segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Pele de menina britânica se desprende 14 vezes ao dia


Annabelle Whitehouse, uma menina de 5 anos de idade, é portadora de uma doença genética rara que faz sua pele desprender 14 vezes ao dia. Por causa da anomalia, ela é obrigada a usar bandagens permanentemente. A garota, que vive no oeste da Inglaterra, foi diagnosticada com ictiose lamelar, uma dermatose (moléstia da pele) caracterizada pela formação de massas epidérmicas semelhantes a escamas de peixes.
A doença é crônica. Geralmente, a criança nasce como se estivesse envolta em uma membrana constritiva transparente que cobre todo corpo, chamada membrana colódia. Annabelle tem de se tratar com cremes especiais, aplicados em seu rosto e mãos – mais expostos ao ambiente – a cada 30 minutos. Ela também usa bandagens, que são trocadas quatro vezes ao dia, informa o site do jornal britânico “Daily Mail”.Annabelle passou por orientação psicológica e, segundo seus pais, tem levado uma vida relativamente normal – o que inclui aulas de balé.

Chega a 12 o número de casos confirmados de dengue tipo 4 em RR


A Secretaria Estadual de Saúde de Roraima divulgou a confirmação de 12 casos de dengue tipo 4 no estado. Amostras de 70 casos suspeitos da doença foram analisadas pelo Instituto Evandro Chagas (IEC), de Belém, na semana passada. Em agosto, ainda segundo a Secretaria, havia três casos confirmados no estado.
Do total de casos confirmados, 10 foram registrados em Boa Vista e dois na cidade de Cantá (RR). Os casos de Boa Vista ocorreram nos bairros 13 de Setembro, Senador Hélio Campos, Dr. Silvio Leite e Jóquei Clube. Todas as vítimas já passaram por atendimento médico e passam bem. O DEN-4 foi identificado pela primeira vez no Brasil há 28 anos.
Até esta segunda-feira (27), foram confirmados 6.383 casos de dengue em Roraima. São 6.125 casos clássicos (incluindo os 12 do tipo 4), 181 com complicações e 77 com febre hemorrágica. Duas pessoas morreram, por casos de dengue tipo 1 e tipo 2. No ano passado, de janeiro a setembro, foram confirmados 2.878 casos de dengue. Durante todo o ano de 2009, duas pessoas morreram.
Combate à dengue
Em Boa Vista, segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Roraima, 140 agentes de endemias visitam as casas dos bairros em que houve casos confirmados, a fim de eliminar os criadouros e alertar aos moradores quanto ao risco de proliferação da doença.

Busca com Google Earth leva a descoberta de cratera de meteoro

Local permaneceu intacto por milhares de anos após o impacto Uma busca realizada com a ferramenta Google Earth levou à descoberta, em um deserto na África, de uma cratera causada por um meteorito, no que está sendo considerado como um dos mais bem preservados locais do gênero já encontrados.

A cratera de Kamil, localizada entre a Líbia, o Egito e o Sudão, tem 45 metros de diâmetro e 16 metros de profundidade. 

Ela tinha sido localizada em 2008 pelo mineralogista italiano Vincenzo De Michele, enquanto realizava uma busca por formas naturais usando o Google Earth.

Após a descoberta, De Michele contatou o físico Mario Di Martino, do observatório do Instituto Nacional de Astrofísica, em Turim, que comandou uma expedição ao local em fevereiro deste ano. 



Segundo pesquisadores, o buraco foi formado pelo choque de um meteorito ocorrido há não mais de dez mil anos. O corpo celeste, composto de ferro, teria dez toneladas e 1,3 metro de diâmetro, tendo atingido a Terra a uma velocidade superior a 12 mil km/h.

Bola de fogo

Os estudiosos afirmam que o impacto do meteorito causou uma bola de fogo e uma coluna de fumaça visíveis a mil quilômetros de distância. Os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir que a cratera passou tando tempo sem ser notada por humanos.

"A cratera (...) potencialmente tem menos de alguns milhares de anos. O impacto pode até ter sido observado por humanos, e pesquisas arqueológicas em antigos assentamentos próximos (ao local) podem ajudar a determinar a data", disse Luigi Folco, do Museu Nacional da Antártida, em Siena (Itália), em entrevista ao site da Agência Espacial Europeia.


Morre no Rio humorista da Escolinha do Professor Raimundo, diz hospital


Morreu nesta segunda-feira (27) o humorista Juvemário de Oliveira Tupinambá, conhecido por representar o personagem Bertoldo Brecha no programa Escolinha do Professor Raimundo, da TV Globo. A informação é do Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, onde ele estava internado desde 8 de agosto.

