quarta-feira, 4 de abril de 2012

aposentado é morto a pauladas e em seguida queimado e enterrado em Acopiara


O aposentado José Alexandrino de Lima, 68 anos, conhecido como Juarez foi morto a pauladas e em seguida queimado, provavelmente na madrugada de hoje, na vila Lagoinha em Acopiara.

O corpo da vítima foi parcialmente enterrado por volta das 13 horas de hoje. Uma corda foi encontrada amarrada em seu tornozelo provavelmente utilizada para arrastá-lo até uma  "grota".

A polícia encontrou o corpo após denúncias de populares. O autor do delito já foi identificado e preso.

Trata-se do menor F.E.F.A.A, 17 anos.
O corpo da vítima foi levado para o IML de Canindé para ser necropsiado.

Aposentado é acusado de molestar criança de 4 anos


O aposentado Francisco Firmino Moreira, de 84 anos, foi preso nesta terça-feira (03) no município de Padre Marcos, acusado de assediar e molestar uma criança de 4 anos de idade.

A Polícia Militar chegou até o acusado após denúncias de populares, contou o site local "Cidades na net". Um morador presenciou o fato, por volta das 13h, em um lava jato, localizado próximo à residência da vítima e do acusado. Segundo o site, o idoso, que é vizinho da vítima, estava se preparando para abusar da menor, F.C.S, quando foi flagrado.

Dada a voz de prisão, o aposentado foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, em Jaicós, onde foi autuado em flagrante pelo delegado Antônio Madson, pela prática do crime de “estupro de vulnerável”. Ele pode pegar até 15 anos de prisão conforme o Art. 217-A, do Código Penal.

Polícia realiza apreensão de veículos conduzidos por menores em Acopiara

Na noite desta terça-feira, 03, por volta das 20h, em Acopiara foram apreendidos dois veículos que eram conduzidos por menores.

O primeiro veículo uma motocicleta Titan CG 125, de placa HWI 7658, era guiado pelo menor de inicias J.R.S, de 17 anos, trafegava na Av. Paulino Félix. O segundo veículo também uma motocicleta Titan CG 125, de placa HYN 7261, o veiculo era guiado pelo menor de inicias J.R.L.S, de 14 anos, trafegava na rua Antônio Moreira.

Os veículos apreendidos foram conduzidos para a Delegacia de Acopiara, para que se adotassem os procedimentos cabíveis.

Professor de capoeira é preso por tentar estuprar três jovens

Um professor de capoeira foi preso por suspeito de tentar estuprar três jovens em Quixadá, município a 158 quilômetros da Capital. Segundo informações da Polícia Militar, o professor, de 30 anos, abordou as jovens quando elas esperavam um transporte em um ponto de ônibus, na última segunda-feira, 2.

Para atraí-las, o suspeito, que estava em um carro, informou que fazia lotação. De acordo com o soldado Aurelísio Nobre, as jovens informaram que ficaram apreensivas e pediram a outra pessoa que anotasse a placa do veículo. Já saindo de Quixadá, o homem teria mostrado as partes íntimas para as vítimas e pedido para elas ficarem caladas.

O soldado Nobre informou que as jovens conseguiram saltar com o carro em movimento. O professor conseguiu fugir, mas foi preso no dia seguinte, em uma maternidade de Quixadá. “Ele visitava a mulher e o filho recém-nascido”,

As jovens fizeram o reconhecimento do professor na Delegacia de Polícia Civil de Quixadá, onde ele está detido.

Ceará deve receber 12 mil cisternas do programa “Água para todos”

O Ceará é um dos estados beneficiados com a instalação de cisternas, por meio do programa “Água para Todos”, coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (MI). De acordo com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), um total de 27.384 equipamentos serão distribuídos entre cinco estados do semiárido brasileiro, sendo 12.000 no Estado.

Segundo o diretor geral do DNOCS, Ramon Rodrigues, os outros estados beneficiados são Pernambuco (5.772), Paraíba (4.000), Minas Gerais (3.612) e Rio Grande do Norte (2.000).

Cisternas

Os equipamentos serão fornecidos pela empresa Acqualimp e terão capacidade de 16.000 litros de água cada um. Atualmente, o Ceará possui 14.228 cisternas espalhadas pelo Estado.

