quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Iguatu é a Cidade da Criança do Ceará

No período de 12 a 15 de outubro, a Prefeitura Municipal de Iguatu estará realizando mais um evento de forte cunho de inclusão social. A 4ª edição da Cidade da Criança reunirá um conjunto de programas, projetos e ações, direcionados às crianças e suas famílias. Como destaque de relevância, mais uma vez será instalada a Rádio Comunitária Cidadã (RCC), fruto do projeto Comunicadores Juvenis, desenvolvido pela Secretaria de Educação do município, cujo objetivo é a criação de um canal de interação na Cidade da Criança. A RCC irá ao ar durante todos os dias do evento, abrangendo todo o espaço físico no qual a estrutura do evento será montada. “Será uma programação voltada completamente para as famílias, temos muitas atrações, distribuição de pipocas, picolés, na verdade será uma festa que a Prefeitura de Iguatu e o seu gestor, Agenor Neto, oferecerá nestes dias” disse  a Secretária Diana Mendonça.

Na parte de entretenimento festivo, o evento contará com parque de diversões, circo, apresentações teatrais, dança e na programação de shows haverá apresentações da Trupe do Palhaço Risadinha, Carla Perez, Yudi (apresentador do SBT) e a dupla de palhaços Patati Patatá – original. Na abertura haverá desfile de crianças e jovens que participam dos programas sociais do município e também a presença do prefeito Agenor Neto, que fará a abertura oficial do evento. “As crianças têm o direito de brincar, de se divertir, e de ver os seus pais alegres porque os seus filhos estão alegres, e isso é muito importante. Quero dizer que tudo isto só está sendo possível porque temos uma equipe muito grande, que organiza e que nos dá a possibilidade de realizar uma festa como essa”, disse Agenor Neto.

A Cidade da Criança é uma realização da Prefeitura Municipal de Iguatu, com o apoio do Governo Federal e do Governo do Estado, e será realizado no mesmo local do Iguatu Festeiro, na Av. Perimetral, com horário de funcionamento a partir das 17 horas. Toda programação voltada para o público infantil estará disponível totalmente gratuita.

“ Estamos preparados para receber todas as famílias com toda segurança possível, ambulâncias e tudo completamente gratuito, é o prefeito Agenor Neto oferecendo uma festa para as famílias não apenas de Iguatu mas de toda região” declarou o Secretário Executivo, Demir Amorim.

Morre o humorista José Vasconcellos, aos 85 anos

Morreu às 6h da manhã desta terça-feira (11), aos 85 anos, o humorista José Vasconcellos. Ele estava internado no setor de geriatria do Hospital das Clínicas de São Paulo e sofreu uma parada cardíaca. Vasconcellos sofria de doença de Alzheimer e de problemas nos rins.

As informações são do sobrinho do humorista, o também comediante Rick Régis.

Nascido em Rio Branco, no Acre, José Tomaz da Cunha Vasconcellos Neto era considerado um dos grandes nomes do humor brasileiro. Começou na rádio e ganhou destaque fazendo esquetes de personagens gagos. Na televisão, interpretou o personagem Rui Barbosa Sa-Silva, na “Escolinha do Professor Raimundo” da TV Globo. Sua última aparição nas telas foi no humorístico “Escolhinha do Barulho”, da TV Record, em que viveu o mesmo personagem.

Dilma sanciona sem vetos lei que concede aviso prévio de até 90 dias

A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira, 11, sem vetos a lei aprovada pela Câmara dos Deputados que concede aviso prévio de até 90 dias, proporcional ao tempo de trabalho.

A informação foi confirmada pela Casa Civil da Presidência da República. A mudança será publicada no Diário Oficial da União da próxima quinta-feira, quando começará a valer.

Atualmente, os trabalhadores têm direito a 30 dias de aviso prévio. A nova lei determina que seja mantido o prazo atual de 30 dias de aviso prévio, com o acréscimo de três dias por ano trabalhado, podendo chegar ao limite de 90 dias (60 dias mais os 30 dias atuais).

Com a mudança, o empregado terá direito aos 90 dias de aviso prévio quando completar 20 anos de trabalho.

Acusado de matar estudantes de Medicina em Iguatu será levado a Júri

A 1ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza levará a Júri Popular, no próximo dia 29 de novembro, o réu Daniel Gomes Bezerra, ex-capitão da Polícia Militar do Ceará. Ele é acusado de matar os irmãos Marcelo Moreno Teixeira e Leonardo Moreno Teixeira, estudantes de Medicina.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Estadual, os irmãos Marcelo e Leonardo foram assassinados na madrugada do dia 17 de março de 2007, em uma churrascaria no município de Iguatu. Conforme o depoimento das testemunhas, Marcelo foi urinar próximo ao carro de Daniel, onde estava a enteada dele.

