quinta-feira, 23 de setembro de 2010

PF prende quadrilha que vendia 1 tonelada de cocaína por mês em 3 Estados



A Polícia Federal do Rio Grande do Sul prendeu na manhã desta quinta-feira (23) integrantes de uma quadrilha de tráfico de drogas que comercializava uma tonelada de cocaína no Estado, em cidades de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul.

Foram presas preventivamente 17 pessoas. Batizada de Operação Espelho, a ação da polícia apreendeu também armas, drogas e dinheiro. As quantidades não foram informadas pela PF.

Mais de 200 policiais participaram da ação, que tinha 19 mandados de prisão e outras 26 ordens de busca e apreensão autorizadas pela Justiça. Dois suspeitos de integrarem a quadrilha estão foragidos.

No Rio Grande do Sul, foram cumpridos mandados em Caxias do Sul, Porto Alegre, Viamão e Tramandaí. A operação contou também com ações em Santa Catarina, nas cidades de Balneário Camboriú e Araranguá, e no Mato Grosso do Sul em Ponta Porã e Mundo Novo.

A quadrilha, de acordo com as investigações, tem vínculos com o Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa formada por traficantes de São Paulo. Os criminosos ingressavam com a droga no Brasil pela cidade de Ponta Porã (MS). Dali, a cocaína era armazenada num sítio em Torres, na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Policiais militares embarcam para o Interior na próxima semana

Os policiais militares que vão participar da "Operação Eleições", no interior do estado, embarcam na próxima segunda-feira (27). A operação vai contar com um efetivo total de mais de 4.400 PMs.

Os policiais que vão reforçar a segurança neste período eleitoral receberam instruções sobre cumprimento das leis, normas e determinações da Justiça Eleitoral, urna eletrônica, prioridade e preferência de votação, boca de urna, crimes eleitorais, fiscalização da votação, propaganda política e Lei Seca.

Bandidos assaltam ônibus em Parambu e utilizam veículo de Iguatu

Bandidos fortemente armados voltaram a assustar motoristas que trafegam através da BR-020, na região dos Inhamuns. Na madrugada desta quinta-feira (23), os assaltaram interditaram a rodovia na altura do KM 51, no município de Parambu, e colocaram vários obstáculos no asfalto e um veículo Gol bola vermelho, com placas de Iguatu.


Por volta das 02:00 horas, um motorista que guiava uma carreta com destino ao Piauí, percebeu a atitude dos bandidos e acelerou o caminhão, atingindo o Gol que estava impedindo a passagem. Vários disparos foram realizados, mas não atingiram o caminhoneiro.

Minutos apos, motorista e passageiros de um ônibus da empresa Nacional, não tiveram a mesma sorte, e foram abordados pelos marginais.

Jovem mata mãe a pauladas por ser impedido de beber

A Polícia Civil prendeu na manhã desta quarta-feira um suspeito de matar a mãe a facadas e pauladas em Manaus. Caio César Lins Pego, 22 anos, teria cometido o crime contra a dona de casa Lindalva Lins Pego, 48 anos, na casa onde moravam, no bairro Tancredo Neves, zona leste da cidade. Além dos dois, outras quatro pessoas, irmãs de Caio, residiam no local. Ele teria discutido ela, que não o teria deixado sair de casa para beber.

O crime teria ocorrido de madrugada, e vizinhos avisaram a polícia, que prendeu Caio em flagrante. Os policiais da Delegacia de Homicídios e Sequestros apreenderam ainda uma faca e um pedaço de pau que poderiam ter sido usados pelo suspeito.

Uma nota da assessoria de imprensa da Polícia Civil do Estado afirma que Caio confessou o crime, mas negou que fosse usuário de drogas.

A nota afirma ainda que Caio alega estar "arrependido e que tem freqüentes surtos de raiva, que não sabe explicar". O suspeito será encaminhado, na quinta-feira, à Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, e deve responder a processo por homicídio qualificado.

Acusado de estuprar missionária em Campinas(SP) tem mão decepada

Um homem de 35 anos acusado de estuprar uma missionária de 46 anos da Igreja Assembleia de Deus, na Estrada das Areias, em Limeira, região de Campinas, na segunda-feira, teve a mão direita decepada por populares na noite de quinta-feira ao voltar ao local. Até por volta das 12h15, a policia ainda não identificou quem desferiu o golpe contra o suspeito.

Para intimidar a vítima, já que ela o teria denunciado à policia, ele foi até a casa vizinha ao templo, onde mora a mulher, mas encontrou um vigia. Houve luta corporal e o barulho chamou a atenção dos vizinhos.

Segundo o delegado José Henrique Ventura, o suspeito portava um podão (faca com lâmina de cerca de 30 cm usada para o corte de cana-de-açúcar) e, em meio à confusão, alguém o desarmou e desferiu um golpe em sua direção. Mesmo ferido, o homem tentou fugir e pulou no rio Piracicaba, mas, como sangrava muito, parou e foi levado pela polícia ao pronto-socorro. Em seguida, foi encaminhado a uma cela separada dos outros presos em um Centro de Detenção Provisória (CDP).

