segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Fórum de Umirim é assaltado na madrugada desta segunda

Mais um assalto a um Fórum de Justiça no Ceará. Na madrugada desta segunda-feira (10), bandidos roubaram o Fórum do município de Umirim, na região Norte do Ceará.

De acordo com a polícia, os homens teriam arrombado os cadeados do Fórum, usando alicates. Durante a ação, o vigilante do local foi rendido e trancado no banheiro.

A polícia ainda não sabe o que foi roubado do Fórum. A Perícia Forense de Fortaleza já foi chamada para fazer os primeiros levantamentos do crime.
Por conta do assalto, segundo a polícia, o Fórum está fechado para que a polícia possa realizar as investigações.

Outros assaltos

Este é o terceiro assalto a Fórum de Justiça do Ceará em menos de um mês. Na última quinta-feira (6), bandidos arrombaram o Fórum de Palmácia e levaram dinheiro armas e drogas apreendidas.

No dia 28 de setembro, em Chorozinho, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), cinco bandidos armados renderam o vigia do Fórum da cidade e roubaram materiais apreendidos em processos penais.

Caixa Econômica proibida de negar crédito

Clientes que deixaram de pagar empréstimos há mais de cinco anos não podem ter o crédito restringido pela Caixa Econômica Federal. Por unanimidade, a Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) determinou que qualquer informação negativa de correntistas inseridas em cadastro ou banco de dados interno antes desse prazo não pode ser usada na concessão de empréstimos e financiamentos. Caso o cliente tenha o crédito rejeitado, o banco também terá a obrigação de apresentar uma justificativa. A decisão é válida para todo o País e tem como base o Código de Defesa do Consumidor.

Lei estabelece

A legislação, de acordo com o tribunal, estabelece que os cadastros de consumidores não podem conter informações negativas de mais de cinco anos e garante acesso a esses dados pelos clientes. O Ministério Público Federal, autor da ação, alega que essa norma tem como objetivo impedir que o consumidor seja eternamente punido por fatos antigos, o que configura pena de caráter perpétuo, proibida pela Constituição Federal. O processo teve origem na 8ª Vara da Justiça Federal no Ceará, que condenou o banco em primeira instância.

A Caixa recorreu no TRF-5, onde também perdeu, mas decidiu contestar a sentença por meio de embargos de declaração. Para o TRF-5, a decisão não prejudica os riscos de negócio da Caixa, porque a instituição pode continuar a avaliar o perfil, a renda e o endividamento do cliente, desde que não sejam considerados dados de mais de cinco anos.

O banco não informou se foi notificado nem se recorrerá da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Inhamuns se destaca na produção de uva


O Município de Catarina, localizado em uma serra, na região dos Inhamuns, com clima ameno, hoje, é modelo de implantação de projetos de cultivo orgânico de hortaliças e fruteiras, com destaque para a goiaba e uva. As áreas de produção são visitadas todos os meses por técnicos e pequenos agricultores de outras cidades para conhecer a experiência de sucesso. O segredo é simples: assistência técnica, apoio ao crédito e implantação de sistemas localizados de irrigação.

O plantio experimental de meio hectare de uva da variedade Itália Moscato (melhorada) implantado no Sítio Bom Lugar, na zona rural de Catarina, na região dos Inhamuns, há um ano, deu certo e deixou o produtor rural, Ronivon Cezário Ferreira, animado. A área foi ampliada e agora é de um hectare. O projeto é dobrar a área do parreiral até o fim de 2012.

Nos últimos três anos, a paisagem dos sertões dos Inhamuns começou a mudar. É uma mudança lenta, mas significativa e já garante um futuro melhor para centenas de pequenos produtores rurais. Em vez das tradicionais culturas de sobrevivência, hortaliças e fruticulturas ocupam cada vez mais espaço em pequenas propriedades a partir de projetos irrigados. O plantio de uva é um dos destaques no cenário rural municipal. Desperta a atenção dos moradores e atrai curiosos de várias localidades que se mostram admirados com a produção e a qualidade dos frutos.

Homem é preso acusado de abusar sexualmente da filha de 12 anos

Um homem, de 36 anos, foi preso na madrugada desta segunda-feira (10), acusado de tentar estuprar a própria filha, de 12 anos, em Juazeiro do Norte.

Segundo o informações do 2º Batalhão de Polícia Militar (2ºBPM), os vizinhos teriam ouvido gritos da criança, que pedia por socorro e para que o pai não lhe fizesse mal. Neste momento, os vizinhos chamaram a polícia e conseguiram resgatar a criança.

No instante em que a polícia chegou ao local, a criança já estava sob a custódia dos vizinhos. O acusado de cometer o crime, Antônio Israel da Silva, foi preso na porta de casa e confessou o ato.

