segunda-feira, 12 de maio de 2014

Adolescentes encontram ossada humana em Iguatu e jovem morre em acidente de trânsito em Saboeiro


Dois jovens encontraram a ossada humana na tarde de ontem (11) na cidade de Iguatu. Os garotos caçavam passarinhos nas proximidades de uma lagoa, atrás da Justiça Federal (bairro Paraná) quando se depararam com a ossada.

De acordo com o Núcleo de Perícia Forense do Instituto Médico Legal (IML) de Iguatu “não é possível precisar a idade da vítima, tampouco há quantos dias ele foi morto”. “Segundo o médico legista, Dr. Olavo Porto, o mesmo estava trajando uma camisa de propaganda da loja Zenír Móveis e um calção branco de elástico”.  A ossada será encaminhada para Fortaleza para necrópsia.

Saboeiro

Ainda no domingo, o vendedor José Alexandre Pena, de 22 anos, morreu vítima de acidente de trânsito na CE 284, km 141, nas proximidades do Sítio Cruzeta, zona rural de Saboeiro.

Segundo informações da Polícia Militar, o jovem teria perdido o controle da motocicleta e sobrado numa curva. Alexandre ainda chegou a ser socorrido para cidade de Barbalha, no entanto, ele não resistiu aos ferimentos. A vítima era natural de Assaré. 

Universitária é assassinada a facadas por adolescente em Canindé-CE


Uma universitária de 27 anos foi morta a facadas por um adolescente na localidade de Mulungu, Distrito de Targinos, em Canindé, a 115 km de Fortaleza. De acordo com a Polícia, o adolescente, de apenas 17 anos, foi apreendido e confessou ter cometido o crime. Maria Zulene Sousa de Freitas de 27 anos, estava em casa, estendendo roupas no varal, por volta das 16h30 da última quinta-feira (8). Ela foi morta com quatro facadas pelas costas. Aos policiais, o jovem explicou que teve uma discussão com o pai de Zulene. O homem é proprietário de um bar na região. O adolescente teria tido um desentendimento com o homem e decidiu se vingar na filha do comerciante.

Zulene, que era universitária, e conhecida como 'Loira Linda', trabalhava em Canindé. À tarde, estava em casa, ajudando a mãe nos serviços domésticos. O adolescente explicou que se aproximou de Zulene sem ser percebido e então efetuou os golpes. A mulher foi atingida nas nádegas, pulmão, braços e coração, falecendo no local.

O comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Canindé, tenente-coronel Natanael Cavalcante, lamentou o ocorrido, mas enalteceu a equipe, que realizou rapidamente a apreensão do agressor. "Fico triste por uma mãe perder uma filha, nessa situação, mas sempre digo, temos policiais preparados que sempre buscaram honrar nossa farda. A vida se foi, a Justiça agora tome de conta", afirmou.

Revolta

A mãe da vítima, bastante abalada, externou sua revolta para com o ocorrido. "Ele é um menino sem lei e dono da própria sorte, matou a metade de minha vida", disse a mulher.

Polícia encontra corpos sepultados dentro de uma casa em Baturité

O final de semana foi marcado pelo clima de pânico, violência, mistério e assassinatos na cidade de Baturité, a 100 Km de Fortaleza. A Polícia encontrou, em menos de 24 horas, três corpos de homens que foram mortos, sendo que duas vítimas foram sepultadas dentro de uma residência localizada nas proximidades do cemitério, que fica no centro da cidade.

Uma denúncia anônima, levou os policiais a descobrirem um terceiro corpo enterrado em uma sepultura no mesmo cemitério.

O ciclo de crimes foi descoberto a partir do desespero de uma família que procurava por um parente desaparecido. Ao receber as primeiras informações, a Polícia foi à residência de um ex-presidiário e descobriu um corpo enterrado sob a cama. As suspeitas sobre o piso no banheiro da casa, onde morava o ex-presidiário, levaram os policiais a descobrir o segundo corpo. Nenhum dos dois corpos encontrados era do parente procurado pela família.

Uma denúncia anônima, após a descoberta dos dois corpos, levou os policiais a irem ao cemitério para confirmar se ali estava enterrado, de forma clandestina, o terceiro corpo. A denúncia foi confirmada e, para desespero dos familiares que procuravam o parente, a dúvida deu lugar a certeza. A vítima foi assassinada a golpes de faca.

Todo esse roteiro de terrorismo foi registrado durante o final de semana.

Dilma sancionará novas regras para criação de municípios

Fruto de acordo entre senadores, deputados e o governo federal, o Projeto de Lei do Senado (PLS) 104/2014, que estabelece normas para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios, deverá ser sancionado na íntegra pela presidente Dilma Rousseff. A expectativa foi manifestada em Plenário pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) nesta sexta-feira (9).

O texto-base da proposta foi aprovado pelo Plenário do Senado na quarta-feira (7). As emendas devem ser votadas na próxima semana. Depois do Senado, o texto será examinado pela Câmara, antes de seguir para sanção da presidente da República.

Um projeto anterior de Mozarildo Cavalcanti para flexibilizar a criação de municípios foi vetado por Dilma Rousseff. Para conseguir a aprovação do novo projeto no Plenário, Mozarildo e o relator da proposta, Valdir Raupp (PMDB-RO), negociaram algumas alterações no texto com o governo.

Mozarildo ressaltou que o novo marco regulatório para a criação de municípios vai beneficiar a população, ao garantir maior presença do poder público em áreas hoje extremamente carentes de atenção do Estado.

Entre as mudanças em relação ao projeto original estão a previsão de tamanho mínimo dos novos municípios a serem criados. Eles deverão ter área não inferior a 200 quilômetros quadrados, nas regiões Norte e Centro-Oeste, e 100 quilômetros quadrados nas regiões Nordeste, Sul e Sudeste.

O texto também estabelece números mínimos de habitantes para os novos municípios, variando de 6 mil a 20 mil de acordo com a região.

Cid ameaça apoiar candidatura do PT no Ceará, caso fique sem o PROS


O clima entre o governador Cid Gomes e a cúpula do PROS promete esquentar ainda mais nesta semana. Cid chega à Brasília na próxima terça-feira (13), onde deve se encontrar com a cúpula do partido, entre eles o líder da legenda na Câmara, Givaldo Carimbão (AL), durante reunião que pode definir de uma vez por todas o destino nas próximas eleições.

Em meio as ameaças de integrantes do PROS em apoiar a candidatura de Eduardo Campos à Presidência da República, caso a presidenta Dilma Roussef não decida pela saída do ministro da Integração, Francisco Teixeira, Cid Gomes contra ataca, e vai comunicar que pode apoiar candidatura do PT.

O nome desejado para disputar o Palácio da Abolição é do deputado estadual Camilo Santana, mas o PT do Ceará só tem um único nome confirmado para a disputa ao Senado: o deputado federal José Guimarães.

Hospital Geral Suzana Gurgel do Vale agora pertence a Prefeitura


O prefeito Dr. Vilmar (pros) confirmou que a Justiça deu ganho de causa ao município, e a partir de agora o Hospital Geral Suzana Gurgel do Vale pertence ao povo de Acopiara. 

Na oportunidade ele fez questão de agradecer a família Gaspar através da Fundação Casa da Mãe Pobre que não recorreu da decisão e entregou o hospital a Prefeitura. 

Dr. Vilmar disse ainda que já começou a elaborar um grande projeto que visa recuperar o equipamento de saúde. "Será uma grande reforma", disse o prefeito.

Semana passada o alcaide acopiarense se reuniu com o secretário da Saúde do Ceará, Ciro Gomes que já acenou com possibilidades de ajudar o prefeito Dr. Vilmar a reabrir a unidade.

Enquanto isso o hospital municipal Júlia Barreto, continua fazendo história no município atendendo da melhor forma possível a população de Acopiara.

MEC vai abrir nesta segunda-feira as inscrições para o Enem 2014

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 serão abertas às 10h desta segunda-feira (12) e podem ser feitas até as 23h59 do dia 23 de maio no site enem.inep.gov.br. O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia do Ministério da Educação, a expectativa é de que até 8,2 milhões de estudantes se inscrevam neste ano. Em 2013, mais de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram e mais de 5 milhões fizeram as provas.

A taxa de inscrição é de R$ 35, e o pagamento do boleto deve ser feito até o dia 28 de maio. Ficarão isentos da taxa todos os estudantes de escola pública e alunos que comprovarem ter renda familiar mensal inferior a R$ 1.086.

Assim como nos anos anteriores, o Enem ocorrerá em dois dias seguidos. No sábado, dia 8, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, entre as 13h e as 17h30 (horário de Brasília). No domingo, dia 9, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação. Nesse dia, o tempo de prova será mais longo, entre as 13h e as 18h30 (horário de Brasília).

Segundo o MEC, serão impressas 18,3 milhões de provas (incluindo normal, ampliada, ledor e braile – estas três últimas, para quem tem diferentes graus de deficiência visual), em 1.699 municípios. Este ano, 785 mil funcionários vão ajudar na realização do exame, entre coordenadores de locais de aplicação, assistentes de coordenação, chefes de sala, fiscais e apoio. Em todo o Brasil, haverá 16,6 mil locais de prova.