domingo, 25 de julho de 2010

Serra e Dilma repetem propostas da campanha de 2006

Anunciadas com alarde pelos candidatos favoritos na corrida presidencial, promessas de campanha de José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) repetem propostas feitas por Geraldo Alckmin (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2006.

Compromissos citados pelos candidatos, como a criação de um ministério da Segurança Pública e a concessão de bolsas de estudo em escolas técnicas particulares, no caso de Serra, e a desoneração tributária e a ampliação da rede ferroviária, promessas de Dilma, já constavam nos programas de Alckmin e de Lula de quatro anos atrás.

Para analistas políticos consultados pelo G1, a repetição denota estabilidade e amadurecimento da democracia no país, mas também reflete certo descaso na elaboração das propostas pelos partidos, consequência do peso reduzido dos programas de governo na definição do voto.

No caso do PV, que não lançou candidato ao Planalto em 2006 e em 2002, o programa de governo de Marina Silva suprimiu propostas polêmicas de Alfredo Sirkis, candidato em 1998 e hoje na coordenação da campanha da senadora, como a criação de uma “ecotaxa” municipal de 0,5% sobre tabaco, bebidas alcoólicas e gasolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário