sábado, 9 de outubro de 2010

Pesquisa no DF: de cada 5 votos de Marina no segundo turno, Serra herda 4

Pesquisa do Instituto Soma, em Brasília, mostra José Serra com 47% e Dilma Rousseff com 37%, no segundo turno. O crescimento de Serra é de 23 pontos, contra 5 pontos de Dilma. No primeito turno, Marina Silva venceu no Distrito Federal, com 42%, contra 32% da petista e 24% do tucano. Vamos ver o que apontará a pesquisa nacional do Datafolha.

Presidente do PT admite 'frustração' com resultado do primeiro turno

Menos de uma semana após ver a disputa presidencial ir para o segundo turno, o presidente do PT e coordenador da campanha de Dilma Rousseff, José Eduardo Dutra, admite a "frustração" criada por uma "expectativa que não se concretizou" de vitória em 3 de outubro.

José Eduardo Dutra - A gente tem que reconhecer que a partir das pesquisas, a partir do programa eleitoral, quando a gente começou a crescer muito rápido, acabou sendo impregnado em todos nós, embora não fosse consciente, embora a gente não explicitasse isso e nas declarações a gente sempre procurava passar para a militância evitar o salto alto, uma sensação de que íamos ganhar no primeiro turno. Isso fez com que nós tivéssemos uma posição olímpica em relação à campanha. Mudou o tom por parte dos adversários e nós continuamos fazendo a campanha do mesmo tom do início. A campanha já estava mais para Chicago e nós estávamos ainda em Woodstock. Mas houve episódios pontuais que levaram a candidata a perder votos.
Houve três episódios que num primeiro momento não tiraram votos, mas pessoas que já tinham definido o voto em Dilma acabaram recuando e pedindo "um tempo". Bateu-se na questão da Receita, que não se comprovou nenhuma vinculação com a campanha e com Dilma; teve o caso Erenice, que teve um efeito na medida em que era uma questão palpável e de bom entendimento; e teve uma campanha muito forte na internet que foi a utilização de forma caluniosa e profissional dos boatos. O caso Erenice trouxe de volta o caso do mensalão?

Talvez tenha feito a população pensar em episódios pretéritos e daí resolve dar um freio de arrumação. Mas há outro fato, que é o das pessoas pensando: "Nem o Lula ganhou no primeiro turno. Por que a candidata dele que chegou agora vai ganhar?"

Lula exagerou ao dizer que órgãos da imprensa se comportavam como partidos?

Obama também disse isso nos EUA. Ele chegou a dizer que iria tratar a Fox como um partido de oposição. E nem por isso ouvi ninguém dizer que o Obama estava querendo acabar com a liberdade de imprensa americana.

O sr. teme que o debate fundamentalista e religioso domine o segundo turno?

Se isso acontecer, não vai ser ruim apenas para um candidato. Vai ser ruim para o Brasil.

O sr. atribui à campanha de Serra os boatos contra Dilma?

Não há dúvida. Há elementos que mostram que há uma produção de um estado-maior, que está materializando isso. O número de panfletos, este material não está sendo produzido de forma artesanal, é de forma industrial, centralizada. Isso claramente vem da campanha.

Serra encosta em Dilma, aponta pesquisa Datafolha deste domingo

Pesquisa Datafolha que será divulgada na edição deste domingo, 10, do jornal 'Folha de S.Paulo' aponta a candidata do PT à Presidência da República com 48% das intenções de votos contra 41% de José Serra (PSDB).
Em número de votos válidos (sem brancos, nulos e indecisos), Dilma tem 54% contra 46% de Serra.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais. O levantamento foi realizado na sexta-feira, 8, com 3.265 eleitores em 201 municípios e está registrado no TSE com o número 35114/2010.

Viatura do Ronda bate em caminhão estacionado e policiais ficam feridos

Mais uma viatura do Ronda do Quarteirão provocou acidente fatal, na noite desta sexta-feira (8), em Fortaleza. Desta vez o fato ororreu na rua Vital Brasil, no bairro Granja Portugal. O carro da Polícia – RD 1003 – bateu em um caminhão que estava estacionado, sem explicação alguma.

Dois policiais sairam feridos, identificados como cabo Mendonça e Soldado Almeida. Este segundo ficou em estavo mais grave, com vários ferimentos no rosto. Ambos foram socorridos para o Instituto Doutor José Frota (IJF).

Em contato com o comandante do Ronda do Quarteirão, Werisleik Matias, ele informou que o motorista da viatura disse ter sentido uma pressão muito forte na cabeça e desde então não lembra mais de nada. O comandante acredita que neste momento ele teria acelerado o veículo sem querer.

O responsável pelo caminhão informou que estava em casa, preparando-se para viajar quando ouviu o barulho da colisão.

Kaká pode deixar Renascer em Cristo


Dentro da Renascer em Cristo, são fortes os comentários de que Kaká está deixando a instituição. O jogador estaria descontente com a administração da igreja. Segundo a coluna apurou, há dois meses, uma parte do teto da sede da Renascer na Mooca (zona leste) teria caído sem deixar feridos. Kaká teria consultado um perito e constatado a negligência. Em janeiro de 2009, o teto de um templo no Cambuci (zona sul) também desabou, deixando nove mortos e 106 feridos. A assessoria da Renascer negou o novo desabamento e disse que o templo da Mooca passa apenas por reformas. A assessoria de Kaká afirmou não ter autorização para tratar dos assuntos religiosos do jogador

Governo convoca 16 delegados da Polícia Civil

O secretário adjunto da Administração do Estado, Reno Ximenes, em exercício da titularidade, convocou nesta sexta-feira, 8, 16 novos delegados de Polícia Civil, aprovados no último concurso da instituição. Os candidatos deverão apresentar documentação na próxima semana.

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que os novos delegados não substituirão os delegados exonerados, e sim ocuparão cargos a mais.

Detento comete suicídio na Cadeia Pública de Iguatu

Na manhã de ontem,sexta-feira, 08, por volta das 7h20 o detento Expedito Alves foi encontrado morto em uma das celas da Cadeia Pública de Iguatu. A Polícia suspeita que o mesmo cometeu suicídio por meio de enforcamento. O rabecão se dirigiu ao presídio e encaminhou o cadáver ao IML de Iguatu, aonde aguarda a presença de familiares pra dar o início aos procedimentos legais.

Dilma critica Serra por compará-la a Collor

A candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff, criticou nesta sexta-feira (8) seu adversário no segundo turno, o tucano José Serra, e afirmou que, ao compará-la ao ex-presidente Fernando Collor na propaganda eleitoral exibida hoje, o ex-governador "utiliza métodos cada vez mais agressivos e infundados".

"Antes tinham dez candidatos. Agora têm dois. Os boatos vão precisar ter origem", provocou a presidenciável, que visitou em Brasília um lar espírita que cuida de crianças carentes.

Ao relacionar a imagem de Dilma ao ex-presidente Fernando Collor, o programa de Serra insinuou que o País teve problemas quando elegeu um presidente que ninguém conhecia.

Homem desaparecido há 14 anos é encontrado em Minas

Homens da Guarda Municipal de Belo Horizonte (MG) encontraram nesta sexta-feira um homem de 70 anos que estava desaparecido desde 1996. De acordo com os guardas, ele estava sozinho, na orla da Lagoa da Pampulha, e apresentava confusão mental.

Os homens da Guarda se aproximaram do homem porque estranharam o fato de o idoso estar no local sem companhia. Durante a abordagem, foi identificado que o homem estava em um cadastro de pessoas desaparecidas que a Polícia Civil mantém desde 1º de janeiro de 1996.

O idoso foi levado a uma unidade de saúde para uma avaliação médica e, depois, encaminhado para a Delegacia de Pessoas Desaparecidas. A polícia tenta localizar familiares do homem.

47 pacientes aguardam por vaga em UTI no Estado

Ao que parece os problemas na área da saúde não cessam. Para se ter um ideia, até a noite de ontem, no Ceará estava 47 pacientes na fila de espera por um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Deste total, quatro neonatal e uma criança.
Na rede hospital do Município de Fortaleza, são 38 doentes adultos esperando por leito. Somente no Instituto Doutor José Frota (IJF), são 22 pessoas internadas há aproximadamente dez dias esperam por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva.

Enquanto que nos hospitais públicos do Estado há nove pessoas necessitando de UTI, dos quais quatro são adultos, quatro recém-nascidos e uma criança.

Segundo o chefe da equipe de emergência do IJF, Helder Pinto, a maioria desses pacientes é oriunda do Interior do Estado. "Sem falar que grande parte dos casos é de acidentes automobilísticos". De acordo com o médico, os pacientes encontram-se alojados na Unidade de Risco 1 do hospital, enquanto aguardam pelas vagas.
O município de Fortaleza tem 8.538 leitos, desse total 6.096 são do Sistema Único de Saúde (SUS). As vagas nas UTIs correspondem a 380, das quais 242 pertencem ao SUS.

Com relação a possibilidade de ampliação do número de leitos, o secretário Municipal de Saúde, Alex Mont´Alverne, informou que essa ideia não é viável no momento. "A Prefeitura não possui recursos próprios para arcar com essa ampliação, pois já investe 24% do seu orçamento em saúde".

Além disso, o secretário informou que o problema com leitos de UTI é muito mais sério do que parece. "Isso pela dificuldade até de profissionais para trabalharem na área. Um exemplo é o Hospital Geral de Fortaleza, que está com seis leitos prontos, que não estão em funcionamento pela falta de profissionais".