sábado, 14 de fevereiro de 2015

PT abre processo para expulsar prefeito de Lagoa do Sítio acusado de matar primeira-dama


O Diretório Estadual do PT decidiu expulsar o prefeito de Sebastião Barros, Nivaldo Roberto Nogueira Rodrigues, por considerá-lo infiel já que apoiou o votou no candidato derrotado à reeleição, José Filho (PMDB) e não o candidato do partido, Wellington Dias (PT), nas eleições gerais do ano passado.

O Diretório Estadual do PT, abriu, através da Comissão de Ética, processos para expulsar ou punir com advertência ou cerca de 20 vereadores e prefeitos. O pedido de expulsão de José de Arimatéia Rabelo, o José Simão, o pedido foi protocolado na sexta-feira no PT, após ter ocorrido a prisão do prefeito acusado de assassinato da mulher, a primeira-dama Gercineide de Sousa Monteiro Rabelo, de 35 anos.

O pedido de expulsão de José de Arimatéia foi impetrado pelo secretário Estadual de Organização do PT, João de Deus Pereira. Ele informou que o partido irá aguardar a conclusão do inquérito policial para adotar as medidas de expulsão. “Se a polícia concluir que o prefeito participou do assassinato da mulher terá uma expulsão sumária”, esclarece de João de Deus Pereira. Socorrinha Silva, do Diretório Regional do PT, disse que é necessária a expulsão sumária de José de Arimatéia.

Queda no FPM aumenta crise nas prefeituras do Interior

Os prefeitos não deverão aguardar a Quarta-Feira de Cinzas para o choque de realidade com as finanças. O agravamento da situação do caixa, que não aconteceu de um mês para outro, já dá sinais, neste mês, do sacrifício que as gestões terão até o fim deste ano.

As dificuldades financeiras deverão atingir não apenas a infraestrutura, mas investimentos em estradas, como a própria manutenção de equipamentos e serviços municipais.

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tem uma queda prevista de 9,43% para fevereiro. Apesar de ter havido um crescimento de 1,72% no mês de janeiro, já se verifica um declínio acumulado de 1,64% nos dois primeiros meses deste ano.

Para o economista José Irineu de Carvalho, que presta assessoria técnica para a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), os números despontam para perdas nas transferências até o fim do ano, considerando um crescimento entre 3 e 5% a partir de março até dezembro, enquanto que a inflação para o período é estimada acima de 7% em 2015.

Funceme prevê chuva no período de Carnaval, mas temperaturas chegam a 37°C


Em relatório divulgado nesta sexta-feira, 13, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Fuceme) prevê chuvas irregulares para o período de Carnaval no Estado.

Segundo as análises, entre o sábado e a terça-feira, em todas as regiões do Estado haverá condições favoráveis à ocorrência de chuvas isoladas.

Na faixa litorânea deve haver nebulosidade variável, com chuvas fracas na madrugada e início da manhã e sol com poucas nuvens no restante do dia. Já no centro-sul do Ceará e na região Jaguaribana, o tempo também deve ficar nublado, mas com chuvas mais significativas, principalmente à tarde e à noite.
Apesar da ocorrência de chuvas, a Funceme garante que será um período de bastante calor até a terça-feira. As temperaturas devem variar de 31°C a 33°C no Litoral e de 32°C a 37°C no Interior.

Um novo prognóstico, referente aos meses de Março, Abril e Maio, deve ser divulgado ainda na segunda quinzena de fevereiro.

Homem é assassinado a tiros em Acopiara


O plantão de polícia registrou um homicídio a bala na tarde dessa sexta-feira (13) no sítio Paus Branco I, zona rural de Acopiara.

A vítima foi Benilton Sobrinho Costa, 33 anos. Ele foi alvejado com vários disparos de arma de fogo.

Segundo a polícia o crime foi cometido por dois homens que estavam numa motocicleta. O motivo ainda é desconhecido.

Justiça hipoteca edifício-sede da Petrobras

Não bastasse o impacto da operação Lava Jato nas finanças da empresa, entre outros tantos problemas que vêm a público dia sim, outro também, a Petrobras teve sua sede hipotecada pela Justiça do Rio de Janeiro, em decisão tomada nessa quinta-feira (12). De acordo com a revista Época, a hipoteca serve como forma de garantir o pagamento de uma dívida de R$ 935 milhões, causada por “conduta predatória” da estatal. Os oito mil funcionários da empresa, que estão sem norte, podem ficar sem teto. A estatal, naturalmente, pode e ainda vai recorrer da decisão.

A derrota judicial é mais um capítulo da disputa que a Petrobras trava com a Refinaria Manguinhos, localizada no Rio de Janeiro. A refinaria cobra da Petrobras danos materiais pela política de preços da estatal.

A crise enfrentada pela Petrobras foi um dos argumentos utilizados pela juíza Kátia Torres, da 25ª Vara Cível do Rio de Janeiro, para determinar a hipoteca da sede da estatal. Na prática, a hipoteca significa que, em caso de calote, a sede poderia ser usada para o pagamento. “Além do julgado envolver expressiva condenação de valor líquido, os problemas financeiros enfrentados pela ré são públicos e notórios, impondo-se a adoção da medida constritiva com vistas à efetividade do processo”, diz a decisão da juíza.

O edifício hipotecado é a tradicional sede da estatal, localizada na Avenida Chile, no centro do Rio. Chamado de Edise, uma abreviação de Edifício Sede, o prédio inaugurado em 1974 foi construído por uma antiga parceira da Petrobras e a Odebrecht – agora investigada na Lava Jato.

A sede conta com 26 andares e jardins suspensos. Ainda cabe recurso. Procurada, até o momento, a Petrobras não se manifestou sobre o assunto.