quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Justiça dá prazo de cinco dias à União e ao Inep para entregar pré-testes

A Justiça Federal no Ceará determinou que a União Federal e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) se manifestem em um prazo máximo de cinco dias sobre o pedido de liberação de 32 cadernos do pré-teste do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) solicitado pelo Ministério Público Federal nesta quarta-feira (25).

A Polícia Federal também pediu ao Inep informações sobre o número de questões que formam o banco de dados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e são utilizadas nos pré-testes. Além disso, o órgão solicitou o ano em que o material foi utilizado e quantos itens foram testados.

O objetivo das ações é aprofundar as investigações sobre o vazamento de questões do Enem em 2011.

Ministério Público quer a paralisação de lixão em Solonópole

O promotor de Justiça da Comarca de Solonópole, Déric Funck Leite, ajuizou Ação Civil Pública com pedido de liminar para que o município paralise imediatamente as atividades na área utilizada como lixão. De acordo com a solicitação do Ministério Público, o município deve realizar a contratação de seguranças no sentido de permanecer no local, com finalidade de controlar a entrada de pessoas.

Além disso, deve haver o recolhimento e aterramento em valas com cobertura de calcário e terra de todo lixo existente atualmente na área do lixão. Conforme o Promotor de Justiça, é preciso haver o monitoramento do lençol freático, de forma semestral, bem como a abertura de valas específicas para resíduos de saúde.

Ele requisitou a apresentação, em 90 dias, um projeto de recuperação das áreas degradadas. O Promotor de Justiça ressalta que se está diante de uma “nítida afronta” ao preceito constitucional do meio ambiente ecologicamente equilibrado e, ainda, notório perigo à saúde pública da população de Solonópole.

Déric Leite instaurara um procedimento administrativo no intuito de verificar as condições de funcionamento do lixão na cidade de Solonópole. A situação do lixão em Solonópole tem preocupado a população desde o ano de 2010, tendo em vista que a comunidade local denunciou os fatos à Ouvidoria Geral do Ministério Público do Estado do Ceará.

Nesse sentido, o representante do Ministério Público requisitou uma análise técnica acerca do possível dano ambiental ocasionado pelo funcionamento irregular do lixão.

Em resposta, o núcleo de Apoio Técnico da Procuradoria Geral de Justiça, emitiu relatório técnico de vistoria, constatando situação preocupante no local, tais como: o atual lixão de Solonópole não atende à legislação ambiental, uma vez que, somente um aterro sanitário é passível de licenciamento segundo a legislação atual.

No atual lixão de Solonópole não há cercamento eficiente para evitar a presença de animais e pessoas não autorizadas, pois não possui portão de controle de acesso.

Iguatu ganha primeiro Parque Temático da Criança do interior do Estado


Iguatu é o primeiro município do interior do Ceará a ter um parque temático para crianças. O novo espaço público foi entregue pela prefeitura do município, nesta quarta-feira (25). Uma grande multidão compareceu ao local para prestigiar a festa. O local oferece uma grande variedade de brinquedos, bonecos dos desenhos animados da Disney, além de outros equipamentos.

Durante a cerimônia oficial, o prefeito de Iguatu Agenor Neto, ressaltou “Quero dizer a todos da minha imensa satisfação que é a de poder estar aqui hoje inaugurando esse equipamento que com certeza vai proporcionar mais lazer às nossas crianças. Tudo isso é fruto de um planejamento estratégico da nossa gestão, e sem o apoio da população nada disso estaria sendo possível. Portanto quero agradecer a todos, e em particular ao Governo do Estado, e aos nossos deputados. Sem o apoio deles, nada disso estaria sendo possível”.

Vários projetos ainda serão concretizados, afirma Agenor, confirmirmando que nos próximos três anos serão investidos recursos da ordem de R$ 250 milhões, em obras de infraestrutura.

Felipe reclama de salários atrasados no Vasco

Um dos jogadores mais experientes do elenco vascaíno, o meia Felipe afirmou que está incomodado com os salários atrasados no clube.

´Claro que essa situação incomoda. Infelizmente, vivo isso desde 96. Vale lembrar que o Vasco conquistou o título da Copa do Brasil vivendo o mesmo problema´, disse Felipe, que reclamou do vice-presidente de finanças do clube, Nelson Rocha, que havia dito que o pagamento do 13º dos jogadores foi feito na quarta-feira.

´Incomoda o fato do vice de finanças do clube declarar que o 13º teria sido pago ontem [quarta-feira], fato que não aconteceu. A gente entende que a diretoria está buscando parceiros e patrocinadores. Mas, como nós somos transparentes com os dirigentes, queremos o mesmo deles conosco´, declarou.

