domingo, 25 de julho de 2010

Mulher é espancada até a morte por reclamar de travessura de criança

A travessura de uma criança custou a vida de Juliana Cravo, de 29 anos, que morreu espancada em frente a uma loja de departamentos na zona norte de São Paulo. A jovem, que estava acompanhada da mãe, estava na escada rolante do estabelecimento quando um cuspe da criança atingiu o seu rosto.

Depois de reclamar com os parentes da menina, Juliana foi espancada até a morte por três mulheres em frente da mãe. A polícia investiga o caso e a família aguarda a divulgação das imagens do circuito interno para identificar as agressoras.

TSE suspende direito de resposta do PT em site do PSDB

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu o direto de resposta do Partido dos Trabalhadores (PT) no site do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e vai analisar somente no próximo dia 2 de agosto o recurso apresentado pelo PSDB contra a decisão que determinou a veiculação de direito de resposta.

No último dia 22, o ministro Henrique Neves concedeu o direito de resposta, por entender que a divulgação no site do PSDB de afirmações feitas pelo candidato a vice-presidente Indio da Costa na chapa de José Serra de que o PT tem ligações com o narcotráfico e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foi ofensiva e por isso violou a legislação eleitoral. No sábado (24), o ministro determinou a suspensão dos efeitos da decisão anterior, até que o plenário julgue o recurso.

“Tendo em vista que o conteúdo da resposta tem sido livremente informado e comentado, não verifico prejuízo no fato dela ser veiculada após a apreciação do recurso, ou seja, na primeira semana de agosto, que se aproxima”, concluiu o ministro.

Henrique Neves destacou, ainda, que “ o efeito suspensivo ora atribuído é limitado, exclusivamente, à veiculação da resposta, não caracterizando nenhuma forma de autorização para nova veiculação da entrevista tida como ofensiva”.

Polêmica

O direito de resposta pedido pelo PT em site mantido pelo PSDB, o Mobiliza PSDB, gera polêmica por ser relacionado ao uso internet em eleições presidenciais.

É possível conceder o direito de resposta após declarações dadas pelo Twitter? O direito de resposta num site compensa a ofensa se ela tiver sido replicada em várias outras páginas? Como avaliar quanto tempo a ofensa ficou disponível para determinar o prazo de veiculação da resposta? Essas e outras questões, de acordo com juristas, só serão respondidas durante a aplicação da lei.

A legislação eleitoral passou a prever regras para a campanha na internet somente no fim do ano passado. Ou seja, eleições anteriores não tinham previsão do uso da internet na campanha.

No entanto, conforme o TSE, na eleição de 2006 ocorreu pelo menos um pedido de direito de resposta na internet. A demanda não foi aceita, informou o TSE, porque o ministro entendeu que não havia fundamentos no pedido. O G1 também localizou pedido de direito de resposta na eleição de 2002, que também foi rejeitado por falta de fundamentos.

Entre as dúvidas está em determinar até quando pode ser feito o pedido de direito de resposta. A lei eleitoral diz que o pedido deve ser feito em até 72 horas após a publicação ou veiculação da ofensa.

Ferrari manda recado, Massa abre e cede vitória a Alonso em Hockenheim


O domingo para os brasileiros na Fórmula 1 terminou com um gosto amargo que não era sentido há tempos. Após uma bela largada, quando superou Fernando Alonso e Sebastian Vettel para assumir a liderança do GP da Alemanha, Felipe Massa segurou bravamente a pressão do companheiro de equipe. Resistiu aos ataques do espanhol, mas não ao recado que veio pelo rádio. Na 49ª volta, a 18 do fim, a Ferrari se intrometeu na briga. Rob Smedley, engenheiro do brasileiro, disse pausadamente:

- Fernando está mais rápido que você. Pode confirmar que entendeu a mensagem?

O efeito foi imediato. Massa quase parou o carro na pista para ceder a liderança da corrida a Alonso. Com a “ajudinha” da equipe, o espanhol venceu o GP em Hockenheim, seu segundo triunfo na temporada 2010. O brasileiro chegou em segundo, seguido por Vettel, da RBR, que completou o pódio. Para completar o constrangimento, Massa ainda ouviu no rádio outra mensagem do engenheiro, se desculpando pelo "incômodo".

- Boa decisão. Temos de ficar assim agora. Desculpe.

Massa abre, Alonso passa: o recado da Ferrari mudou o desfecho da corrida na Alemanha (Foto: Getty Image)Após a prova, Alonso cumpriu o protocolo, subiu no carro para comemorar e se dirigiu a Massa. A recepção do brasileiro foi fria, com tapinhas protocolares nas costas do espanhol. Nada mais que isso.

O episódio revive o GP da Áustria de 2002, quando Rubens Barrichello chegava para vencer a prova, e a mesma Ferrari mudou o rumo das coisas. Na ocasião, o brasileiro foi obrigado a frear bruscamente nos últimos metros para a ultrapassagem do companheiro Michael Schumacher.

Após o GP da Alemanha, o campeonato continua com Lewis Hamilton na liderança, com 157 pontos, 15 à frente do companheiro Jenson Button, e 19 à frente de Mark Webber e Sebastian Vettel, a dupla da RBR. Com a vitória, Alonso subiu para 123 e se aproximou da briga pelo título. Massa é o oitavo, com 85 pontos. A próxima corrida será disputada no próximo domingo, dia 1º de agosto, na Hungria, a última antes da pausa para as férias de verão da Fórmula 1.

Confira o resultado final do GP da Alemanha (306,458km):

1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 67 voltas em 1h28m38s866

2 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 4s196

3 - Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - a 5s121

4 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) - a 26s896

5 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) - a 29s482

6 - Mark Webber (AUS/RBR-Renault) - a 43s606

7 - Robert Kubica (POL/Renault) - a 1 volta

8 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a 1 volta

9 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a 1 volta

10 - Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a 1 volta

11 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta

12 - Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth) - a 1 volta

13 - Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth) - a 1 volta

14 - Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari) - a 1 volta

15 - Jaime Alguersuari (ESP/STR-Ferrari) - a 1 volta

16 - Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes) - a 2 voltas

17 - Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes) - a 2 voltas

18 - Timo Glock (ALE/VRT-Cosworth) - a 3 voltas

19 - Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth) - a 4 voltas

Não completaram:

Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth) - a 11 voltas/mecânico

Lucas di Grassi (BRA/VRT-Cosworth) - a 17 voltas/mecânico

Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth) - a 48 voltas/mecânico

Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth) - a 64 voltas/mecânico

Sebastien Buemi (SUI/STR-Ferrari) - a 66 voltas/acidente

Melhor volta: Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) - 1m15s824, na 67ª

Brasileirão 2010:confira os jogos de hoje

16:00 ) Goiás x Atlético-PR Serra Dourada


16:00  Internacional-RS x Flamengo Beira Rio

16:00  Cruzeiro x Grêmio Arena do Jacaré

16:00  Santos x São Paulo Vila Belmiro

18:30  Ceará x Palmeiras Castelão

18:30  Corinthians x Guarani Pacaembu

18:30  Botafogo-RJ x Fluminense Engenhão

Agenor Neto reúne uma multidão para receber o candidato Zezinho Albuquerque

Nesta sexta-feira, 23, o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, realizou uma reunião no Cocobó e apresentou oficialmente o seu candidato nestas eleições para o cargo de Deputado Estadual. O Zezinho Albuquerque falou para mais de três mil pessoas que acompanharam atentamente a sua fala e de várias personalidades que estavam presentes. Destaque para a presença do candidato a Vice-Governador pela chapa de Cid Gomes, o Deputado Domingos Filho, o Deputado José Ilo, além de várias lideranças de Iguatu e região.

“ Estamos felizes pela recepção da população e farei de tudo para merecer esta confiança deste povo” disse emocionado o Zezinho Albuquerque.

Para o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, esta será uma campanha onde os candidatos devem apresentar os seus projetos para Iguatu, “ a população deve se conscientizar sobre a sua responsabilidade com o futuro da nossa cidade, vamos debater programas de governo, idéias para a continuação do progresso para a nossa cidade e região e sei que o Zezinho Albuquerque é um candidato que possui este pensamento” disse.

Em seguida uma comitiva com o candidato Zezinho Albuquerque acompanhou a movimentação religiosa na Praça da Matriz onde está sendo comemorada a Festa de Senhora Sant’ Ana.
Um grande número de populares compareceram ao evento

Empresas têm até o dia 30 para entregar declaração do Imposto de Renda

As empresas que não entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) 2010 têm até a próxima sexta-feira (30), às23h59m59s (horário de Brasília), para enviar as informações à Receita Federal, que promete não adiar novamente o prazo. Este ano, a certificação digital passou a ser obrigatória e a Receita precisou adiar a entrega, prevista para o fim de junho, para que um número significativo de empresas pudesse cumprir a obrigação.

Para as empresas que não quiserem adquirir a certificação, a opção mais em conta, e aceita pela Receita, é a entrega da declaração por meio de procuração digital. Com a procuração, um contador pode assinar digitalmente documentos contábeis e fiscais de várias empresas.

O coordenador-geral da Área de Arrecadação e Cobrança, Marcelo Lins, não admite mais atrasos, pois, segundo ele, nada mudou na declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica. O formulário e o programa de computador gerador da declaração estavam prontos desde o início do prazo e a única mudança foi justamente a a certificação digital.

As empresas que entregarem a documentação fora do prazo receberão multa de 2% ao mês, incidente sobre o montante do imposto informado na declaração, ainda que integralmente pago, limitada a 20%. O valor mínimo da multa é de R$ 500.

A certificação digital é importante porque dá segurança ao contribuinte, ao garantir a origem da informação por meio de criptografia - códigos mais difíceis de serem decifrados, inclusive na internet. O contribuinte assegura ao Fisco que é ele o remetente da informação.

Segundo Marcelo Lins, o custo aproximado para uma empresa ter a ferramenta é de R$ 150, valor considerado pequeno em relação às suas operações.

Fonte: Agência Brasil

Vovô e Leão na peia

Pesquisa Datafolha encomendada por O POVO mostra que Ceará e Fortaleza aparecem abaixo do Flamengo quando o assunto é a preferência dos cearenses. Para dirigentes locais, falta estrutura e a concorrência é desleal. Especialistas comentam resultado e contrapõem movimento formado por torcedores e formadores do movimento "Anti-misto"

O historiador Airton de Farias comentou sobre os diferentes resultados das pesquisas sobre torcidas. Para ele, falta definir o que é torcedor. “É apenas o que vai ao estádio ou qualquer um que disser sua preferência está contando para os números? Isso não é feito”, comenta pesquisador cearense.

O time do Icasa foi citado pelo Interior, mas não atingiu um ponto percentual.

Outros clubes lembrados foram: Fluminense, Santos, Grêmio, Cruzeiro e Atlético Mineiro.

Ceará cresce com mais vigor

Apesar de registrar atraso no cronograma de implantação dos principais projetos estruturantes, o Ceará vem conseguindo se destacar, entre os estados nordestinos, no tocante ao desempenho da economia. O Estado registrou a 2ª maior taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) trimestral a preços básicos (sem impostos) entre as cinco unidades da federação que estimam suas economias por este indicador. A taxa de incremento da riqueza gerada em território local chegou a 8,18%, no intervalo de janeiro a março de 2010.

Assim, o Estado foi antecedido apenas pela Bahia (9,4%), mas manteve a tendência nacional, cuja taxa foi de 8,00%. Os dados fazem parte de um estudo elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), e divulgado com exclusividade pelo Diário do Nordeste.

