quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Médicos podem ter descoberto nova técnica para tratar diabetes

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, revelaram um novo alvo possível para o tratamento de diabetes. Eles encontraram um mecanismo molecular que é responsável por fazer o número de células produtoras de insulina diminuir conforme uma pessoa envelhece.

Ao alterarem esse funcionamento, os cientistas esperam podem solucionar a falta da substância em pessoas com diabetes. A insulina é responsável por permitir a entrada de açúcar (glicose) dentro das células para que energia seja gerada para o corpo.

O estudo é descrito no site da revista científica "Nature" nesta semana. Seung Kim, professor na universidade e autor principal do artigo, acredita que será possível manipular este mecanismo para oferecer um novo tratamento para humanos. O trabalho que acaba de divulgar, porém, foi conduzido em camundongos.

O mecanismo descoberto por Kim existe tanto nos roedores como em homens. Conforme os níveis de uma mólecula conhecida pela sigla PDGF caem no corpo, o nascimento de novas células-beta começa a diminuir no pâncreas. Essas células são as responsáveis por produzir insulina para baixar os níveis de açúcar no sangue. As diabetes de tipo 1 e 2, apesar de diferentes, coincidem ao apresentar uma redução no número de células-beta.

Níveis altos de açúcar no sangue podem levar à hiperglicemia - uma condição que pode causar dano nos órgãos, coma e até a morte. A vantagem do método de Kim está no fato do estímulo à produção de insulina não provocar o efeito inverso: ou seja, o excesso de produção da substância, que pode levar à hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue).

Fenaban chama bancários para rodada de negociações nesta quinta-feira

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) rompeu o silêncio e convidou nesta quarta-feira (12) o coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro, para uma reunião de negociação às 16 horas desta quinta-feira, para tentar acabar com a greve da categoria, iniciada em 27 de setembro e que mantém mais de 9 mil agências bancárias fechadas em todo o país.

A informação foi divulgada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) logo depois da manifestação da Fenaban. Como afirma Carlos Cordeiro, que também preside a Contraf, “foi a força da greve que reabriu finalmente o diálogo e agora esperamos que os bancos venham para a mesa de negociações com uma proposta decente, que atenda as justas reivindicações da categoria”.

A greve, que já é a maior da categoria nos últimos 20 anos, foi deflagrada depois que as assembleias dos sindicatos rejeitaram a proposta de reajuste de 8% feita pela Fenaban, que significa apenas 0,56% de aumento real. Os bancários reivindicam reajuste de 12,8% (aumento real de 5% mais a inflação do período), valorização do piso, maior participação nos lucros e resultados, mais contratações, extinção da rotatividade, fim das metas abusivas e combate ao assédio moral, entre outros pleitos.

Bandidos causam terror durante assalto a banco em Jaguaretama


Cerca de dez bandidos, fortemente armados, explodiram, na madrugada desta quinta-feira (13), os caixas eletrônicos do Banco do Brasil do município de Jaguaretama, na região do Vale do Jaguaribe. Os moradores ficaram assustados com o barulho de bombas e tiros.

A quadrilha chegou na cidade por volta de meia noite e meia desta quinta com dois reféns. Parte do grupo foi direto para o banco, onde explodiram a frente da agência, quebraram as vidraças e arrombaram os caixas eletrônicos. A ação durou cerca de meia hora.

Troca de tiros

Os outros bandidos renderam pessoas que estavam na rua e, em seguida, foram até o destacamento da polícia e efetuaram vários disparos contra o prédio. No momento da ação, quatro policiais estavam de plantão. Ninguém ficou ferido, somente uma viatura também foi atingida.

De acordo com a polícia, os bandidos conseguiram levaram todo o dinheiro, mas ainda não há informações sobre a quantia roubada. No momento da fuga, o grupo também roubou vários carros na cidade. A polícia continua as buscas para encontrar a quadrilha. Até o momento, no entanto, ninguém foi preso.

Terremoto de magnitude 6,1 atinge a Indonésia e deixa feridos


Um terremoto de magnitude 6,1 sacudiu nesta quinta-feira (13) as águas ao sudoeste da turística ilha de Bali, na Indonésia, e deixou cerca de 50 feridos, além de danos em templos e edifícios.

A imprensa local informou que os telhados de algumas casas caíram e as paredes de alguns templos do litoral ficaram danificadas após o tremor.

Além disso, escolas, edifícios de escritórios e hospitais foram esvaziados após o terremoto, enquanto na localidade de Kuta, um dos centros turísticos da ilha, os visitantes, assustados, abandonaram seus hotéis.

O tremor ocorreu na manhã desta quinta a 61 km de profundidade e cerca de 100 km ao sudoeste de Denpasar, em Bali, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que mede a atividade sísmica mundial.

Já a Agência de Meteorologia e Climatologia da Indonésia elevou a magnitude do sismo a 6,8, mas apontou que não existe risco de tsunami.

Sorteio da Mega-Sena será feito nesta quinta-feira

O sorteio da Mega-Sena será  a partir das 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira (13). A mudança foi adotada por conta do feriado de Nossa Senhora Aparecida, nesta quarta-feira (12), quando também foi comemorado o Dia das Crianças.

O valor estimado para a Mega-Sena é de R$ 38 milhões, segundo a CEF.

O sorteio será realizado no Caminhão da Sorte, que estará em Chapecó (SC). As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) em qualquer uma das 11 mil casas lotéricas do país.

Casa de Renato Aragão no Rio é invadida

A casa do humorista Renato Aragão, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, foi assaltada na madrugada desta quinta-feira (13), informou a Polícia Militar (PM).

Segundo policiais do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes), o humorista não estava em casa no momento da invasão. Ele estaria viajando.

Não há ainda informações sobre a ação do grupo que invadiu a casa de Aragão.

Com um a mais, Timão perde para Botafogo e pode perder a liderança para o Vasco


O Botafogo surpreendeu o Corinthians, na noite desta quarta-feira, e bateu o líder por 2 a 0 em seu próprio domínio, tendo se segurado no fim do jogo com um jogador a menos. Com gols de Loco Abreu e Maicosuel, a equipe carioca saiu do Pacaembu com a vitória e agora na terceira colocação, com 49 pontos (dois abaixo da ponta) e um jogo a menos. Já o time paulista permanece com 51 e torce contra o Vasco, que tem um ponto a menos e entra em campo só nesta quinta, para enfrentar o Atlético-PR.

Resultados de ontem:

América-MG 4 x 1 Ceará Arena do Jacaré

Avaí 2 x 2 Atlético-GO Ressacada
Grêmio 1 x 3 Figueirense Olímpico
São Paulo 0 x 0 Internacional-RS Arena Barueri
Bahia 0 x 0 Cruzeiro Pituaçu
Corinthians 0 x 2 Botafogo-RJ Pacaembu
Flamengo 1 x 1 Palmeiras Engenhão

Jogos de hoje:

20:30  Fluminense x Coritiba Engenhão
20:30 Atlético-PR x Vasco Arena da Baixada
20:30 Atlético-MG x Santos Arena do Jacaré