quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Sem conseguir exames através da Secretaria de Saúde, população de Acopiara sofre

Um morador do sítio Açudinho, zona rural de Acopiara, identificado como José Vieira da Silva (Dé), reclama a falta de exames médicos na Secretaria da Saúde de Acopiara. 

Ele alega que a esposa é hipertensa, sofre de problemas cardíacos e precisa de alguns exames urgentes, porém a Central de Marcação da Secretaria da Saúde de Acopiara ainda não tem previsão de quando a sua mulher pode marcar esses procedimentos. 

Segundo ele, a saúde de Acopiara piorou muito com a nova administração e admite que o povo vai se arrepender da mudança que fez.

Segunda o mesmo, muita gente em Acopiara, irá morrer a míngua por falta de atendimento. 

Lamentável.

Eunício Oliveira é internado para retirar a vesícula

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), foi submetido a uma cirurgia na manhã desta quinta-feira, em Brasília, para a retirada da vesícula, segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa da Casa. De acordo com o laudo médico, Eunício "evolui bem" após a intervenção cirúrgica. 

Os médicos informaram que o parlamentar já teve alta para um apartamento no hospital Santa Lúcia. Ele está "consciente, orientado, respirando espontaneamente e com sinais vitais normais". De acordo com o documento, Eunício foi internado na noite desta quarta-feira, 22, com crise de colecistite aguda e com obstrução por cálculos na vila biliar principal. 

Eis a íntegra da nota: 

"Após exames clínicos realizados na noite de ontem (22), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), foi submetido a uma pequena intervenção cirúrgica nesta manhã para a retirada da vesícula (colecistectomia). 

O procedimento foi realizado com sucesso e o senador recupera-se.

Assessoria de Imprensa
Presidência do Senado"

Diarreia aguda já atinge quase 44 mil cearenses em 2017

A Doença Diarreica Aguda (DDA), popularmente chamada de diarreia, já vitimou 43.848 pessoas em diversas regiões do Ceará, apenas neste ano. Em Fortaleza, 700 casos da infecção foram confirmados, número baixo em relação a Maracanaú, com 3.539 confirmações, e Caucaia, com 2.068 infectados. Os dados são da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), monitorados até a sétima semana epidemiológica. 

A região com maior incidência da diarreia aguda é a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), em Caucaia: segundo o boletim, 5.959 pessoas foram atingidas pela DDA nos municípios de Apuiarés, Caucaia, General Sampaio, Itapajé, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Tejuçuoca. Crato (2.385) e Sobral (1.639) também aparecem no topo das regiões afetadas. 

O avanço da diarreia aguda no Estado é visível e cresce a cada relatório semanal divulgado pela Sesa. Na semana passada, o número de casos totalizava 32.361, chegando, em pouco tempo, aos quase 44 mil atuais. 

Sintomas 

A DDA é caracterizada pelo amolecimento das fezes, que se tornam aquosas, e aumento do número de evacuações, quadro que pode durar até 14 dias. Em algumas ocorrências, alerta a Sesa, há presença de muco e sangue, evoluindo para desinteria. A doença pode ser causada por vírus, bactérias ou parasitas contraídos por meio de água ou alimentos contaminados. 

Prevenção 

Para evitar a doença, é preciso estar atento à qualidade da água e dos alimentos ingeridos e dar destino adequado a lixo e dejetos. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda a constante higienização das mãos e de objetos levados à boca. No Ceará, a Sesa monitora os casos de DDA para controlar as causas e intensificar ações de prevenção da doença.

Dr. Neuma Moura Bezerra pede exoneração do cargo efetivo de médica no município de Acopiara

Depois de tmuito tempo prestando bons  serviços a população de Acopiara, a Dra. Maria Neuma Moura Bezerra,  pediu exoneração do cargo efetivo de médica no Município. 

A Portaria foi publicada ontem (22) no Diário Oficial Municipal com data retroativa a 1º de fevereiro de 2017. 

A já fracassada saúde de Acopiara perde um reforço de peso e o caos no setor deve aumentar ainda mais. O blog não sabe informar o que teria motivado o pedido de exoneração da médica. 

Dados da Portaria: 

ROCURADORIA-GERAL DO MUNICÍPIO PORTARIA 169/2017 EXONERA, A PEDIDO, SERVIDOR EFETIVO 

PORTARIA 169/2017 ACOPIARA-CE, 1º de fevereiro de 2017. 

Exonera, a pedido, servidor efetivo. 

O PREFEITO MUNICIPAL DE ACOPIARA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei Orgânica do Município no art. 89, inciso II, alínea a, CONSIDERANDO solicitação contida em requerimento subscrito pela servidora MARIA NEUMA MOURA BEZERRA, RESOLVE: 

Art.1º- EXONERAR, a pedido, a Sra. MARIA NEUMA MOURA BEZERRA, matrícula 0522155, admitida na forma do art.37, II da CF/88 para o cargo efetivo de Médica através da Portaria 050/07/2006 de 1º de julho de 2006. 

Art.2º- Esta Portaria entra em vigor, exclusivamente, na data de sua publicação no Diário Oficial dos Municípios, revogando as disposições em contrário, em específico a Portaria 050/07/2006 de 1º de julho de 2006, e DECLARANDO A VACÂNCIA DO CARGO DE MÉDICA criado pela lei municipal 1.253/2004. 

REGISTRE-SE 
PUBLIQUE-SE 
CUMPRA-SE 

Paço da Prefeitura Municipal de Acopiara, 1º de fevereiro de 2017. ANTÔNIO ALMEIDA NETO Prefeito Municipal

Advogado morre ao cair de parapente em Pacatuba, no Ceará

Um advogado de 43 anos morreu após cair de parapente na serra da Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, na tarde desta quarta-feira (22). Webster Neri Bitu, segundo amigos, era bastante experiente na prática do esporte. saiba mais 

Conforme testemunhas, o advogado sobrevoava a região quando teve um problema no equipamento de voo. Houve ainda uma tentativa de acionar o paraquedas de segurança, porém, não funcionou corretamente. 

O Corpo de Bombeiros da região e uma equipe da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) fez o resgate da vítima, porém já estava sem vida. Ele sofreu uma lesão no crânio. 

O corpo de Webster Bitu foi levado para a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), em Fortaleza, onde foi reconhecido pela irmã e o cunhado nesta noite.

Bandidos são flagrados ao instalar equipamento 'chupa-cabra' na agência da Caixa de Boa Viagem

A Polícia Militar flagrou na noite desta quarta-feira (22) em Boa Viagem, dois homens acusados de instalar equipamentos 'chupa cabra' na agência da Caixa Econômica. 

Os acusados foram surpreendidos por um policial à paisana que estava no interior do estabelecimento. Ao perceber o movimento dos homens, chamou reforço e a prisão foi realizada. 

Os acusados foram identificados como Antonio Gilberto e Alexandre Rodrigues Lima, todos moradores de Crateús.