sexta-feira, 20 de março de 2015

Homem é assassinado a bala na cidade de Mombaça (CE)


Um homicídio a bala foi registrado na cidade de Mombaça (CE) na manhã desta sexta-feira (20), próximo ao posto São Pedro.

A vítima foi José Marcones Alencar de Matos, 39 anos.

Ele foi morto com seis disparos de .40 por dois indivíduos que estavam numa moto Broz vermelha. A polícia está apurando o caso.

A BALA COME SOLTA EM ACOPIARA: Jovem sofre tentativa de homicídio em Acopiara


O plantão de polícia registrou no inicío da noite de hoje (20), na rua Eduardo Gurgel Valente, em Acopiara uma tentativa de homicídio. 

A vítima foi Tiago Silva, alvejado com vários disparos de arma de fogo. 

Devido a gravidade dos ferimentos o rapaz foi transferido em estado grave para o Hospital Regiional de Iguatu. O crime teria sido cometido por dois homens que estavam numa motocicleta.

Homicídio a bala no sítio Cambitos em Acopiara volta a movimentar o plantão de polícia


Daniel Júnior Silva, 33 anos foi morto a bala na noite de hoje (20) nas proximidades do sítio Cambitos em Acopiara.

Segundo informações repassada, Júnior estava dentro do veículo em companhia de seu filho e um rapaz, nome revelado, quando dois homens se aproximaram de motocicleta e efetuaram 06 (seis) disparos contra o mesmo que morreu no local.

A maioria dos tiros foi na região do pescoço. O rabecão fará a condução do corpo para o IML de Iguatu para ser necropsiado.

Daniel Júnior era muito conhecido na cidade e era filho da dona Marly que trabalha no DETRAN de Iguatu. O rapaz conseguiu fugir com a criança.

Homem é torturado e enterrado vivo no Ceará e sai de cova sozinho


Um homem torturado e enterrado vivo por traficantes conseguiu sair sozinho da própria cova e pedir ajuda em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar, major Francisco Teófilo, o incidente aconteceu no sábado (14) e, pelo menos dois suspeitos foram identificados e são procurados.

De acordo com o major, o homem, que procurava trabalho como pedreiro na comunidade do Parque Leblon, foi confundido com um delator que, supostamente ajudou a Polícia Militar nas apreensões de armas e drogas na região. “Ele foi torturado e eles [traficantes] ficavam perguntando como a polícia encontrou a droga”, disse o major.

O pedreiro, que está sob proteção policial, pode ter passado cerca de duas horas sob tortura, segundo policiais. Ele sofreu enforcamento e foi enterrado com a cabeça para fora, até que desmaiou. Os suspeitos, segundo o major Teófilo, acharam que o homem estava morto e foram embora. “Ele conseguiu sair sozinho, em uma cova até o pescoço. E ainda conseguiu pedir ajuda na cidade”, conta. A PM faz buscas para tentar prender os suspeitos.

Dez municípios do Ceará registram chuva no feriado de São José

O dia de São José não foi de muitas chuvas no Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nesta quinta-feira (19), choveu apenas em dez municípios cearenses. No dia do santo padroeiro, os sertanejos esperam que seja de chuva como "sinal" de uma boa quadra chuvosa.

Fortaleza foi a cidade que registrou a maior chuva, de 12.6 milímetros. A previsão da Funceme para sexta-feira (20) é de céu com nebulosidade variável e com possibilidade de chuvas isoladas no norte e sertão. A segunda maior precipitação ocorreu em Ibaretama com 12 milímetros. Russas, Morada Nova e Maracanaú registraram precipitações de 9.0, 8.6 e 6.0  milímetros respectivamente.

Para sexta-feira é de céu com nebulosidade variável e com possibilidade de chuvas isoladas no norte e sertão.  “Áreas de instabilidade atmosférica estão atuando próximo à faixa litorânea e devem trazer eventos isolados de chuva, mas não deve ser algo generalizado, pois a zona de convergência intertropical está afastada do Estado”, explica o meteorologista Leandro Valente.

Governo encaminha à Câmara pacote anticorrupção

O Palácio do Planalto encaminhou na noite desta quinta-feira, 19, à Câmara dos Deputados os projetos do pacote anticorrupção, conforme proposta lançada ontem pelo governo. Em mensagem da Casa Civil, o ministro Aloizio Mercadante pede que a tramitação seja em regime de urgência, ou seja, que a votação ocorra em 45 dias, sob pena de trancar a pauta da Casa.

O pacote inclui o projeto de lei que torna crime a prática do caixa 2, a proposta que determina o confisco de bens que sejam fruto de enriquecimento ilícito, a alienação antecipada de bens apreendidos (já em tramitação no Congresso), ficha limpa para cargos de confiança e criminalização do enriquecimento ilícito de servidores públicos.

Dilma afirma que saída de Cid foi algo pontual e nega reforma ministerial

A presidenta Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira (19) que a saída do ministro da Educação, Cid Gomes, foi uma alteração pontual e negou que vá fazer uma reforma ministerial. “Não tem reforma ministerial. 

Reforma ministerial é uma panaceia, ou seja, não resolve os problemas. Vocês estão criando uma reforma no ministério que não existe. São alterações pontuais, estou fazendo uma alteração pontal no Ministério da Educação. Não tenho perspectiva de alterar nada, nem ninguém, mas as circunstâncias às vezes obrigam você alterar, como foi o caso da educação,” observou.

Sobre quem substituirá Cid Gomes, Dilma acrescentou que o novo nome para ocupar a pasta não será escolhido com base em composição partidária.” Vou escolher a pessoa boa para a educação, e não a pessoa desse, daquele ou de outro partido”.

Guimarães sugere nome de Izolda para Educação


O líder do Governo na Câmara Federal, José Nobre Guimarães (PT), levou ao Palácio do Planalto o nome da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, como sugestão para o Ministério da Educação. A pasta era ocupada até a última quarta-feira pelo cearense Cid Gomes, que pediu exoneração após o conflito com a base parlamentar de apoio ao Palácio do Planalto.

Cid não resistiu às pressões, principalmente, do PMDB e, após a polêmica declaração de que a Câmara Federal tinha, em sua composição, 300, 400 achacadores, entregou o cargo a presidente Dilma Rousseff.

Guimarães destacou o papel exercido por Izolda como Secretária de Educação na gestão Cid Gomes (PROS) e os projetos implantados no Ceará que se transformaram em base para políticas públicas de ensino no País. Izolda, segundo o líder do Governo, é um ‘’grande quadro, pois tem história e legado na área da educação’’.

O Ministério da Educação é cobiçado pelos partidos aliados e setores do PT nunca se conformaram em ter o ex-governador Cid Gomes no comando da Educação. O PMDB, estimulado pelo inimigo político de Cid, o senador Eunício Oliveira, também, brigou para empurrar o cearense ladeira abaixo. Ligada aos irmãos Ferreira Gomes, Izolda é casa com o prefeito da cidade de Sobral, Veveu Arruda (PT). O nome de Izolda não agrada ao PMDB, mas para essa resistência, o líder do Governo indica o remédio: ‘’Quem indica e demite ministro é a presidente, não é nenhum partido’’.

Com a saída de Cid, Guimarães chegou primeiro para sugerir o nome de Izolda, o que poderia contemplar o PT e deixar o Estado do Ceará, que ganhou destaque na área educacional nos últimos oito anos, com uma das pastas mais importantes do primeiro escalão do Governo Dilma Rousseff.

Sobre nomes, de acordo com José Nobre Guimarães, a presidente Dilma está avaliando opções para o comando do Ministério da Educação. ‘’O Governo está avaliando, mas evidentemente o Ceará tem sugestões, e Izolda é um dos nomes que apresentei’’, expôs Guimarães, em declaração ao Jornal O Estado de São Paulo.

Um dos principais projetos de Izolda Cela é o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O programa foi implantado em 2007 – primeiro ano do segundo mandato do então governador Cid Gomes, e serviu de base para a presidente Dilma criar, em 2012, o Pacto Nacional pela Alfabetização na idade Certa (PNAIC).

Avião com 10 a bordo cai em Punta del Este, Uruguai; não há sobreviventes


Um avião com 10 a bordo, que partiu do Aeroporto de Punta del Este, no departamento de Maldonado, no Uruguai, com destino a Argentina, caiu pouco depois de decolar, informou na noite desta quinta-feira (19) a Força Aérea Uruguaia. Ninguém sobreviveu.

"Infelizmente não há sobreviventes da aeronave LV-CEO, modelo B90 Kingair, acidentada em uma área ao norte de Laguna del Sauce", informou a autoridade.

A retirada dos corpos será realizada somente nesta sexta-feira (20), disse o porta-voz do Corpo de Bombeiros, Leandro Palomeque, que chefia a operação de resgate. Sete corpos já foram localizados pelos bombeiros.

Os dois pilotos, homens de 45 e 49 anos de idade, e os oito passageiros - seis homens e duas mulheres, uma delas portuguesa -, com entre 41 e 58 anos, morreram depois que o avião caiu em uma lagoa, próximo a uma margem e a um metro de profundidade, após o avião pegar fogo. As vítimas voltavam de um trabalho em um projeto nessa mesma região.

O tenente da Força Aérea Ñancay Graña, que também participa das tarefas de resgate, disse ao jornal "El Observador" que o fogo atingiu até 80% do avião e que era improvável os ocupantes sobreviverem.

A Força Aérea Uruguai (FAU) divulgou a lista de tripulação e passageiros:

Piloto/Copiloto
Luis Pivida - 59 anos, argentino
Diego Chiaradia - 45 anos, argentino

Passageiros
Mario Barba - 42 anos, argentino
Joanna Mc Cormack - 41 anos, argentina
Alfredo Dietrich - 51 anos, argentino
Carlos De Elias - 56 anos, argentino
Marcelo Zarco - 48 anos, argentino
Horacio Peña - 48 anos, argentino
Luis Gustavo Peña - 58 anos, argentino
Marta Pires Vieira - 41 anos, portuguesa

Segundo a imprensa local, a aeronave é um turbohélice “Beechcraft C 90”.

A prefeitura de Maldonado informou que a queda ocorreu por volta de 20h45.

Equipes de resgate formadas por bombeiros, socorristas, policiais, militares e unidades do Comitê de Emergência estão no local, mas a iluminação deficiente, o difícil acesso aos destroços e o risco de explosões devido ao combustível espalhado pelo local prejudicam o trabalho do grupo.

Testemunhas disseram que o avião se incendiou logo após decolar. O El Observador noticiou que o aparelho pegou fogo após cair. Não há, no entanto, informações oficiais sobre as causas e circunstâncias da queda da aeronave. A fuselagem não foi totalmente destruída, mas foi muito danificada pelo incêndio.