O PIB cearense, a preços de mercado (incluindo os impostos líquidos de subsídios), registrou incremento de 8,92% - terceiro melhor resultado no País. Minas Gerais acusou a maior taxa de crescimento (12,2%), seguido pela Bahia (9,50%). Pernambuco ficou atrás do Ceará (7,8%). Todos seguiram a tendência da economia nacional que cresceu 9,0%,

Eloísa Bezerra, economista do Ipece, reforça que a economia cearense seguiu a mesma tendência de crescimento da economia brasileira, levando em conta o PIB a preços de mercado. No entanto, ela observa que a base de comparação da economia nacional, no primeiro trimestre de 2009, estava negativa de 2,1%, enquanto a base de comparação do Ceará foi positiva de 3,07%. "Assim, percebe-se que o crescimento da economia cearense foi mais intenso do que o da brasileira, por conta da base de comparação", completa. Na comparação da economia cearense e brasileira, pelo Valor Adicionado a preços básicos, ou seja, sem a inclusão dos impostos, a taxa de crescimento do Ceará foi de 8,18% pouco maior que a do Brasil, de 8,0%.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 22 milhões no próximo sorteio


Nenhum apostador acertou as seis dezenas sorteadas neste sábado (24) pela Caixa Econômica Federal para o concurso 1.199 da Mega-Sena. Agora acumulado, o prêmio poderá pagar R$ 22 milhões no próximo sorteio, que ocorre no dia 28. As dezenas sorteadas neste sábado foram 16 - 19 - 23 - 28 - 39 - 58.

O sorteiro foi realizado na cidade de Ipameri, em Goiás, e a Caixa arrecadou mais de R$ 27 milhões com o concurso. No total, 71 pessoas acertaram 5 dezenas e deverão receber mais de R$ 22 mil cada uma. Outros 5.692 apostadores acertaram 4 dezenas, com prêmio de cerca de R$ 400 para cada um.

O prêmio previsto no sorteio de número 1.199, que estava acumulado em R$ 9,5 milhões para quem acertar as seis dezenas da loteria, poderia render mais de R$ 47 mil por mês se aplicado na poupança, segundo a Caixa.

Adilson Batista é o novo treinador do Corinthians e se apresenta terça-feira


O que estava previsto se confirmou na noite deste sábado, e o Corinthians já tem um novo treinador. Adilson Batista será o substituto de Mano Menezes, que pela manhã anunciou que comandará a seleção brasileira.

A apresentação oficial será na terça-feira. Adilson firmará contrato até dezembro de 2011, e chega acompanhado do auxiliar Ivair. O restante da comissão técnica será formada por pessoas que estavam com Mano Menezes.

O nome de Adilson vinha sendo ventilado no Parque São Jorge desde que Mano virou opção forte para assumir a seleção. Após o acerto entre o ex-treinador do Timão e a CBF, o presidente corintiano Andrés Sanches sacramentou a contratação do novo técnico, que está desempregado desde 3 de junho, quando se desligou do Cruzeiro após mais de dois anos no clube mineiro

Serra e Dilma repetem propostas da campanha de 2006

Anunciadas com alarde pelos candidatos favoritos na corrida presidencial, promessas de campanha de José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) repetem propostas feitas por Geraldo Alckmin (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2006.

Compromissos citados pelos candidatos, como a criação de um ministério da Segurança Pública e a concessão de bolsas de estudo em escolas técnicas particulares, no caso de Serra, e a desoneração tributária e a ampliação da rede ferroviária, promessas de Dilma, já constavam nos programas de Alckmin e de Lula de quatro anos atrás.

Para analistas políticos consultados pelo G1, a repetição denota estabilidade e amadurecimento da democracia no país, mas também reflete certo descaso na elaboração das propostas pelos partidos, consequência do peso reduzido dos programas de governo na definição do voto.

No caso do PV, que não lançou candidato ao Planalto em 2006 e em 2002, o programa de governo de Marina Silva suprimiu propostas polêmicas de Alfredo Sirkis, candidato em 1998 e hoje na coordenação da campanha da senadora, como a criação de uma “ecotaxa” municipal de 0,5% sobre tabaco, bebidas alcoólicas e gasolina.