sexta-feira, 16 de maio de 2014

Chuva de 209 mm é registrada em Icapuí no ceará

O prefeito de Icapuí, Jerônimo Reis, decretou estado de calamidade pública no município depois das fortes chuvas registradas nas últimas 24h na cidade. Icapuí fica a 200 km de Fortaleza. O prefeito disse que apesar dos estragos materiais terem sido bastante significativos, não houve vítimas.

A chuva que caiu na cidade entre quarta e quinta-feira, foi mais que o esperado para o mês inteiro, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A previsão para o mês de maio era de 130 mm e a chuva das últimas 24h foi de 209 mm. Jerônimo disse que a prefeitura está trabalhando em parceria com a Defesa Civil para ter uma real noção da situação do município. “Foram abertas muitas crateras nas estradas”, disse o prefeito.

De acordo com a Funceme, esta foi a maior precipitação registrada este ano no estado do Ceará. Jerônimo Reis disse que  busca recursos junto ao Governo do Estado para prestar auxílio necessário à população e a estrutura da cidade que ficou comprometida.

Governo autoriza concurso com 763 vagas para a Polícia Civil


O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), dando continuidade a implementação do "Programa em Defesa da Vida", realizará novo concurso público para a Polícia Civil, com o objetivo de ampliar o número de delegacias que funcionam 24 horas e de fortalecer o trabalho da polícia judiciária. 

O governador Cid Gomes autorizou, na última sexta-feira (09), o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Servilho Paiva, a adotar as medidas necessárias para a abertura de concurso público para a contratação de 763 novos policiais civis, sendo 168 delegados, 336 escrivães e 259 inspetores.

A necessidade de ampliação do número de delegacias 24 horas e a localização dos equipamentos que passarão a ter o horário estendido foram apontadas após observações produzidas e consolidadas em razão da demanda criminal nas 18 Áreas Integradas de Segurança (AISs), comandadas por um delegado, um oficial da Polícia Militar e um oficial do Corpo de Bombeiros.

Mais de seis mil gestores podem ficar impedidos de disputar eleições

O Tribunal de Contas da União (TCU) está em fase final de preparação de um alista com cerca de 6 mil gestores que estarão impedidos de participar das próximas eleições. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (15) pelo presidente do TCU, Augusto Nardes.

“É uma lista de condenados pelo TCU, chamada ficha suja, das pessoas que não têm as contas aprovadas em todo o país. É significativo, mas além de fazermos a avaliação da legalidade, avaliamos a questão da governança e da qualidade dos serviços prestados”, disse Nardes. 

O anúncio foi feito durante o lançaento do portal Fiscaliza Rio 2016, criado pelo TCU e pelos tribunais de contas do Estado do Rio e do Município do Rio de Janeiro. Durante a cerimônia, o presidente do TCU disse que o país terá decepções com a Copa e destacou que em torno de 50% das obras prometidas não foram concluídas.

“Estive em Cuiabá e fiquei impressionado. Está uma praça de guerra”, disse. Nardes também citou dificuldades nos aeroportos de São Paulo, Rio, Fortaleza e Belo Horizonte. (Com informações da Agência Brasil.).

Dr. Vilmar garante recursos para construção de quadras cobertas nos distritos de Trussu e Ebron


O prefeito de Acopiara, Dr. Vilmar (Pros) anunciou agora a pouco que conseguiu junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) recursos superiores a R$ 1 milhão para construções de dois ginásios poliesportivos nos distritos de Trussu e Ebron, beneficiando as escolas Solon Guedes Cavalcante e Monsenhor Francisco de Assis Couto, respectivamente.

De acordo com o prefeito Dr. Vilmar as quadras são um ótimo espaço para desenvolver o gosto das crianças e jovens pelas práticas esportivas e com isso garantir aos futuros adultos uma qualidade de vida melhor.  "A nossa meta é dotar o maior número de escolas possível com quadras cobertas", lembrou o prefeito que ainda se encontra em Brasília se preparando para retornar ao Ceará ainda esta noite. 

Ainda este mês o prefeito Dr. Vilmar vai inaugurar o primeiro ginásio poliesportivo construído por sua administração. O equipamento foi erguido no distrito de Santo Antonio. 

Escrivã é esfaqueada e morre dentro da Delegacia da Mulher no Maranhão


A escrivã Loane Maranhão Terr e a investigadora Marilene Moraes foram esfaqueadas no fim da manhã desta quinta-feira (15), na Delegacia da Mulher de Caxias. Segundo informações da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI),  Francisco Alves da Costa, de 47 anos, foi intimado a prestar depoimento por suspeita de estuprar as duas filhas adolescentes. 

No momento em que o depoimento era coletado pela escrivã, ele sacou uma faca de cozinha e esfaqueou a vítima. Ao ouvir os gritos de Loane, a investigadora entrou na sala e também acabou esfaqueada pelo homem.

A escrivã não resistiu aos ferimentos e morreu. A investigadora passa bem. O suspeito foi preso minutos depois, próximo ao Terminal Rodoviário da cidade.