sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Forte terremoto atinge o Alasca e gera alerta de tsunami

Um forte terremoto de magnitude 7,1 atingiu o estado americano do Alasca nesta sexta-feira (2), segundo o Serviço Geológico dos EUA.

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera emitiu um alerta local de tsunami (ondas gigantes com potencial destrutivo quando atingem a costa), mas sem possibilidade de se tornar um tsunami generalizado.

O tremor ocorreu à 1h55 local (7h55 de Brasília), na remota região das Ilhas Aleutas, próximo à Rússia, a uma profundidade de 35 quilômetros.

O epicentro se localizou a 172 quilômetros de Atka e a 1.659 quilômetros de Anchorage.
Ainda não havia informações sobre danos ou vítimas.

Criança desenvolve paralisia depois de tomar vacina

Criança de um ano e quatro meses de idade nascida em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, pode ter desenvolvido paralisia nas pernas após tomar a vacina de gotas contra a poliomielite. O caso foi no fim de outubro do ano passado, porém só chegou ao conhecimento do Ministério da Saúde em agosto.

Segundo a mãe da criança, a dona de casa Sidnéia Branco Teixeira, de 38 anos, o menino começou a apresentar paralisia após tomar a terceira dose da vacina Sabin, por via oral, aos seis meses de vida. Ela diz que a criança teve febre na primeira semana após a imunização e, 15 dias depois, começou a perder o movimento das pernas.

Durante consulta em março deste ano, o neuropediatra Walter Luis Magalhães constatou que o garoto tinha perdido a força e os reflexos nos membros inferiores. O diagnóstico foi de paralisia flácida aguda, condição que pode ser provocada por uma série de doenças e, em casos raros, pela vacina da pólio, segundo o médico.

Apesar de diagnósticos desse tipo de paralisia serem de notificação compulsória e imediata ao Ministério da Saúde, o caso só chegou a Brasília quatro meses depois.

A pasta diz que a falha foi da Prefeitura de Pouso Alegre. Mas, o município afirma ter informado o caso à Gerência Regional de Saúde (GRS) local, ligada ao Estado. A portaria que estabelece a obrigatoriedade de notificação declara que tanto a GRS quanto a Prefeitura são responsáveis por avisar o ministério.

O Ministério afirmou que o período transcorrido desde que o menino foi imunizado é longo demais para que exames laboratoriais confirmem se foi a vacina que causou a paralisia. (da Folhapress)

Preso obrigava sua enteada a fazer sexo para assistir

Policiais da 135ª DP (Itaocara), responsável pelo município do norte do Rio de Janeiro, prenderam na noite de quarta-feira um suspeito de forçar a enteada de 14 anos a ter relações sexuais com diversos meninos. Ela está grávida de cinco meses e não tem como identificar quem é o pai devido ao alto número de relações que teve.

Segundo a polícia, o homem era investigado pela delegacia com apoio do Conselho Tutelar e Ministério Público, com base em denúncias de que ele abusava dela há cerca de dois anos. As investigações mostraram que o homem abordava meninos menores de 18 anos e os levava para sua casa. No local, o adulto obrigava as vítimas a manterem relações sexuais com a menina para que ele pudesse assistir. Ainda segundo os policiais, cerca de 20 garotos foram identificados.

Ceará será o primeiro a receber doses de vacina contra raiva em caráter emergencial

O Ceará é o primeiro da lista do Ministério da Saúde para receber parte das 10 milhões de doses para vacinar cães e gatos contra raiva. O produto foi importado, numa compra emergencial feita para não atrasar a imunização dos animais nos estados com risco de registro da doença.

 
De acordo com o ministério, a pasta requisitou novos testes da vacina produzida pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), responsável por fornecer 32 milhões de doses. As análises foram solicitadas para evitar mortes e reações adversas nos animais como em 2010, quando foram notificados 637 casos. Do total, 41,6% foram mortes ou alergias graves, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na época, a vacina era fabricada pelo laboratório Bio-Vet, proibida de ser usada na campanha deste ano.

Prioridades
O ministério definiu estados com preferência para receber a vacina importada. Os primeiros foram o Ceará e o Maranhão, que registraram casos de raiva humana no ano passado e em 2011, respectivamente.
Os demais são Pernambuco, o Pará, o Piauí, o Rio Grande do Norte, a Paraíba, a Bahia, Alagoas, Sergipe e Mato Grosso do Sul, por terem notificado casos de raiva canina nos últimos três anos.

Raiva

A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado, principalmente cães, gatos, saguis e morcegos. A taxa de letalidade entre humanos é próxima de 100%.

Traficantes são flagrados com mil pedras de crack em Pacajus


Mais de mil pedras de crack, totalizando cerca de 400 gramas, avaliadas em R$ 11 mil, foram apreendidas, na tarde de ontem, em uma operação da Delegacia de Narcóticos (Denarc), da Polícia Civil cearense, no Município de Pacajus (a 49Km da Capital), na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Além da droga, dois casais foram presos acusados de comandar pontos de vendas de entorpecentes naquela região.

Os policias receberam a informação de que no bairro Croatá, em Pacajus, estava ocorrendo um intenso tráfico de drogas. Conforme a denúncia feita à Especializada, dois casais, oriundos do Montese, em Fortaleza, seriam os responsáveis pela comercialização de crack, cocaína e maconha no local.

Depois de uma semana de investigações, na tarde de ontem, os inspetores conseguiram localizar a casa, situada na Rua Francisco Almeida Lino, onde a droga estava escondida.

Na ocasião, foram detidos Ana Cláudia Soares, 36; Marcos Araújo de Aguiar, 27; Sulamita de Souza Silva, 21; e Romério Alves da Silva, 21.

Pacotes

Com as duas mulheres foram encontradas pequenas quantidades da droga, mas enterrados nos fundos da residência, os policiais localizaram pacotes contendo cerca de 100 pedras de crack cada e mais seis pedras médias, além de duas balanças de precisão. Os quatro foram levados para a Denarc e autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico pela delegada Camila Carvalho Mesquita Lobo.

Segundo a delegada, as investigações continuaram com o objetivo de descobrir se existem outras pessoas envolvidas na venda de drogas na região.

Bandidos explodem caixa eletrônico em Ibicuitinga

Mais um caixa eletrônico é arrombado na madrugada desta sexta-feira (02), no interior do Ceará. Dessa vez, o fato ocorreu no banco Bradesco do município de Ibicuitinga, na região do Jaguaribe.

Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), aproximadamente dez bandidos explodiram o caixa eletrônico da agência. Eles teriam utilizado dinamite para realizar a ação.

Ainda não há pistas sobre os acusados, mas a polícia já realiza procedimentos de busca na cidade.