quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

UPA 24h de Acopiara tem mais de 60% da obra construída


Neste fim de fevereiro de 2015, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h de Acopiara está com mais de 60% da construção da obra edificada. O local onde está sendo erguida a Unidade é acompanhada constantemente pelo prefeito Dr. Vilmar e pelo engenheiro do Município, Emídio Calixto, para conferir o andamento dos trabalhos. A unidade tem localização privilegiada na entrada da cidade, no Bairro Moreira, e previsão de conclusão para os próximos cinco meses.

Robério Leite, encarregado da obra, informou que a obra está em ritmo acelerado. “Vale destacar que, exclusivamente e diferente das demais, a UPA de Acopiara terá um primeiro andar com grande auditório que será bastante útil”.

Destinada a população acopiarense, a UPA 24h está pactuada para solucionar a maioria dos casos evitando encaminhamento para unidades hospitalares. Funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, com atendimento em urgências e emergências referentes a pressão, febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Inovará ao oferecer estrutura simplificada com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação, resolvendo 97% dos casos na própria unidade.

O prefeito de Acopiara e médico, Dr. Vilmar, lembrou que quando o paciente chega, os médicos prestam socorro, controlam o problema, detalham o diagnóstico e analisam se é necessário encaminhá-lo a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h. “É sem dúvida um avanço na assistência de saúde no município, diminuindo a distância e consequentemente o tempo que são vitais para salvar vidas”, afirmou.

Sobre a UPA

As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde, em conjunto com estas compõem uma rede organizada de Atenção às Urgências. 


São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário