sábado, 14 de junho de 2014

El Niño tem 80% de chances de se formar e pode agravar seca no CE

A preocupação da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) sobre a formação do fenômeno El Niño tem 80% de chances de se configurar no segundo semestre deste ano, com efeitos em 2015 no Estado. A informação foi dada pelo presidente do órgão, Eduardo Sávio Martins, na manhã desta sexta-feira, 13, quando foi apresentada a avaliação sobre a quadra chuvosa deste ano no Ceará. 

Em maio deste ano, Eduardo falou ao O POVO sobre a preocupação da Funceme com a formação do fenômeno, durante a conferência Adaptation Futures 2014. Ele contou que está sendo feito um monitoramento constante para acompanhar o processo. “Se o cenário se confirmar, teremos mais um período de seca e é nisso que teremos de trabalhar, até para amenizar os efeitos no Estado”, disse à época. 

O El Niño é um fenômeno que se forma no Oceano Pacífico e causa alterações por um período de cerca de um ano na distribuição de temperatura da água, com efeitos no clima em diversos locais no planeta, no Ceará, inclusive. 

"É aquele aquecimento das águas anômalo na costa próxima ao Peru. O que ele provoca é uma reação na atmosfera com uma condição de movimentos descendentes no Nordeste como um todo. Então as nuvens que deveriam se desenvolver e provocar chuvas ficam prejudicadas nesse desenvolvimento. No Estado inteiro, não há região específica. Na verdade não é só no Estado, é algo que vai atingir o Nordeste como um todo", comentou Eduardo. 

O útlimo El Niño que  gerou impactos no Ceará ocorreu em 2010, provocando aleterações nas chuvas. Segundo Eduardo, foi considerado um fenômeno com intensidade moderada e as chuvas no estado ficaram abaixo da maédia. Com as altas chances de o El Niño se consolidar, a preocupação da Funceme é com a intensidade com que ele chegará ao Ceará. 

"Os cenários já apontam que ele se estabelece, sim, no segundo semestre desse ano. A grande dúvida é a sua intensidade e como ela vai impoactar sobre a geração de escoamento superficial, que vai aportar água dos principais resrevatórios do Estado; como vai ser a distribuição dessas chuvas na próxima estação; como vai impoactar na agricultura de sequeiro", conta o presidente. 

Cid se reunirá com lideres dos 22 partidos aliados na próxima 2ª, em Fortaleza


O governador Cid Gomes (Pros) deverá voltar a se reunir com os líderes dos 22 partidos da base aliada na próxima segunda-feira (16/06). O evento, marcado para acontecer às 18h no Hotel Oásis Atlântico, na Beira Mar, em Fortaleza, será para debater as diretrizes que vão guiar o plano de gestão da chapa governista na eleição deste ano.

Porém, as expectativas estão voltadas para possíveis novidades na definição do candidato da base que irá suceder o governador, já que no último encontro, realizado em 9 de junho, o governador apaziguou a base aliada, mas não definiu o nome do candidato.

Durante a última reunião, Cid também externou preocupação em barrar adesões a Eunício Oliveira (PMDB) no Estado. Entre possíveis novos apoio ao senador, o governador elencou casos do PSD e PSC que, apesar de desejarem apoiar candidato dos Ferreira Gomes, estão sendo pressionados pelas direções nacionais dos partidos para apoiarem o peemedebista.

O governador, por sua vez, esteve em Brasília durante esta semana, na tentativa de reverter a situação.

FACULDADE PARA BANDIDOS: Menores são “treinados” para a prática de assaltos em Icó-CE


Antes fosse “coisa de cinema”! Nessa quinta-feira a Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó tomou conhecimento de que um jovem de 23 anos treinava menores de 10 a 17 anos em um campo de futebol para a prática de assaltos.

O  vídeo mostra o momento em que acontecem as simulações. É possível perceber que dois menores partem em disparada numa moto e, numa ação realmente sincronizada, eles param próximos à vítima e a derrubam.

Em seguida o passageiro desce já com arma em punho apontando-a em direção à pessoa que estaria sendo assaltada. A ação ainda conta com sonoplastia quando alguém por trás da câmera bate em uma lata para simular os disparos. Ao final, José Iderson Souza da Silva, de 23 anos, dá risadas comemorando o feito de seus “alunos”.

Ele é conhecido por Totó e deve responder pelos crimes de corrupção de menores, cuja pena varia de um a quatro anos de detenção, além de incitação ao crime onde a pena é de três a seus anos de reclusão de acordo com o delegado Marcos Sandro.


Miséria

Conselho Municipal de Saúde de Acopiara presta contas e apresenta plano de gestão


Foi realizada na manhã desta sexta-feira (13), no Núcleo de Artes, uma reunião pública para prestação de contas do 1º quadrimestre de 2014 com membros titulares e suplentes do Conselho Municipal de Saúde – CMS, órgão que atua na formulação de estratégias e controle da execução da Política de Saúde no âmbito municipal.

A reunião foi conduzida pela Secretária de Saúde e presidente do CMS no município, Ana Laura Teixeira, onde explicou sobre a realização periódica desta prestação de contas. “Tudo o que o município arrecada é bem aplicado, mas mesmo ciente disso temos que informar a população. Se trata de transparência na gestão dos recursos públicos, uma determinação do nosso prefeito Dr. Vilmar”, disse.

Ao longo do evento foram apresentados os preceptores e residentes em saúde da família e mental e o Plano de Saúde de Gestão de 2014 a 2017. Os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento da Saúde no município.

Copa tem 'maratona' neste sábado e desafio europeu no calor de Manaus


Este sábado (14) será um prato cheio para quem não se cansa de acompanhar todos os lances da Copa do Mundo. Serão quatro partidas num só dia. A 'maratona' começa às 13h no Mineirão, onde se enfrentam Colômbia e Grécia, em Belo Horizonte.

Em seguida, o Uruguai pega a Costa Rica, às 16h na Arena Castelão, em Fortaleza. Depois, Inglaterra e Itália fazem um duelo em plena Amazônia, às 19h, em Manaus. Fechando o dia, Costa do Marfim e Japão jogam no Recife, às 22h.

Do aeroporto ao hotel, 40 minutos: Argentina chega sem contato com fãs


A seleção argentina chegou ao hotel no Rio de Janeiro para a partida de domingo, contra a Bósnia, no Maracanã. A delegação chegou à base aérea do Galeão às 19h55 e levou 40 minutos no trajeto até o hotel na Zona Sul do Rio. Os jogadores, incluindo a estrela Messi, desembarcaram sem falar com a imprensa e sem qualquer contato com os torcedores, mesmo no saguão do hotel, que teve isolamento com força militar de choque para que ninguém incomodasse os atletas.

No lado externo do estacionamento do hotel, cerca de 100 torcedores fizeram muito barulho para a chegada da equipe, mas tiveram de se contentar em ver os craques pela janela do ônibus, que veio acompanhado de forte escolta. Os torcedores não tiveram acesso sequer à área do estacionamento que só permitia entrada de veículos após identificação e varredura por armas e bombas, procedimento iniciado horas antes da chegada da delegação.