quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Prefeito Dr. Vilmar se reúne com o deputado estadual Dr. Sarto e se prepara para anunciar mais obras para Acopiara


O prefeito Dr. Vilmar se reuniu na tarde de ontem (24) na Assembleia Legislativa com o deputado estadual Dr. Sarto. 

Na oportunidade o prefeito acopiarense tratou com o parlamentar assuntos relevantes de interesse da população de Acopiara. 

O prefeito Dr. Vilmar deve retornar ao município de Acopiara nesta quinta-feira (26) e já se prepara para anunciar um pacote de ações e obras para toda a cidade.

Pastor evangélico é morto durante assalto no Centro de Fortaleza

O pastor evangélico fundador da igreja Batista Vale da Benção foi morto durante um assalto na Avenida Heráclito Graça, no Centro de Fortaleza. O crime ocorreu por volta da 1h da madrugada, nestaquarta-feira (25). Os suspeitos do crime foram presos na Meton de Alencar com General Sampaio, na Praça da Bandeira. 

Francisco Darkson da Silva Lira teria saído de uma igreja no Centro e ia para a própria residência, localizada na Maraponga. Mas foi abordado por dois homens armados a faca que anunciaram o assalto. O religioso não forneceu os pertences e foi atacado. De acordo com a Polícia, foram 15 perfurações a faca. 

Os suspeitos fugiram no carro da vítima. Por volta das 2h30min da madrugada a dupla foi perseguida e colidiu o veículo em um poste na Rua Meton de Alencar com General Sampaio, na praça da Brandeira. Ambos foram detidos e encaminhados ao 34º DP (Centro). A arma do crime foi apreendida. 

De acordo com amigos da vítima, pastor Darkson é o fundador da Igreja Vale da Benção desde o ano de 1982. Ele também possuía um programa de rádio e era conhecido internacionalmente pelo seu trabalho como religioso.

UPA 24h de Acopiara tem mais de 60% da obra construída


Neste fim de fevereiro de 2015, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h de Acopiara está com mais de 60% da construção da obra edificada. O local onde está sendo erguida a Unidade é acompanhada constantemente pelo prefeito Dr. Vilmar e pelo engenheiro do Município, Emídio Calixto, para conferir o andamento dos trabalhos. A unidade tem localização privilegiada na entrada da cidade, no Bairro Moreira, e previsão de conclusão para os próximos cinco meses.

Robério Leite, encarregado da obra, informou que a obra está em ritmo acelerado. “Vale destacar que, exclusivamente e diferente das demais, a UPA de Acopiara terá um primeiro andar com grande auditório que será bastante útil”.

Destinada a população acopiarense, a UPA 24h está pactuada para solucionar a maioria dos casos evitando encaminhamento para unidades hospitalares. Funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, com atendimento em urgências e emergências referentes a pressão, febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Inovará ao oferecer estrutura simplificada com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação, resolvendo 97% dos casos na própria unidade.

O prefeito de Acopiara e médico, Dr. Vilmar, lembrou que quando o paciente chega, os médicos prestam socorro, controlam o problema, detalham o diagnóstico e analisam se é necessário encaminhá-lo a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h. “É sem dúvida um avanço na assistência de saúde no município, diminuindo a distância e consequentemente o tempo que são vitais para salvar vidas”, afirmou.

Sobre a UPA

As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde, em conjunto com estas compõem uma rede organizada de Atenção às Urgências. 


São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

Bebê nasce sem romper o saco amniótico em caso raro nos EUA


Um bebê nasceu sem romper o saco amniótico, popularmente conhecido como a “bolsa amniótica”, em um caso considerado pelos médicos como raro, no hospital Cedars-Sinai Medical Center, na Califórnia, nos Estados Unidos. O parto por cesariana aconteceu no início deste mês, quando o pequeno Silas Phillips tinha apenas 26 semanas de vida - ou seja quase três meses antes do esperado -, mas só foi anunciado pelos médicos da unidade nesta terça-feira.

O bebê nasceu dentro da “bolsa”, onde dividia o espaço com a placenta e o cordão umbilical. Ou seja, embora estivesse fora do corpo da mãe, até ser retirado do saco amniótico, ele ainda estava respirando a partir da placenta. “Pode parecer cliché, mas foi aquele momento em que ficamos sem fôlego. Foi um momento de admiração”, disse William Binder, pediatra que ajudou a trazer Silas ao mundo e fez, a partir de seu celular, fotos do pequeno ainda dentro da bolsa amniótica. “Durante 10 segundos, nós tivemos que fazer isso (tirar as fotos), antes de tirá-lo da bolsa e ajudá-lo a respirar”, contou.

Foi somente horas após o parto que a mãe Chelsea Phillips soube do acontecido e viu as imagens feitas pelo médico. “Foi muito legal ver (as fotos). Ele estava meio que numa posição fetal, mas podíamos ver seus braços e pernas. Quando eu soube do que aconteceu, eu soube que meu bebê era especial”.

O pequeno Silas passa bem e, segundo os médicos, ele poderá ir pra casa no próximo mês.

Ossada humana é encontrada as margens do rio Jaguaribe em Jucás


A Polícia de Jucás, cidade localizada a 120 km de Juazeiro do Norte, investiga o achado de uma ossada humana por volta das 9h30 desta segunda-feira (23) às margens do Rio Jaguaribe.

Policiais realizavam patrulhas de rotina quando foram informados por populares sobre um corpo encontrado na localidade.

Depois de se deslocar ao local indicado, os agentes encontraram a ossada humana e acionaram o Instituto Médico Legal e a Polícia Civil.