Polêmica

A instalação de cisternas no Ceará já foi alvo de discussões polêmicas e chegou a ser comparado ao caso dos “banheiros fantasmas”. Isso porque, depois de uma análise do Tribunal de Contas do Estado em 2011, os contratos apresentaram irregularidades na instalação dos equipamentos no período de 2007 e 2011, que renderam R$ 70 milhões aos cofres do Ceará.

Na época, o secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, negou a denúncia de irregularidades e disse que o processo de celebração de convêncios na SDA “é completamente diferente dos banheiro”.

Decisão da Justiça pode beneficiar 600 mil segurados do INSS com revisão de benefícios

Auxílios-doença, aposentadorias por invalidez e pensões concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) entre 29 de novembro de 1999 e agosto de 2009, terão direito a revisão em até 90 dias.

É o que determina decisão judicial, através de liminar, da juíza federal Katia Herminia Martins Lazarano Roncada, da 2ª Vara Federal Previdenciária de São Paulo.

A magistrada acatou ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal em São Paulo e pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical. A Procuradoria estima que a correção possa atingir cerca de 600 mil segurados.

A revisão vale para benefícios calculados com base em 100% dos salários de contribuição. O pedido é para que o cálculo seja feito com base nas 80% maiores contribuições --ou seja, excluindo-se as 20% menores, o que aumenta o valor do benefício em cerca de 8%. Se o segurado teve muita variação salarial, o aumento pode chegar a 22%.

Essa revisão é devida aos segurados que tinham, na data do pedido do benefício, menos de 144 contribuições (12 anos) após julho de 1994.

Para esses segurados, o INSS não descartou as 20% menores contribuições, o que pode ter reduzido o benefício. Aqueles que contribuíram com mais parcelas não tiveram o erro.

Falta de transporte prejudica universitários de Acopiara

Universitários de Acopiara que estudam em Iguatu enviaram nota ao blog reclamando a falta de compromisso da Prefeitura daquele município para com o pagamento do ônibus que faz o transporte dos mesmos para Iguatu.

Eles alegam na nota que há mais três meses o pagamento não é feito ao proprietário do ônibus que resolveu parar o veículo.

Enquanto isso os universitários estão prejudicados.

População de Acopiara pode está consumindo uma água que não possui boa qualidade

Moradores da vila Aroeira em Acopiara estão denunciando que a população do município pode está consumindo uma água que não possui boa qualidade.

Eles afirmam que a vila Aroeira não conta com o serviço de saneamento básico e que quando chove as águas de esgoto e fossas descem para dentro do reservatório.

A Prefeitura Municipal de Acopiara já tomou conhecimento do problema, porém, nao apresentou nenhuma solução.

Homem é preso após chamar guarda civil municipal de macaco

Um empresário foi preso por suspeita de injúria racial e desacato a um guarda civil municipal, em frente ao velório municipal de São Caetano do Sul (Grande São Paulo), por volta das 21h30 de terça-feira (3).

Os guardas municipais faziam a segurança do velório municipal quando foram abordados pelo homem, que estava no velório de um primo.

O homem disse aos guardas que se eles tivessem feito patrulhamento seu primo não teria sido assassinado. Segundo a GCM, em seguida o homem começou xingar os guardas municipais e a chamar um deles de "preto" e "macaco".

O homem foi levado em uma viatura da GCM ao distrito policial sede de São Caetano. Em depoimento, ele disse que bebeu vodca.

O empresário foi levado ao IML (Instituto Médico Legal) para fazer exame de dosagem alcoólica no sangue.

PM prende `maníaco da CE´ no trecho entre Quixadá e Morada Nova

Policiais da Força Tática de Apoio (FTA) do 11º Batalhão Policial Militar, sediado em Quixadá, capturaram na manhã desta terça-feira, dia 3, o professor de capoeira Carlos André Mesquita Moraes, 26 anos, conhecido pelo apelido de “Professor Palhaço”. Segundo a Polícia ele estava circulando pela CE-265, no trecho entre Quixadá e Morada Nova, no Fiat Pálio de placas HTX 0062, com vidros fumê, oferecendo carona para mulheres. Quando elas entravam no veículo ele anunciava que tinha um desejo insaciável por sexo e iria estuprá-las. Conforme a polícia, em seguida o “maníaco da CE” abusava de suas vítimas, dentro do carro.

Segundo o cabo policial militar Jonas Rebouças e os soldados Amari Oliveira e Robson Maciel, responsáveis pela prisão do acusado, duas mulheres já haviam sido estupradas. As vítimas moram na vizinha cidade de Ibicuitinga, mas constrangidas não procuraram a polícia. Mas outras duas vítimas, uma estudante de 24 anos e uma técnica de enfermagem de 22, confirmaram a intenção pervertida do educador social. Na tarde do último domingo o maníaco tentou estupra-las. Elas informaram à polícia que tão logo adentraram o carro ele anunciou o desejo sexual. Temendo serem violentadas pularam com o automóvel em movimento.

O acusado estava sendo procurado há mais de 10 dias, quando surgiram os primeiros boatos do “motel disfarçado”, como o Fiat Pálio de cor branca utilizado nos estupros foi identificado pelos policiais. A equipe da FTA conseguiu capturar “Palhaço” no Hospital Maternidade Jesus Maria José, em Quixadá, quando ele visitava a mulher que havia acabado de dar a luz a um filho. Ainda de acordo com a Polícia, o estuprador havia confessado sua tara e os crimes para a esposa. Mas na Delegacia de Polícia ele negou a autoria dos crimes. Mesmo assim foi autuado em flagrante pelo delegado Marcos Sandro de Lira, por tentativa de estupro.

Pré-candidatos devem deixar cargos públicos até sábado para concorrer

Magistrados, defensores públicos, secretários estaduais e municipais que pretendem concorrer ao cargo de vereador em outubro deste ano devem sair de suas funções até sábado (7) --seis meses anteriores à eleição.
A permanência nos cargos pode acabar com o candidato sendo considerado inelegível. Para a disputar das prefeituras, quem exerce essas funções deve sair de seus cargos nos quatro meses anteriores ao pleito.

A lei 64/90 e a CF (Constituição Federal) preveem a inelegibilidade para candidatos que não deixarem seus cargos. Também constam como não elegíveis o cônjuge do prefeito e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, que pretendem concorrer na mesma cidade do chefe do Executivo.
A regra também vale para quem tiver substituído o prefeito dentro dos seis meses anteriores à eleição, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.

Prefeitos

Os prefeitos que exercem o primeiro mandato não precisam deixar o cargo para concorrer à reeleição. Os parlamentares que querem concorrer à prefeitura também não precisam sair do Congresso Nacional e nem das assembleias legislativas e das câmaras municipais.

Os profissionais que têm atividades divulgada nos meios de comunicação, como atores e jogadores de futebol, também não precisam interromper suas atividades para se candidatar a prefeito.

Outros chefes do Executivo, como governador, por exemplo, que quiserem concorrer à prefeitura, devem deixar a atual função também neste sábado.

O vice-governador e o vice-prefeito que não substituiu o titular nos seis meses anteriores ao pleito nem o sucedeu não precisa sair do cargo para concorrer a prefeito.

Em 7 de junho deste ano, quatro meses antes da eleição, devem sair de seus postos aqueles que almejam uma vaga de prefeito e são ministros de Estado, membros do Ministério Público, defensores públicos, magistrados, militares em geral, secretários estaduais e municipais, os que ocupam a presidência, a diretoria ou a superintendência de autarquia ou empresa pública, os que são chefes de órgãos de assessoramento direto, civil e militar da Presidência da República e os dirigentes sindicais, entre outros.

A três meses do pleito municipal (7 de julho) quem tem de se afastar dos respectivos cargos para concorrer à prefeitura são os servidores públicos em geral, estatutários ou não, dos órgãos da administração direta ou indireta da União, Estados, Distrito Federal e municípios.

Os servidores da Justiça Eleitoral não podem ser filiados a partidos políticos, por isso, têm de se afastar do cargo um ano antes do pleito para se filiar e não podem voltar a seus cargos efetivos se quiserem concorrer a algum mandato.

Vereadores

Assim como para prefeito, os parlamentares que pretendem se candidatar a vereador não precisam se afastar de suas funções. Os servidores públicos devem obedecer à mesma regra para prefeito, ou seja, deixar seus cargos nos três meses que antecedem a eleição.

Confira a tabela dos prazos de desincompatibilização para candidatos a vereador e a prefeito.