quarta-feira, 3 de julho de 2013

Câmara arquiva projeto sobre "cura gay"

Em reposta às manifestações que sacudiram o país nas últimas semanas, a Câmara dos Deputados arquivou ontem uma proposta que permitia a psicólogos oferecerem tratamento para a homossexualidade. Polêmico, o texto era conhecido como “cura gay” e tinha apoio da bancada evangélica. Os religiosos, no entanto, já se articulam para retomar a discussão com uma nova proposta. 

A derrubada do projeto foi motivada por uma manobra do PSDB e de parte dos líderes da Casa. Após pressão de seu próprio partido, o deputado João Campos (PSDB-GO), autor da matéria, pediu o fim da tramitação da matéria. O requerimento foi aprovado no início da noite de ontem, pelo plenário da Casa.

A proposta um projeto de decreto legislativo pretendia derrubar trechos de uma resolução do Conselho Federal de Psicologia e, assim, liberar psicólogos a promoverem a cura da homossexualidade.

Há três semanas, a proposta foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara, sob o comando do deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Após a aprovação e com os protestos contra a medida, líderes começaram a recolher assinaturas para levar o projeto diretamente ao plenário sem passar por outras duas comissões. Em outra frente, o PSDB, temendo a exploração do fato na eleição de 2014, passou a trabalhar contra e retirou apoio ao texto. Campos, que integra a bancada evangélica, afirmou que o principal motivo para o pedido de arquivamento foi a nota divulgada pelo PSDB, na semana passada, em que o partido chama a “cura gay” de um “grave retrocesso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário