quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Após tratamento, garoto indonésio de 2 anos para de fumar

Ardi Rizal, o menino indonésio de 2 anos que, segundo sua família, fumava cerca de 40 cigarros por dia conseguiu parar de fumar, após um intenso tratamento médico, informou o centro pediátrico em que ele era tratado nesta quinta-feira (2).

Ardi Rizal chocou o mundo quando um vídeo em que aparecia fumando cigarros foi publicado na internet em maio e chamou a atenção para as falhas do país asiático em regular a indústria do tabaco.

Seis meses depois de seu pai lhe dar o primeiro cigarro, o garoto, acima do peso, estava fumando dois maços por dia e reagia com violência quando o vício não era satisfeito.

Acompanhado pela mãe, Ardil deixou a pequena vila em que vivia na ilha de Sumatra para se submeter ao tratamento na capital.

Em junho, a comissão já havia informado que a terapia havia feito Ardi baixar o consumo de 40 para 15 cigarros diários.

O caso de Ardi chamou a atenção para os perigos das agressivas campanhas de marketing da indústria do tabaco voltada a mulheres e jovens em países em desenvolvimento como a Indonésia, onde a fiscalização é fraca e muitas pessoas desconhecem os males do cigarro.

O consumo de cigarro no arquipélago no sudeste da Ásia atingiu cerca de 47% da população nos anos 1990, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Estudo confirma 2º tipo de HIV em 15 pacientes no Brasil

Estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz confirmou a presença de um segundo tipo de vírus da aids em 15 pacientes no Brasil, todos em situação de coinfecção com o vírus 1, que circula no País. Desde 1987, pesquisadores discutem a presença do HIV-2 no País, mas o novo estudo usou meios mais precisos de confirmação e encontrou o maior número de casos.


Para o Ministério da Saúde, responsável pelas políticas contra a doença, o estudo tem impacto principalmente sobre a prevenção. Reforça a necessidade de uso da camisinha, por provar o risco de uma pessoa ser infectada duas vezes no País, pelos dois vírus, via diferentes exposições - o que pode ocorrer, por exemplo, na existência de múltiplos parceiros sexuais.

“Mesmo infectada, uma pessoa tem de usar camisinha”, afirmou o diretor do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais da pasta, Dirceu Grecco. Ele destaca que o HIV-2, detectado pela primeira vez no Senegal, em 1985, tem evolução mais lenta e é menos transmissível. Porém, é resistente a uma das classes de medicamentos contra a aids.

Segundo informações da fundação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou, em 2008, que a epidemia por HIV-1 atingia 34 milhões de pessoas no mundo, enquanto o HIV-2 seria responsável pela infecção de 2 milhões.

Professor e estudante de Medicina morrem carbonizados em acidente

Duas pessoas morreram carbonizadas, vítimas de um acidente de trânsito, na CE-354, em Itapipoca.

Um caminhão e um veículo pequeno colidiram frontalmente, na localidade de Taboca. O veículo incendiou e as duas pessoas que estavam no carro não conseguiram ser resgatadas.

O acidente aconteceu no início da manhã desta quinta-feira (02). Segundo a Polícia Militar, as vítimas foram identificadas como Ciro, professor, e Arnaldo César de Barros, estudante de Medicina e filho de um vereador da cidade de Morrinhos. O motorista do caminhão fugiu logo após acidente.

DN

Quadrilha assalta agência do Banco do Brasil em Catarina no Ceará

Acaba de acontecer na cidade de Catarina região dos inhamuns, um assalto a agência do Banco do Brasil .Vários bandidos fortimente armados cercaram e depois invadiram a agência redendo funcionários e praticaram o assalto,segundo informações prestadas pela delagacia de Catarina os bandidos fizeram alguns reféns .

Houve intenso tiroteio e após  o assalto a quadrilha empreendeu fuga com destino ao distrito de trussú, Município de Acopiara,as informações dão conta de que na fuga os reféns foram liberados,e várias viaturas de Catarina e Acopiara estão nesse momento em perseguição aos bandidos.

A delegacia não soube informar com precisão quantas pesssoas participaram desse assalto,mais informações não oficiais dão conta de que eram pelo menos 10 assaltantes.

Ainda não foi divulgado quanto foi levado da agência.

Mais informações  a qualque momento. 

BANHO PERIGOSO:Homem é flagrado dando banho em leão de estimação em calçada


Imagens mostram um homem dando banho em um leão de estimação em uma calçada em uma área residencial. As imagens teriam sido gravadas no Irã, segundo reportagem do jornal inglês "The Sun".

Apicultores de Quixelô firmam parceria com Banco do Brasil

A ASSOAQ – Associação de Apicultores de Quixelô, com a presença de todos os seus associados, esteve reunida na última semana na Câmara de Vereadores daquela cidade para assinatura de projetos junto ao Banco do Brasil na ordem de mais de R$ 130.000,00 para aquisição de novos equipamentos para a produção de mel no município.

O presidente da associação, Aildo Oliveira, afirmou que hoje a associação tem em torno de 30 sócios que buscam na apicultura uma melhoria na renda familiar tendo em vista que muitos apicultores ainda vivem da agricultura de subsistência e, através da produção do mel tem melhorado seu potencial econômico de forma satisfatória. Ele salientou a importância das parcerias firmadas com a associação, que já existe há 03 anos, tendo papel fundamental o SEBRAE, que leva até eles novas formas de produção, logística, aparato técnico, além da parceria importante com a Ematerce que também tem levado novas tecnologias de manejo adequado visando a ter um aumento da produtividade do produto.

Para o aporte de recursos, o Banco do Brasil tem sido um grande aliado nesse desenvolvimento, pois através de assinaturas desses contratos, o segmento de apicultura no Quixelô terá um grande salto de qualidade e produtividade para os sócios da ASSOAQ. Foram 17 projetos aprovados e assinados com o Banco do Brasil. Outro parceiro é a FACOMEL – Fábrica de Colmeias de Acopiara. Os apicultores estarão fazendo aquisição desses novos equipamentos com mais qualidade para dar continuidade ao desenvolvimento do setor apícola do município de Quixelô.

“Está sendo muito favorável para mim e minha família já que sou agricultor e muitas vezes o inverno não é bom, e a safra acaba sendo pouca. Aí a gente tem na apicultura um complemento importante para nossa renda”, enfatizou o apicultor associado Paulo.

74% das residências do CE são inadequadas a moradia

No Ceará, quase 74% dos domicílios são inadequados para moradia, o que significa dizer que boa parte da população não vive em condições dignas. Rede de esgoto e água, coleta de lixo e até duas pessoas por dormitório são os critérios utilizados para medir a adequação das residências e que, normalmente, faltam. Os dados são de 2008 e foram apontados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na publicação Indicadores de Desenvolvimento Sustentável de 2010, divulgada ontem pela instituto.

O Estado está abaixo da média brasileira. Em locais como Distrito Federal e São Paulo, por exemplo, o número de moradias adequadas chega a 78,6% e 77,3%, respectivamente. Em todo o Nordeste, 40,2% das residências não apresentam problemas. No Brasil, cerca de 25 milhões de domicílios ainda não atendem aos critérios de avaliação, um percentual de 43%.

Conforme o diretor de Operações da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), André Facó, os números merecem análises mais apuradas porque é preciso levar em consideração a abrangência da companhia no Estado, que não atende a todos os municípios. Além disso, que há outros critérios de avaliação e não apenas os usados pela pesquisa. Porém, o diretor reconhece que ainda é preciso avançar muito na cobertura. "Temos desafios pela frente, mas medidas estão sendo tomadas para chegar à universalização do atendimento", pontuou.

Para o professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza (Unifor) e diretor do Instituto de Arquitetos do Brasil no Ceará (IAB-CE), Marcos Lima, o levantamento é interessante porque aborda o indicador qualitativo. "Geralmente, existe a preocupação com o quantitativo". Marcos Lima destaca que, a rigor, o problema tem dois lados. Um deles é que a habitação no Ceará está associada à moradia para a população de baixa renda. "A maioria não tem condições de adquirir uma casa digna". O professor aponta que, primeiro, é preciso resolver o déficit de renda. "O governo arma estratégias emergenciais para suprir a necessidade".

O outro lado é a falta de humanização ao se pensar na construção de residências. Marcos Lima ressalta que as políticas que vêm sendo feitas para remediar esse problema, que é emergencial, é construir conjuntos habitacionais com casas em série como se todas as pessoas fossem iguais. "É preciso levar em consideração as diferenças de cada um e, a partir daí, pensar projetos que se encaixem às individualidades. Só em não haver essa visão já é causa de inadequação das moradias".

Direito

Segundo a coordenadora da Escola de Planejamento Urbano e Pesquisa Popular do Cearah Periferia, Valéria Pinheiro, a moradia não deve ser regulada pelo mercado, mas é direito e, como tal, deve ser efetivada por meio de políticas públicas que a garantam de maneira plena. "Para mudarmos a realidade do déficit qualitativo no Ceará, é preciso garantir as necessidades básicas de uma família".

Valéria diz que as entidades que lutam pelo direito à moradia no Estado reivindicam políticas e projetos que tenham como pano de fundo a democratização do acesso a terra e não mais apenas a versão meramente assistencialista da questão.

Para o professor Marcos Lima, o melhor seria promover um fórum aberto com a participação da sociedade civil a fim de discutir o problema. Além de detectar onde há falhas no processo de gestão.

Fonte: Diário do Nordeste

Ceará está entre os 19 estados com maior risco de epidemia de dengue


O Ceará está entre os 19 estados brasileiros que apresentam risco alto ou muito alto de epidemia de dengue no verão 2010/2011. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira, 1º.

Os outros estados de casos mais graves são: o Amazonas, Amapá, Maranhão, Piauí, a Bahia, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e o Rio de Janeiro. Em seguida vêm os estados do Pará, Tocantins, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo e norte de Alagoas.

Os estados com risco moderado da epidemia são o Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Roraima e Acre. Em Santa Catarina, o risco é considerado baixo e, no Rio Grande do Sul, há risco apenas de transmissão focalizada.

Após anunciar uma nova estratégia de combate à doença, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que o objetivo do governo é gerar uma grande mobilização – sobretudo de estados e municípios – para que se possa reduzir de forma drástica a presença do vetor no Brasil.

“Queremos ter, no ano que vem, uma situação melhor do que a deste ano. Estamos trabalhando para buscar uma redução drástica. Se não conseguirmos, o cenário é preocupante, com 19 estados com nível alto ou muito alto”, disse.

Bebê de 11 meses morre afogado em balde em Goiânia


Um bebê de 11 meses foi encontrado morto dentro de um balde com água na manhã desta quarta-feira (1º) na cidade de Aparecida de Goiânia. Os pais estão sendo investigados pela polícia sob suspeita de negligência.

Segundo a polícia, a mãe do menino saiu para ir a uma lanchonete durante a madrugada e deixou a criança em casa com o pai. O menino rolou enquanto dormia e caiu dentro do balde, que estava ao lado da cama. O pai estava dormindo em um colchão, do outro lado da cama, e não percebeu o acidente.

Os vizinhos afirmam que o casal não trabalha e é usuário de drogas.

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 85 milhões


Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 1.210 da Mega-Sena sorteadas nesta quarta-feira (1). A estimativa para o prêmio do concurso que será realizado no próximo sábado (4) é de R$ 85 milhões.

Confira os números sorteados: 03 - 07 - 09 - 10 - 31 - 34

De acordo com a Caixa, 993 apostas acertaram a quina e vão levar R$ 7.346,20 cada uma. Já a quadra teve 57.447 acertadores e vai pagar R$ 181,40.

Segundo a Caixa Econômica Federal, o prêmio é o segundo maior da história da Mega-Sena, ficando atrás apenas da edição especial Mega da Virada, em 31 de dezembro de 2009, que sorteou R$ 144,9 milhões; e será o maior do ano, à frente do concurso 1.157, que sorteou R$ 72,7 milhões em fevereiro deste ano.

Coligação de Serra protocola ação contra Dilma no TSE

A coligação “O Brasil pode mais”, do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, protocolou nesta quarta-feira (1º) no Tribunal Superior Eleitoral ação contra a adversária do PT, Dilma Rousseff, por causa da quebra de sigilo fiscal do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge e de outras pessoas ligadas à legenda, inclusive a filha do candidato tucano, Verônica Serra.

Na ação, a coligação de Serra pede que a Justiça Eleitoral apure a prática de abuso de poder político e uso da máquina pública por parte da campanha da petista.

Segundo o advogado da campanha de José Serra, Eduardo Alckmin, caso a Justiça Eleitoral entenda que houve abuso, pode aplicar pena de inelegibilidade e até de cassação de registro da candidatura de Dilma Rousseff. A ação contra a candidata petista foi encaminhada ao corregedor-geral eleitoral, ministro Aldir Passarinho Junior.

A coligação tucana pediu a abertura de uma investigação dentro da Justiça Eleitoral, que deve ser feita com base em depoimentos de testemunhas e juntada de documentos. A coligação requer decisão liminar do TSE pedindo o encaminhamento à Justiça Eleitoral das investigações que estão sendo feitas pela Polícia Federal e do processo administrativo da Receita que apura as violações de sigilo. Também pede que computadores da Receita sejam periciados por técnicos indicados pela Justiça Eleitoral.