quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Corpos de garçonete e ex-namorado são encontrados em matagal

A garçonete Marilene Gomes dos Santos, 23 anos, e o ex-namorado, o marceneiro Flávio Cavalcante da Silva, 42 anos, foram encontrados mortos, nesta quarta-feira, 13, em um matagal fechado no bairro Sapiranga. Ela estava desaparecida desde a tarde do último sábado, 9.

De acordo com informações do 26º DP, os corpos estavam em avançado estado de decomposição. Marilene estava com o rosto desfigurado e ainda vestia a roupa a farda do trabalho, para onde ela se dirigia na tarde em que desapareceu. Um revólver calibre 38 foi encontrado próximo ao corpo de Flávio. Os corpos deram entrada por volta de 16 horas no Instituto Médico Legal.

Segundo relatos de familiares, Marilene permaneceu neste relacionamento por três anos e havia terminado há quatro meses. Desde o término, a jovem, mãe de duas crianças, sofria com ameaças. Inspetores do 26º e da Divisão de Homicídios estiveram no local do crime.

Instituto Butantan desenvolve droga contra asma

O Instituto Butantan, em São Paulo, desenvolveu uma droga contra a asma que, segundo os especialistas, não tem os efeitos colaterais do corticoide. Os pesquisadores desenvolveram a substância a partir do veneno de um peixe. As informações são da Secretaria de Estado de Saúde.

Segundo a secretaria, a droga tem propriedades anti-inflamatórias e é mais eficiente que os tratamentos já existentes. O instituto patenteou a criação e prepara o registro em outros oito países.

"Os medicamentos mais eficazes contra asma utilizam corticoide, uma substância que causa inúmeros efeitos colaterais no organismo. Nosso desafio foi desenvolver uma droga capaz de atuar com a mesma eficácia, mas sem o impacto negativo", afirma Monica Lopes Ferreira, uma das responsáveis pela pesquisa, em comunicado da secretaria.

Os corticoides podem inibir o funcionamento do sistema imunológico, além de causar problemas aos rins, fígado e levar ao surgimento de osteoporose.

"A droga desenvolvida pela equipe do Butantan inibe a produção exacerbada das células de defesa que atuam no pulmão, e não geram outros problemas. Efeitos colaterais, como disfunções hepáticas e renais e o inchaço gerado pela retenção de liquido, também não foram detectados", explica Mônica.

Os pesquisadores afirmam ainda que, como a droga tem uma estabilidade química melhor, ela pode ser administrada em menores doses e em vários formatos.

A secretaria afirma que o próximo passo é a produção de medicamentos a partir da substância, mas ainda não há previsão para que isto ocorra.

Greve dos bancários termina


Os grevistas aceitaram o reajuste dos salários em 7,5% e o aumento a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) propostos pelos bancos. De acordo com o comunicado divulgado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), acordo com os bancos prevê que os dias de greve não sejam descontados, mas os funcionários terão até 15 de dezembro de 2010 para compensar o período em que as agências estiveram fechadas.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) vai reajustar em 7,5% o salário dos funcionários que recebem até R$ 5.250,00. Acima desse valor, a entidade oferece aumento no valor fixo de R$ 393,75, garantindo reajuste mínimo de 4,29%. %. A proposta ainda assegura aumento para benefícios e verbas fixas, como adicional de caixa, adicional de tempo de serviço e auxílio-refeição.

Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal vão reajustar os salários de todos os funcionários em 7,5%, e também concederão aumento da mesma porcentagem no valor dos benefícios, em linha com a proposta da Fenaban.

Vice de Serra faz apelo para `classe média não viajar´ no dia da eleição

O candidato a vice na chapa do tucano José Serra, Indio da Costa (DEM), fez na manhã desta quarta-feira um apelo à classe média para que não viaje no dia da eleição.

Ele demonstrou preocupação com a possível alta abstenção no dia 31 de outubro, em razão do feriado na terça-feira seguinte, Dia de Finados (2/11).

"Temos que avisar à classe média que não pode viajar no dia 31. As pessoas que querem eleger o Serra devem ficar nas suas cidades e votar. É um final de semana em troca de quatro anos de governo que significa o futuro do Brasil", disse ele.

Em encontro com tucanos e aliados do DEM no Rio, Indio economizou nas críticas de cunho religioso à Dilma Rousseff (PT), adversária na disputa.

Coube ao deputado federal reeleito, Arolde de Oliveira (DEM), os ataques à posição da petista sobre aborto e outros temas citados no 3º Plano Nacional de Direitos Humanos.

"A sociedade toda já sabe o que é o PNDH3. Eu vou tratar dos nossos projetos, dos nossos planos para o Brasil".

Após o evento, com a presença de cerca de 500 pessoas, Índio fez uma curta caminhada na Tijuca, zona norte do Rio.

Goleiro Bruno volta a passar mal em audiência e é levado para hospital

O goleiro Bruno Fernandes voltou a passar mal na tarde desta quarta-feira (13), durante audiência sobre o caso Eliza Samudio, e foi levado para o Hospital Municipal de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), Sérgio Rosa Sales, primo do goleiro, também passou mal. Eles foram atendidos por uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) por volta das 14h30.

Segundo o TJ-MG, Bruno teve uma queda de pressão. Na manhã desta quarta-feira, Bruno já tinha passado mal, mas não precisou ser socorrido. Ele e mais oito pessoas acusadas de envolvimento no desaparecimento e morte de Eliza participam da audiência para o julgamento.

A sessão começou por volta de 9h30 desta quarta-feira. É o quarto dia de audiência. A primeira pessoa a ser ouvida, e que ainda prestava depoimento por volta de 12h, era um caseiro. Depois dele, a juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues deve ouvir a esposa do homem, um agente policial e delegados que cuidaram do caso. Todas são testemunhas de acusação.

Segundo o TJ-MG, o caseiro pediu que os réus não ficassem na sala durante seu depoimento. Também devem ser ouvidas nesta quarta 11 pessoas listadas pela defesa dos acusados. Não há previsão para término da sessão.

Também nesta quarta-feira, o advogado Marco Antônio Siqueira, que defende Sérgio, disse que tem sofrido ameaças por parte do advogado do goleiro Bruno Fernandes, Ércio Quaresma. Siqueira deu a declaração ao chegar no fórum, por volta de 12h. O advogado afirmou ainda que seu cliente também está sendo ameaçado na cadeia.

Siqueira afirmou ainda que não sabe se vai deixar o caso, porém já encaminhou uma carta de desligamento do caso para a juíza Marixa Fabiane Lopes. Ércio Quaresma negou que tenha feito ameaças a Siqueiro e também ao cliente dele.

Jovem bebe até morrer em festa em Viamão (RS)

Um instalador de antenas de 21 anos morreu de tanto beber em uma festa de Viamão, no Rio Grande do Sul. No evento, ele participou da disputa de quem beberia mais vodca.

De acordo com informações da dona da casa onde ocorreu a celebração, ele teria caído no banheiro da casa. O homem foi colocado, já desacordado, em um sofá, onde ficou sentado por seis horas.

Ele foi mandado de volta para a sua residência em um táxi. Segundo a mãe da vítima, ele chegou morto. O jovem tinha dois filhos – um de quatro anos e outro de dois.

Presidente do BNB dá como certo o fim da greve dos bancários

O presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Roberto Smith, deu como certo o fim da greve dos bancários. A categoria deverá fazer assembleia geral em todo o País e, em Fortaleza, vai se reunir a partir das 17 horas, na sede sindical.

Os bancários conseguiram reajuste de 7,5% , quando postulavam 11%. Para Roberto Smith foi um saldo positivo para a categoria. Smith lamentou que a greve, considerada a maior até hoje, tenha causado muitos problemas para a clientela dos bancos.