De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, o ator morreu pela manhã, em decorrência de um choque cardiogênico. Ele sofria de insuficiência cardíaca e diabetes.

Entre os bordões imortalizados pelo humorista estão o "Veeeenha!" e o "Camarão é a mãe". 

Mais de 200 mil brasileiros votam no exterior nas eleições

No dia 3 de outubro, mais de 200 mil eleitores brasileiros residentes no exterior devem votar para escolher o novo presidente da República.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dos 135.804.433 eleitores aptos a votar nestas eleições, 200.392 residem no exterior e requereram transferência do domicílio para os países em que vivem atualmente.

Há eleitores brasileiros domiciliados nos cinco continentes, mas os três maiores eleitorados dos 154 municípios no exterior são Nova York (EUA) com 21.076; Lisboa (Portugal) com 12.360; e Boston (EUA) com 12.330 eleitores.

Os Estados Unidos têm o maior número de eleitores no exterior --são mais de 66 mil eleitores residentes em dez cidades do país.

As missões diplomáticas ou as repartições consulares serão responsáveis por informar aos eleitores hora e local de votação. As seções serão organizadas para funcionar nas sedes das embaixadas, nas próprias repartições consulares ou em locais em que funcionem serviços do governo brasileiro.

O eleitor regularmente inscrito no exterior que não puder comparecer à sua seção eleitoral no dia do pleito deverá, também, justificar sua ausência, "mediante requerimento dirigido ao juiz eleitoral da Zona Eleitoral do exterior, a ser entregue à repartição consular ou missão diplomática", como determina a resolução 23.207.

Se não votar e deixar de justificar sua ausência, além das demais penalidades previstas para quem não vota no território nacional, o eleitor residente fora do país ficará sujeito, ainda, à proibição de requerer qualquer documento perante a repartição diplomática a que estiver subordinado, enquanto não se justificar.

Velhinha de "Titanic" morre aos 100 anos

A atriz Gloria Stuart, que interpretou o papel de Rose quando idosa no filme "Titanic" (1997), morreu na noite de domingo (26) aos 100 anos em sua casa, segundo informou sua família ao "Los Angeles Times".


Stuart, que ficou famosa nos anos 1930 e teve papeis importantes no cinema, foi indicada ao Oscar pelo papel de sobrevivente da tragédia marítima. Na época com 87 anos, ele é a atriz mais velha indicada ao prêmio.

Ela tinha sido diagnosticada com câncer no pulmão há cerca de cinco anos.

Criança é internada com suspeita de coma alcoólico no interior de SP

Uma criança de dois anos deu entrada na tarde de domingo (26) na Santa Casa de Sertãozinho, no interior de São Paulo, com suspeita de coma alcoólico, segundo informações do hospital. Os pais do garoto já foram detidos. O menino, morador do bairro Vila Garcia, foi levado ao hospital por uma prima, que alegou que o bebê teria sido atropelado. Após uma tomografia, a hipótese de atropelamento foi descartada.

De acordo com o hospital, a criança chegou inconsciente e apresentava um alto teor de álcool no hálito. Após medicação, o menino acordou e foi transferido da unidade de emergência para a ala de pediatria da Santa Casa. Não há previsão de alta.

Segundo o delegado Plaucio Fernandes, os pais do menino, que negam ter dado bebida ao filho, foram detidos em flagrante e serão ouvidos ainda nesta segunda-feira (27). Uma amostra de sangue foi recolhida e encaminhada para o Instituto Médico Legal de Ribeirão Preto, para confirmar a alta dosagem alcoólica no garoto.

O policial diz que testemunhas já foram ouvidas e foi concluído que os pais permitiam essa situação. Na casa dos suspeitos, foi encontrada uma garrafa de pinga ainda com cheiro de álcool, que apontou que o consumo era recente.

- Eles sabiam que isso iria acontecer e permitiram. Vizinhos disseram que viram os outros quatro filhos do casal bebendo em outras ocasiões.

O casal vai responder pelo crime descrito em um artigo do Estatuto da Criança e Adolescente, sobre a entrega para um menor de substância que causa dependência física ou psíquica. Os outros quatro filhos foram recolhidas pelo Conselho Tutelar e foram entregues a uma avô.

