terça-feira, 26 de julho de 2011

18 mil pessoas receberão benefício

Desde o início da tarde de ontem a Previdência Social disponibilizou na internet e pela Central 135 o nome dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que têm direito à revisão do teto, mas nem todo mundo que tentou conseguiu. Houve congestionamento porque, além do grande número de acessos, muita gente que está de fora também buscou a informação. Ao todo, 117.135 benefícios ativos serão reajustados a partir da folha de agosto, paga nos cinco primeiros dias úteis de setembro e o passivo (atrasados) atinge 131.161 pessoas. Segundo a Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), no Ceará, cerca de 18 mil pessoas irão receber a revisão pelo teto, a maioria já em outubro.

A Previdência destaca que nem todos os que tiveram benefícios concedidos entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 2003 têm direito à revisão pelo teto. E informa que não recebem os benefícios com data de início anterior a 5 de abril de 1991 e posterior a 31 de dezembro de 2003; os que não tiveram o salário de benefício limitado ao teto previdenciário na data da concessão; os precedidos de benefícios com data de início anterior a 5 de abril de 1991; os de valor equivalente a um salário mínimo; os benefícios assistenciais - Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas); e aqueles concedidos aos trabalhadores rurais.

As informações sobre os valores atrasados serão disponibilizadas posteriormente. Mas o Ministério da Previdência Social propõe o pagamento em parcela única, porém, os beneficiários (total de 131.161) serão divididos em quatro grupos. O primeiro pagamento será feito em 31 de outubro para as 68.945 pessoas que têm a receber até R$ 6 mil. Outros dois em maio e novembro de 2012. O último grupo - para quem vai receber acima de R$ 19 mil (15.661 aposentados) receberá o atrasado em 31 de janeiro de 2013.

O presidente do INSS, Mauro Hauschild, explicou que as normas com o detalhamento do pagamento ainda serão divulgadas. Porém, todo o atrasado devido será pago com correção monetária.
ENTENDA A NOTÍCIA

Para saber se tem direito a esse dinheiro extra é preciso ligar no telefone 135 ou consultar o site da Previdência Social (www.previdenciasocial.gov.br. A revisão foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário