segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Processo do prefeito eleito de Acopiara, poderá entrar na pauta do TSE essa semana

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará cinco sessões plenárias nessa semana. Além das sessões ordinárias jurisdicionais e administrativas de terça e quinta-feira (29 de novembro e 1º de dezembro), respectivamente a partir das 19h e 9h, a Corte Eleitoral fará sessões extraordinárias jurisdicionais e administrativas na segunda, quarta e quinta-feira (28 e 30 de novembro e 1º dezembro), partir das 19h. 

Ou seja, o Plenário do TSE se reunirá na próxima quinta-feira (1º) por duas vezes em sessão para o julgamento de processos, às 9h e às 19h. 

EM/RC

Polícia realiza maior apreensão de medicamentos do Ceará

A Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), prendeu três pessoas e recolheu 140 mil comprimidos na segunda fase da Operação 'Tarja Preta', que investiga um esquema de vendas e desvios de remédios. Foi a maior apreensão de medicamentos já realizada no Estado, informaram as autoridades nesta segunda-feira (28). 

Nesta tarde, a Polícia Civil deu mais detalhes sobre a segunda fase da operação 'Tarja Preta', em coletiva realizada na sede da DCTD. Entre os comprimidos apreendidos, aliás, as autorizadades já informaram que há antidepressivos e abortivos, além de anabolizantes. 

Um dos presos nesta segunda fase, José Leonardo Sales de Freitas (de idade não informada), estava foragido desde a primeira fase da operação e foi detido a partir de um mandado de prisão preventivo expedido pela Justiça e cumprido nesta segunda-feira (28). Ele foi encontrado em uma residência onde se escondia, no bairro Jurema, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). 

Raimundo Nonato Macedo da Costa, 60, foi preso no dia 22 de novembro deste ano, na posse de 101 mil comprimidos, quando ia realizar uma entrega em um supermercado da Av. Oliveira Paiva, no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza. 

Já Antônio Gottardo Sousa Araújo, 57, foi preso dois dias depois, no último dia 24 de novembro, na posse de quase 40 mil comprimidos. Ele morava no bairro Parquelândia, na Capital. 

Desvios da rede pública 

"É provável que esta seja a maior apreensão de medicamentos não só do Ceará, mas de todo o Nordeste", afirma a diretora adjunta da DCTD, delegada Patrícia Bezerra. Segundo ela, apesar de nenhum dos presos nesta segunda fase ter relação com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), várias caixas de medicamentos contêm o carimbo de "venda proibida", o que deixa claro que foram desviadas da rede pública de saúde. 

Patrícia também informou que as investigações continuam e que "alguns alvos já estão sendo levantados". Conforme diz, a Polícia Civil tem atuado em várias frentes para inibir os criminosos, incluindo nas farmácias, entre funcionários e ex-funcionários da Sesa e no núcleo de pessoas envolvidas na chegada de medicamentos de fora do País.

Deputados querem limite para investigação de políticos

Apesar da intenção do Executivo e Legislativo de tentar barrar a anistia ao caixa 2, há outros itens na lista de iniciativas dos congressistas com bondades à classe política. Os parlamentares articulam, por exemplo, trazer de volta uma proposta que foi retirada do relatório aprovado na semana passada na comissão especial: a limitação para seis meses do período de investigação de crimes praticados por políticos com mandatos eletivos. A votação do pacote no plenário da Câmara está marcada para esta terça-feira, 29.. 

A proposta, que vem sendo chamada de “emenda Amin”, por ser de autoria do deputado Esperidião Amin (PP-SC), estabelece que a Polícia Federal e o Ministério Público teriam esse prazo para apurar atos ilícitos praticados por parlamentares, prefeitos, governadores e presidente da República. 

Esse tempo poderia ser prorrogado por mais seis meses, desde que haja autorização judicial. Se o processo não fosse concluído nesse tempo, o caso seria arquivado e a autoridade responsável seria obrigada a apresentar um relatório explicando as diligências efetuadas e as possíveis razões pelas quais a investigação foi frustrada. Caso a denúncia fosse apresentada, o texto prevê que um novo prazo para o procedimento investigatório seja aberto. 

Nos bastidores, os deputados alegam que a medida é necessária porque os agentes públicos ficam expostos diante das denúncias, sofrendo desgaste político, sem que haja um prazo definido para que as acusações sejam esclarecidas. O próprio autor da emenda reconheceu, porém, que a medida favorece políticos que são culpados, que farão de tudo para atrasar a investigação, embora ajude aqueles que são inocentes, que poderão ter sua inocência provada mais rápido. Grandes partidos apoiam a iniciativa.Com informações do Estadão Conteúdo.

Prefeitura de Acopiara realiza mais de 40 cirurgias de catarata nesta segunda (28)

Enquanto o grupo de oposição fala em desmonte no município de Acopiara, a Prefeitura Municipal através da Secretaria da Saúde realiza hoje (28) no Hospital Municipal Júlia Barreto cerca de 40 cirurgias de cataratas beneficiando o mesmo número de pacientes. 

A cirurgia de catarata é um procedimento considerado de baixa complexidade, com anestesia local e sem a necessidade de internação. Os pacientes passam por exames laboratoriais e, quando necessário, cardiológicos. Com o resultado dos exames normais, estão prontos para a cirurgia. “Catarata é uma doença de visão bastante comum entre os idosos e o resultado após a cirurgia é muito bom, inclusive para a melhora global da saúde do paciente”, explica o cirurgião Dr. Francisco Pierre Jr. 

Ao longo desses quatro anos de administração, mais de mil pessoas foram beneficiadas com este procedimento e voltaram a enxergar. A meta do prefeito Dr. Vilmar seria zerar o número da doença no município, porém não será possível por conta do resultado das eleições. Dr. Vilmar espera que o próximo gestor dê continuidade a este programa que ajudou tantas pessoas carentes da cidade.

Câmara Municipal de Acopiara afasta hoje vereadora Josefa Marli (PMDB) por decisão da Justiça

A Câmara Municipal de Acopiara vai afastar na sessão de hoje (28) a vereadora Josefa Marli do Nascimento Almeida (PMDB) da função de parlamentar atendendo decisão da Justiça Eleitoral. Na oportunidade, a mesa diretora da casa vai empossar de forma definitiva o primeiro suplente Marcelo Barbosa (PCdoB). O atual e próximo mandatos da vereadora Josefa Marli foram suspensos, inclusive o direito de ser diplomada em relação ao resultado das eleições deste ano. 

Josefa Marli foi flagrada e presa pelo delegado de Polícia Civil, Giovani Morais, comprando votos na zona rural do município. Com ela, a polícia apreendeu uma quantia de R$ 1.890,00, uma agenda contendo anotações com nomes de pessoas e valor em dinheiro que cada uma receberia o que atingiria o montante de R$ 10.100,00, promessas de extrações dentárias, fornecimento de próteses dentárias (dentaduras) e ainda quantidade de votos que a mesma obteria por seções eleitorais. 

Segundo o inquérito, a ré abordava as pessoas e tentava persuadi-las a nela votarem para o cargo de vereadora em troca de dinheiro ou de bens e serviços o que configurou a materialidade do crime de corrupção eleitoral passiva. 

Na decisão do juiz Eduardo Mota, ele impôs algumas medidas cautelares que devem ser rigorosamente observadas pela vereadora Josefa Marli.

Mais uma mulher é assassinada a facadas no Ceará

Uma linda jovem identificada apenas como Cintia foi brutalmente assassinada a facadas durante a noite de domingo(27) na cidade de Cariré no Ceará. As primeiras informações é que o acusado é seu ex-companheiro. 

O jovem passou a ameaçar a vítima, pois não aceitava o rompimento do relacionamento e na noite de domingo decidiu que se ela não fosse dele não seria de mais ninguém. Cíntia foi assassinada violentamente a golpes de faca e seu assassino fugiu após cometer o crime.

Populares ainda socorreram a jovem ao hospital da cidade, no entanto não resistiu e veio a óbito. A polícia local realiza diligências no sentido de localizar e capturar o acusado.

Mulher é morta por bala perdida durante tiroteio em Fortaleza

Uma mulher morreu vítima de bala perdida durante um tiroteio na noite deste sábado (26) no Bairro Vila Velha, em Fortaleza. Segundo a polícia, dois suspeitos atiraram contra um homem e um dos tiros acabou atingindo a jovem que passava pelo local. 

A vítima foi atingida no peito. Ela chegou a ser levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vila Velha, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Um homem também ficou ferido na ação. A Polícia Militar foi chamada ao local, fez buscas pelos suspeitos, mas ninguém foi preso.

Vereador Vicente Júnior faz ameaças a cidadã de Acopiara


O vereador Vicente Júnior (PMDB) voltou a perder a cabeça e partiu para o ataque a uma cidadã acopiarense e ao blog do vereador Língua Solta, Lindomar Rodrigues. 

As declarações de Vicente Júnior teriam sido motivadas por conta de um simples comentário de uma jovem senhora de Acopiara que não concorda com o pensamemto do edil. 

Vale lembrar que Vicente Júnior está com o seu pedido de registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral por ser ficha suja, ou seja, as contas dele como gestor da educação foram julgadas irregulares pelo TCM. 

Vicente Júnior se incomodou por que a jovem Valéria o tachou de corrúpto. Na resposta à eleitora, Vicente desceu os degraus da humildade, ameaçou processar a menina criminalmente e aproveitou para atacar gratuitamente, mais uma vez, o blog do vereador Língua Solta, Lindomar Rodrigues. 

Calma Vicente!

Quadrilha é presa após assaltar Lojas Americanas em Fortaleza

Uma quadrilha composta por três homens e uma mulher foi presa na madrugada desta segunda-feira (28) após arrombar uma loja localizada na Avenida Bezerra de Menezes, no bairro São Gerardo, a apenas um quarteirão e a 100 metros da sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). 

Esta não é a primeira vez que a filia da rede “Lojas Americanas” localizada na Avenida Bezerra de Menezes sofre ataque de bandidos. No começo do ano, quatro bandidos invadiram o local em torno de 21 horas, renderam clientes e funcionários e roubaram dinheiro e celulares, mas parte do bando acabou cercado e preso pela Polícia. 

Flagrante 

Já na madrugada de hoje, os bandidos agiram de forma diferente. Realizaram um arrombamento e conseguiram acesso à gerência, onde está instalado o cofre. Conseguiram abrir o equipamento e retirar o dinheiro que ali estava. A quantia não foi revelada. 

Em meio à ação dos bandidos, o alarme disparou e em poucos minutos o prédio foi cercado por viaturas do Ronda do Quarteirão e do Policiamento Ostensivo Geral (POG), além de uma patrulha destinada a manter a segurança no entorno da sede da SSPDS. 

Cercados, os ladrões acabaram se rendendo e foram levados para o plantão do 34º DP (Centro), onde estão sendo autuados em flagrante.