terça-feira, 26 de julho de 2011

18 mil pessoas receberão benefício

Desde o início da tarde de ontem a Previdência Social disponibilizou na internet e pela Central 135 o nome dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que têm direito à revisão do teto, mas nem todo mundo que tentou conseguiu. Houve congestionamento porque, além do grande número de acessos, muita gente que está de fora também buscou a informação. Ao todo, 117.135 benefícios ativos serão reajustados a partir da folha de agosto, paga nos cinco primeiros dias úteis de setembro e o passivo (atrasados) atinge 131.161 pessoas. Segundo a Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), no Ceará, cerca de 18 mil pessoas irão receber a revisão pelo teto, a maioria já em outubro.

A Previdência destaca que nem todos os que tiveram benefícios concedidos entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 2003 têm direito à revisão pelo teto. E informa que não recebem os benefícios com data de início anterior a 5 de abril de 1991 e posterior a 31 de dezembro de 2003; os que não tiveram o salário de benefício limitado ao teto previdenciário na data da concessão; os precedidos de benefícios com data de início anterior a 5 de abril de 1991; os de valor equivalente a um salário mínimo; os benefícios assistenciais - Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas); e aqueles concedidos aos trabalhadores rurais.

As informações sobre os valores atrasados serão disponibilizadas posteriormente. Mas o Ministério da Previdência Social propõe o pagamento em parcela única, porém, os beneficiários (total de 131.161) serão divididos em quatro grupos. O primeiro pagamento será feito em 31 de outubro para as 68.945 pessoas que têm a receber até R$ 6 mil. Outros dois em maio e novembro de 2012. O último grupo - para quem vai receber acima de R$ 19 mil (15.661 aposentados) receberá o atrasado em 31 de janeiro de 2013.

O presidente do INSS, Mauro Hauschild, explicou que as normas com o detalhamento do pagamento ainda serão divulgadas. Porém, todo o atrasado devido será pago com correção monetária.
ENTENDA A NOTÍCIA

Para saber se tem direito a esse dinheiro extra é preciso ligar no telefone 135 ou consultar o site da Previdência Social (www.previdenciasocial.gov.br. A revisão foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal em 2010.

Homem é morto por cunhado na zona rural de Quixadá

Um homem foi morto a facadas na localidade Fazenda São Francisco, zona rural de Quixadá, no Sertão Central, no início da noite desta segunda-feira, 25. Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), o acusado do homicídio é o cunhado da vítima, que foi preso.

Após uma discussão, o acusado, identificado como Francisco Alves de Lima, 60 anos, desferiu sete golpes de faca contra o cunhado, Renato Pereira da Silva, 52, qu faleceu no local. Ainda conforme do CPI, a irmã do acusado, Maria de Fátima da Silva Ferreira, 53, tentou defender o esposo e foi ferida à faca na região lombar. Ela foi socorrida ao hospital do município.

O Comando informou ainda que Francisco foi preso e autuado na Delegacia de Quixadá.

Criança morre atropelada pelo pai no Norte de Minas

Uma criança de um ano morreu atropelada pelo pai na tarde desta segunda-feira (25) em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar, o acidente aconteceu na porta da casa da família, quando o homem de 31 anos saia com o carro.

O menino teria saído pelo portão de casa e o pai, que dirigia uma caminhonete, não teria visto o filho. De acordo com o boletim de ocorrência, a criança morreu na hora com esmagamento de crânio.

A perícia esteve no local. Os militares disseram que o homem estava em estado de choque após o acidente e por isso foi liberado.

Presidente da Petrobras diz que preço da gasolina pode aumentar

O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, disse em entrevista ao Jornal da Globo, nesta segunda-feira (25), que a capacidade de produção de gasolina chegou ao limite no país, e que, com tanta demanda, o preço pode aumentar.

Gabriellli afirmou que, com o aumento da venda de carros flex e a diminuição da produção de alcool, a solução, por enquanto, é importar gasolina. A capacidade de refino da Petrobrás, segundo ele, atingiu o limite. Entre os projetos da empresa está a construção de mais quatro refinarias, que começam a entrar em operação a partir do ano que vem.

“Chegamos a uma situação bastante diferenciada em 2010 e 2011, que é o aumento acelerado da demanda de gasolina. Com a crise do etanol e com a venda de carros flexiveis, flexfuel, que podem usar a gasolina e o etanol, houve um aumento grande da demanda de gasolina. Tivemos aumento de 19% da demanda de gasolina em 2010, que fez com que nossa capacidade de produção de gasolina chegasse ao limite. Nós estamos praticamente no limite das nossas refinarias hoje existentes para a produção de gasolina”, afirmou Gabrielli.