O acusado foi levado à 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil e responderá por crime de estupro de vulnerável.

Helicóptero colide com outro durante pouso no aeroporto no AM

Um helicóptero modelo Esquilo colidiu com outro, modelo BO-105, no aeroporto de Carauari, a 788 km de Manaus. O acidente ocorreu na tarde deste domingo, por volta das 17h. Duas pessoas estavam na aeronave - o piloto e um passageiro, mas não ficaram feridos.

O local serve de base para aeronaves que prestam serviços às empresas que atuam na extração de petróleo na base petrolífera de Urucu, em Coari, a 363 km da capital.

De acordo com o comandante do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Seripa VII), tenente-coronel Carlos Frederico Schonhartd, a hélice principal do helicóptero Esquilo encostou acidentalmente na hélice da cauda do BO-105, no momento do pouso.

Depois do toque, a aeronave caiu na pista. Os nomes das duas vítimas, que não ficaram feridas, não foram divulgados. O comandante Carlos informou que técnicos do Seripa VII irão viajar a Carauari nesta segunda-feira (10) para dar início às investigações.

Alunos voltam às aulas e negociação é retomada hoje

O dia hoje é de volta às aulas para os alunos da rede estadual de educação e de muita conversa para professores e membros do Governo do Estado. Enquanto os estudantes voltam às salas de aula após 63 dias de paralisação, o Sindicato dos Professores do Ceará (Apeoc) se reúne com a Secretaria de Educação (Seduc), com a Secretaria de Planejamento (Seplag) e com a Secretaria de Finanças (Sefaz).

Em pauta, a implantação do piso salarial nacional para professores com repercussão em toda a carreira dos docentes – motivo maior da greve suspensa na última sexta-feira. A expectativa da Apeoc para a reunião é que aconteça uma discussão sobre o orçamento do estado, para que fique claro o impacto da proposta dos docentes sobre as finanças do governo.

Volta às aulas
Para a volta às aulas, a partir de hoje, o sindicato Apeoc orienta os professores para que retomem o diálogo com alunos e pais de alunos, sobretudo para explicar os motivos da paralisação e avisar que a greve não chegou ao fim, mas foi suspensa para que se analise possíveis avanços na negociação com o governo.
Na última sexta-feira, logo após a suspensão da greve, o secretário-executivo de Educação, Idilvan Alencar, informou que até fevereiro de 2012, no máximo, todas as escolas terão encerrado o atual ano letivo, que está atrasado em razão da paralisação.

Também a partir de hoje, segundo a Apeoc, as escolas começam a montar seus calendários de reposição das aulas que deixaram de acontecer. Cada escola terá seu próprio calendário, já que a adesão à greve variou em cada unidade escolar.

em dia de Messi, Bottinelli dá vitória ao Fla sobre o Flu


Com quatro desfalques importantes - Ronaldinho, Willians, Airton e Felipe -, o Flamengo mostrou todo o seu poder de superação para vencer o Fluminense numa incrível virada por 3 a 2, neste domingo, no Engenhão, em jogo válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O Tricolor vencia por 2 a 1 até os 41 minutos, quando o argentino Botinelli, com duas pancadas de longa distância, virou a partida, em tarde digna do compatriota Lionel Messi. De cabeça, Sobis e Lanzini marcaram para o Flu. Thiago Neves fez o primeiro gol do Fla diante de 21.052 torcedores pagantes, 25.513 presentes e renda de R$ 637.720,00.

Com o resultado, o Flamengo sobe para 47 pontos, na quarta colocação, e deixa o Flu com 44 pontos, em sexto, fora da zona da Libertadores. Na próxima rodada, o Flamengo encara o Palmeiras, quarta-feira, no Engenhão. No dia seguinte, também no Engenhão, o Fluminense recebe o Coritiba.

Resultados do final de semana:

(Qua) Cruzeiro 3 x 3 São Paulo Arena do Jacaré

(Saba) Botafogo-RJ 2 x 2 Bahia São Januário
(Saba) América-MG 0 x 0 Atlético-MG Arena do Jacaré
(Saba) Coritiba 2 x 0 Grêmio Couto Pereira
(Dom) Flamengo 3 x 2 Fluminense Engenhão
(Dom) Santos 1 x 0 Palmeiras Vila Belmiro
(Dom) Internacional-RS 3 x 0 Vasco Beira Rio
(Dom) Avaí 3 x 0 Atlético-PR Ressacada
(Dom) Ceará 1 x 1 Figueirense Presidente Vargas-CE
(Dom) Corinthians 3 x 0 Atlético-GO Pacaembu