quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Prefeitura de Iguatu realiza mutirão de cirurgias de cataratas e pterígio

A Prefeitura de Iguatu realizou, nesse sábado e domingo, 12 e 13, mais um mutirão de cirurgias de catarata. Os trabalhos foram realizados na Policlínica de Iguatu Dr. Manoel Carlos de Gouveia. O objetivo é operar 240 pacientes que estão na fila da unidade. 

Somente nesse final de semana, 72 pacientes se submeteram a cirurgias de catarata. Eles passaram por uma avaliação pré-operatória nos dias 08 e 09 de julho e já saíram com suas cirurgias agendadas. 

A previsão é que nos dias 19 e 20 deste mês sejam realizadas mais 78 cirurgias de catarata e dia 26, mais 40 cirurgias de pterígio. O médico Responsável pela equipe é o Dr. Hermínio Resende. Este mutirão é inédito na gestão saúde de um novo tempo. 

De acordo com o Prefeito Ednaldo Lavor, os pacientes que se submetem as incisões cirúrgicas já estavam na fila da central de marcações. “Nosso objetivo é fazer andar essa fila andar e zerar o número de casos. 
Nós queremos reduzir esse tempo de espera, porque sabemos que quanto mais demorado, maior é o risco para o paciente” explicou Lavor. Assessoria PMI

Caravana do ex-presidente Lula poderá passar por Iguatu dia 30 de agosto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia no dia 17 de agosto uma caravana pelo Nordeste brasileiro, região que conta com maior apoio popular. O petista percorrerá, de ônibus, 28 municípios, passando pelos nove Estados nordestinos. 

Pela programação, o roteiro terá largada na Bahia e se encerrará no Maranhão, em 7 de setembro, apenas seis dias antes de novo depoimento que prestará ao juiz Sérgio Moro. 

“É uma caravana que exige muito de cada companheiro. Será uma tarefa imensa, quase 22 dias de viagem. É preciso que haja um mínimo de infraestrutura”, afirmou Lula. 

Ele terá os gastos cobertos pelo partido. Lula pediu que seja acompanhado por uma equipe pequena nas viagens de ônibus para que possa descansar. Ele justificou a recomendação alegando que já não tem o mesmo fôlego do passado. 

A ideia, segundo Lula, é que a caravana seja transmitida em tempo real. 

Serão 3.000 km de viagem. Acompanhado de cerca de dez colaboradores e de líderes locais, Lula passará dois dias em cada um dos Estados. A viagem deverá ser batizada de “Caravana da Esperança”. 

Na programação divulgada, o ex-presidente chegará ao Ceará no dia 29 de agosto, e no município de Quixadá, irá almoçar as 13h. As 16h participará de um encontro com com médicos e juventude. Pernoitará na cidade e na quinta-feira,30, as 08h começará de ônibus o seu deslocamento para a cidade de Juazeiro do Norte, serão 326km, uma duração de 5 horas de viagem. 

Este deslocamento poderá acontecer pela CE 060 e Iguatu seria contemplada com a rápida passagem da caravana, a segunda opção para deslocamento do ex-presidente seria através da Estrada Padre Cícero, onde a cidade de Orós receberia também apenas de passagem o político. 

Ele vai cumprir agenda no Cariri as 13h, onde participará de um almoço, as 16h estará em um ato no CRAJUBA e pernoitará em Juazeiro do Norte, onde após isto seguirá viagem para Pernambuco no ônibus que terá uma equipe o acompanhando. 

As informações são de reportagem de Catia Seabra na Folha de S.Paulo e a programação foi repassada direto de Brasília pelo Gabinete do Deputado Federal José Guimarães.