Homem é detido após matar mendigo e comer seu cérebro

Um homem foi detido na Flórida sob a acusação de ter matado uma pessoa e comido um olho e parte do cérebro de sua vítima, segundo o relatório policial divulgado nesta quarta-feira.

O detido é Tyree Lincoln Smith, de 35 anos, e foi detido ao chegar à Flórida procedente da cidade de Bridgeport (Connecticut), onde ele próprio confessou a uma familiar que havia atacado um indigente latino, identificado como Ángel González.

O relatório detalha o testemunho de uma prima de Smith, chamada Nicole Rabb, que explicou que em meados de dezembro o acusado foi a sua casa e disse que queria ´ter sangue nas mãos´. No dia seguinte, Smith tornou a aparecer, desta vez com as calças ensanguentadas.

Segundo o relato de Nicole, o acusado passava a noite ao relento em um edifício abandonado, até que um mendigo o acordou e convidou a dormir em um andar coberto do mesmo imóvel.

Nicole relata que Smith contou que atacou o homem com um machado para depois abrir o crânio de sua vítima e comer um olho e parte do seu cérebro em um cemitério próximo.

Andarilho é morto a bala em Icó

Na madrugada dessa quinta-feira(26), por volta de 01:00 hora, aconteceu um homicídio a bala no sítio São Gonçalo,distante 42 km da sede de Icó-CE.

A vítima desse homicídio a bala, foi uma pessoa identificada apenas pelo nome de “JOÃO PEREIRA”, aproximadamente 35 anos.

Segundo informações obtidas no local, populares falaram que a vítima não tem residência fixa e nem parentes na localidade e sempre aparece pedindo dormida e alimento nas residências. No momento do ocorrido, a vítima se encontrava deitada debaixo de um alpendre de uma residência, quando foi atingido por um disparo de arma de fogo na cabeça, tendo morte imediata no local.

Populares não viram e nem souberam informar quem teria sido o autor do homicídio, apenas no local, próximo a vítima, foi encontrado um cartucho deflagrado de pistola 380. A Polícia Militar encontra-se diligenciando no sentido de identificar, localizar e prender o(s) autor(es) do homicídio.

Mulher deixa hospital onde recebeu coração que caiu no chão


A mexicana Erika Hernandez, de 28 anos, recebeu alta do hospital depois de ter recebido o coração que acidentalmente caiu no chão enquanto era transportado por médicos. A informação da alta foi confirmada por autoridades do hospital La Raza, localizado na Cidade do México, onde Erika foi operada no dia 11 de janeiro.

Erika nasceu com um problema congênito no coração.

A queda do coração ficou conhecida mundialmente e tratada como uma trapalhada. Mas depois de constatado que o órgão ainda estava perfeito, os médicos o encaminharam para o transplante.

Após ter prisão decretada pela Justiça, Hudson faz acordo e paga pensão à filha

Após ter um mandado de prisão expedido pela Justiça de Limeira na noite desta terça (24), por não pagar pensão à filha, o sertanejo Hudson, da dupla Edson & Hudson, fez um acordo com a defesa da menina e pagou o valor que devia, cerca de R$ 90 mil, à filha Letícia Higa da Silva.

O advogado de Letícia, Flamínio de Campos Barreto, confirmou que o Hudson e seu advogado tomaram ciência do decreto de prisão, eles nos procuraram e, através de um acordo, foi saldada a dívida”, contou Flamínio.

Flamínio acrescentou que agora a quitação da dívida será levada ao conhecimento do juiz, que cancelará o mandado de prisão.

Em comunicado enviado à imprensa, os advogados do sertanejo afirmam que "tais questões foram devidamente solucionadas e esclarecidas" e que Hudson nunca esteve "foragido" e nunca houve a intenção de não atender a Justiça, como foi noticiado por alguns veículos.

Já o advogado da filha de Hudson diz que, desde que Hudson começou a atrasar o pagamento da pensão, ele teve a possibilidade de fazer acordo, mas não houve conversa entre as partes. “Por conta disso, entramos com um processo de execução de alimentos e o juiz acabou expedindo um mandado de prisão ao Hudson enquanto ele não pagasse”, explicou.

Novo filme sobre Padre Cícero inicia gravação em Juazeiro

O Padre Cícero nas telas de cinema. Dessa vez, um grupo paulista se encontra na cidade para as filmagens do longa-metragem "Sangue no Sertão". A equipe está há um ano trabalhando o roteiro, e agora, junto com personagens escolhidos na própria cidade, realizam a captação de imagens.

