por bandidos em fuga. Entre os ocupantes do carro havia um brasileiro e três estrangeiros.

A decisão foi tomada pelo juiz Henrique Jorge Holanda Silveira. Vão a júri os acusados Luiz Ary da Silva Barbosa, Marcelo Lima Alves, Francisco Emanuel Rodrigues Felipe, Rinaldo Carmo Sousa, Francisco Edinaldo de Lima, Francisco Elnias de Sousa, Francisco Eloy da Silva Neto e Antônio Eduardo Martins Maia. Foram impronunciados os PMs Antônio Liberato Dias Neto e Marcos Antônio da Silva.Além desses oito policiais, outros dois acusados foram excluídos do processo por falta de provas.

Dia 26 de setembro de 2007, policiais faziam um cerco para capturar bandidos fugitivos que haviam acabado de roubar um caixa eletrônico da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb). Durante a perseguição, teriam confundido o veículo e atiraram várias vezes contra uma caminhonete que trafegava entre as avenidas Murilo Borges e Raul Barbosa.

O carro alvejado era ocupado por um casal que vinha do Aeroporto Pinto Martins, de onde traziam dois turistas amigos, vindos da Espanha. Estavam na Hilux o italiano Innocenzo Brancati e sua esposa, a brasileira Denise Sales Campos Brancati; e o casal de espanhóis Marcelino Luiz Campelo e Maria Del Mar Santiago Almudever, esta foi a única que não saiu ferida.

Marcelino Luiz Campelo acabou ficando definitivamente paraplégico, na ação desastrosa em que os policias dispararam 22 tiros, contra pessoas inocentes.

Alencar segue internado e com quadro de saúde estável

O ex-vice-presidente da República José Alencar permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O hospital hoje (20), por meio da assessoria de imprensa, que o quadro de saúde de Alencar ainda é considerado grave, porém permanece estável.

Alencar voltou ao hospital há 12 dias. Ele foi internado na unidade de terapia intensiva (UTI) com uma perfuração no intestino causada por um tumor no abdômen. Na terça-feira (15), ele foi transferido para um quarto.

O ex-vice-presidente tem 79 anos. Ele luta contra o câncer há mais de uma década.

Adolescente é brutalmente assassinado em Fortaleza

Um jovem de 16 anos foi brutalmente assassinado pelo próprio pai, no Conjunto Aratanha, na Barra do Ceará. O homem teria chegado em casa embriagado e maltratando a ex-mulher. O filho tentou defendê-la e acabou assassinado.

De acordo com a dona-de-casa Maria da Dores Fidelis, no sábado (19), por volta das 18 horas, o ex-marido – com quem viveu por 26 anos – chegou em casa embriagado e chamando palavões com ela. O filho do casal, Luiz Carlos Fidelis Brito Filho, 16 anos, não gostou do desrespeito e tentou defender a mãe.

Ela conta que foi estender roupas no varal, na frente da casa e os dois ficaram do lado de dentro discutindo. O homem teria dito “Eu cheguei aos 43 anos, mas você não vai chegar aos 19”. A briga foi ficando mais séria, até que o pai foi à cozinha, pegou uma faca e feriu o filho várias vezes no peito. A violência foi tamanha, que o coração de Luiz ficou exposto.

Segundo a mãe, no momento da agressão o adolescente estava sentado na cama, jantando, e nem teve condições de reagir. A vítima deixou uma namorada grávida de seis meses. O sepultamento foi na tarde deste domingo (20) e o assassino está foragido.

Com novo herói no gol, Fla bate o Botafogo nos pênaltis e vai à final

Foi mais um Flamengo x Botafogo típico, isso se o retrospecto mais recente for levado em consideração: emoção, nervosismo, gols, heróis, vilões, empate no tempo normal, pênaltis e, no fim, mais um goleiro saindo como herói. O destaque dessa vez foi rubro-negro: Felipe defendeu as cobranças de Somália e Everton e garantiu a vitória por 3 a 1 na semifinal da Taça Guanabara. A lembrança de Bruno foi inevitável. 

O goleiro, preso desde o ano passado acusado por assassinato, foi o herói na conquista dos Cariocas de 2007 e 2009, defendendo duas cobranças em cada uma das decisões - e contra o mesmo Botafogo.

Curiosamente, os pênaltis também decidiram o título no ano passado, mas a favor do Alvinegro e no tempo normal: Herrera e Loco Abreu converteram suas cobranças, e Jefferson defendeu uma de Adriano, quando a partida estava 2 a 1. O placar rendeu ao Bota o título da Taça Rio e, como já havia conquistado a Taça Guanabara, a equipe foi campeã carioca.

O Flamengo agora disputa a decisão da Taça Guanabara contra o Boavista, que eliminou o Fluminense, também nos pênaltis. A partida será disputada no próximo domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão.