sexta-feira, 5 de agosto de 2011

BC tira de circulação quase 28 mil cédulas manchadas de rosa

O Banco Central (BC) tirou de circulação 27.997 cédulas manchadas com tinta rosa. A tinta é usada pelos bancos em dispositivos antifurto, para manchar notas de dinheiro em caso de arrombamento ou explosão de caixas eletrônicos.

Foram recolhidas 2.972 notas em maio; 22 mil em junho; e 2.947 em julho. Em junho, o BC editou normas que tornaram inválidas as cédulas manchadas de rosa por dispositivos antifurto.

A orientação do BC é para que as pessoas recusem o dinheiro manchado de rosa. Mas, se alguém, inadvertidamente, receber uma nota manchada, deve procurar qualquer agência bancária para entregar o dinheiro e informar os dados pessoais.

Senado aprova sistema pré-pago da conta de luz

A Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou nesta quinta-feira, 04, projeto de lei que prevê a gratuidade de até 50 quilowatts-hora de energia elétrica para os consumidores de baixa renda que aderirem ao sistema de conta pré-paga no setor de energia, que ainda deverá ser regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com o Projeto de Lei 365/09, de autoria do senador Gim Argello (PTB-DF), a gratuidade será financiada pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que é um encargo setorial cobrado na conta de luz. A matéria terá decisão terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Para o autor da proposta, a gratuidade estimulará as famílias mais carentes a sair da clandestinidade, tornando-se consumidoras regulares das concessionárias de distribuição de energia. “Os conflitos que hoje são provocados por furto de energia e cortes de fornecimento, tão onerosos tanto para as concessionárias quanto para a sociedade como um todo, devem diminuir muito”, argumenta Gim Argello, na justificativa do projeto.

Durante a audiência pública, o senador Lobão Filho (PMDB-MA) propôs a elaboração de um projeto de lei em conjunto para impedir que, na modalidade pré-paga de fornecimento de energia, os preços acabem ficando mais altos para os consumidores.

Impasse dificulta as emancipações

O deputado Delegado Cavalcante (PDT) destacou, ontem, no plenário da Assembleia Legislativa, o resultado das reuniões realizadas ontem, em Brasília, para discutir a emancipação de distritos no Brasil. De acordo com o parlamentar, o grande imbróglio no momento, é conciliar, entre os estados, o número mínimo de habitantes necessário para a emancipação.

Conforme Cavalcante, há várias leis no Congresso Nacional relacionadas à emancipação distrital, mas não encontraram solução para um consenso entre os interesses dos estados quanto ao mínimo de habitantes que cada distrito deve ter para se tornar um município.

Delegado Cavalcante pontua que, enquanto no Rio Grande do Sul as pessoas defendem a emancipação a partir de quatro mil habitantes, no Ceará esse número dobra, uma prova, defende, de que a Assembleia Legislativa do Ceará não quer transformar os distritos em currais eleitorais.
Na Legislatura passada, os deputados estaduais aprovaram, 30 decretos legislativos determinando a realização de consultas plebiscitárias em municípios para emancipação. Para Cavalcante, quanto mais rápidas as emancipações ocorreram, melhor para esses novos municípios encontrarem o desenvolvimento.

Problemas

Segundo o parlamentar, foi apresentado um projeto do Governo Federal para tentar diminuir os problemas das diferenças regionais. A partir disso, pontuou, ficou definida uma reunião com a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para tratar do assunto. “O que ficou certo é buscar um entendimento e que o Governo Federal tem pressa em ter essa legislação até o dia 30 de dezembro”, ressaltou.
Conforme o deputado estadual Dedé Teixeira (PT), o Ceará está pronto para as emancipações, desde a aprovação da Lei de autoria do ex-deputado Domingos Filho (PMDB), atual vice-governador, que trata da formação de novos municípios.

“Temos 40 distritos que podem se transformar em município descentralizando recursos e poder. É um grande instrumento. Os países de primeiro mundo fizeram isso. Nós não podemos ir contra essa corrente”, argumentou o petista.

O deputado estadual João Jaime, componente da bancada tucana na Assembleia Legislativa, acredita que o Ceará já poderia realizar os plebiscitos nos distritos que têm condições de emancipação, avaliando que nada impede que isso aconteça.
Caso os plebiscitos apontem a criação de cidades, o problema, pontua o parlamentar tucano, será a instalação das novas cidade após a real. “Pode ser feito o plebiscito, mas a instalação só se dará quando a legislação federal permitir”, destacou.

Orçamento

João Jaime defendeu a elaboração de um pedido junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que no orçamento do próximo ano, sejam destinados recursos garantidos não apenas para as eleições municipais, mas também para os plebiscitos. “É importante que lutemos”, cobrou o parlamentar.

Filha ameaça internar Fábio Júnior por causa de tantos casamentos

Fábio Jr, seis casamentos no currículo, fez piada com sua fama de mulherengo durante a gravação do DVD de Chitãozinho e Xororó nesta segunda, 1º de agosto, na Sala São Paulo, na capital paulista.

“Prometi para meus filhos que até o fim desse mês eu não caso mais”, disse, arrancando risos da plateia, durante a participação especial que fez cantando “Fogão de Lenha” com os sertanejos.

Segundo Fábio, a filha Tainá leva na esportiva os enlaces do pai, já a outra filha, Kika, não é tão relax. “A Tainá diz que tudo bem se eu casar de novo, que ela vai ser madrinha. Já a Kika disse: ‘pai, se você casar de novo eu te interno”. Até o caçulinha Zaion, filho de Mari Alexandre, entrou na piada. “Coitado do Zaion, não sabe onde ele foi se meter.”

TRE cassa prefeito e determina nova eleição em Alagoinha no Piauí

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) determinou a realização de eleição suplementar no município de Alagoinha. A decisão foi anunciada após a Corte cassar, por unanimidade, o prefeito da cidade, Clodoaldo de Moura Rocha (PT), e o vice-prefeito, Francisco João de Carvalho. Os dois gestores, eleitos nas eleições de 2008, foram condenados pelos crimes de captação ilícita de sufrágio, que corresponde a compra de votos.

Durante a mesma sessão, a Corte absolveu três vereadores de Alagoinha acusadas de compra de votos durante o pleito municipal. Clodoaldo foi o sexto prefeito petista cassado no Estado. A cassação do prefeito foi anunciada no mesmo dia em que o Tribunal Regional Federal (TRF) recebeu as denúncia do Ministério Público Estadual, contra o presidente do diretório estadual do PT, deputado estadual Fábio Novo, por crime contra a honra. 

A eleição suplementar de Alagoinha será a 19º realizada no Estado desde o pleito de 2008. Na mesma sessão, o TRE manteve no cargo o prefeito de Itainópolis, Raimundo Nonato de Andrade Maia (PSB).

Flu bate o Inter em noite de reencontros

Na estreia do novo terceiro uniforme, o Fluminense não teve Fred, que foi à delegacia em vez de ir para o estádio – incomodado com ameaças de torcedores que, segundo ele, tiraram sua condição psicológica para atuar. Mas teve gols de centroavante mesmo assim.

Com Souza brincando de ser camisa 9 e Rafael Moura completando de pênalti, o Tricolor venceu o Inter por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, no Engenhão, em jogo que marcou o reencontro do time gaúcho com três símbolos de sua história recente: o volante Edinho, o atacante Rafael Sobis e o técnico Abel Braga.

Resultados de ontem:

Fluminense 2 x 0 Internacional
São Paulo 3 x 0 Bahia
Atlético PR 3 x 0 Atlético  GO