segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Inhamuns se destaca na produção de uva


O Município de Catarina, localizado em uma serra, na região dos Inhamuns, com clima ameno, hoje, é modelo de implantação de projetos de cultivo orgânico de hortaliças e fruteiras, com destaque para a goiaba e uva. As áreas de produção são visitadas todos os meses por técnicos e pequenos agricultores de outras cidades para conhecer a experiência de sucesso. O segredo é simples: assistência técnica, apoio ao crédito e implantação de sistemas localizados de irrigação.

O plantio experimental de meio hectare de uva da variedade Itália Moscato (melhorada) implantado no Sítio Bom Lugar, na zona rural de Catarina, na região dos Inhamuns, há um ano, deu certo e deixou o produtor rural, Ronivon Cezário Ferreira, animado. A área foi ampliada e agora é de um hectare. O projeto é dobrar a área do parreiral até o fim de 2012.

Nos últimos três anos, a paisagem dos sertões dos Inhamuns começou a mudar. É uma mudança lenta, mas significativa e já garante um futuro melhor para centenas de pequenos produtores rurais. Em vez das tradicionais culturas de sobrevivência, hortaliças e fruticulturas ocupam cada vez mais espaço em pequenas propriedades a partir de projetos irrigados. O plantio de uva é um dos destaques no cenário rural municipal. Desperta a atenção dos moradores e atrai curiosos de várias localidades que se mostram admirados com a produção e a qualidade dos frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário