terça-feira, 9 de julho de 2013

Quatro homicídios são registrados no Interior nas últimas 24h

Quatro pessoas foram vítimas de homicídio a bala no Interior do Estado entre as 6h da última segunda-feira, 8, e as 6h desta terça-feira, 9. De acordo com o Comando de Policiamento do Interior (CPI), os crimes foram registrados nos municípios de Tianguá, Aracoiaba, Quixeré, e Russas.

Por volta das 16h20min da última segunda-feira, um jovem de 18 anos foi encontrado morto em uma cisterna da Cagece, no município de Tianguá, a vítima foi Reginaldo Oliveira Silva. A Polícia encontrou os acusados, Ezequias Silva martins, 28 anos, e outros dois adolescentes de 16 e 17 anos, através de denúncias de moradores da região. Ainda não se sabe o motivo do crime.

Em Aracoiaba, a 83 km de Fortaleza, Francisco Roger da Silva, 19 anos, foi morto a tiros por quatro elementos não identificados em duas motos. A vítima foi encaminhada para o hospital do município, mas não resistiu aos ferimentos. O crime aconteceu por volta das 2h da manhã.

Por volta das 17h30min da última segunda-feira, 8, um homem de 30 anos foi encontrado com várias perfurações a bala na cabeça no município de Quixeré, a 212 km. A vítima foi identificada como José Edimar Ferreira. De acordo com o CPI, ele respondia na Polícia por receptação.

Em Russas, a 160 km de Fortaleza, por volta das 20h53min da última segunda-feira, o vigilante Evandro Trajano Nunes, 38 anos, foi mortos a tiros por dois indivíduos não identificados numa moto. A vítima respondia na Polícia por roubo, furto, e ameaça. Os suspeitos fugiram do local após o crime.

Câmara sepulta nesta terça plebiscito para 2014

A proposta da presidente Dilma Roussef para realização de um plebiscito sobre a reforma política com entrada em vigência a partir de 2014 está sendo sepultada. A ideia foi bombardeada por opositores, especialistas na área política e gerou conflito entre os próprios aliados do Governo Federal.

A Câmara Federal deverá criar, nesta terça-feira, um grupo parlamentar para estudar mudanças na legislação que disciplina o funcionamento do sistema político, eleitoral e partidário sem a pressa desejada pelo Palácio do Planalto.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse que a Casa define nesta terça-feira se o plebiscito para discutir uma reforma no sistema político brasileiro com efeitos para as eleições de 2014 será mesmo realizado.

A expectativa é de que os líderes da Câmara sepultem de uma vez a ideia lançada por Dilma Rousseff como uma das principais medidas em resposta às manifestações que eclodiram no país.

Os líderes da base aliada já informaram ao governo que não há condições de realizar a consulta popular para balizar uma reforma política com impacto nas próximas eleições. Com o clima de divisão, reforma política pra valer somente para as eleições de 2016.

Acidente deixa vítima completamente desfigurada em Jucás-CE


Uma tragédia aconteceu na noite de ontem(segunda-feira, 08), em Jucás. Por volta das 20h30min. um caminhão Scania não identificado atropelou e matou um motociclista no Sítio Oitis.

A vítima que até o momento não foi identificada é um morador da localidade que segundo informações da Polícia Militar estava na CE 284 que liga Jucás a Saboeiro.

A reportagem do portal Iguatu.net entrevistou o Cabo da PM, Dejacir, que pertence ao destacamento de Jucás,“ O corpo do jovem ficou completamente desfigurado devido ao forte impacto, o caminhão vinha em alta velocidade e arrastou o corpo da vítima por mais de 200 metros, várias partes do corpo ficaram espalhadas pela via. Até o momento não temos a identificação do motorista, mas acionamos todos os postos da PRE na região e demais destacamentos”, disse o Cabo da PM. O corpo foi levado para o IML de Iguatu onde até o fechamento desta reportagem não havia sido identificado.

Alunos de medicina terão que trabalhar 2 anos no SUS

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou nesta segunda-feira (8) a elevação da carga horária dos cursos de medicina da rede pública e privada do país de 6 para 8 anos de duração. A partir de janeiro de 2015, os estudantes que ingressarem nas faculdades de medicina terão de cumprir obrigatoriamente um ciclo de dois anos da grade curricular no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Mercadante, a experiência no SUS vai “humanizar” a formação universitária.

A alteração no currículo do curso de medicina foi divulgada durante a cerimônia de lançamento do programa “Mais Médicos para o Brasil”, que visa a ampliar as vagas de medicina no país e atrair profissionais para áreas que carecem de atendimento. O evento, realizado no Palácio do Planalto, foi prestigiado pela presidente Dilma Rousseff..