Roberto Smith encontra-se, nesta quarta-feira, em Brasília, onde participará de seminário sobre Desenvolvimento Regional promovido pelo Ministério de Assuntos Estratégicos. Já na quinta-feira, o presidente do BNB participará de evento igual em São Paulo.

Dilma muda de idéia e agora fará voto antiaborto em reunião com evangélicos


Alvejada pela polêmica do aborto no primeiro turno da disputa, Dilma Rousseff (PT) vai garantir nesta quarta (13) a líderes evangélicos de todo o País que, se for eleita, não enviará ao Congresso projeto de lei para legalizar a interrupção da gravidez. No encontro, a candidata do PT à Presidência reafirmará o que classifica como “compromisso de fé” com a liberdade religiosa.

A reunião entre Dilma e os evangélicos foi preparada sob medida pela coordenação da campanha para estancar a sangria de votos entre cristãos e tentar pôr um ponto final na guerra santa em que se transformou a corrida ao Planalto. O encontro ocorrerá em um hotel de Brasília e deve contar com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na hora do almoço.
Dois dias após visitar o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, onde rezou e conversou com católicos, Dilma fará agora um afago aos evangélicos. O PT avalia que subestimou a questão do aborto no primeiro turno e não quer deixar a polêmica crescer.

Na tentativa de enfrentar o problema, a coordenação da campanha de Dilma foi remontada para dar assento a políticos que integram a Frente Parlamentar Evangélica ou são próximos à Igreja Católica. São eles que farão a interlocução com bispos, padres e pastores e atuarão como porta-vozes da candidata.

Menina recebe dose de vacina para cães por engano em Alagoas

Uma criança de 9 anos está em observação desde segunda-feira (11), quando recebeu por engano uma dose de vacina antirrábica para animais. A menina havia sido mordida por um cachorro em Ouro Branco (AL) e procurou atendimento médico. Em vez da vacina humana, foi aplicada a vacina animal. Até o início da tarde desta quarta-feira (13), a paciente não havia manifestado nenhuma reação.

De acordo com o responsável pela área técnica de zoonoses de Alagoas, Valmir Costa, o princípio ativo das duas vacinas é o mesmo. “A diferença é que a vacina humana é mais purificada, tem menos aditivos que a animal. Por isso, provavelmente, não vai acontecer nada com a criança”, afirma.

Segundo Costa, houve um erro de procedimento que é inaceitável, mas a vacina foi produzida por um laboratório que não tem histórico de reações adversas. “Se fosse a mesma vacina que tem causado problemas no Sul do país, seria um caso sério, pois a criança poderia ter as mesmas reações que os animais tiveram, mas felizmente não foi o caso”, disse o técnico.

A Vigilância Epidemiológica de Alagoas vai continuar monitorando a paciente até que se complete 72 horas da aplicação da vacina. De acordo com a Secretaria do Estado da Saúde, a menina foi atendida pelo Hospital de Doenças Tropicais em Maceió e liberada. Ela está em casa, sob observação da família e da vigilância epidemiológica.

População brasileira deve atingir pico em 2030, diz Ipea

A população brasileira deve atingir seu pico em 2030, com cerca de 206,8 milhões de habitantes, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O dado foi divulgado nesta quarta-feira (13) e integra um estudo de análises sobre a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2009, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A projeção do Ipea foi feita com base nos resultados da fecundidade apresentados pela Pnad. Em 2009, a pesquisa apontou para a manutenção do valor da taxa de fecundidade total nos níveis observados em 2007 e 2008, que estão bem abaixo dos de reposição: 1,8 filho por mulher. Espera-se portanto, para 2040, de acordo com o Instituto, um contingente menor do que em 2030: 204,7 milhões de habitantes.

