quarta-feira, 24 de maio de 2017

Casal de comerciantes é morto após desafiar o tráfico em Fortaleza

Um casal foi morto a tiros na noite desta segunda-feira (22), na Barra do Ceará, em Fortaleza. De acordo com o 7º Distrito Policial, o casal estava na residência quando foi surpreendido por dois homens armados. 

Segundo a polícia, eles entraram na residência do casal e efetuaram vários tiros. A mulher morreu no local. O rapaz de 28 anos foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Bairro Pirambu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu antes de dar entrada na unidade hospitalar. Os criminosos fugiram para o município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. 

De acordo com o comandante de Policiamento da Capital, coronel Francisco Souto, o crime pode ter relação com o comando do tráfico de drogas da Grande Barra do Ceará. “Pelo que investigamos, até o momento, o rapaz tinha relação com tráfico de drogas. Já a mulher não. Ela estava no lugar errado e nada hora errada e acabou morrendo. Estamos com equipes na região estudando o homicídio”, disse. 

O crime ocorreu no interior de um comércio, pertencente ao casal, situado na Rua Osmar Cardoso, na Barra do Ceará. José Edson Alves do Nascimento (25) e Francisca Jocélia Ferreira da Silva (31) foram surpreendidos por suspeitos que efetuaram disparos de arma de fogo, contra as vítimas, no interior do estabelecimento comercial. José Edson ainda chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde da região, mas veio a óbito.

Revisão de municípios pelo IBGE cria Região Metropolitana de Sobral

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou a lista de municípios do País. Com os novos dados, o órgão constatou a criação da Região Metropolitana de Sobral (CE), com 18 municípios. O aglomerado urbano do norte do Ceará é composto pelos municípios de Sobral, Massapê, Senador Sá, Uruoca, Santana do Acaraú, Forquilha, Coreaú, Moraújo, Groaíras, Reriutaba, Varjota, Cariré, Pacujá, Graça, Frecheirinha, Miraíma, Meruoca e Alcântaras. 

Outras Regiões Metropolitana criadas foram as de Ribeirão Preto (SP), e a Porto Velho (RO). A informação consta da listagem semestral dos municípios brasileiros que compõem as regiões metropolitanas do País (RMs), divulgada nesta terça-feira (23). Assim, o País passou a contar com 69 regiões metropolitanas, sendo a Paraíba o estado com maior número de regiões metropolitanas (12), seguida por Santa Catarina (9) e Alagoas (8). 

Segundo o IBGE, as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas são recortes instituídos na Constituição Federal de 1988, “visando integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum”. Cabe aos estados a definição das regiões metropolitanas e aglomerações urbanas. 

Pelas informações relativas a 31 de dezembro do ano passado, a região metropolitana de Ribeirão Preto abrange 34 municípios, a de Sobral 18 municípios e a rondoniense inclui, além da capital Porto Velho, o município de Candeias do Jamari. 

A nova revisão do IBGE não traz mudanças nas listagens de municípios das regiões integradas de desenvolvimento, que são regiões metropolitanas que se situam em mais de uma unidade federativa. A competência de criar RIDEs é da União. Constam no registro as RIDEs de Petrolina e Juazeiro, a da Grande Teresina e a do Distrito Federal e Entorno.

Saque do FGTS precisa passar pelo Senado até 1º de junho

A Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem, em votação simbólica, a medida provisória (MP) que autorizou o saque do dinheiro de contas inativas do FGTS. 

A medida ainda precisa passar pelo Senado até 1º de junho, quando perde a validade. Caso não seja votada a tempo, trabalhadores nascidos entre setembro e dezembro perderão o direito de sacar os R$ 14,6 bi disponíveis. 

A MP foi enviada pelo governo em 23 de dezembro de 2016. Ela autoriza o saque de contas inativas do FGTS, desde que o afastamento do emprego tenha ocorrido antes de 31 de dezembro de 2015. O dinheiro está sendo liberado de acordo com a data de aniversário dos trabalhadores. Até agora, já foi liberado o benefício para trabalhadores nascidos entre janeiro e agosto. 

A MP também aumenta a remuneração das contas do FGTS. Pelo texto, os trabalhadores terão direito a 50% do lucro do Fundo a partir deste ano. Hoje, apenas o governo embolsa o saldo.

Homem destrói quatro imagens sacras em igreja em Fortaleza

Quatro imagens católicas foram destruídas ontem (23) após uma invasão à Igreja de São Benedito, no Centro de Fortaleza. O crime ocorreu por volta das 16h, quando um jovem teria adentrado o santuário, retirado as peças de seus respectivos altares e as arremessado no chão. 

Segundo padre Anízio Ferreira, vigário paroquial do Santuário, as imagens - que retratavam o Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, São Pedro Julião Eymard e São Benedito, padroeiro da igreja - eram raras e possuíam grande valor histórico e religioso. O acusado foi detido e levado ao 34º Distrito Policial, no Centro. 

"A Igreja fica aberta para o povo fazer adoração. O rapaz entrou, se dirigiu à imagem de São Pedro e derrubou com as mãos, diante do público. Era uma peça rara, de valor inestimável. Depois, fez o mesmo com as outras. Eram imagens de mais de um metro de altura, antiquíssimas e de sentimento religioso muito grande", afirmou o padre.