quarta-feira, 3 de julho de 2013

Realizada em Acopiara a 3ª Conferência Municipal de Cultura


Aconteceu nesta quarta-feira (03), no Liceu de Acopiara, a 3ª Conferência Municipal de Cultura, evento que junto à conferência estadual são preparatórios para a plenária nacional e é onde são escolhidos delegados que representarão a sociedade civil e os governos estaduais e municipais.

O tema escolhido para esta edição foi "Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura" que será desdobrado em debates sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura em todo o país, sobre a produção simbólica e diversidade cultural, sobre a cidadania e direitos culturais, e sobre Cultura e desenvolvimento econômico, dentre outros.

Participaram do evento o prefeito municipal, Dr. Vilmar, o secretário da Cultura, Esporte e Juventude, Helinho Gomes, a representante da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Aline Lima, o consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), do Ministério da Cultura regional nordeste, Renato Remígio, o presidente do Fórum da Cultura e do Turismo da região Centro Sul e Vale do Salgado, Vando Rodrigues, a líder do governo municipal da Câmara, vereadora Simone e representantes da sociedade civil, movimentos sociais e artísticos locais.

O prefeito Dr. Vilmar lembrou que as políticas públicas de financiamento para a cultura são muito abaixo do necessário. “Investimentos são importantes para que possamos trabalhar em prol da cultura de nosso povo, a Prefeitura está aberta para projetos que farão da Cultura destaque em Acopiara”, disse Dr. Vilmar.

Para a 3ª CNC, em Brasília, no mês de novembro de 2013, está sendo esperada a participação de mais de 3 mil delegados de todo o país, entre representantes do Governo Federal, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

CAPS Geral de Acopiara comemora o seu “arraiá”


O Centro de Atenção Psicossocial, CAPS Geral de Acopiara, realizou na manhã de terça-feira (02), o arraiá do CAPS com muito arrasta pé e comidas típicas.

Participaram da comemoração pacientes assistidos pela equipe do CAPS, familiares e funcionários do serviço, sendo uma forma de atividade visando integração junto a comunidade, onde proporcionou um dia diferente e momentos de socialização.

Serviço

O CAPS Geral funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, trabalhando de maneira multiprofissional, promovendo o bem estar e a cidadania de pacientes com sofrimento psíquico.

Profissionais

Atendem no CAPS Geral Dr. Weimar Gomes e Dra. Helena Cláudia, médicos psiquiatras, Dra. Adriana Cavalcante, psicopedagoga, Dra. Edinúzia Mulato, enfermeira, Dra. Rafaelle Braga, psicóloga, Dra. Samantha Nóbrega, assistente social, e Dra. Caruena Cavalcante, terapeuta ocupacional.

Foto de repórter do O POVO repercute pelo Brasil


O repórter fotográfico do O POVO Edimar Soares captou uma imagem durante a Copa das Confederações em Fortaleza que está repercutindo no País. A fotografia mostra torcedores colocando lixo em uma caçamba onde uma mulher buscava material reciclável, na avenida Paulino Rocha, próximo à Arena Castelão.

O flagrante ocorreu antes da partida Brasil e México, no último dia 19. “Esse é o legado que a Copa das Confederações deixa para algumas pessoas, uma cena humilhante”, definiu Edimar em seu perfil no Facebook. A imagem é uma das dez melhores fotos da Copa, segundo o site Globoesporte.com. 

No Facebook, são mais de 50 mil compartilhamentos. “Um choque de realidade para expor, sem censura, o abismo que existe no País”, disse o jornalista do Esporte Interativo Bruno Formiga, que fez texto que foi reproduzido no blog do jornalista Ricardo Noblat.

Deputado propõe título de cidadã cearense para Ivete Sangalo


O deputado estadual Roberto Mesquita (PV)apresentou um projeto de lei que pretende conceder o título de cidadã cearense à cantora baiana Ivete Sangalo. De acordo com o deputado, que faz oposição ao governo Cid Gomes (PSB), o trabalho da artista é “de grande importância para a cultura do Ceará e do Brasil”.

No texto do projeto, o parlamentar cita que Ivete se apresenta na micareta Fortal há mais de 10 anos e que no Réveillon 2012 ela cantou para mais 1,5 milhão de pessoas no Aterro da Praia de Iracema.

“Por isso, é merecedora da honraria que ora propomos através desta casa Legislativa, sendo este o momento mais adequado, uma vez que neste ano de 2013, comemora 20 anos de carreira”, diz o projeto. A justificativa, aliás, é permeada por citações elogiosas à Ivete, que canta sucessos como Carro VelhoBeleza RaraAcelera Aê e Dançando.

“A música toca e os acordes são conhecidos. A melodia envolve, e com certeza, começa a vontade de dançar. A voz marcante só faz confirmar o que já se sabia desde o início: é uma música de Ivete Sangalo”, diz o texto, que é o mesmo que consta no site oficial da cantora. Ivete, que nasceu em Juazeiro, na Bahia, já obteve os títulos de cidadã de Salvador, Pernambuco e Minas Gerais.

Fórum é arrombado e 15 armas são roubadas em Cedro-CE

O fórum do município de Cedro, a 430 quilômetros de Fortaleza, foi arrombado e 15 armas foram roubadas. A Polícia Militar foi acionada durante a manhã desta terça-feira (02), pelos funcionários que perceberam a ação ao chegarem para trabalhar.
Os acusados utilizaram uma enxada, serra e pé de cabra para arrombar as portas do fundo e posteriormente os armários nos quais continuam inúmeras armas apreendidas. Preocupados com o circuito interno, alguns dos assaltantes utilizaram perucas e flanelas para proteger a face. Todo esse material foi deixado para trás no momento da fuga.

Foram levados 11 revolveres calibres 32 e 38; uma espingarda calibre 32 e outra calibre 28; dois rifles calibres 44 e 38, além de farta munição e vários aparelhos celulares. O grupo abandonou ainda, uma espingarda calibre 32 na parte externa do Forúm. Ninguém foi identificado ou preso.

Vocalista da Gatinha Manhosa sofre acidente e colide em carro da polícia

Os fãs do cantor José Edson Ferreira de Lima, 44, vocalista da Banda Gatinha Manhosa, levaram um grande susto na manhã da ultima segunda-feira (1), quando o músico se envolveu em uma colisão de carro, no KM 01 da PE-320, trecho urbano que passa pelo Bairro João Cordeiro, sentido São José do Egito/Tabira, próximo a Clínica Samed.

Segundo a polícia, Edson Lima conduzia uma Captiva Sport FWD, prata, ano 2008, placa KIR-6808, quando cochilou ao volante, invadiu a contramão e colidiu na lateral de uma viatura da Polícia Civil que trafegava no sentido contrário. Por sorte, os envolvidos no acidente não sofreram lesões.

Segundo apurou nossa reportagem, o cantor retornava de um show no encerramento do São Pedro de Tuparetama/PE. O caso foi registrado na delegacia de polícia de Tabira/PE.

Edson Lima é vocalista da Gatinha Manhosa há vários anos, tendo participado da primeira formação da Limão com Mel, onde seu irmão Batista Lima é vocalista. Edson Reside no Bairro AABB, em Serra Talhada/PE.

Mulher degola marido com facão no Piauí

Manoel Félix da Silva, de 40 anos, foi assassinado com golpes de facão no pescoço em São Miguel do Tapuio-PI. Manoel teve morte imediata. Seu corpo foi encontrado em cima de uma cama. A acusada de cometer o crime é a agricultora Maria Pereira da Silva, de 47 anos, esposa da vítima.

Segundo informações da Polícia Militar, testemunhas contaram que Maria Pereira e Manoel Félix, costumavam brigar frequentemente, sendo que Manoel já teria sido preso acusado de espancar a companheira.

Na tarde de segunda-feira (1), o casal teria iniciado uma nova discussão e teria feito um pequeno corte na acusada. Vizinhos informaram ainda que após a discussão o casal foi para casa e durante a madrugada, enquanto Manoel dormia, a acusada praticou o crime.