Ao ver a cena, ele foi tomar satisfações com Marcelo, agredindo o estudante e atirando no abdômen do rapaz. Leonardo saiu em defesa do irmão e acabou sendo atingido com um disparo, também no abdômen.
No mesmo dia, o ex-capitão se apresentou na Delegacia de Jaguaribe e confessou ter matado os irmãos, alegando legítima defesa. Foi pedida a prisão preventiva do acusado no dia 18 de março do mesmo ano. 

Desde então, ele encontra-se preso no Batalhão de Choque da Polícia Militar do Ceará, em Fortaleza.
A defesa de Daniel, que foi expulso da PM, será feita pelo advogado Delano Cruz. A acusação ficará sob a responsabilidade do Ministério Público. O Júri Popular será presidido pela juíza Danielle Pontes de Arruda Pinheiro, titular da 1ª Vara do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua.

TST determina fim da Greve dos funcionários dos Correios

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou nesta terça-feira (11) que os trabalhadores dos Correios, em greve há 28 dias, voltem ao trabalho a partir de quinta-feira (13).

No julgamento do dissídio coletivo, os ministros também autorizaram a empresa a descontar no salário dos grevistas o equivalente a sete dias de greve e os demais 21 dias de paralisação devem ser compensados com trabalho extra nos fins de semana. No caso de descumprimento da determinação, a multa diária estabelecida foi R$ 50 mil.

O relator do processo, ministro Maurício Godinho Delgado, não considerou a greve abusiva e sugeriu que todos os dias não trabalhados fossem apenas compensados com trabalho extra, e não com o desconto no salário dos trabalhadores. Já o ministro João Oreste Dalazen, presidente do TST, defendeu o desconto de todos os dias parados. Segundo ele, a legislação determina que a empresa não tem obrigação de pagar pelos dias em que os serviços não foram prestados, pois a greve implica em uma quebra de contrato entre empresa e trabalhadores.

Em relação às cláusulas financeiras, os ministros determinaram que sejam cumpridos os pontos do acordo firmado na primeira audiência de conciliação entre as partes, que prevê o aumento real de R$80 a partir de 1º de outubro e reajuste linear do salário e dos benefícios de 6,87% retroativo a 1º de agosto.

Venezuela domina Argentina e bate a rival pela primeira vez na história

A Venezuela nunca havia sequer conseguido empatar com a Argentina. Desde a era em que o futebol era ignorado no país, nos anos 60, até a última Copa América, quando surpreendeu com a quarta colocação, em julho deste ano. 

Foram 18 jogos e simplesmente 18 vitórias dos hermanos computadas no confronto. Mas até esta terça-feira, dia 11 de outubro de 2011. Com gol do zagueiro Amorebieta, a seleção vinotinto fez por merecer toda a sua superioridade e venceu por 1 a 0, no Estádio General Anzoátegui, em Puerto La Cruz, pela segunda rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014.

Brasil vira sobre o México com fim de jejum de R10 e golaço de Marcelo

Craque é aquele que decide. E se todos cobravam o retorno de Ronaldinho Gaúcho como protagonista na Seleção Brasileira, nesta terça-feira, no amistoso contra o México, em Torreón, o atacante do Flamengo mostrou que está “vivo”. Foi dele o pontapé inicial para a virada por 2 a 1 do Brasil sobre os mexicanos. De falta, ele empatou o jogo aos 33 minutos, encerrou um jejum de quatro anos sem balançar a rede com a amarelinha e abriu o caminho para Marcelo virar aos 38.

A boa atuação do camisa 10 evitou um drama de novela mexicana para a Seleção. Afinal, tudo começou errado. No primeiro tempo, David Luiz marcou contra, Daniel Alves foi expulso e Jefferson teve de defender pênalti de Guardado para dar sobrevida ao time de Mano Menezes. Mas sob a batuta do craque, responsável pelas principais jogadas do segundo tempo, o Brasil se superou.

Nos acréscimos, Ronaldinho foi substituído por Hernanes e deixou o campo aplaudido de pé pela torcida mexicana no estádio Corola.

E mais: o gol de falta marcado por Ronaldinho Gaúcho acabou com um jejum de quatro anos (ou 12 jogos) do atacante sem marcar pelo Brasil. A última vez que ele tinha balançado as redes pela Seleção havia sido em 17 de outubro de 2007, na goleada por 5 a 0 sobre o Equador, no Maracanã, pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010. Agora, o Brasil de Mano tem dez vitórias, cinco empates e três derrotas.

A Seleção Brasileira volta a se reunir no mês de novembro. No dia 10, o time canarinho encara o Gabão, em Libreville, na África. Nesse período são duas datas Fifa, mas a CBF ainda não confirma o outro amistoso. O site da entidade, no entanto, já deu que poderia ser contra o Egito, em Doha, no Qatar, dia 14.