O objetivo é lançar o filme, que terá cerca de 1h50 de duração, no dia 20 de julho deste ano, data do aniversário de morte do sacerdote. O filme é dirigido pelo cineasta, padre Antônio Sagrado Bogaz, com parceria da Inspetoria Salesiana.

As locações estão sendo realizadas em diversos espaços por onde passou o Padre Cícero, desde a Basílica de Nossa Senhora das Dores, onde ele celebrou missas, até o Horto, onde ficava para momentos de meditação. Imagens também foram feitas no Santo Sepulcro, a 2 quilômetros do casarão centenário do Horto.

Cadastro do Bolsa Família deve ser atualizado até 29 de fevereiro

Beneficiários do Programa Bolsa Família do Governo Federal, que não atualizaram seus dados nos últimos dois anos têm até sexta-feira (29) para fazê-lo. A atualização é simples e feita na prefeitura de cada município. Cadastros desatualizados serão cancelados a partir de março de 2012.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, 729 mil famílias brasileiras estão com o benefício bloqueado desde 31 de dezembro de 2011, por conta da desatualização de dados. No Ceará, são 49.363 famílias com o benefício bloqueado.

Mega-Sena acumula e pode pagar

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 1.357 da Mega-Sena, sorteadas nesta quarta-feira (25), em Santos (SP). A Caixa Econômica Federal (CEF) informou que a estimativa de prêmio para o próximo sorteio, a ser realizado no sábado (28), é de R$ 21,5 milhões.

As dezenas sorteadas foram: 01 - 19 - 24 - 26 - 52 - 55.

A Quina vai premiar 116 apostas com R$ 17.572,17. A Quadra registrou 6.940 apostas certas, e cabe a cada uma delas R$ 419,59.

prédio de 20 andares desaba no Rio de Janeiro


O prefeito Eduardo Paes diz que equipes de resgate buscam, na manhã desta quinta-feira (26), 19 pessoas desaparecidas depois do desabamento que atingiu três prédios comerciais no Centro do Rio. Cinco pessoas feridas foram resgatadas na noite de quarta, sendo que quatro permaneciam internadas. Não havia mortes confirmadas até por volta das 8h, segundo as autoridades.

O acidente ocorreu por volta das 20h30 de quarta-feira (25). Um prédio de 20 andares, outro de 10 e um imóvel de quatro pavimentos ficaram em ruínas. O trânsito nas ruas situadas nas imediações do Theatro Municipal está interditado nesta quinta. Estações do metrô no Centro, que chegaram a ser fechadas, funcionam normalmente desde as 5h.

Segundo o prefeito, o número de desaparecidos, no entanto, pode ser alterado, já que ainda não há uma lista oficial. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil municipal trabalhavam no local desde a madrugada.

Nenhum outro ferido foi resgatado durante a madrugada. Representantes das famílias dos desaparecidos foram levados a uma sala de apoio na Câmara de Vereadores do Rio, onde aguardavam notícias dos trabalhos de resgate.

Fla volta a se atrapalhar na bola aérea e perde de virada


Vanderlei Luxemburgo treinou, repetiu, insistiu mais um pouquinho, mas foi em vão. No jogo de ida contra o Real Potosí, pela Pré-Libertadores, o Flamengo pecou na bola aérea, sofreu uma derrota de virada, 2 a 1, e está em desvantagem na disputa pela última vaga no Grupo 2 da competição.

Nesta quarta-feira, no estádio Victor Agustín Ugarte, em Potosí, não faltou fôlego aos brasileiros a 4.000 metros de altitude, mas o sistema defensivo sofreu com a falta de atenção. O time saiu na frente com um gol de Luiz Antonio, mas não sustentou o placar. Em duas falhas pelo alto, Centurión e Brittes marcaram de cabeça, a principal jogada do Leão das Alturas.

O jogo da volta contra o Potosí será na próxima quarta-feira, no Engenhão, às 21h50m (de Brasília). Os bolivianos vão jogar por qualquer empate. Uma vitória por 1 a 0 é suficiente para os rubro-negros. Se devolverem o placar da Bolívia, a decisão da vaga irá para os pênaltis. Qualquer triunfo do Flamengo por um gol de diferença, a partir de 3 a 2, dá a classificação ao Real Potosí pelos gols marcados fora de casa.

O Flamengo volta a jogar no próximo sábado, pelo Campeonato Carioca, contra o Macaé. Assim como na estreia, Luxa vai escalar uma equipe formada por reservas e garotos. O confronto será no estádio Cláudio Moacyr, em Macaé, às 17h (de Brasília).