“Estamos propondo criar um segundo ciclo de graduação. Todos os estudantes de medicina, depois dos seis anos de graduação, ficariam dois anos trabalhando na saúde popular no SUS”, disse Mercadante no lançamento do programa federal.

Para realizar o ciclo adicional de formação no SUS, informou o titular da Educação, os alunos vão receber uma bolsa custeada pelo governo federal, além de uma autorização provisória para exercício da medicina. As instituições de ensino terão de oferecer acompanhamento e supervisão nas especialidades.

“Eles vão receber bolsa de estudo para fazer este trabalhão e esse período poderá ser usado como residência médica. Ele vai terminar a sua formação trabalhando no Sistema Único de Saúde, dando sua contribuição, humanizando”, ressaltou.

Como a bolsa será paga pelo governo federal, durante esse ciclo de estudo os alunos que estudarem em universidades privadas deverão ficar isentos da mensalidade.

Mercadante destacou ainda no discurso que para fixar médicos nas periferias de grandes cidades e no interior das regiões Norte e Nordeste é preciso criar vagas de medicina e residência nessas regiões. A meta do Executivo é criar 11,44 mil vagas em universidades públicas e privadas até 2017, com enfoque para as regiões pobres.

“Não basta abrir cursos de medicina para fixar o médico na região. É preciso residência médica e políticas na área de saúde. De outro lado, os estados que concentram grande número de residência atraem médicos de outros estados. É o caso de São Paulo, que tem baixa oferta de curso de medicina, mas muitas residências médicas”, afirmou o auxiliar de Dilma.

Em seu discurso na solenidade, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ressaltou que a iniciativa lançada pelo governo federal já foi adotada por outros países, gerando “impactos muito positivos”, como no caso da Inglaterra.

“O Brasil propõe ao Congresso Nacional que a gente adote o modelo inglês para aprimorar a formação dos nossos médicos”, destacou.

Estado de saúde de Dominguinhos piora e volta pra UTI

O músico Dominguinhos retornou nesta segunda-feira (1) para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo (SP). Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o músico apresentou arritmia cardíaca, oscilação de pressão arterial e infecção respiratória.

Dominguinhos respira com a ajuda de aparelhos e seu quadro geral é considerado grave.

Em março de 2013, o filho do músico, Mauro da Silva Moraes, informou que o pai estava em um coma irreversível.

O sanfoneiro foi internado em dezembro de 2012 com quadro de arritmia cardíaca e infecção respiratória e teve uma parada cardíaca em janeiro. Ele colocou um marcapasso no coração quando esteve internado em Recife.

Ele está internado no Hospital Sírio Libanês desde 13 de janeiro, depois de vir transferido de Recife.

Educadoras sociais de Acopiara recebem certificados em Fortaleza

Educadoras sociais do projeto o Ceará Cresce Brincando em Acopiara receberam certificados na Assembleia Legislativa do Ceará em solenidade realizada recentemente em Fortaleza. 
O programa Ceará Cresce Brincando é realizado pelo UNICEF e coordenado pelo Instituto Stela Naspolini, com o apoio da APDMCE e COELCE. 
Foram certificadas as seguintes educadoras acopiarenses: Edlane de Carvalho, Silvelena Silva, Nádia Kelly e Andréia Soares. 
A primeira dama de Acopiara e atual secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Dra. Lúcia de Fátima Gomes prestigiou a comitiva neste evento.

Detento é encontrado morto dentro de cela da Penitenciária Industrial e Regional do Cariri em Juazeiro do Norte


A polícia foi avisada na manhã desta segunda-feira sobre a morte de um interno na Penitenciária Industrial e Regional do Cariri (PIRC), localizada no Sítio Touro em Juazeiro do Norte. O corpo de Francisco Alinaldo Rodrigues Oliveira apresentava sinais de asfixia e ainda não se sabe se o mesmo praticou o suicídio por meio de enforcamento ou se foi asfixiado por companheiros de cárcere.

Por volta das 9 horas o rabecão foi até o presídio apanhar o cadáver a fim de ser necropsiado no Instituto Médico Legal (IML) o que ainda não aconteceu. Familiares da vítima estão sendo aguardados desde o município de Jaguaribe para recolher a guia na 20ª Delegacia Regional de Polícia Civil para o devido procedimento. Há informações de que, desde sábado, vem ocorrendo conflitos internos no interior da PIRC.

A direção da penitenciária também não confirmou e nem negou sobre um detento que saiu lesionado durante luta corporal neste final de semana e encontra-se em estado de coma no Hospital Regional do Cariri. A única providência que chegou ao conhecimento da imprensa foi o isolamento de um grupo de aproximadamente 50 detentos com a intenção de acalmar os ânimos na PIRC. Existe outra relação de internos que estariam, momentaneamente, proibidos de receber visitas.

Miséria