Papa diz que homem está em perigo porque vive como se Deus não existisse

O papa Bento XVI disse hoje que o homem está em "perigo" porque vive "como se Deus não existisse", mas garantiu que Deus tem "milhares de maneiras" para estar presente na alma do ser humano.

Diante de 40 mil pessoas que assistiam à audiência das quartas-feiras na praça de São Pedro do Vaticano, o Pontífice fez estas afirmações, na qual lembrou os 33 mineradores chilenos que durante 77 dias estiveram presos em uma mina e hoje começaram a ser resgatados.

A catequese da audiência foi dedicada à figura da mística italiana a beata Ângela de Foligno (1248-1285). Destacou que no início ela levou uma vida frívola e despreocupada, mas que após tomar consciência de suas próprias misérias e marcada por tragédias familiares descobriu o sentido do pecado e da salvação através de Cristo.
O Bispo de Roma acrescentou que a beata ensina a compreender que a verdadeira felicidade consiste na amizade com Cristo e que isso segue valendo nos dias de hoje, na qual o homem vive "como se Deus não existisse".

"Estamos todos em perigo por viver como se Deus não existisse, mas Deus tem milhares de formas de estar presente em nossa alma, de mostrar que existe e que nos conhece", lembrou o papa teólogo.

Entre os atos que celebrarão em Roma neste dia destaca um concerto representação de música sacra na igreja de Santo Inácio de Loyola, dos jesuítas.

Corpos são encontrados em Quixelô crivados de balas

De acordo com o radialista Pinheirinho da rádio Liberdade AM de Iguatu, pelo menos, dois corpos foram encontrados crivados de bala, na manhã de hoje, no sítio Carnaubinha do Faé, em Quixelô, região Centro Sul do Ceará.

As vítimas foram identificadas como José Humberto Macêdo Pinho, 27 anos, mototaxista, residente na rua Cícero Mandú, em Acopiara. A segunda vítima foi o agricultor Manoel José Filipe Silva, 28 anos, residente no sítio Bilinguim, também em Acopiara.

Os dois viajavam em uma moto, cor azul, ano 98, placa LZD - 1181, inscrição de Joinvile-Santa Catarina. O autor ou autores dos crimes ainda não foram identificados.

O delegado regional de Polícia Civil de Iguatu, Agenor Freitas de Queiroz esteve no local colhendo as primeiras informações.

Filha do prefeito de Nortelândia morre em acidente em MT


Será enterrada às 10h desta quarta-feira (13), no Cemitério Nossa Senhora da Piedade, em Cuiabá, a estudante Larissa Fraga, de 22 anos, filha do prefeito de Nortelândia (MT), Neurilan Fraga.

Segundo informações da Polícia Militar, por volta das 22h de segunda-feira (11), o prefeito perdeu o controle do veículo que dirigia depois de tentar desviar de uma placa que sinalizava uma obra na MT-040. O acidente ocorreu no sentido Barão de Melgaço-Santo Antônio do Leverger.

Larrisa estaria sentada no banco de trás, sem o cinto de segurança. Ela foi arremessada para fora do veículo, e morreu na hora. De acordo com a assessoria da Prefeitura de Nortelândia, a jovem cursava comércio exterior na Universidade de Brasília. Ela se preparava para um intercâmbio na Grécia.

O prefeito Neurilan Fraga teve escoriações. Sua mulher Inezita Fraga, que também estava no carro, sofreu uma perfuração no intestino e passou por uma cirurgia. Segundo informações do hospital, o quadro dela é bom, mas ainda não há previsão de alta.

Ministro do STF é vítima de assalto em Fortaleza

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes foi assaltado nesta terça-feira (12) na praia do Náutico, em Fortaleza. De acordo com testemunhas, o ministro foi abordado por 5 homens, que levaram seu cordão de ouro.