Histórias de pessoas que ludibriaram a morte:Recém-nascido é enterrado vivo

Um bebê recém-nascido sobreviveu após ter sido enterrado vivo em um terreno baldio, na cidade de Laranjeiras do Sul (foto), no Paraná, em outubro de 2006. O menino, com 2,8 kg e 46 cm, tinha sido parcialmente enterrado aproximadamente 24 horas antes, mas os vizinhos ouviram o choro e avisaram a polícia. A criança estava apenas com a cabeça para fora do buraco, com restos de placenta e rodeada de moscas.

A mãe da criança, que mora em um bairro pobre da cidade, foi presa em seguida, localizada com a ajuda de vizinhos que informaram que ela não apresentava mais a barriga de grávida. De acordo com a polícia, ela dizia coisas sem nexo e aparentava estar muito abalada.

Clique aqui e veja as histórias incríveis

Polícia apreende drogas psicotrópicas no interior da Cadeia Pública de Iguatu

Na noite deste domingo, 26, por volta das 11h na Cadeia Pública desta cidade de Iguatu, policiais militares apreenderam um pacote contendo 50(cinqüenta) comprimidos psicoativos (ARTANES), e a quantidade aproximada de 100(cem) gramas de maconha.

A Polícia Militar, representada pela guarnição daquela unidade prisional, apreendeu as substancias psicotrópicas acima descritas, as quais estavam em um embrulho, que havia sido arremessado de fora para dentro da cadeia. A mercadoria foi entregue ao Agente Prisional Wilson, que tomará as medidas cabíveis ao fato.

Bancários ameaçam entrar em greve nesta quarta-feira

Bancários de todo o país ameaçam entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir desta quarta-feira (29), se a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) não atender a reivindicação da categoria, que quer reajuste salarial de 11%. Os representantes dos banqueiros consideraram o pedido "exageradamente alto".

A determinação dos bancários pela paralisação ficou mais forte depois que a Fenaban ofereceu na semana passada correção de 4,29%, equivalente à inflação dos últimos 12 meses, em reunião com o Comando Nacional dos Bancários, em São Paulo.

Os representantes dos banqueiros informaram ainda que a PLR (Participação nos Lucros e Resultados) também será corrigida só pela inflação passada, que servirá de parâmetro para os reajustes das demais verbas. Quanto à valorização do piso salarial, não apresentaram proposta.

Fiado dá lugar ao cartão de crédito em mercadinhos do Nordeste

O velho hábito de comprar fiado está sendo substituído na periferia das capitais nordestinas pelo uso do cartão de crédito. Instituições financeiras da região criaram cartões "private label" (de marca própria) que estão sendo usados em pequenos mercados e em mercearias da região.

O público-alvo são pessoas de baixa renda, sem conta em banco ou sem cartões de grandes bandeiras. O Banco Gerador, o único privado com atuação nacional sediado no Nordeste, lançou em junho o cartão Banorte. A emissão é gratuita e não há cobrança de anuidade.

Desde julho, ele é testado em três mercados da região metropolitana de Recife, onde dois terços dos clientes não tinham cartões de grandes bandeiras. "Nossa meta é atingir 4.000 mercados e mercearias em três anos", afirma Pedro Dalla, presidente do Banco Gerador.

A estratégia é levar o cartão Banorte a comércios de loja única, que não integram redes, localizados no interior dos Estados ou na periferia das capitais e com faturamento anual entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões.

"As empresas precisam de capital para repor seus estoques e aproveitar o forte crescimento econômico do Nordeste. Quando o lojista vende fiado, fica sufocado. Com o cartão, ele pode antecipar o recebimento", observa Dalla.

PM encontra 18 pedras de crack dentro de sorvete na Cadeia Pública do Cedro

No último sábado 25, por volta das 17h00min, o destacamento policial foi solicitado pelo agente prisional JONATAN, a comparecer ao presídio.

Ao chegarem no presídio os policiais se certifiaram do ocorrido, onde o agente prisional Jonatan, informou que foi entregue por FRANCISCO ALDEIR SILVA DE OLIVEIRA,( Ereré), 19 anos,  um copo de sorvete, endereçado ao detento Jujú, que responde por homicídio, ao realizar a revista no copo, foi percebido que dentro do referido havia 18 pedras de CRACK. O policiamento saiu em diligências no intuito de localizar e prender o infrator. Adianto-vos que a droga será encaminhada através de ofício a autoridade responsável pelo presídio

Igrejas alertam Eleitores: NÃO VOTEM NO PT

Pela primeira vez na história política recente do Brasil, as Igrejas Católica e Evangélicas estão unidas e mobilizadas orientando milhões de brasileiros na mesma direção para o voto certo em 3 de outubro próximo, quando serão eleitos o novo presidente da República, senadores, deputados e governadores de Estados.