Maria fugiu do local sem deixar nenhuma pista. O fato foi comunicado a Companhia de Polícia Militar de São Miguel do Tapuio. Os soldados R. Beserra e Evangelista se deslocaram até o local, fizeram buscas, mas não localizaram a acusada.

O corpo foi recolhido e levado para o Hospital Estadual José Furtado de Mendonça, em São Miguel do Tapuio, para que fosse feito os procedimentos cadavéricos. Manoel Félix era natural de Agricolândia Piauí.

Câmara arquiva projeto sobre "cura gay"

Em reposta às manifestações que sacudiram o país nas últimas semanas, a Câmara dos Deputados arquivou ontem uma proposta que permitia a psicólogos oferecerem tratamento para a homossexualidade. Polêmico, o texto era conhecido como “cura gay” e tinha apoio da bancada evangélica. Os religiosos, no entanto, já se articulam para retomar a discussão com uma nova proposta. 

A derrubada do projeto foi motivada por uma manobra do PSDB e de parte dos líderes da Casa. Após pressão de seu próprio partido, o deputado João Campos (PSDB-GO), autor da matéria, pediu o fim da tramitação da matéria. O requerimento foi aprovado no início da noite de ontem, pelo plenário da Casa.

A proposta um projeto de decreto legislativo pretendia derrubar trechos de uma resolução do Conselho Federal de Psicologia e, assim, liberar psicólogos a promoverem a cura da homossexualidade.

Há três semanas, a proposta foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara, sob o comando do deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Após a aprovação e com os protestos contra a medida, líderes começaram a recolher assinaturas para levar o projeto diretamente ao plenário sem passar por outras duas comissões. Em outra frente, o PSDB, temendo a exploração do fato na eleição de 2014, passou a trabalhar contra e retirou apoio ao texto. Campos, que integra a bancada evangélica, afirmou que o principal motivo para o pedido de arquivamento foi a nota divulgada pelo PSDB, na semana passada, em que o partido chama a “cura gay” de um “grave retrocesso”.

Governo apresenta proposta de plebiscito sobre reforma política

Brasília. O governo apresentou, na manhã de ontem, ao Congresso as sugestões de temas para a formulação do plebiscito sobre a reforma política. São elas: a forma de financiamento das campanhas, do sistema eleitoral, a possibilidade do fim da suplência de senador, a manutenção das coligações partidárias e o fim do voto secreto nas votações do Congresso.

O documento foi entregue ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), pelo vice-presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Temer ressaltou que a competência para elaboração do plebiscito é dos parlamentares. "O que o Executivo está fazendo é uma mera sugestão. Quem vai conduzir do início até o fim é o Congresso", frisou o vice-presidente.

O ministro da Justiça defendeu o plebiscito como forma de o povo participar mais ativamente da elaboração das diretrizes de uma reforma política, o que não ocorreria com um referendo, como sugere a oposição.

A possibilidade da consulta popular para pontos da reforma política foi uma das sugestões dadas pela presidente Dilma Rousseff em respostas às manifestações populares das últimas semanas.

Cardozo disse, ainda, que o Executivo não trabalhará no Congresso Nacional pela inclusão ou exclusão de temas do plebiscito. De acordo com ele, o Palácio do Planalto também não influenciará a discussão sobre o modelo de consulta popular que será adotado, seja plebiscito ou referendo.

Para Cardozo, o governo apenas apresentou sugestões para a reforma política, mas agora é tarefa do Legislativo escolher o melhor para o futuro do país. "Cada partido tem autonomia e liberdade de formar sua opinião e ainda decidirão se será feita", disse.

Para Cardozo, as polêmicas envolvendo a reforma política são naturais e o Congresso está livre para incluir temas na consulta, como o fim da reeleição. "Reforma política sem divergências seria o paraíso", analisou. Segundo ele, a proposta do Executivo não foi "um factoide" e não resultou em um desgaste com o Legislativo. "Temos relação harmoniosa entre poderes. Sempre sugerimos projetos e nunca sabemos se vai passar".

