sexta-feira, 12 de junho de 2015

Caixa Econômica Federal abre seleção para estagiários no Ceará


O CIEE está recrutando candidatos para formação de cadastro reserva destinado ao programa de estágio da Caixa Econômica Federal (CEF), no Ceará. Podem participar da seleção estudantes do 1º ao penúltimo semestre do nível médio e técnico (administração, finanças e secretariado), matriculados nos períodos matutino ou noturno, para jornada de 5 horas diárias de estágio, para bolsa-auxílio de R$ 500 e auxílio-transporte de R$ 130 por mês.

A inscrição deve ser realizada no site do órgão, até 21 de junho. Após inscritos, os candidatos deverão fazer uma prova online, no mesmo site. As normas para execução da prova constam no “Regulamento 3”, também disponível no site do CIEE. Os classificados em todas as fases do processo seletivo serão convocados para entrevistas com gestor da Caixa.

Policial Civil é baleada dentro do carro na Rua José Leon, em Fortaleza


Uma Policial Civil foi morta em uma suposta tentativa de assalto na manhã desta sexta-feira (12), no Bairro Parque Manibura, em Fortaleza. De acordo com a Polícia Militar (PM), o crime ocorreu por volta de 6h20. A vítima conduzia um carro quando foi atingida na cabeça.

Segundo a PM, a mulher seguia pela Rua José Leon, quando sofreu a suposta abordagem. De acordo com o relato de um homem que trabalhava no local e não quer se identificar, ela foi abordada por um homem que a mandou parar, mas ela não parou. Ainda conforme atestemunha, o suspeito realizou quatro disparos em direção ao carro.

Os tiros foram feitos no cruzamento com a Rua Júnior Rocha. Segundo a PM, após os disparos, a vítima conseguiu dirigir por mais dois quarteirões, sofrendo uma colisão  na esquina da Rua Yeda Pereira.

Até as 7h40, a perícia não havia chegado ao local, mas familiares que foram ao local reconheceram a vítima como Maria Gorete Oliveira, Polcial Civil. A polícia informou ainda que o suspeito, após matar a mulher, parou um outro carro e fugiu nele.

Banco Central estima aumento de 9,1% na gasolina e 41% na energia em 2015

A gasolina e a energia elétrica, principalmente, devem ter altas expressivas este ano, segundo estimativa do Banco Central. Em ata da reunião que elevou a taxa Selic para 13,75%, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, elevou as projeções de aumento para a energia elétrica, que passou de 38,3% para 41% e do botijão de gás, que deve ficar em 3% e não mais 1,9%.

A projeção para o aumento do preço da gasolina passou de 9,8% para 9,1%, este ano. Por sua vez, a telefonia fixa deve ter queda de 4,4% em 2015, e não apenas 4,1%.

Essas estimativas são consideradas pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC na hora de decidir sobre a taxa básica de juros, a Selic. As elevações da Selic são tentativas do BC de conter a inflação, que deve estourar o teto da meta para o ano. A projeção do próprio BC indica inflação este ano acima da meta, em 7,9%. A meta de inflação tem como centro 4,5% e margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, o limite superior é 6,5%.

Senado aprova projeto que transforma assassinato de policiais em crime hediondo

O plenário do Senado aprovou hoje (11) o projeto de lei que torna crime hediondo o assassinato de policiais civis, militares, rodoviários e federais, além de integrantes das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança e do Sistema Prisional, seja no exercício da função ou em decorrência do cargo ocupado. O projeto foi encaminhado à sanção da presidente da República.

O texto também estabelece o agravamento da pena quando o crime for cometido contra parentes até terceiro grau desses agentes públicos de segurança e for motivado pelo parentesco deles. Esses tipos de homicídios especificamente serão considerados qualificados, o que aumentará a pena do autor do crime.

A pena vai variar de 12 a 30 anos de prisão – maior que a pena para homicídio comum, que é de seis a 20 anos. Também foi aumentada em dois terços a pena para casos de lesão corporal contra esses agentes ou familiares. O projeto foi aprovado em sessão deliberativa convocada para a tarde desta quinta-feira.