Como não podem fazer política partidária, não estão dizendo em quem os eleitores devem votar, mas cumprindo o dever de dizer em quem não devem votar.

De acordo com o presidente da CNBB, dom Geraldo Rocha, "os católicos não devem votar em candidato que defende posições opostas às defendidas pela Igreja".Durante missas e cultos dos últimos dias pelo Brasil afora, o tom de bispos, padres e pastores tem sido o mesmo dos mandamentos da CNBB para as próximas eleições: o poder político emana do povo e votar é um exercício importante de cidadania; o bom governante governa para todos e não apenas para uma facção ou partido; a religião pertence à identidade de um povo e só merecem voto os candidatos que respeitem a liberdade de consciência e as convicções religiosas dos cidadãos; a família é um patrimônio da humanidade e a sociedade que descuida da família destrói as próprias bases; os cristãos não devem votar em candidatos de partido que não respeita princípios e valores humanos e cristãos.
Estas recomendações têm um endereço certo: PT, o partido do presidente Lula e de sua candidata Dilma Rousseff. Principal inimigo à vista que está unindo as forças das Igrejas Católica e Evangélicas contra o PT é o famigerado PNDH-Programa Nacional de Direitos Humanos, enviado pelo presidente Lula ao Congresso para ser aprovado na próxima legislatura. Lula não executou esse programa em seu Governo porque não tinha maioria no Senado para aprovação das leis.

Por isso, está tão empenhado em eleger Dilma Presidente e mais de 50 senadores nos Estados. Quando ele diz aos eleitores para votarem senadores do PT e aliados para ajudar Dilma a governar, está mentindo. Em verdade, ele quer que Dilma tenha maioria no Senado para aprovar leis que vão significar a implantação do totalitarismo no Brasil, pensando, evidentemente, na possível volta dele em 2014 quando teria, então, todos os instrumentos legais para permanecer eternamente no poder como Hugo Chávez na Venezuela ou Fidel Castro em Cuba.Desse polêmico Programa Nacional de Direitos Humanos, chamado ironicamente de Direitos Desumanos, lançado e defendido por Lula e já aprovado pelo Congresso do PT, constam: legalização do aborto, reconhecimento da união civil entre pessoas do mesmo sexo, garantia do direito de adoção por casais homoafe-tivos, proibição do Crucifixo e outros símbolos religiosos em estabelecimentos públicos, deses-tabilização do direito à propriedade privada, lei da mordaça, legalização da eutanásia e regulamentação profissional da prostituição.

Em resumo, é um programa que repete a Constituição venezuelana de Hugo Chávez e coloca o Brasil no caminho da ditadura.Para as Igrejas Católica e Evangélicas, essas propostas significam a oficialização da iniqui-dade no Brasil. Por isso, bispos, padres e pastores estão alertando os fiéis em todo o País: O PT já fechou questão em defesa dessas mudanças e até já puniu rigorosamente dois dos seus deputados, inclusive com expulsão, Luiz Bassuma(BA) e Henri-que Afonso(AC), porque se manifestaram contra a legalização do aborto.

Portanto, com maioria no Senado, o futuro Governo do PT, se Dilma Rousseff for realmente eleita, poderá aprovar e executar todas essas intolerâncias do autoritarismo e agressões aos princípios humanos e cristãos. Em algumas congregações, como na Igreja Batista do Paraná, a orientação tem sido bastante clara aos fieis: os petistas têm todo o direito de defender suas idéias, mas os cristãos têm o dever de não votar neles, não votem no PT.

Cid cai seis pontos, mas ainda tem folga para vencer no 1º turno

Pela primeira vez em quatro rodadas de pesquisa, Cid interrompeu trajetória de crescimento e perdeu intenções de voto, enquanto Lúcio Alcântara parou de cair e ganhou adeptos. Movimentos ocorrem no momento mais conturbado da campanha de Cid Gomes. Mas ele ainda aparece em vantagem para vencer no 1º turno

Com uma semana de campanha pela frente, o governador e candidato à reeleição, Cid Gomes (PSB), caiu seis pontos percentuais na pesquisa O POVO/Datafolha. Ainda assim, ele aparece com folga para vencer ainda no primeiro turno, com 52% das intenções de voto. A pesquisa foi realizada nos dias 23 e 24 de setembro. No levantamento anterior, feito nos dias 9 e 10 deste mês, ele aparecia com 58%.

