segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Acidente de trânsito com vítima fatal em Catarina

Neste domingo, 12, por volta das 13:00 horas, na CE 277, à altura do KM 06, mais precisamente, na localidade do Sítio Veados, distante seis(06) km da cidade de Catarina/CE, ocorreu um acidente de trânsito(queda de moto) que resultou na morte do funcionário público municipal AUGUSTINHO VIEIRA DE ARAUJO, 52 anos, casado, natural de Arneiroz/CE, o qual estava transitando na referida localidade, em uma motocicleta, marca Yamaha, modelo YBR 125, cor prata, ano 2010, de placa MRD 1873, quando, em uma curva, veio a perder o controle do referido veiculo e a cair. A vítima ainda foi socorrida para o hospital local, aonde já chegou sem vida, apresentando lesões na coluna cervical e pescoço.

Relatos de populares dão conta de que antes do ocorrido a vítma havia ingerido bebidas alcoólicas.

mulher entrega filha ao tráfico como pagamento na BA

A polícia prendeu neste fim de semana na cidade de Paulo Afonso, distante 450 km de Salvador (BA), quatro supostos traficantes, entre eles Janaína Bezerra, também acusada de entregar a filha adolescente como pagamento de dívida de drogas.

Segundo a polícia, um dos suspeitos detidos, identificado como Antônio Damião, conhecido como Bodinho, mantém um relacionamento com a jovem. Tanto a mãe quanto o corruptor da menina poderão ser punidos, caso o abuso da adolescente seja confirmado.

Foram capturados também Norberto Rodrigues, conhecido como Amiguinho, e Rosângela Pereira. Os quatro presos foram surpreendidos em diferentes pontos da cidade com pedras de crack, cocaína, maconha e R$ 800 em espécie. Além das prisões, a polícia desativou três pontos de vendas de drogas e apreendeu um revólver calibre 38.

Vereador de Ipu sofre tentativa de homicídio

O vereador do município de Ipu, na Serra da Ibiapaba, Antônio Fábio Borges, de 37 anos, conhecido como "Fabuloso", sofreu uma tentativa de homicídio na noite deste domingo, 12. Segundo a Polícia, o crime ocorreu por volta de 23 horas, no município de Hidrolândia, em uma churrascaria localizada na estrada que liga o município a Ipu.

Ainda de acordo com a Polícia, o vereador estava acompanhado de amigos, quando três homens chegaram em um veículo e efetuaram vários disparos. Ele foi atingido por 11 tiros, segundo informações do destacamento da Polícia Militar de Hisdrolândia. O vereador foi socorrido e enviado para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, onde permanece internado.

O carro utilizado no crime foi encontrado incendiado nesta manhã em uma estrada carroçável, segundo a Polícia de Hidrolândia. A Polícia realiza diligências para encontrar os acusados do crime.

Em setembro do ano passado, o vereador foi vítima de outro atentado. Ele estava em um posto de gasolina quando foi surpreendido por um homem que chegou em uma motocicleta. O acusado efetuou vários disparos contra "Fabuloso", que foi atingido por dois tiros, sendo um na coxa e outro na virilha.

Milhã: quadrilha invade cidade e tenta arrombar caixas eletrônicos do BB

Uma quadrilha, formada por cerca de 20 homens invadiu a cidade de Milhã, no Sertão Central, no início da madrugada desta segunda-feira (13), rendeu os quatro policiais do Destacamento da Polícia Militar local e tentou arrombar os caixas eletrônicos e o cofre da agência do Banco do Brasil (BB).

Um dos policiais militares foi levado como refém até a frente da agência. Os bandidos, armados com fuzis, escopetas e metralhadoras, destruíram a vidraça do banco. Com maçaricos, furadeiras e outros equipamentos, os assaltantes tentaram arrombar os caixas e o crofre, mas não conseguiram.

Com medo de que algum habitante já tivesse chamado a Polícia, os bandidos saíram e deixaram a cidade, liberando os reféns pouco tempo depois. Além do policial militar, os ladrões renderam dois funcionários da Coelce e roubaram o carro da empresa.

Parte dos bandidos colocou pneus na estrada que dá acesso à cidade, para impedir a chegada de reforço. Neste momento, policiais militares das companhias de cidades vizinhas estão à procura dos asaltantes. O certo é que eles saíram de Milhã sem levar o dinheiro da agência do BB. A ação criminosa durou cerca de 50 minutos.

Acidente aéreo na Venezuela tem 23 sobreviventes, dizem autoridades

Pelo menos 23 pessoas sobreviveram à queda de um avião com 47 pessoas a bordo nesta segunda-feira (13) na Venezuela, segundo as autoridades locais.

O governador do estado de Bolívar, Francisco Rangel, que os feridos foram levados a hospitais da região. Ele disse que alguns, em estado mais grave, podem ser levados à capital, Caracas.

O avião ATR-42 pertencia à empresa estatal Conviasa e fazia uma rota doméstico de Ciudad Guayana a Porlamar, na turística Isla de Margarita, segundo o ministro de Transportes e Comunicações, Francisco Garcés.

O acidente ocorreu a pouco mais de 9 quilômetros de Puerto Ordaz, que faz parte de Ciudad Gayana e fica a 730 km a sudeste de Caracas.

O avião caiu próximo à entrada das instalações da Siderúrgica del Orinoco (Sidor). Apesar de ter caído numa área movimentada, ele não deixou vítimas em terra, segundo o governador.

O governador explicou que o acidente ocorreu quando o avião registrou uma "perda de controle", que chegou a ser notificada à torre pelo piloto.z.

Havia quatro tripulantes e 43 passageiros a bordo.

O último grande acidente aéreo na Venezuela havia ocorrido em 2008, quando um avião da empresa local Santa Barbara com 46 a bordo caiu em uma região montanhosa, matando todos a bordo.

Carro explode e espalha drogas em posto de combustíveis em Curitibanos (SC)

Um carro explodiu durante o abastecimento de gás e espalhou crack e maconha em um posto de combustíveis no final da noite deste domingo (13) em Curitibanos (296 km de Florianópolis). Um homem e uma mulher foram presos em flagrante.

Ao menos 3,5 quilos dos entorpecentes foram recolhidos pela Polícia Militar. Com o impacto, as pedras de crack ficaram grudadas nas paredes do estabelecimento.

Segundo a Polícia Civil, Idesio Inácio Albino Filho, 36, e Fabiana Maria Fanton, 24, estavam vindo do Paraguai em direção a Blumenau (SC). Por volta das 23h de ontem, eles pararam para reabastecer o Ford Escort, modelo antigo, com GNV (Gás Natural Veicular). O casal saiu do carro como é norma nesse tipo de abastecimento.

Durante o procedimento, o cilindro estourou e houve a explosão. O carro ficou completamente destruído. Apenas Fanton ficou ferida superficialmente no rosto e no tórax e foi socorrida no Hospital Regional de Curitibanos. Ela já está na delegacia central da cidade.

Albino Filho tentou fugir de táxi para uma cidade vizinha, mas foi preso na rodovia BR-470, em São Cristóvão do Sul.

A área do acidente foi isolada, mas o forte cheiro de drogas chamou a atenção dos policiais. A delegada do Distrito Central de Curitibanos que atendeu a ocorrência acredita que havia mais drogas no veículo. O carro deve passar por perícia ainda nesta madrugada.

Informalmente, a mulher disse a delegada que o cilindro usado para o combustível foi feito no Paraguai. Os entorpecentes teriam a mesma origem.

Canoa vira em lago na Bahia. Há 3 mortos e 8 desaparecidos

Uma canoa que leva pelo menos 18 pessoas de uma mesma família virou ontem (12) nas águas do lago de Sobradinho, na cidade de Pilão Arcado, a 780 km de Salvador, na Bahia. Três crianças morreram, outras oito estão desaparecidas.

Em Pilão Arcado não há equipe do Corpo de Bombeiros e as buscas estão sendo feitas por moradores. O motivo do acidente está sendo investigado ainda, mas acredita-se que o excesso de passageiros tenha provocado esta tragédia.

Datafolha/O Povo: Cid tem 58%, Lúcio 16% e Cals 8%

O instituto de pesquisa Datafolha divulgou nesta segunda-feira (13) levantamento, encomendado pelo Jornal O Povo, sobre a intenção de voto do eleitorado cearense na disputa pelo governo do Estado.

ESTIMULADA

Na pesquisa estimulada, o atual governador e candidato à reeleição, Cid Gomes (PSB), aparece com 58% , seguido de Lúcio Alcântara (PR) com 16%. Marcos Cals (PSDB) aparece depois com 8% das intenções de voto.

Veja os números:

Cid Gomes (PSB) – 58%
Lúcio Alcântara (PR) –16%
Marcos Cals (PSDB) – 8%
Gonzaga (PSTU) – 1%

Brancos ou nulos – 2%
Não sabem – 14%

Os candidatos Soraya Tupinambá (PSOL), Marcelo Silva (PV) e Nati (PCB) não atingiram 1% das intenções.

A margem de erro do levantamento é de 3 (três) pontos percentuais, para mais ou para menos. As 927 pessoas foram entrevistadas entre os dias 9 e 10 de setembro, em 41 municípios do Ceará.

A pesquisa Datafolha foi encomendada pelo Jornal O Povo e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com o número 52908/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 29210/2010.

TSE calcula que brasileiro deve levar um minuto e meio para votar

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) calcula que o eleitor brasileiro levará, em média, um minuto e meio para votar nas eleições de outubro. São esperados cerca de 15 segundos para votar em cada um dos cargos que aparecerão nas urnas: um presidente, um governador, dois senadores, um deputado federal e um deputado estadual ou distrital.

O tempo estimado é calculado do momento em que o eleitor se dirige à urna até o momento que ele vota para o último cargo. A média para este ano foi calculada tomando por base os números de 2008, quando os eleitores fizeram uma média de 31 segundos para votar em prefeito e vereador.

Além disso, o tempo entre a digitação do título pelo mesário e o início da votação na urna é estimado em 8 segundos. Essa projeção, feita no ano passado, não inclui o tempo gasto para votar na urna biométrica, pois, em 2008, o sistema funcionou em fase de teste em apenas três municípios.

Neste ano, 1 milhão de pessoas votarão por meio do sistema de reconhecimento das digitais. Eleições simuladas com o novo método, realizadas no dia 21 de agosto, apontaram que, apesar de o sistema ser mais seguro por evitar fraudes, pode fazer com que leve mais tempo para os eleitores deixarem o local de votação.

Na simulação, promovida em 43 municípios de 19 estados, o maior problema foi a dificuldade de reconhecimento das impressões digitais. Em Búzios (RJ), por exemplo, um eleitor tentou por quase dez minutos ter a digital aceita pelo sistema.

Para evitar atrasos ainda maiores ou mesmo a confusão entre candidatos, é recomendável que o eleitor leve o número anotados em um papel, a chamada cola eleitoral.

Jovem mata padrasto que fugiu duas vezes da cadeia pública

ex-detento das cadeias de Antonina do Norte e Aassaré, João Alves de Amorim, de 35 anos, mais conhecido como Baiano, foi morto na noite deste sábado. O autor do crime foi o jovem identificado apenas por Júnior, que é filho da companheira da vítima. Segundo informações da polícia, esse rapaz já havia lesionado duas pessoas à faca em outras oportunidades, este ano, em Antonina do Norte e permanecia solto. Ele, também, é acusado de envolvimento com o tráfico de drogas.

O homicídio ocorreu após uma discussão do acusado com o seu padrasto. Da primeira vez que fugiu da cadeia de Antonina do Norte, Baiano o fez de forma espetacular levando consigo uma pistola ponto 40, um fuzil, três revólveres, munição e a motocicleta de um soldado abandonada pouco tempo depois. A fuga se deu por uma parte da cela que é de telhado o qual foi arrombado. Após ser recapturado, ele foi transferido para a cadeia de Assaré por questões de segurança, mas, também, fugiu daquele cárcere.

A procura se deu na região dos Inhamuns, onde o fugitivo foi recapturado a primeira vez no dia 30 de dezembro do ano passado ou 24 dias após ter arrombado os cadeados com um pedaço de ferro e escapado do cárcere de Antonina. Na época, ele estava no Sítio São Nicolau de Baixo, no município de Aiuaba, com um revólver calibre 38 em seu poder, mais 17 munições intactas e um par de algemas todos da Companhia de Campos Sales. As outras armas já haviam sido recuperadas.

Naquela época, ele estava preso para responder por crime contra a Lei Maria da Penha, mas é acusado de assaltos na Bahia. Quando fugiu da cadeia de Assaré, Baiano foi recapturado três dias depois ou no dia 12 de março. Ele e outros três detentos escaparam pelo telhado que cobre parte da cela. Baiano foi recapturado pela segunda vez quando se encontrava na residência de sua amante identificada apenas como Leninha que é a mão do rapaz que o assassinou na noite do último sábado. O corpo foi trazido e necropsiado no IML de Juazeiro.