Segundo o ministro, a avaliação de que o povo não pediu plebiscito nos protestos de rua é incorreta. "As ruas colocaram várias questões. A representação estava colocada e não perceber isso é não entender o movimento". Ele também disse que a presidenta Dilma Rousseff não demorou a responder as manifestações populares e que seu pronunciamento veio em "boa hora". Cardozo negou que a presidenta tenha decidido ouvir os setores sociais depois de ter caído em pesquisas de opinião. Segundo ele, ela já havia assumido essa posição antes da divulgação dos números.

Mulher morre e outra fica ferida em acidente entre uma moto e um carro em Iguatu-CE


Uma colisão envolvendo um veículo Corsa Classic, placas MZG-2071, inscrição de Natal - RN e uma Honda Bis, placa NUX-3382, deixou uma pessoa morta e outra gravemente ferida, em Iguatu. O acidente aconteceu ontem por volta das 19h, próximo ao BNB Clube, na CE-060. 

Segundo informações da Polícia Militar, estavam na motocicleta Antonia Edinir Alexandre de Souza, 49 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada no Hospital Regional de Iguatu. A outra vítima, Joice Alexandre de Souza, 19 anos, estava na garupa, e sofreu uma fratura exposta no fêmur e vários ferimentos pelo corpo, e encontra-se em observação no hospital local.

Convite a população de Acopiara


Engenheiro morre em acidente envolvendo carro e caminhão em Nova Olinda-CE


O Engenheiro Agrônomo Henri Saldanha Magalhães, de 32 anos, que trabalhava no escritório regional da Ematerce em Crato, morreu em um acidente de trânsito por volta das 15 horas desta terça-feira quando chegava em Nova Olinda. Ele estava ido para sua casa, na Rua Antonieta Lima, 232 naquele município, juntamente com sua esposa e uma filha de 2 anos e meio. O funcionário público do estado dirigia um veículo Fiat Uno de cor vermelha e placas OSP-9869, inscrição de Nova Olinda.

Segundo a polícia, Henri procedia de Crato pela CE-292 quando um caminhão tipo baú forçou a ultrapassagem e fechou o caminho do mesmo atirando o carro para o acostamento. O Fiat saiu da estrada e capotou na ribanceira às margens causando a morte imediata do engenheiro especialista em solo. A mulher dele, Elizangela de Almeida Batista, de 32 anos, que é chefe do posto avançado da Ematerce em Nova Olinda, foi socorrida para o hospital local com escoriações leves.

Já a criança que viajava em uma cadeirinha no banco traseiro do carro, escapou ilesa. O motorista do caminhão seguiu viagem sem ser identificado. Militares do Destacamento de Nova Olinda estiveram no local do acidente e acionaram o rabecão e a perícia criminal. O corpo de Henri foi trazido para ser necropsiado no IML (Instituto Médico Legal) de Juazeiro do Norte. A morte do jovem engenheiro causou consternação, principalmente em Crato e Nova Olinda, onde ele trabalhava e residia, respectivamente.

Miséria

163 mil pré-adolescentes devem ser vacinadas contra HPV no Ceará

A partir de 2014, meninas de 10 e 11 anos serão protegidas contra quatro variáveis do papilomavírus (HPV), responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero. A vacina será distribuídas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, no Ceará, a meta é imunizar  80% do público-alvo formado por 163.058 pré-adolescentes.

O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685.400 pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.

Em todo país, a meta é vacinar 80% do público-alvo, estimado em 3,3 milhões. Serão investidos R$ 360,7 milhões na aquisição de 12 milhões de doses. A vacina que estará disponível na rede pública é a quadrivalente, usada na prevenção contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer.

Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano, 270 mil mulheres no mundo morrem por causa do câncer de útero. No Brasil, 5.160 mulheres morreram em 2011 em decorrência da doença, dessas 252 eram do Ceará. Para 2013, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 17.540 novos casos no país.