Essa é a primeira queda registrada por Cid em quatro rodadas de pesquisa O POVO/Datafolha, interrompendo uma tendência que era de alta constante. O governador perdeu intenções de voto após a semana mais conturbada de sua campanha, com denúncias de um suposto envolvimento de corrupção publicadas pela revista Veja da semana passada.

Treze pessoas assassinadas

Treze assassinatos foram registrados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) entre o fim da tarde da última sexta-feira e o início da madrugada de ontem. O balanço final dos homicídios no fim de semana somente estará concluído hoje. Entre as vítimas, dois adolescentes e um homem ainda sem identificação.

O primeiro assassinato do fim de semana aconteceu às 18h33, na Rua Thomaz Cavalcante, bairro Autran Nunes. A vítima foi o adolescente Adriano da Silva Domingos, 14, conhecido como ´Tourão´, morto a tiro. Pouco mais de duas horas depois, Valdemir da Silva Veras também foi vítima de homicídio a bala na Rua Rosalvo Quinderé, no Quintino Cunha. Os acusados foram dois homens numa moto de cor preta.

Minutos depois, na Rua Eliseu Oriá, no Alagadiço Novo, outro adolescente foi morto a tiro. Um garoto de 15 anos, identificado como Jéfferson Ferreira Sousa, foi eliminado. Oito homens armados foram apontados como os autores do crimes. Eles teriam chegado ao local em quatro motocicletas, quando o menino jogava bola com amigos. Os jovens correram, mas o adolescente não conseguiu escapar. A família não quis falar sobre o caso. Ainda na noite de sexta-feira (24), Leandro Macedo Nascimento foi morto a golpes de faca na Rua José Cláudio Gurgel Costa Lima, na Praia do Futuro. Três adolescentes também foram lesionados a faca na mesma ocorrência. O acusado dos crimes foi identificado como Manuel Marley Meneses.

Já na manhã de sábado, na Rua Maísa, Jangurussu, um homem ainda sem identificação foi morto a tiro.

MP pede testes para verificar se Tiririca sabe ler

O promotor Maurício Antônio Ribeiro Lopes, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, entrou com duas representações, uma na Procuradoria Regional Eleitoral e outra na Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, para averiguar se o candidato a deputado federal Tiririca (PR) sabe ler e escrever, como exige a lei.

Uma reportagem publicada na revista Época desta semana revela indícios de que Francisco Everaldo Oliveira Silva, o Tiririca, não sabe ler nem escrever. Segundo a reportagem, a caligrafia do candidato nos autógrafos distribuídos aos eleitores é diferente da apresentada na declaração entregue ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) em que atesta que não é analfabeto.

O promotor utilizou a reportagem como base para as suas representações. "Fiquei escandalizado com a notícia de que o candidato pode ser analfabeto, isso é inaceitável", afirma.

Lopes acredita que o PR sabe da condição de Tiririca, mas esconde a situação do eleitorado.

Nas duas representações é pedido que Tiririca seja submetido, com máxima urgência, a um teste para comprovar que sabe ler e escrever. O promotor sugere que o candidato tenha que ler um trecho da Constituição Federal e escrever outro, por meio de ditado.

Caso seja constatado que Tiririca é analfabeto, sua candidatura é cassada. Se isso ocorrer antes da eleição, os votos computados por ele serão anulados. Porém, se ocorrer depois da eleição, os votos dele serão computados na sua coligação.

Eleitor pode imprimir justificativa do voto no site do TSE

O eleitor que precisa justificar seu voto no dia 3 de outubro por estar longe do seu domicílio eleitoral pode contar com mais uma facilidade do site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral): o preenchimento online e impressão do Requerimento de Justificativa Eleitoral.

O documento é acessado por meio do link Serviços ao Eleitor, na página inicial do TSE, e pode ser baixado em dois formatos: doc e pdf.

Após o preenchimento do formulário, o eleitor imprime o documento e só deve assiná-lo na presença de um mesário nos locais de votação que estejam autorizados a receber a justificativa.

Além do requerimento devidamente preenchido, o eleitor terá de apresentar o título ou um documento com foto, que pode ser carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais); certificado de reservista; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação (com foto).

Se não puder realizar a justificativa no dia da votação, o eleitor tem até 60 dias após a eleição para entregar o requerimento em qualquer cartório ou posto de atendimento eleitoral. Se não puder fazer isso neste prazo, deve enviar a justificativa, via correio, ao cartório da zona eleitoral onde for inscrito.