Segundo o boletim de ocorrência da Delegacia de Defesa da Mulher, a missionária conhecia o rapaz de uma casa de recuperação de viciados em drogas e álcool, onde costumava ministrar palestras. A clínica fica a cerca de 500 m da igreja e o acusado frequentava o lugar havia oito meses.

Em depoimento, ele confessou a violência sexual contra a mulher, que estava sozinha no local no momento do crime, e disse que ordenou que ela não o denunciasse, sob risco de matá-la. Na ocasião, o homem usou peças de roupas para amarrá-la. O acusado levou da casa R$ 500 e dois aparelhos celulares que pertenciam à mulher. Ele afirmou ainda que, na noite do crime, fumou crack com um amigo, que também foi preso temporariamente.

"A missionária está bem, mas muito abalada", disse o delegado Ventura. Ele afirmou que o outro rapaz também teria abusado sexualmente da vítima e que pretende ouvir todos os envolvidos no caso e abrir inquérito por estupro, roubo e tentativa de homicídio.

Bahia é o Estado onde mais se mata gays no Brasil, diz ONG

Um estudo apresentado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) mostra que este Estado registra o maior número de casos de assassinatos de homossexuais no Brasil. Somente em 2009, 25 foram mortos. Até agosto deste ano, outros 14 gays foram assassinados.

A pesquisa aponta também que o Brasil é o líder mundial no ranking de crimes contra homossexuais. Somente em 2009, haviam sido registrados 199 homicídios. Até agosto deste ano, foram 138 mortes.

Para o coordenador do GGB, Marcelo Cerqueira, a dificuldade em solucionar os crimes contra gays está ligada à clandestinidade. Como muitos temem se expor, acabam se cercando de segredos que dificultam qualquer tipo de investigação policial.

Após indisciplina, Mano Menezes deixa Neymar fora da Seleção


O projeto de renovação da Seleção Brasileira visando à Copa de 2014, no Brasil, ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira. O técnico Mano Menezes divulgou os 23 jogadores convocados para dois amistosos na Europa. A principal ausência da lista do treinador é o atacante Neymar, do Santos. O treinador da Seleção Brasileira preferiu deixar o jogador do Peixe fora após a confusão que causou a demissão de Dorival Júnior. As grandes surpresas foram o goleiro Neto, do Atlético-PR, o lateral Mariano, do Fluminense, o apoiador Giuliano, do Internacional. Elias, do Corinthians, e Wesley, ex-jogador do Peixe e atualmente no Werder Bremen, são outras novidades.


Confira a lista de convocados de Mano Menezes


Goleiros
Victor (Grêmio)
Jefferson (Botafogo)
Neto (Atlético-PR)

Laterais

Daniel Alves (Barcelona)
Mariano (Fluminense)
André Santos (Fenerbahçe)
Adriano Correia (Barcelona)

Zagueiros

David Luiz (Benfica)
Alex (Chelsea)
Thiago Silva (Milan)
Rever (Atlético-MG)

Volantes

Lucas (Liverpool)
Ramires (Chelsea)
Sandro (Tottenham)
Elias (Corinthians)

Meias

Carlos Eduardo (Rubin Kazan)
Philippe Coutinho (Inter de Milão)
Wesley (Werder Bremen)
Giuliano (Internacional)

Atacantes

Alexandre Pato (Milan)
Robinho (Milan)
André (Dínamo de Kiev)
Nilmar (Villarreal)

Bruno deixa hospital em BH após ser atendido por desidratação

O goleiro Bruno deixou o Socor Hospital Geral, no bairro Barro Preto, região centro-sul de Belo Horizonte, no início da tarde desta quinta-feira (23). O goleiro foi submetido a exames e foi atendido por um cardiologista. Ele foi liberado e levado dentro de uma ambulância com escolta de quatro agentes penitenciários diretamente para a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com informações do subsecretário de Assuntos Penitenciários de Minas Gerais, Genilson Zeferino, o goleiro foi levado para o Socor por uma escolta da Subsecretaria de Assuntos Penitenciários por volta das 9h. Bruno não estaria dormindo e nem se alimentando direito. Zeferino disse que o goleiro está tomando remédios para depressão desde sua prisão no Rio de Janeiro. De acordo com o subsecretário, o goleiro estaria com desidratação e teria tomado soro para ser reidratado. O hospital, em um boletim médico, não disse o motivo do atendimento e nem revelou o estado de saúde de Bruno.

Ministro interino da Casa Civil já foi alvo de seis processos no TCU

O ministro interino da Casa Civil, Carlos Eduardo Esteves Lima, que assumiu o cargo na quinta-feira (16), já foi alvo de seis processos no Tribunal de Contas da União (TCU) entre 1999 e 2003. Os processos dizem respeito a possíveis falhas na prestação de contas do Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNER), da Legião Brasileira de Assistência (LBA) e do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), além de irregularidades na execução de obras e contratação de empresas pelo DNER. Carlos Eduardo foi inventariante da LBA e do DNER no governo PSDB e também trabalhou na Embratur (veja aqui) a relação de processos).

Próximo Enem vai selecionar 92 mil vagas para federais

Apesar dos percalços recentes, como vazamento e adiamento da prova, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) terá alcance maior.

Levantamento feito pela Folha nas 59 universidades federais e com dados dos 39 institutos federais mostra que mais de 92 mil vagas serão oferecidas exclusivamente com a nota do Enem, sem que o aluno precise fazer outras provas.

A projeção é que, em 2011, essas instituições tenham ao todo 235 mil vagas, a serem preenchidas também por outros processos seletivos.

Dilma segue na frente, mas vantagem sobre adversários cai 5 pontos, diz Datafolha


Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (22) mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 49% das intenções de voto. O candidato do PSDB, José Serra, aparece com 28%, e Marina Silva, do PV, tem 13%, segundo o levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".

Se a eleição fosse hoje, o índice da candidata do PT seria suficiente para elegê-la presidente no primeiro turno. Segundo o instituto, porém, a diferença de Dilma, para os outros candidatos, diminuiu. Em uma semana, caiu de 12 para 7 pontos.

Considerando a margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma pode ter de 47% a 51%. Serra pode ter de 26% a 30%, e Marina, de 11% a 15%.

Dentre os outros candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio (PSOL), Rui Costa Pimenta ( PCO) e Zé Maria (PSTU) - nenhum atingiu 1% das intenções de voto. De acordo com a pesquisa, brancos e nulos somaram 3%, e indecisos, 5%.

Foram realizadas 12.294 entrevistas em 444 municípios entre segunda-feira (20) e terça-feira (21). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 31330/2010.

Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada na última quinta-feira (16), Dilma aparecia com 51%, Serra, com 27%, e Marina, com 11%.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno feita pelo Datafolha, Dilma aparece com 55% (de 53% a 57%, considerando a margem de erro), e Serra, com 38% (36% a 40%). Brancos e nulos seriam 5%, e indecisos, 4%.

Avaliação de Lula

Na avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, 78% o consideraram ótimo ou bom, 17%, regular, e 4%, ruim ou péssimo.

G1

Botafogo busca empate heroico nos acréscimos contra o Vasco


O Vasco tinha a vitória na mão, mas novamente deixou escapar os três pontos. Após sair perdendo por 2 a 0, o Botafogo buscou o empate e conseguiu mais um ponto na classificação com um gol de pênalti de Loco Abreu aos 47 minutos do segundo tempo. Durante parte da etapa final, o Alvinegro atuou com um jogador a menos já que Herrera foi expulso. E no emocionante clássico, nesta quarta-feira, no Estádio Olímpico João Havelange, tudo igual: 2 a 2. Ramon e Éder Luis, para o Vasco, e Herrera e Loco Abreu, para o Botafogo, marcaram os gols.

Mega-Sena acumula e deve pagar


Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 1.216 da Mega-Sena sorteadas nesta quarta-feira (22). A estimativa para o prêmio do sorteio que será realizado no próximo sábado (25) é de R$ 53 milhões.

Confira os números sorteados: 04 – 07 – 13 – 25 – 27 – 58

De acordo com a Caixa, 555 apostas acertaram a quina e vão levar R$ 6.029,59 cada uma. Já a quadra teve 26.524 acertadores que vão receber um prêmio individual de R$ 180,23.

Petkovic salva Flamengo de derrota para o Grêmio: 2 a 2 no Olímpico


O alívio flamenguista é sinônimo para a decepção gremista. Um gol de Petkovic aos 41 minutos do segundo tempo evitou a derrota rubro-negra para o Grêmio na noite desta quarta-feira, no Olímpico. O Tricolor vencia o jogo e parecia confirmar, ao mesmo tempo, sua ascensão e os temores do adversário no Campeonato Brasileiro. Mas Pet salvou. O empate por 2 a 2 é um porção pequena para as duas equipes: melhor do que nada, bem pior do que elas queriam.

Douglas e Jonas marcaram para o Grêmio. Kleberson fez o primeiro do Flamengo no jogo que marcou o reencontro entre Silas (muito mais vaiado do que aplaudido) e a torcida tricolor. Com o resultado, os gaúchos subiram para 30 pontos, na décima colocação. Os cariocas, com 28, estão em 14º.

O Rubro-Negro volta a campo no sábado, contra o Palmeiras, no Rio de Janeiro. O Grêmio visita o Atlético-MG um dia depois.

OUTROS RESULTADOS

São Paulo 2 x 1 Guarani Morumbi

Cruzeiro 2 x 0 Ceará Arena do Jacaré
Grêmio-SP 0 x 1 Palmeiras Eduardo José Farah
Goiás 1 x 3 Atlético-GO Serra Dourada
Vasco 2 x 2 Botafogo-RJ Engenhão
Santos 2 x 3 Corinthians Vila Belmiro
Atlético-PR 1 x 0 Internacional-RS Arena da Baixada

JOGOS DE HOJE

23/09/2010 21:00 (Qui) Fluminense x Atlético-MG Engenhão
23/09/2010 21:00 (Qui) Vitória-BA x Avaí Barradão