Esta não foi a primeira vez que ele foi vítima da violência na capital cearense. No dia 29 de junho de 2008, Gilmar Mendes foi vítima de uma tentativa de assalto também na avenida Beira-Mar, mas a ação foi impedida por seguranças.

Panfletos contra Dilma e PT são distribuídos em Aparecida e Minas

Panfletos "recomendando" que os eleitores não votem no PT nas eleições foram distribuídos nesta terça-feira do lado de fora da Basílica de Aparecida e em uma missa campal em homenagem a Nossa Senhora em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

O documento é assinado pela Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

O panfleto, um "apelo a todos os brasileiros e brasileiras", pede aos eleitores que "deem seu voto somente a candidatos ou candidatas e partidos contrários à descriminalização do aborto".

Panfleto contra Dilma e PT assinado por bispos da CNBB circula em missa em MG

O panfleto, de quatro páginas, não cita nominalmente Dilma Rousseff, mas refere-se ao PT e à "ministra da Casa Civil" como defensores da descriminalização do aborto.

Tiririca prepara-se para mostrar que é alfabetizado

 
Deputado federal mais votado do país, Tiririca (PR) deverá comparecer à Justiça Eleitoral de São Paulo, até sexta-feira, para provar que sabe ler e escrever. O juiz eleitoral Aloísio Sérgio Rezende Silveira, da 1ª Zona Eleitoral, vai pedir que o palhaço, eleito com 1,3 milhão de votos, escreva de próprio punho um documento idêntico ao que ele protocolou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ao pedir deferimento da sua candidatura. Um laudo do Instituto de Criminalística de São Paulo constatou que o documento tem indícios de que foi escrito por mais de uma pessoa.
Ainda não está confirmado se Tiririca também fará um ditado ou mesmo lerá um trecho da Constituição. Uma assessora de Francisco Everardo Oliveira Silva, 53 anos, nome verdadeiro do artista, disse que, desde que estourou a polêmica sobre a escolaridade do candidato, ele passou a ter aulas particulares de leitura e escrita. Como os advogados dele já estão com provas suficientes de que não é preciso dominar a leitura e a escrita para ter o direito de ser votado, o Ministério Público vai contra-atacar argumentando que, ao falsificar um documento, o palhaço terá a sua candidatura impugnada e o seu direito de ser diplomado poderá ser cassado. Caso seja tomada, a decisão ainda poderá ser questionada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Tiririca refugiou-se no Ceará, em uma casa de praia de um político do PR. Na casa, ele está com parentes e tem auxílio de três educadores especializados em alfabetização de adultos. Uma psicóloga também dá auxílio ao deputado eleito para que ele não se deixe abater na hora em que estiver na frente do juiz. Um advogado do PR já pediu que esse suposto teste de leitura e escrita seja feito longe da imprensa para não constrangê-lo. Na defesa, os advogados também usarão exemplos de deputados semianalfabetos que passaram pelo Congresso nos anos 1980 e 1990 — entre eles, um descendente de índios.

Quanto ao documento que o Ministério Público sustenta ser falso, os advogados vão provar que foi Tiririca quem o escreveu. O maior problema é que o laudo aponta que a letra S foi escrita de quatro formas diferentes, o que leva a crer que mais de uma pessoa fez o pedido de candidatura. Segundo o promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes, que questionou a candidatura, se ficar provado que não foi Tiririca quem escreveu a declaração, caberá à Justiça dar destino aos 1,3 milhão de votos dados ao palhaço. Lopes acredita que esses votos seriam anulados e redistribuídos entre todos os outros candidatos. O Código Eleitoral também prevê que os votos sejam transferidos para a coligação do deputado eleito (PR, PRB, PT, PCdoB e PTdoB).

Bancários devem terminar greve na quinta-feira, diz Contraf

Bancários de todo o país realizam assembleias hoje (13/10) para avaliar as propostas dos bancos privados e oficiais que oferecem reajuste médio de 7,5%, mais correções diferenciadas de benefícios. Diante do ganho real de 3,08% proposto pelos bancos, a orientação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e do Comando Nacional dos Bancários é pela suspensão da greve e volta ao trabalho na quinta-feira (14).

A informação é do presidente da Contraf, Carlos Cordeiro, divulgada ontem (12) pela internet. Ele diz que, além do aumento real de salário para quem ganha até R$ 5.250, o que atinge 85% dos bancários, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) garante valorização dos pisos em até 16,33%, maior participação nos lucros e resultados (PLR), combate ao assédio moral e avanços na parte de segurança.

O Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal garantem reajuste de 7,5% para todos os salários, sem a limitação proposta pela Fenaban, e elevação de 12,99% no piso salarial, que passa para R$ 1,6 mil. O BB promete ainda implantar uma classificação de mérito no plano de carreiras, cargos e salários, com efeito retroativo a 2006.

A Caixa também se compromete a elevar o piso para R$ 1.637 depois de 90 dias e oferece acréscimo linear de R$ 39 em todas as referências do Plano de Cargos e Salários. Além da proposta de PLR acordada na mesa unificada, a direção da Caixa promete 4% do lucro líquido da instituição, com distribuição linear para todos os funcionários.

Dezessete homicídios no feriadão na RMF


 Dezessete pessoas foram assassinadas durante o ´feriadão´, no período compreendido entre as 18 horas da última sexta (8) até a tarde de ontem, na Grande Fortaleza. Os números finais do balanço só serão conhecidos na manhã de hoje.

Um dos casos mais graves ocorreu na Rua Ari de Sá, na Barra do Ceará (Zona Oeste da Capital), quando foi registrado um duplo homicídio. Por volta das 21 horas de sexta-feira (8), Francisco Adamir do Nascimento Freitas, 27; e Francisco Sérgio Lima do Nascimento, 21, foram executados por dois bandidos armados. Um adolescente de 13 anos também foi baleado e levado para o hospital.

Recomeçam audiências do caso Eliza Samudio

As audiências do julgamento dos acusados pela morte de Eliza Samudio recomeçam às 8h da manhã desta quarta-feira (13), no Fórum de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Cerca de 20 pessoas devem ser ouvidas.

O goleiro Bruno Fernandes e outros oito acusados pelo crime estão presos pelo desaparecimento e morte de Eliza Samudio, que tentava provar na Justiça que o ex-goleiro do Flamengo é o pai do filho dela.

Desmaio e vômito

Na última quinta-feira (7), os nove acusados de participação no crime compareceram à segunda audiência realizada no fórum de Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte. O goleiro Bruno, acusado da morte da ex-amante Eliza Samudio, voltou a passar mal. Ele foi socorrido por bombeiros, que estavam no local por precaução.
O atleta vomitou na frente da juíza Ana Paula Lobo Pereira de Freitas, da Vara Criminal e da Infância e da Juventude de Vespasiano. Na quarta-feira passada (6), Bruno desmaiou durante a sessão e foi encaminhado para o Pronto-Socorro João XXIII, onde foi medicado e diagnosticado com sinusite.

O advogado de Bruno, Ércio Quaresma, entrou na Justiça com um pedido para que o goleiro cumpra prisão domiciliar, enquanto aguarda pelo julgamento.

Mega-Sena pode pagar R$ 6 milhões nesta quarta


A Mega-Sena pode pagar na noite desta quarta-feira (13) um prêmio de R$ 6 milhões a quem acertar as seis dezenas do concurso número 1.222. No último sábado (9), ninguém acertou os números sorteados e o prêmio, então de R$ 3 milhões, acumulou.

Os números sorteados no sábado passado foram: 05, 14, 37, 43, 46 e 58.

Quem quiser tentar a sorte no próximo concurso da Mega-Sena tem até as 19h (horário de Brasília) desta quarta-feira para fazer as suas apostas. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.