terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Adolescente de 16 anos mata namorada de 15 por ciúmes no Ceará

Um adolescente de 16 anos admitiu ter matado a namorada, de 15 anos, estrangulada e esfaqueada, no município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O adolescente se apresentou à Delegacia Metropolitana da cidade e apontou a localização do corpo da moça, que estava desaparecida desde a última quinta-feira (15) e era procurada pelos familiares. 

Policiais civis e militares se deslocaram para o local, um matagal próximo a CE-065, no bairro Parque Iracema, e encontraram o corpo com sinais de violência e já em estado de decomposição, dentro de um saco plástico, segundo informações do comandante da Área Integrada de Segurança (AIS) 8, tenente-coronel Océlio Alves. 

Em depoimento, o jovem afirmou que cometeu o crime por ciúmes, por suspeita de traição e porque a namorada queria encerrar o relacionamento. E acrescentou que não praticou o crime sozinho. Outro adolescente, que fugiu do Centro Educacional Patativa do Assaré, em Fortaleza, seria o comparsa.

Felipe Massa desiste da aposentadoria e retorna à Fórmula 1

O brasileiro Felipe Massa está negociando seu retorno para a Fórmula 1. O brasileiro acertou seu retorno à categoria nesta terça-feira (20) e será novamente piloto da Williams, equipe britânica que defendeu até novembro deste ano, quando saiu na condição de aposentado. 

O valor que Massa irá receber pela temporada será de R$ 21 milhões. Segundo a emissora, ele chega para ocupar o lugar do finlandês Valtteri Bottas, que deve deixar a Williams e é o mais cotado a ser o companheiro de Lewis Hamilton na Mercedes em 2017. Caso Bottas não substituia Rosberg, o contrato de 
Massa será automaticamente cancelado, já que essa seria uma das cláusulas exigidas por Felipe em seu novo acordo. 

Massa estava viajando com a família em férias, mas o período sabático da F1 foi curtíssimo. O anúncio deve ser feito assim que a Mercedes confirmar Bottas.

Chuvas de pré-estação devem continuar até amanhã em todo o Ceará

Até amanhã deve continuar chovendo em todas as regiões do Ceará. A previsão é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Dados do órgão indicam que, ontem, choveu em 100 municípios do Estado. O maior volume foi registrado em Milhã (80 milímetros), no Sertão Central. 

Conforme a Funceme, a nebulosidade no Estado, que começou ainda na semana passada, está associada ao sistema de baixa pressão atmosférica conhecido como Cavado de Altos Níveis, típico da pré-estação chuvosa. 

Os outros nove maiores volumes de chuva registrados ontem foram em Ipueiras (76,3 mm), Jaguaribara (71 mm), Icó (65 mm), Pires Ferreira (57 mm), Solonópole (48 mm), Senador Pompeu (47 mm), Ipu (46 mm), Alto Santo (44 mm) e Nova Russas (42.5 mm). 

Depois do Sertão Central, a macrorregião de Ibiapaba foi a que registrou a maior precipitação, com média de 19,4 milímetros e máxima de 76,3 milímetros. Os dados foram computados na tarde de ontem. Em Fortaleza, o posto Pici foi o único com soma de chuvas, com apenas 1 milímetro.

TSE nega registro de candidato a prefeito mais votado de Tianguá

O candidato a prefeito mais votado nas eleições deste ano na cidade de Tianguá, no Ceará, não poderá assumir o cargo. Luiz Menezes de Lima teve seu registro negado pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta segunda-feira (19). Ele foi condenado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder nas eleições de 2008. Com a decisão, a cidade deve ter novas eleições. 

Conforme a Lei da Ficha Limpa, o candidato ficou inelegível por oito anos e, deste modo, não poderia ser candidato em 2016. A tese vencedora foi da divergência aberta pelo ministro Luiz Fux, que foi acompanhado pela ministra Rosa Weber e pelos ministros Henrique Neves e Herman Benjamin. 

Na sessão desta segunda, o ministro Henrique Neves fez referência ao voto do ministro Fux e acrescentou que a inelegibilidade deve ser aplicada tanto para quem concorreu às eleições quanto para quem, mesmo sem ser candidato, participou do abuso. Segundo o ministro, isso evita que o ocupante do cargo de prefeito que não concorre a novo mandato possa abusar do poder em benefício dos candidatos de sua preferência. 

Deste modo, os candidatos seriam considerados inelegíveis e quem cometeu o ato não responderia por ele. A decisão do Plenário responsabiliza também o autor das irregularidades, como foi o caso de Luiz Menezes. 

Nova eleição 

Devido ao indeferimento da candidatura, os moradores de Tianguá deverão retornar às urnas para uma nova eleição. De acordo com o Código Eleitoral, se os votos nulos ultrapassarem os 50% do número total de votos, a Justiça Eleitoral tem de 20 a 40 dias para marcar a data de um novo pleito, a chamada eleição suplementar.

Homens entre 12 e 13 anos serão vacinados contra HPV

Pela primeira vez, a vacina de proteção ao vírus do papiloma humano (HPV) será disponibilizada para o público masculino de 12 e 13 anos. No Ceará, pouco mais de 182 mil meninos poderão se proteger do vírus. O Brasil será o 1º país da América do Sul e o 7º do mundo a oferecer esse tipo de imunização para os homens. Além desta, a rede de saúde viabilizará a imunização para meningocócica C (meningite). As doses estarão disponíveis em todas as salas de vacinação, dos 184 municípios do Estado, a partir de janeiro. 

Segundo a coordenadora de imunizações da Secretária de Saúde do Estado (Sesa), Ana Vilma Leite, juntamente com as secretarias de Educação dos municípios e com a sociedade cientifica será utilizada a mesma estratégia aplicada em 2014 com as meninas. Inicialmente, será disponibilizada a vacina para os meninos de 12 e 13 anos em 2017; no ano seguinte, para os de 11 e 12 anos; e, em 2019, para os de 9 e 10 anos. 

"Desta forma, quando chegarmos em 2020, a vacina ficará disponível para meninos e meninas de 9 a 13 anos", afirma Ana Vilma Leite. O objetivo principal da vacinação masculina é a prevenção de verrugas genitais e de câncer de pênis.